Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Jorge Santos - Faro
    (...) mas não engana as pessoas com PVC colocado directamente ao sol ( A não ser que elas queiram ser enganadas) (...)

Jorge Santos, eu não percebo nada de PVC e não quero ser enganada. Quando escolher os materiais para as janelas e portas, gostarei de ser bem elucidada. Mais: detesto estores, porque são trabalhosos de lavar e limpar; prefiro portadas, por dentro das janelas. Resta-me saber (conto com a ajuda do Fórum) se estou a fazer uma boa escolha ou não!
    Aliás, dentro das opções (quereremos uma casa »climatizada«- quente no inverno e fresca no verão), falta-nos saber quais as melhores soluções. O que nos propõem? Podem ajudar?
  2.  # 62

Colocado por: maria rodriguesJorge Santos - Faro

Jorge Santos, eu não percebo nada de PVC e não quero ser enganada. Quando escolher os materiais para as janelas e portas, gostarei de ser bem elucidada. Mais: detesto estores, porque são trabalhosos de lavar e limpar; prefiro portadas, por dentro das janelas. Resta-me saber (conto com a ajuda do Fórum) se estou a fazer uma boa escolha ou não!
    Aliás, dentro das opções (quereremos uma casa »climatizada«- quente no inverno e fresca no verão), falta-nos saber quais as melhores soluções. O que nos propõem? Podem ajudar?

vamos pelas logicas;o sol quando bate num estore exterior 'o algum calor que vai gerar vai ficar da parte de dentro do estore ou seja do exterior da habitação porque depois encontrara o vidro mas no caso de portadas interiores com o calor a bater diretamente depois de passar pelo vidro para onde vai esse calor?para o interior da habitação logico!ou seja boa sorte para os dias de 30 graus!
  3.  # 63

ramos1999
    vamos pelas logicas;o sol quando bate num estore exterior 'o algum calor que vai gerar vai ficar da parte de dentro do estore ou seja do exterior porque depois encontrara o vidro mas no caso de portadas interiores com o calor a bater diretamente depois de passar pelo vidro para onde vai esse calor?para o interior logico!ou seja boa sorte para os dias de 30 graus!

Muito obrigada pelo pronto comentário!
    Faço novo repto: Então, como solução final, só temos como »boa opção», a colocação de estores ou portadas pelo exterior? Parece-me muito limitativo, se não houver alternativas! Então os vidros (duplos) não têm capacidade »rarefaciente« (rarefactiva ?) para ajudar a reduzir a intensidade do calor? Ademais havendo portadas por dentro, isso não vai travar a progressão do calor para o interior da habitação? Que me desculpem, mas ficamos às aranhas sem saber o que pode ser melhor e mais económico! Fico grata a quem puder dar mais esclarecimentos.
    • eu
    • 22 junho 2014

# 64

Colocado por: maria rodriguesFaço novo repto: Então, como solução final, só temos como »boa opção», a colocação de estores ou portadas pelo exterior?

tem outra alternativa: sombrear a janela com um toldo...

Colocado por: maria rodriguesEntão os vidros (duplos) não têm capacidade »rarefaciente« (rarefactiva ?) para ajudar a reduzir a intensidade do calor?

Os vidros duplos têm alguma capacidade isolante, mas com o sol a incidir diretamente, não fazem milagres... transformam a casa numa estufa.

Colocado por: maria rodriguesAdemais havendo portadas por dentro, isso não vai travar a progressão do calor para o interior da habitação?

Não, as portadas vão aquecer e o calor vai ser transmitido ao interior.
    Concordam com este comentário: ramos1999
  4.  # 65

Colocado por: euNão, as portadas vão aquecer e o calor vai ser transmitido ao interior.

Não só. Como o espaço entre portada e janela não é estanque, vai fazer o efeito muito semelhante ao dos radiadores, ou seja, o ar aquece, sobe, dando lugar a ar mais fresco que acaba por aquecer e por ai fora. Vai aquecer de igual modo o interior da habitação, ainda que de forma mais lenta se não tivesse a portada instalada.

Por alguma razão os antigos mantinham as janelas pequenas, de modo a não entrar muito calor, ou perder o mesmo no período de Inverno. Com o avanço tecnológico, pode-se jogar um pouco mais com a térmica nos vidros mas não se conseguem milagres.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  5.  # 66

eu
    (...) Não, as portadas vão aquecer e o calor vai ser transmitido ao interior.(...)

Obrigada, pela ajuda!
    Mais uma tentativa de esclarecimento: as portadas aquecem porque são de alumínio? Se forem de madeira são mais estanques ao calor?
    Lembro-me das portadas nas janelas da morada de família que, quando as fechávamos, tornavam a casa mais fresca no verão, e mais confortável no inverno. Aliás, na primeira metade do século XX quase não se conheciam estores nas habitações; até as escolas primárias tinham portadas. Eram frias em zonas frias e quentes em zonas quentes porque também não havia nenhum meio de conforto, por dentro (como ainda hoje, infelizmente).
  6.  # 67

Maria

o paradigma das portadas pelo interior tem a ver que "dantes" = paredes mais grossas ( grande inércia térmica), janelas mais pequenas ( menos "entrada" de calor

ora hoje em dia temos janelas maiores, paredes mais finas e com menor inercia térmica, dai que as portadas pelo interior não seja uma boa solução hoje em dia.
    a melhor solução para uma janela é no verão não levar com sol ,no inverno sim com o sol mais baixo e tudo isto se possível conjugado com estores exteriores orientáveis que para alem de serem eficazes no controle da incidência solar tem a componente de fazer isso e ao mesmo tempo dar visibilidade para o exterior, garantindo quer as vistas quer a iluminação natural do interior.
  7.  # 68

treker666
    (...) Por alguma razão os antigos mantinham as janelas pequenas, de modo a não entrar muito calor, ou perder o mesmo no período de Inverno (...)

Muito obrigada, pelas explicações técnicas.

Também é nossa intenção fazer janelas pequenas, excepcionalmente um pouco maiores na cozinha e na sala. Será uma casa de campo, estilo rústico, onde não vemos com bons olhos, a instalação de estores, para além de querermos reduzir custos, se possível!
  8.  # 69

marco1
    (...) a melhor solução para uma janela é no verão não levar com sol ,no inverno sim com o sol mais baixo e tudo isto se possível conjugado com estores exteriores orientáveis(...)

Marco, obrigada pela colaboração!

Dois dos quartos vão ficar [inevitavelmente(?)] a poente, dada a localização da casa a reconstruir/ampliar. A não ser que se opte pelo sombreamento com um toldo, como sugere o eu. Localizar-se-ão no 1º andar , e como é em condomínio fechado, embora haja algum risco (muito pequeno) de devassa da privacidade, poderíamos dispensar os estores e optar pelo toldo?´Começa a tornar-se, para nós, um dilema esta dificuldade de opção.
    • eu
    • 22 junho 2014

# 70

Colocado por: Anonimo16062021Conheço esta casa já ha vários anos,sempre que por lá passo seja no verão ou inverno nunca vi a dita com estores corridos (nem sei se eles lá existem) este mês já vamos na 4 semanas com uns 30/34 c de temperatura todos os dias..será que o pessoal que lá mora já morreram todos estorricados com o calor..

Calma lá com o sarcasmo, porque esta casa está bem desenhada.

Assumindo que o sul é na fachada direita da foto 2 ( dá para assumir isto pela posição do que aparentam ser painéis solares fotovoltaicos e pelas sombras), as grandes superfícies envidraçadas da foto estão na realidade à sombra, como deve ser.

Repare no que acontece nas zonas expostas a sul: muito menos vidro e umas placas brancas (?) à frente dos vidros. Repare também na claraboia exposta a sul: porque será que tem uma espécie de chapa à frente? Porque será, Anonimo16062021?
    Concordam com este comentário: lmcscarpediem
  9.  # 71

Na casa dos meus pais, uma habitação em pedra rés-do-chão, tinha nas fachadas sul e nascente uma latada, cerrada, de videiras de vinho verde. No verão as videiras ficavam cobertas de folhas e a casa tornava-se extremamente fresca, no inverno as folhas caiam e a casa ficava mais exposta ao sol. Resolvemos por questões de estética, remover a latada. Agora ninguém para dentro de casa no verão. Grande burrice a nossa. Se querem controlar a temperatura da casa plantem árvores em frente às aberturas, árvores que tenham muita folha no verão e a deixem cair no inverno.
    Concordam com este comentário: treker666, Jorge Santos - Faro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Santos - Faro, maria rodrigues
  10.  # 72

Colocado por: treker666

Mentira!
    Concordam com este comentário:maria rodrigues

Olha que dois... Acham que o dinheiro compra tudo ? Eu acho que não ...
    Vou só dar-lhe dois exemplos ... Não compra o amor nem a saúde !
    E na Alemanha não compra tudo.. Baste ver que já foram julgados e punidos os tipos dos submarinos enquanto por cá ainda não se sabe que "apanhou" a massa !
    Digamos que em Portugal o dinheiro compra mais coisas.

Colocado por: maria rodriguesEntão os vidros (duplos) não têm capacidade »rarefaciente« (rarefactiva ?) para ajudar a reduzir a intensidade do calor? Ademais havendo portadas por dentro

Se fica contente com menos 20% de calor tudo bem, mas tudo isso tem mais que se lhe diga... E já agora eu infelizmente não tenho estores mas portadas por fora... que odeio só pelo trabalho que me dão a abrir a fechar .

Portadas por dentro ? para que serve isso ? só se for para segurança mas atenção aos cortinados !
  11.  # 73

Colocado por: Anonimo16062021Conheço esta casa já ha vários anos,sempre que por lá passo seja no verão ou inverno nunca vi a dita com estores corridos (nem sei se eles lá existem) este mês já vamos na 4 semanas com uns 30/34 c de temperatura todos os dias..será que o pessoal que lá mora já morreram todos estorricados com o calor..

Caro Dias ... Voçê que percebe de isolamentos e gosta de os fazer bem feitos... Acha mesmo que um casa com esse vidros presta para alguma coisa ? Se assim fosse para quê colocar 20 cm de L.M como você está farto de fazer/gerir ?
    Olhe que no futuro ai vão ter que se preocupar mais com o calor , disso tenho eu a certeza !

Colocado por: Anonimo16062021Errado..o sul é mesmo na superfícies envidraçadas da primeira foto

Mas o sul não é o problema em casa alguma porque está protegido com as palas ou pelo menos tenta estar ! O nascente tem as chapas porque só assim consegue tapar o sol, e o poente está todo coberto com o que parece ser um telheiro !
    Sendo assim a casa até está aceitávelmente bem concebida . E os quartos deve possuir menos vidro .... Seja com for haja massa para o AC que a casa fica fresca !

Em Portugal já é pior, pois as pessoa investem uma fortuna nas casas que depois ficam sem massa para pagar a conta da luz ...
    Por isso cada vez mais acabam por recorrer à lenha que ainda saí mais em conta, alem de dar mais gozo !
  12.  # 74

Colocado por: Anonimo16062021Eles ai venderam,nao compraram..

Mas na Alemanha não há muito mais controlo em tudo ?
    É fácil aldrabar os cálculos de um projecto ? Se há uma queixa não vão logo inspeccionar ?
    Não tiram as carteiras profissionais a quem aldraba ?

Acho que a justiça aí funciona bem melhor que por cá, mas aí é que sabe como é !
  13.  # 75

Colocado por: maria rodriguesTambém é nossa intenção fazer janelas pequenas, excepcionalmente um pouco maiores na cozinha e na sala. Será uma casa de campo, estilo rústico, onde não vemos com bons olhos, a instalação de estores, para além de querermos reduzir custos, se possível!

Percebo o dilema. Tive o mesmo há uns anos ao decidir as janelas para uma casa desse género que vou reconstruindo quando tenho tempo para tal.

Decidi manter a estética das janelas algarvias das casas mais antigas da zona, mandando fazer as janelas em madeira mas utilizando vidro duplo. A portada foi colocada por dentro, instalada na própria janela, cobrindo a zona dos vidros. Mal sobrou espaço entre o vidro e a madeira, mas ainda deu para colocar a cortina de linho à medida entre ambos.

Não é o mais eficaz, mas devido à espessura das paredes e ao tamanho do envidraçado, não sofro de grandes problemas com a temperatura, seja de verão ou de inverno. Mas são opções que temos de ir tomando. Gostos VS dinheiro...a eterna guerra.
    • eu
    • 22 junho 2014

# 76

Colocado por: Anonimo16062021Errado..o sul é mesmo na superfícies envidraçadas da primeira foto

Tem a certeza? Tem... mesmo... a certeza?
  14.  # 77

Colocado por: eu
    Tem a certeza? Tem... mesmo... a certeza?

Eu acho estranho instalarem os painéis a Nascente mas como há nabos em todo o lado já nem digo nada :-)
    O ideal é o amigo Dias mandar o link do google maps para podermos ver .

Colocado por: Anonimo16062021energy-label-fenster-ift-rosenheim.jpg

Gostei do seu gráfico, dá uma boa ideia do que é um vidro mau em comparação comum "bom" Mas note se se forem muito metros de vidro B e casa vai ficar F

Pessoalmente preferia um vidro mau
    para pode fazer isto no inverno:

http://www.die-gruene-suchmaschine.de/media/images/passivhausschema_quelle_proklima_hannover_cmyk_512.jpg

No verão seria simples ... Basta proteger os vidros.

Se os vidros são para proteger porque raio devem reflectir o sol ? No inverno o sola é uma energia muito barata !

Quanto ao inverno em caso de duvida ... é fácil hoje perceber por onde se perde o calor

Por isso um instituto alemão mete as portadas por fora :

Não percebo nada de Alemão mas este tipo já recomenda vidro triplo .

Amigo Dias que raio está o homem e dizer aqui ?

https://www.youtube.com/watch?v=bJgxZl5nMNU
  15.  # 78

Colocado por: Jorge Santos - FaroEu acho estranho instalarem os painéis a Nascente mas como há nabos em todo o lado já nem digo nada :-)
    vai-me dizer onde é obrigatorio instalar paineis a sul, ainda á uns tempos instalei um a nascente e trabalha como gente grande!!
    Concordam com este comentário: PatSil
  16.  # 79

.
      175.jpg
    • eu
    • 22 junho 2014

# 80

Colocado por: Anonimo16062021Sei de fonte segura que a esta hora,20h25m nos envidraçados da primeira foto ainda bate la o sol com fartura

Portanto, aparentemente, isso significa que esses envidraçados estão orientados para oeste e não para nascente...

0.0287 seg. NEW