Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, boa noite.

    Já todos ouvimos falar que os microondas fazem mal a isto e àquilo. E todos, ou quase todos, temos um microondas em casa.

    De onde surgiu esta lenda urbana?

    Alguma verdade por detás do mito?
  2.  # 2

    São microndas que aquecem tudi o q tenha moléculas de água, se saírem para fora do aparelho, tb aquecem os nossos tecidos.

    Isso é bom? Cara um q tire a sua conclusão. Por alguma razão os microndas desligam automáticamente qdo de abre a porta...
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  3.  # 3

    Há muitos testes na net com plantas regadas com água directa da torneira e fervida em microondas todos apontam para o mesmo, ... Cá em casa já não se usa, dei um à minha sogra, lol, e tenho outro no sotão!

    E na verdade não faz falta nenhuma.
  4.  # 4

    Isso da água do microondas fazer mal é treta pegada, o q faz mal é aradiação que sai dele, e sai bastante...

    O micro ondas ideal é aquele que, se puzer o seu telemóvel dentro e fechar a porta, e fizer uma chamada para lele, dá sem rede, isso não existe...
  5.  # 5

    Seria necessário estar com alguma parte do corpo desnudada a menos de 1 cm da porta do microondas, que é a zona onde pode haver mais fugas.

    Não passa de um mito que de vez em quando renasce ...
    Concordam com este comentário: mcc7
  6.  # 6

    Colocado por: ErdnaxelaHá muitos testes na net com plantas regadas com água directa da torneira e fervida em microondas todos apontam para o mesmo, ... Cá em casa já não se usa, dei um à minha sogra, lol, e tenho outro no sotão!

    E na verdade não faz falta nenhuma.


    Está na Net logo é credivel é isso?
    A Net também está cheia de testemunhos de controladores e enconomizadores de energia que atestam resultados milagrosos :)

    E na mesma NET também encontra a desmitificação desse boato: http://boatos.org/saude/mito-consumir-alimentos-microondas-saude.html
  7.  # 7

    Para simplificar, um microonda nada mais é que um aparelho com uma "antena" lá dentro que emite sinal na frequência de 2,5GHz, próxima das frequencias dos telemoveis atuais. O corpo do microonda é feito para barrar esse sinal, e por isso, será seguro no exterior, se o seu corpo e porta, estiveram em bom estado de conservação. O princípio do microonda é simples, nessa frequência, as moléculas de agua vibram, e essa vibração gera calor. Se utiliza telemóvel, acontece o mesmo, e quem fala por muito tempo, tem a parte do cérebro proxima do tlm mais quente. Mas os estudos indicam que só aquece e não danifica.
    Quando aos alimentos, não é a radiação de 2,5GHZ (cuidado com esta palavra, assusta mas há a radiação inofensiva e a prejudicial, exemplos RX, TAC, Tomografia, telemoveis, Radio FM, Televisão, WIFI, sol, luz, cor dos objetos, etc é tudo radiação) que faz mal, mas sim, segundo os estudos, a forma de cozimento dos alimentos, ou seja, o tempo de cozedura, a temperatura que atinge os alimentos. Repare que no fogão normal, há muitas perdas de nutrientes devido a forma como se faz a cozedura dos alimentos. Além disso, e muito importante, é a qualidade dos recipientes, os melhores a utilizar são os de vidro, e os suspeitos mesmo que digam que estão preparados para microondas, são os de plástico, principlamente se for para ferver o alimento, e se reparar bem há recipientes plásticos que suportam diferentes valores de temperatura no microondas. Resumindo, tudo na vida tem seus prós e contras. Até o velho fogão a lenha encontra seus pros e contras. Moderação pode ser a palavra chave.
    • eu
    • 9 maio 2014

     # 8

    Se os fornos micro-ondas fossem prejudiciais, estaríamos a assistir a uma verdadeira epidemia de novos casos de doenças, o que não é o caso...

    Querem preocupar-se com radiações? Preocupem-se então com as radiações mais fortes, que mais danos provocam no corpo e comprovadamente cancerígenas: a radiação solar !
    Concordam com este comentário: jpvng, Sabrina, 1976
  8.  # 9

    uma coisa é importante reter, penso eu...
    em portugal ainda se cozinha em tachos e panelas. o micro ondas é só para aquecer ou, eventualmente, descongelar nalguma situação pontual.
    isso poderá eventualmente fazer alguma diferença.
  9.  # 10

    Colocado por: euSe os fornos micro-ondas fossem prejudiciais, estaríamos a assistir a uma verdadeira epidemia de novos casos de doenças, o que não é o caso...

    Querem preocupar-se com radiações? Preocupem-se então com as radiações mais fortes, que mais danos provocam no corpo e comprovadamente cancerígenas: a radiação solar !
    Concordam com este comentário:1976


    Nem mais! Haja bom senso...
  10.  # 11

    Dr. Hertel was the first scientist to conceive and carry out a quality clinical study on the effects microwaved nutrients have on the blood and physiology of the human body. His small, but well controlled, study showed the degenerative force produced in microwave ovens and the food processed in them. The scientific conclusion showed that microwave cooking changed the nutrients in the food; and, changes took place in the participants' blood that could cause deterioration in the human system. Hertel's scientific study was done along with Dr. Bernard H. Blanc of the Swiss Federal Institute of Technology and the university Institute for Biochemistry.

    http://www.globalhealingcenter.com/health-hazards-to-know-about/microwave-ovens-the-proven-dangers


    Colocado por: hangas
    E na mesma NET também encontra a desmitificação desse boato:http://boatos.org/saude/mito-consumir-alimentos-microondas-saude.html


    Isto é um assunto que dá muito que falar. Logicamente que tudo o que está na net não será verdade, mas não podemos acreditar na desmistificação sem acreditar na "teoria da conspiração", cada um acredita no que quiser... a informação está disponivel para um lado e para o outro!
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  11.  # 12

    Actually the best studies are NOT kept from consumers, they are peer reviewed, replicated and published in scientific journals where we can actually look them up. Alas, we cannot access Hertel’s “research” to judge its validity because it was never published.
    In fact, by Hertel and his follower’s own accounts, this “study” was just himself, Bernard Blanc (who later recanted) and six of their buddies who locked themselves in a hotel room and conducted a personal and arguably non-scientific and non-controlled experiment. This is not real research; it was never verified or replicated by other researchers. Yet you see Hertel quoted in almost every “microwaves equal death” article on the Internet, a good tipoff that everything else in the article is suspect as well.



    http://www.burnthefatblog.com/archives/2011/07/what-science-really-says-about-microwave-ovens.php
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Erdnaxela
  12.  # 13

    Deixo so um link e umas quantas citacoes para divertir
    http://msgboard.snopes.com/cgi-bin/ultimatebb.cgi?ubb=get_topic;f=39;t=000994;p=0

    "Hertel now lectures at events sponsered by the "World Foundation for Natural Science" the subtitle of whose webpage is "The New World Franciscan Scientific Endeavour of The Universal Church. Restoring and Healing the World through Responsibility and Commitment, in accord with with Natural and Divine Law""

    O Hertel, hoje em dia, da palestras em eventos patrocinados pela "Fundacao mundial para a ciencia natural", cujo lema e "Um projecto para um mundo novo Franciscano, da Igreja Universal. Repondo e curando o mundo atraves da responsabilidade e dedicacao, de acordo com as lei natural e divina!

    O Ricardo Araujo tem aqui material do melhor para o seu "e melhor que falecer"
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  13.  # 14

    Colocado por: 1976uma coisa é importante reter, penso eu...
    em portugal ainda se cozinha em tachos e panelas. o micro ondas é só para aquecer ou, eventualmente, descongelar nalguma situação pontual.
    isso poderá eventualmente fazer alguma diferença.


    O microondas também serve para cozinhar. E então nos microondas que associam grelhador fazem-se muito bons e rápidos cozinhados.
  14.  # 15

    Colocado por: pedromdf

    O microondas também serve para cozinhar. E então nos microondas que associam grelhador fazem-se muito bons e rápidos cozinhados.

    não se pode afirmar que o microondas seja nocivo para a saude ainda mais sabendo que nos cafes;padarias e etc tambem se usam ate simplesmente para derreter chocolate para fazer doçes agora imaginem ate ao fim da receita quantas vezes foi usado!mas falar em cozinhar com um microndas è porque a pessoa não conhece o gosto dos alimentos que ficam uma porcaria um exemplo tem muita gente a aquecer pizza no microondas mas e aquela massa que parece caco depois?se for aquecida no forno demora 20 vezes mais mas o gosto sera outro!
  15.  # 16

    Colocado por: ramos1999
    não se pode afirmar que o microondas seja nocivo para a saude...

    E quem é que pode afirmar que o microondas não é nocivo para a saúde?

    O DDT também foi usado muitas décadas, era bom a matar a "mosquitada".
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  16.  # 17

    Se forem a analisar tudo o que faz mal por radiação de ondas, os telemóveis fazem pior e usamos mais.
    Concordam com este comentário: nelsontiago, Erdnaxela
  17.  # 18

    Assim como as micro-ondas aquecem e cozem os tecidos da comida, também podem, pelo menos aquecer os nossos tecidos através da agitação em alta frequência das moléculas de água do nosso corpo. Isso não faz mal à saúde? Quem pode garantir?

    . Parece-me claro que isso não será aconselhável, daí que os fabricantes de Micro-ondas isolem os aparelhos para que as radiações fiquem confinadas ao seu interior.

    Mas isto é impossível ser feito a 100% primeiro porque o utilizador quer poder ver a evolução do cozinhado (tem sempre uma tela perfurada ou rede na porta) mas esta tela deixa passar radiação.

    Mas a fuga da radição não é só pela porta, é também pelo sistema de arrefecimento do aparelho, pois, tal como os computadores o calor dos dispositivos tem q ser atirado cá para fora, e por aí tb vai a radiação.

    a lei obriga a que a radiação de fuga esteja abaixo de um certo valor, que alguns dizem q é demasiado alto.

    Uma maneira rápida de verificar (se for possivel) o isolamento do micro-ondas é colocar lá dentro o telemóvel , fechar a porta, e ver quantos "pauzinhos" a internsidade do sinal baixa. Quanto mais melhor.

    Se o isolamento fôr perfeito, um telemóvel fechado dentro de um micro-ondas (desligado!!) não consegue receber chamadas: não tem sinal.

    Os operadores de radar da 2ª guerra mundial tinham uma taxa elevada de infertilidade, porque os micro-ondas do radar fritavam os tomates...tirem as vossas conclusões.

    E lembrem-me que o micro-ondas foi criado pela fábrica de radares que após a guerra ficou sem clientes, o micro.ondas no interior tem um gerador que funciona como o dos radares, chamava-se klistrão.
    Concordam com este comentário: nelsontiago
  18.  # 19

    Eu apanho o avião de 15 em 15 dias e nunca tinha ouvido falar da radiação que se apanha num avião ate um colega me ter emprestado um aparelho que mede radiação levei numa viagem e fiquei surpreendido e agora não se ve hospedes nem pilotos de avião a morrer todos os dias e qual sera pior a de avião ou de microondas aqui esta o video o mais surpreendente è quando descemos a linha das nuvens a radiação desce para niveis normais!

    https://www.youtube.com/watch?v=Jokc7A3ByoE

    Concordam com este comentário: mcc7
    • eu
    • 9 maio 2014

     # 20

    Paramonte, se você colocar a mão à frente do micro-ondas, sente a mão a aquecer?

    E se você colocar a mão ao sol?

    Você preocupa-se com a formiga e nem se apercebe do elefante...
 
0.0230 seg. NEW