Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: danobrega

    Primeiro, não penso que induzam a nada. O que fizeram nas últimas rondas foi consumir, receber o recibo, e depois verificar se o recibo era válido ou não.

    Mas o que sugeria o JF que se fizesse para apanhar os tais prevaricadores?


    as medidas mais simples sao as mais eficazes..... e o tuga pensa da seguinte forma. "tenho algum beneficio em pedir facturas, documentos, etc etc? nao tenho? entao nao quero papeis...... ai tenho beneficio? entao quero tudo o que tenho direito"
  2.  # 42

    Colocado por: loverscoutmas voce vive em portugal?

    modera o comportamento durante uns dias porque sabe que vao andar a investigar.... daqui a um mes ou dois volta tudo ao mesmo! isto nao é resolver a situação.... é camuflar á boa moda tuga!


    Vivo aqui numa bolha. ;)

    Uma coisa anda de mão dada com a outra. Nem se faz apenas o aviso, nem se faz apenas a "caça à multa". Andam as duas de mão dada. O objectivo de uma e da outra é o mesmo: Aumentar a percepção do risco associado a não cumprir as regras.
  3.  # 43

    Colocado por: danobregaÉ bom que comecem todos a pagar o que lhes é legalmente exigido, que é para ver se aumenta a pressão efectiva para se diminuir a carga fiscal.

    Você ainda é dos que acreditam naquela velha treta dos políticos de que se pagarmos todos, podemos todos pagar menos?!
    Quando se analisam os números ao longo dos anos a conclusão é uma e só uma: aumente-se a receita fiscal quer por via de aumento das taxas ou por redução da evasão fiscal, o resultado é mais dinheiro para fazer despesa pública (ie, mais dinheiro para o caixote do lixo) e a consequente necessidade de aumentar ainda mais a receita fiscal. Quem ainda não se deu conta desta bola de neve que acorde porque já vão sendo horas.
  4.  # 44

    Colocado por: J.Fernandes
    Você ainda é dos que acreditam naquela velha treta dos políticos de que se pagarmos todos, podemos todos pagar menos?!
    Quando se analisam os números ao longo dos anos a conclusão é uma e só uma: aumente-se a receita fiscal quer por via de aumento das taxas ou por redução da evasão fiscal, o resultado é mais dinheiro para fazer despesa pública (ie, mais dinheiro para o caixote do lixo) e a consequente necessidade de aumentar ainda mais a receita fiscal. Quem ainda não se deu conta desta bola de neve que acorde porque já vão sendo horas.


    É a tal desculpa da mer$%.

    Isso é muito bonito, mas essa "evidência" é verdade quer paguem todos quer pague só metade. A receita é o que é, a pressão para aumentar a receita continua a ser o que for. Nada disso implica que uns paguem e outros não. Se é para pagar, que paguem todos. Se não querem pagar, eu também não quero. Juntem-se e votem em quem baixar os impostos. O contrário é ser incoerente. É querer o melhor de dois mundos: Eu não pago, mas uso e abuso do que os outros pagam.

    Se quiserem deixar de pagar, como forma de protesto, e ao mesmo tempo deixarem de usufruir de tudo o que os impostos pagam, têm a minha admiração.

    Não é uma questão de pagarmos menos, é uma questão de justiça.
    Concordam com este comentário: eu, treker666, loverscout
  5.  # 45

    Colocado por: danobregaMas o que sugeria o JF que se fizesse para apanhar os tais prevaricadores?

    Primeira medida para baixar a evasão fiscal: baixar taxas.
    A fiscalização por parte das finanças não deve ser diferente, na minha opinião, da fiscalização que se faz para os outros impostos, por amostragem.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  6.  # 46

    Colocado por: J.FernandesPrimeira medida para baixar a evasão fiscal: baixar taxas.


    Não dá, como bem sabe. As taxas são o que são, se paga um, pagam todos. Se baixarem, continua a ser verdade. Se subirem, continua a ser verdade.

    Colocado por: J.FernandesA fiscalização por parte das finanças não deve ser diferente, na minha opinião, da fiscalização que se faz para os outros impostos, por amostragem.


    Mas alguém anda a fiscalizar tudo e mais alguma coisa? A fiscalização também foi feita por amostragem, nem fez sentido pensar que seria possível fazer o contrário. Ou está a dar algum sentido à palavra que não estou a entender.
  7.  # 47

    Colocado por: danobregaÉ a tal desculpa da mer$%.

    Isso é muito bonito, mas essa "evidência" é verdade quer paguem todos quer pague só metade. A receita é o que é, a pressão para aumentar a receita continua a ser o que for. Nada disso implica que uns paguem e outros não. Se é para pagar, que paguem todos. Se não querem pagar, eu também não quero. Juntem-se e votem em quem baixar os impostos. O contrário é ser incoerente. É querer o melhor de dois mundos: Eu não pago, mas uso e abuso do que os outros pagam.

    Se quiserem deixar de pagar, como forma de protesto, e ao mesmo tempo deixarem de usufruir de tudo o que os impostos pagam, têm a minha admiração.

    Não é uma questão de pagarmos menos, é uma questão de justiça.

    Tiro ao lado. Você não percebeu o meu ponto, que foi o seguinte: aumente-se a receita fiscal sempre e cada vez mais que o resultado não será um alívio das taxas mas mais despesa pública e a necessidade crescente de cobrar cada vez mais. O que é muito diferente de dizer que se deve fugir aos impostos, eu tenho os meus impostos em dia, logo, desejo que todos cumpram, que estejam todos em pé de igualdade.
  8.  # 48

    Colocado por: J.FernandesVocê não percebeu o meu ponto, que foi o seguinte: aumente-se a receita fiscal sempre e cada vez mais que o resultado não será um alívio das taxas mas mais despesa pública e a necessidade crescente de cobrar cada vez mais.


    Então, mas eu dei-lhe isso de barato. E a seguir disse que lá por isso ser verdade, não implica que seja aceitável que uns fujam aos impostos e outros não, com desculpas esfarrapadas. E as desculpas, a ser atendíveis, são atendíveis de igual forma para todos.
  9.  # 49

    Colocado por: danobregaNão dá, como bem sabe. As taxas são o que são, se paga um, pagam todos. Se baixarem, continua a ser verdade. Se subirem, continua a ser verdade.

    O aumento das taxas a partir de certo ponto, faz aumentar a evasão fiscal, como você sabe. Por outro lado, a diminuição de taxas para certos valores chamará mais pessoas e empresas para a legalidade, porque o raciocínio é simples: "com esta taxa de x%, considero que não vale o risco de pagar multas e coimas das finanças."


    Colocado por: danobregaMas alguém anda a fiscalizar tudo e mais alguma coisa? A fiscalização também foi feita por amostragem, nem fez sentido pensar que seria possível fazer o contrário. Ou está a dar algum sentido à palavra que não estou a entender.

    Se calhar, a palavra correcta não seria amostragem. O que queria dizer é que, assim como por amostragem se convocam os contribuintes a fazer prova do conteúdo das declarações de IRS, por exemplo, da mesma forma o universo de anúncios de casas e quartos para arrendar será uma base para convidar alguns desses contribuintes a fazerem prova de que declaram esses rendimentos.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  10.  # 50

    Caro J.fernandes,

    Disse que com taxas baixas os contribuintes pensam que não vale a pena o risco de pagar multas e coimas. Mas só se pode pagar multas e coimas se houver fiscalização. Então o que realmente faz as pessoas pagarem não são as taxas baixas, mas o medo em serem apanhados, logo, a fiscalização. Compreendo o seu raciocínio, quanto mais a taxa maior a fuga, mas se a taxa fosse baixa e não houvesse fiscalização, a maior parte das pessoas continuavam a não pagar.

    Tem muito a ver com a mentalidade e os hábitos.
    O problema é criar-se o hábito de fuga, depois mesmo que as taxas baixem a fuga não diminui apenas porque a taxa baixou.
    Concordam com este comentário: loverscout
  11.  # 51

    Aliás o exemplo da restauração é típico. Só uma minoria pagava os impostos nesta área. Aumentaram o IVA para o dobro e com a dedução de parte dos mesmo aos clientes a receita disparou. Trabalhei muitos anos numa área em que estes "empresários" nos facultavam as declarações de IRS/IRC e era de rir se não desse vontade de chorar. E a razão da apresentação era para comprar mercedes e similares. Na construção era/é o mesmo filme só que agora inventaram o IMI que funciona como retroativo daquilo que alguns não pagaram e agora pagamos todos.
    • eu
    • 20 maio 2014

     # 52

    Colocado por: CarvaiE a razão da apresentação era para comprar mercedes e similares

    Não pagavam impostos, mas contribuíam para a economia... da alemanha.
  12.  # 53

    Quanto à “fatura da sorte” para além do nome pimba, é filosoficamente estranho o estado dar prémios a quem cumpre o que é obrigado. Contudo o certo é que funciona em Portugal, a malta gosta de sorteios. O que realmente não concordo é com os prémios.

    Realmente incentivar o pedido de faturas é uma das melhores ferramentas contra a fraude, o que obviamente não invalida outras ferramentas como a inspeção, são complementares.
  13.  # 54


    Será que são só apartamentos de políticos, empresários, funcionários públicos, imobiliárias, construtores, professores, alemães, neoliberais, ou são simplesmente apartamentos de portugueses?


    São simplesmente tipos que viram uma notícia sobre quartos de hotel e acharam que podiam fazer o mesmo. Como acho que já disse por aqui uma vez ou outra, os outros são especuladores, nós somos só bons negociantes.


    PS: Mesmo estas notícias dos hotéis são um bocado exagerada. Um familiar meu trabalha num destes grandes sites de reservas online (tipo Booking e Expedia) e já me explicou um bocado do funcionamento desses operadores e a relação com os hotéis - têm contratos em que se obrigam a ter X quartos para o operador, a oferecer o melhor preço (ou a acompanhar o de outro operador) e com penalizações por incumprimentos, além de o operador ter direito de libertar os alotments em cima da hora. É muito provável que parte desses quartos anunciados já não estejam disponíveis (e o hotel necessite de inflaccionar o preço para evitar reservas dos operadores) ou que venham a ser reservados ao balcão a preços mais baixos (embora inflaccionados).
  14.  # 55

    Colocado por: rafaelisidoroserá que se os empregadores se fossem embora hoje Portugal morria de fome ???? mas existe alguem que pense como tu ahhahhahahahh


    Não sei... Mas certamente que haverá gente em Portugal no desemprego que lhe pode dar uma excelente resposta a essa questão.
  15.  # 56

    Aparentemente os fiscais deviam andar a visitar outro tipo de "empresas": http://observador.pt/milhoes-de-euros-em-faturas-escondidas-em-tomar-e-santa-cruz/
  16.  # 57

    Colocado por: J.Fernandes
    Você ainda é dos que acreditam naquela velha treta dos políticos de que se pagarmos todos, podemos todos pagar menos?!


    nao.... eu sou daqueles que quer justiça fiscal.... se eu pago os meus impostos, os outros tambem tem que pagar!
    Concordam com este comentário: Tyrande
  17.  # 58

    E eu sou daqueles que pago os meus impostos, mas não é por isso que deixo de achar que atualmente estão muito elevados.
    28% de "lucro" que o estado tem sobre o meu investimento, sem correr riscos nenhuns é demasiado. Ainda por cima se me desse algum apoio em caso do negócio correr mal (inquilino incumpridor), mas nem isso consegue fazer, com leis que não protegem o património dos cidadãos, mas sim os incumpridores e mesmo essas leis estão dependentes de uma Justiça que está toda entupida e não resolve nada em tempo útil.
    Concordam com este comentário: eu, Paramonte, Casa1980
    • eu
    • 21 maio 2014 editado

     # 59

    Também sou de opinião que 28% é demasiado... a constituição devia também defender os cidadãos da voracidade fiscal do estado, impondo um tecto máximo para o nível de impostos. Eu considero que um valor entre 20% a 25% seria um limite razoável.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  18.  # 60

    Colocado por: ceac

    Não sei... Mas certamente que haverá gente em Portugal no desemprego que lhe pode dar uma excelente resposta a essa questão.


    aí está enganado , se existe gente no desemprego é precisamente porque existe o monopólio em grandes empregadores que fazem o que querem com quem querem á hora que querem ... se estes senhores desaparecerem claramente a economia agradece ... o problema é o tempo que está a levar para isso acontecer .
 
0.0240 seg. NEW