Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Mas que grande confusão que a malta faz, só porque a mesma palavra (radiação) esta associada a este ou outro fenómeno, la vai tudo para o mesmo saco.

    Primeiro, deveriam antes de falar, saber o que é realmente a radiação, a sua origem, os seu tipos, como se propaga e já agora como vivemos com ela todos os dias e a "carrada" de radiação que "comemos" só de viver neste planeta.

    Não querendo alarmar a "rapaziada", aqui fica uma pequena informação, não sei se sabem, mas há um reactor nuclear em pleno funcionamento no meio de Lisboa há mais de 50 anos.

    Pronto....Pronto, não se preocupem, porque a uns anos atras, vi um documentário sobre um pobre desgraçado que trabalhava numa central nuclear e que sempre que passava pelos detetores, aquilo apitava. Sabem o que lhe aconteceu..........nada, nadinha, aquilo apitava quando ele chegava, o desgraçado apanhava mais radiação em casa do que no trabalho.

    Já agora deixo a sugestão para um decreto de Lei que proíba os painéis solares, esses sim, uns verdadeiros "apanha" radiação como não há outro.

    :)
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 2

    Colocado por: ParamonteMas isto é impossível ser feito a 100% primeiro porque o utilizador quer poder ver a evolução do cozinhado (tem sempre uma tela perfurada ou rede na porta) mas esta tela deixa passar radiação.


    Isto não é verdade.
    Uma rede pode bloquear a radiação. Tudo depende do comprimento de onda da radiação e o espaçamento da rede. http://en.wikipedia.org/wiki/Faraday_cage
    Se levarmos em conta que a emissão de micro-ondas é direcionada dentro do forno para o centro, o comprimento de onda e o tamanho dos buracos no metal da porta, é perfeitamente possivel que nao haja nenhuma perda para o exterior.
    Ha alguns metodos caseiros para "ter uma ideia". obviamente nenhum deve ser levado muito a serio...
    http://www.wikihow.com/Check-a-Microwave-for-Leaks
  3.  # 3

    Colocado por: ParamonteUma maneira rápida de verificar (se for possivel) o isolamento do micro-ondas é colocar lá dentro o telemóvel , fechar a porta, e ver quantos "pauzinhos" a internsidade do sinal baixa. Quanto mais melhor.


    Como disse antes, a capacidade de uma rede bloquear depende do comprimento de onda/frequencia do sinal. Os telemoveis NÃO usam os 2.5Ghz, portanto e um mau teste "caseiro".
    Um telemovel fixo sem fios, um portatil sao muito melhores pois usam a mesma frequencia para comunicar. Se não perderem o sinal, indica que há fuga.

    Colocado por: ParamonteOs operadores de radar da 2ª guerra mundial tinham uma taxa elevada de infertilidade, porque os micro-ondas do radar fritavam os tomates...tirem as vossas conclusões.


    Não queira comparar a radiação emitida por radar militar (de 1 geração) com um microondas caseiro.
    Um radar tem que emitir um sinal suficiente para viajar centenas de km, ser reflectido por um pedaço de metal e viajar de regresso e ser detectado.

    E como dizer que um rinoceronte de barro com 2cm é perigoso porque o rinoceronte verdadeiro mata-o esmagado com uma pata num segundo...

    Colocado por: ParamonteE lembrem-me que o micro-ondas foi criado pela fábrica de radares que após a guerra ficou sem clientes,

    Sim, porque depois da guerra.... deixaram-se de se fazer radares para os milhoes de avioes civis que andam nos nos ceus.........
    (ironia)Aliás, deviamos evitar andar de avião a todo o custo.... que foram armas de eleição na 1 e 2 guerra mundial... e depois, sem clientes puseram-nos a fazer viagens entre tudo o que é cidade.... certamente que nos matam (ironia)
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  4.  # 4

    Não tem nada a ver uma coisa coma outra.

    O aquecimento solar é radiação infra-vermelha maiortáriamente, tal como uma lareira ou um braseiro. Esta radiação não é penetrante em si, significa que se propaga por convecção. O nosso corpo já a conhece há milhões e anos.

    A radiação dos micro-ondas é radiação electromagnética penetrante, por isso os micro-ondas são famosos por serem rápidos a cozinhar. São pois mais energéticos e penetrantes, podendo chegar a alguns orgãos onde poderão, por causa da agitação molecular danificar as cadeias de ADN de algumas células, que podem ser percursoras do cancro...
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, nelsontiago
  5.  # 5

    Colocado por: coelhinho78mas há um reactor nuclear em pleno funcionamento no meio de Lisboa há mais de 50 anos.

    o reactor nuclear experimental de Sacavém não fica em Lisboa,

    quando lá entrei há 12 anos atrás já tinha visto melhores dias, mas a agua da "piscina" estava límpida.

    a sua existência assim como de um acelerador de partículas noutro edifício, são as únicas razões para os terrenos adjacentes não estarem todos cheios de prédios de habitação, mas existem a menos de 1000metros milhares de pessoas que desconhecem em absoluto a sua existência.
  6.  # 6

    Penso que é um reactor experimental de 1 Mega-What , descativado , quanto sei.

    Não tem nada a ver com reactores comerciais...é um brinquedo
  7.  # 7

    Se o perigo existe acredito que é só em utilizações de plásticos não certificados para aquecer comida nos micro ondas, que podem passar substâncias nocivas para os alimentos.
    Porque nenhuma pessoa se vai meter lá dentro a assar!! E por mais que esteja perto, se eu meter 1 prato ou 1 tupperware com a comida cá fora mesmo encostado ao micro ondas, ele nem sequer aquece, nem com a porta aberta quanto mais com a porta fechada.
    Acho que estão a fazer uma tempestade num copo de água.
    Concordam com este comentário: eu
  8.  # 8

    Colocado por: BricoleiroE por mais que esteja perto, se eu meter 1 prato ou 1 tupperware com a comida cá fora mesmo encostado ao micro ondas, ele nem sequer aquece, nem com a porta aberta quanto mais com a porta fechada.
    Acho que estão a fazer uma tempestade num copo de água.


    Pode ser como diz em relação a si ou a mim, mas se trabalhar num restaurante e levar com as ondas todos os dias olhe que bem não faz...

    As portas do micro ondas tem uma rede que servem para minimizar a passagem das ondas, algumas passam na mesma ou não ?
    Se não fizesse mal não precisava de rede alguma.
    Um erro que muitas pessoas cometem é virar o microondas para a mesa onde comem com os miúdos... É um crime.

    Alguém disse aí por cima que o micro ondas serve para cozinhar ...
    ... Serve sim para fazer comida que não é a mesma coisa !
    • eu
    • 10 maio 2014

     # 9

    Colocado por: ParamonteNão tem nada a ver uma coisa coma outra.

    O aquecimento solar é radiação infra-vermelha maiortáriamente,

    Não sei se é por ignorância ou apenas para provar o seu ponto, mas está a esquecer-se da radiação ultra-violeta ?

    A radiação solar tem um espectro muito largo, que inclui radiação ultravioleta, que é tão poderosa que induz reações químicas em alguns materiais e consegue decompor plástico.

    Os efeitos na pele são terríveis: destrói células, provoca queimaduras e é comprovadamente a causa de tumores.

    Se não referiu esta radiação por ignorância, pode ler mais em: http://en.wikipedia.org/wiki/Ultraviolet
  9.  # 10

    Maioritáriamente infra.vermelho disse eu.

    Toda a gente sabe que a luz solar tem ultraviolets 1 e 2 que podem causar cancro da pele, é preciso ter cuidado sobretudo nas praias entre as 11 e as 15h. Mas é a luz solar a única fonte credível de vitamina D aquela que evita a osteoporose.

    Agora, não é o facto de a luz solar tem ultra violetas, que torna o micro-ondas inofensivo. Esse raciocínio é muito típico e chama-se dual.

    Eu por mim, acredito que os micro-ondas podem ser perigosos, assim como percebo bem que os ultra-violetas do sol podem também ser. Eu não santifico um para diabolizar outro.
    Concordam com este comentário: PatSil, Jorge Santos - Faro, nelsontiago
  10.  # 11

    Acabei de experimentar a dica de colocar um telefone sem fios dentro do micro-ondas, e realmente perdeu a rede. Se isto significa que o micro-ondas bloqueia todas as ondas não sei, mas a maioria certamente.

    Claro que pode-se sempre falar em lobies do micro-ondas, mas o certo é que já existe há décadas, milhões de pessoas usam diariamente, foram feitos centenas de estudos, e se houvesse perigo real por certo que havia indicações para controlar o seu fabrico ou terminar com o seu uso. Não digo que não haja qualquer efeito, mas numa altura em que é muito discutível os alimentos que comemos, entre muitos outros riscos na vida, não crei que é o micro-ondas que vai agravar o risco seja do que for.

    Quanto a cozinhar no micro-ondas, não sou propriamente fã, contudo também é certo que se pode cozinhar muitas coisas quase sem água, o que se traduz numa cozedura próxima de cozinhar a vapor, com as vantagens nutricionais, se as ondas não derem cabo dos nutrientes! Tudo tem as suas vantagens e desvantagens, bem como riscos!

    Caso se tenha muito pouco tempo para cozinhar, o que é pior, cozinhar no micro-ondas, ou comprar comida em restaurantes que por norma são cozinhadas de forma pouco saudável? Tudo com peso e medida, .
    Concordam com este comentário: Sabrina, Bricoleiro
  11.  # 12

    Colocado por: dfserraAcabei de experimentar a dica de colocar um telefone sem fios dentro do micro-ondas, e realmente perdeu a rede


    Como sabe que perdeu rede? Se isso é assim queria saber a marca desse micro-ondas para comprar um igual!! (não estou a ser irónico)
  12.  # 13

    Colocado por: dfserraforam feitos centenas de estudo


    Errado, apenas alguns

    Colocado por: dfserrae se houvesse perigo real por certo que havia indicações para controlar o seu fabrico ou terminar com o seu uso


    Como foi com o caso do tabaco, e ainda é: sabe-se que provoca cancro mas vende-se em todo o lado...
    Concordam com este comentário: PatSil, Jorge Santos - Faro
  13.  # 14

    Colocado por: ParamonteA radiação dos micro-ondas é radiação electromagnética penetrante


    As micro-ondas nao e considerada penetrante. Por isso mesmo e que ao aquecer comida, o meio demora sempre mais a aquecer. Aquece por condução do calor da superficie, nao porque a micro-onda atinja o centro.
    Depois por nao serem e que os sinais wireless e dos telefones sem fio sao uma porcaria que perde sinal com uma parede ou porta.

    Se se preocupam com os fornos micro-ondas serem perigosos, está na altura de começar a usar um chapéu de folha de aluminio quando forem à rua: Há milhões de emissores "livres" numa cidade. Os 2.5Ghz são a frequencia "livre" onde qualquer um pode usar sem precisar de licenca de radio.
    Se os fornos fossem um perigo, não era sequer possivel usar os 2.5Ghz para comunicações. O ruido seria tanto tanto tanto que não havia portatil capaz de usar a rede sem fios.....Afinal os fornos são aos milhões em todo o lado...
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  14.  # 15

    Se calhar é por não usarmos o tal chapeu ( ou se calhar um fato completo de aluminio) é que os cancros estão a aumentar exponencialmente.

    Supostamente os estudos científicos sobre esta matéria são inconclusivos, mas os interesses hipermilionários em jogo, numa época em que os valores morais andam muito por baixo, permitem infelizmente comprar os investigadores e as autoridades nesta matéria...



    Colocado por: adias

    As micro-ondas nao e considerada penetrante. Por isso mesmo e que ao aquecer comida, o meio demora sempre mais a aquecer. Aquece por condução do calor da superficie, nao porque a micro-onda atinja o centro.
    Depois por nao serem e que os sinais wireless e dos telefones sem fio sao uma porcaria que perde sinal com uma parede ou porta.

    Se se preocupam com os fornos micro-ondas serem perigosos, está na altura de começar a usar um chapéu de folha de aluminio quando forem à rua: Há milhões de emissores "livres" numa cidade. Os 2.5Ghz são a frequencia "livre" onde qualquer um pode usar sem precisar de licenca de radio.
    Se os fornos fossem um perigo, não era sequer possivel usar os 2.5Ghz para comunicações. O ruido seria tanto tanto tanto que não havia portatil capaz de usar a rede sem fios.....Afinal os fornos são aos milhões em todo o lado...
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  15.  # 16

    Colocado por: adiasAs micro-ondas nao e considerada penetrante.


    Deve estar a brincar....o seu telemóvel tem sinal até num quarto fechado, mesmo dentre dos elevadores e vem dizer que não é considerada penetrante? Só se for de chumbo...
  16.  # 17

    Metendo tudo no mesmo saco, tenho a certeza que a radiação do sol, micro-ondas, telemoveis, Wi-Fi, etc. é prejudicial à nossa saúde. Logo isso para mim não tem discussão, apenas deveríamos discutir o que podemos fazer como proteção/minimização;

    Sol - Não o podemos 'desligar', logo o que podemos fazer é evitar longas exposições ao mesmo, principlamente naquelas horas...

    Micro-Ondas - Podemos escolher não usar; problema resolvido,ou usar com moderação e não ficar em frente à janela enquanto aquece a comida minimizando assim o problema,

    Telemoveis - Podemos escolher não usar, mas nunca resolve totalmente, pois outras pessoas perto de nós usam + antenas das operadoras, etc. Podemos reduzir a exposição a estas radiações que nós produzimos, usando com moderação e se possível com auricular (com fios, pois bluethooth...),

    Wi-Fi - Podemos escolher não usar, mas nunca resolve totalmente, pois outras pessoas perto de nós usam + restaurantes, centros comerciais, vizinhos, etc. Em casa podemos gastar mais uns euros e instalar uma rede com fios, evitando estar '24 horas' por dia expostos a radiação desnecessária.

    Este post serve apenas como algo para pensar, pois está mais que visto que nos dias que correm é impossível evitar a exposição aos mais diversos tipos de radiação, mas se podemos reduzir a nossa exposição ás mesmas? Acredito que sim, e em muito!
    Concordam com este comentário: Paramonte, Jorge Santos - Faro
  17.  # 18

    Eu posso até abusar do sol (verdade!) do telemóvel (verdade!) do micro-ondas (+/-) , agora só porque me dá jeito usar essas tecnologias vir dizer que não fazem mal, é estar a enganar-me! E como costumo dizer para ser enganado, bastam os os outros fazerem-no, não preciso de ajudá-los
    Concordam com este comentário: nelsontiago
  18.  # 19

    Colocado por: nelsontiagoWi-Fi - Podemos escolher não usar, mas nunca resolve totalmente, pois outras pessoas perto de nós usam + restaurantes, centros comerciais, vizinhos, etc. Em casa podemos gastar mais uns euros e instalar uma rede com fios, evitando estar '24 horas' por dia expostos a radiação desnecessária.


    Foi com muita resistência que acabei por colocar wi-fi aqui em casa...msmo assim não estou confortável com estar a apanhar radiação 24 horas /dia
  19.  # 20

    Colocado por: carlosj39Supostamente os estudos científicos sobre esta matéria são inconclusivos

    Não, nada tem a ver com inconclusivos! Os estudos são LIXO! Estudos com 6 pessoas em que uma delas é o próprio cientista são LIXO! Começa imediatamente numa das regras essenciais de estatistica médica: os participantes no estudo tem que ser recrutados à sorte e NUNCA podem ser os próprios cientistas.

    Colocado por: Paramontecom estar a apanhar radiação 24 horas /dia

    Então exiga que 200 emissores de rádios, 20 emissores televisoes, 10 operadores de telemovel e milhares de satelites evitem a sua casa. Tem centenas de milhares de "radiações" a entrar-lhe em casa a cada minuto. É que mesmo à distancia os sinais são muito mais fortes que uma wifi....
 
0.0245 seg. NEW