Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: alc

Garanto-lhe que nós temos todas as "condições" para que o empréstimo seja aprovado!!!!

eu como profissional bancário, garanto-lhe que nao é assim tao linear como julga....até ter a carta de aprovação do crédito nas maos, é uma verdadeira incognita.....
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 22

Colocado por: alcEstou agora a começar a construir a minha moradia, no próximo mês começa a parte de pedreiro. Conto em gastar cerca de 130mil€ na construção da casa.

Eu tenho algumas poupanças que me vai dar para a parte de pedreiro e para mais coisas, agora a minha dúvida é se peço agora ao banco a estimativa que tenho do dinheiro que me vai faltar para acabar a casa, ou se vou fazendo com o dinheiro que tenho e depois quando estiver a ficar "liso" peço o que percisar ao banco!!

As opções são:

1- Faço agora o empréstimo (na casa dos 50/60mil€);
    2- Começo a fazer com os €€€ que tenho, e para o ano que vem quando tiver a ficar sem dinheiro peço o que me falta ao bamco.

O que me aconselham a fazer??

Estive nesta situação á cerca de 2 anos, embora soubesse que conseguia o emprestimo dado o rendimento do agreagdo, o valor da casa e o valor do emprestimo, decidi pedir logo o empréstimo, porque:
    - Nessa altura os spreads estavam a subir acabei por negociar um spread melhor do que teria uns meses mais tarde (penso que agora o spread tem tendencia a ficar mais baixo, nesse aspeto será melhor esperar no seu caso);
    - Não corri o risco de por algum motivo não ter o empréstimo concedido;
    - Os custos do processo de crédito á partida serão iguais em ambos os cenários;
    - Não me tive de preocupar e ocupar tempo com o processo de crédito na altura em que a atenção e o pouco tempo livre tinham de se concentrar na construção;
    - O processo de crédito demorou cerca de 3 meses muito mais do que me tinham dito inicialmente, se tivesse pedido no tempo antes do que estava previsto, teria de parar a construção devido ao atraso no processo;
    • alc
    • 25 junho 2014

# 23

Colocado por: loverscout

eu como profissional bancário, garanto-lhe que nao é assim tao linear como julga....até ter a carta de aprovação do crédito nas maos, é uma verdadeira incognita.....

Então diga-me uma coisa, hoje em dia para se conseguir um crédito de 50mil€ é preciso ter um rendimento mensal de 5mil€?
    • eu
    • 25 junho 2014 editado

# 24

Colocado por: alcEntão diga-me uma coisa, hoje em dia para se conseguir um crédito de 50mil€ é preciso ter um rendimento mensal de 5mil€?

Você não percebeu a mensagem subtil do loverscout.

Eu digo-lhe mais diretamente: por vezes os bancos não têm possibilidade de emprestar, mesmo quando os clientes têm todas as condições de crédito.

Por exemplo, nesta altura, duvido que o BCP ou o BES estejam com muitas condições para emprestar dinheiro.
    Concordam com este comentário: loverscout, alc
    • alc
    • 25 junho 2014

# 25

À um mês atrás visitei alguns bancos (BES, CGD, BIC, Santander, BANIF) para fazer uma simulação de 50mil€, e passadas duas semanas fui contactado por 3 destes bancos a perguntar se já tinha uma decisão.
    • tnjp
    • 25 junho 2014

# 26

À um mês atrás visitei alguns bancos (BES, CGD, BIC, Santander, BANIF) para fazer uma simulação de 50mil€, e passadas duas semanas fui contactado por 3 destes bancos a perguntar se já tinha uma decisão.

Por curiosidade e como noutros tópicos já se vem a comparar spreads e taxas, seria possível deixar aqui o que lhe ofereceram?
    • alc
    • 25 junho 2014 editado

# 27

Colocado por: tnjp

Por curiosidade e como noutros tópicos já se vem a comparar spreads e taxas, seria possível deixar aqui o que lhe ofereceram?

Ñ tenho a certeza, mas quando chegar a casa confirmo, spread:

-Mais baixo: 2.75%
    -Mais alto: 4.6%
  3.  # 28

Então diga-me uma coisa, hoje em dia para se conseguir um crédito de 50mil€ é preciso ter um rendimento mensal de 5mil€?

quem toma a decisao nao olha apenas aos rendimentos.... e repare que nao lhe estou a dizer que nao consegue o empréstimo, mas tambem nao lhe garanto que o consiga... é só isso que o quero alertar!

a decisão será sempre sua.....estou so a demonstrar-lhe as linhas com que se pode coser...depois de feito nao vale a pena chorar!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alc
    • alc
    • 25 junho 2014

# 29

Colocado por: loverscout

quem toma a decisao nao olha apenas aos rendimentos.... e repare que nao lhe estou a dizer que nao consegue o empréstimo, mas tambem nao lhe garanto que o consiga... é só isso que o quero alertar!

a decisão será sempre sua.....estou so a demonstrar-lhe as linhas com que se pode coser...depois de feito nao vale a pena chorar!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:alc

Obrigado pelo seu alerta.

Mas se viesse para aqui dizer que ia fazer uma casa no valor de 150mil€, e que ia pedir um empréstimo de 140mil€, as "criticas" iriam aparecer na mesma:
    -o banco ñ empresta dinheiro
    -o spread é muito alto
    -vai ser uma divida para a vida toda
    -vai pagar uns 700€ mês
    -...

Mas na realidade quero evitar ao máximo de me endividar com a banca, mas como ñ devo ter outra alternativa, quero que seja o mais baixo possivel, e pretendo liquidar a divida o quanto antes.
    • alc
    • 25 junho 2014 editado

# 30

Loverscout, eu sei que a banca ñ olha só aos rendimentos, por isso é que eu referi os nossos empregos, situação financeira relativamente a outros créditos....... e caso seja preciso fiador tenho-o sem problema.

Por isso é que estou seguro na aprovação do crédito.

Se o Valor da construção + Valor do terreno = +/- 200.000€, e eu preciso de um crédito de 50/60m€, penso que o risco para o banco é muito redusido!!!
  4.  # 31

Obrigado pelo seu alerta.

Mas se viesse para aqui dizer que ia fazer uma casa no valor de 150mil€, e que ia pedir um empréstimo de 140mil€, as "criticas" iriam aparecer na mesma:
    -o banco ñ empresta dinheiro
    -o spread é muito alto
    -vai ser uma divida para a vida toda
    -vai pagar uns 700€ mês
    -...

Mas na realidade quero evitar ao máximo de me endividar com a banca, mas como ñ devo ter outra alternativa, quero que seja o mais baixo possivel, e pretendo liquidar a divida o quanto antes.

nao me iria ver criticar em nada, devido a varios aspectos.... sou a favor do endividamento em detrimento do aluguer! mesmo tendo capitais proprios, sou a favor do endividamento.....mas isso pronto cada pessoa, com sua pancada!

nao pense que lhe quero vender algum crédito ou incentivar a algo, digo-lhe já que isso nao é a minha praia.... mas sim mostrar-lhe as opções que dispõe, e ao contrário do que muitos dizem ou pensam, os bancos nao sao assim tao maus....como tudo na vida tem coisas boas e coisas más!

se voce pode usar o banco de forma a dar-lhe segurança na construção da sua casa, porqué atirar-se de cabeça e ás cegas?

Já que imagina o melhor cenário, pergunto-lhe se já imaginou o pior cenário? e se a obra nao corre bem? e se os custos derraparem por qualquer motivo (acredite que isto nao está nas suas mãos) e se por qualquer motivo o seu pai tiver um problema e nao consiga emprestar-lhe o dinheiro? o que vai fazer? parar a obra? perde a licença?

é tudo uma questão de meter os pros e os contras numa balança e ver para onde pende mais! relembro-lhe que o facto de pedir um emprestimo ao banco nao quer dizer que o venha a utilizar (um pouco como o seu pai, voce sabe que ele o pode ajudar caso seja necessario, mas á partida nao conta com isso)
    Concordam com este comentário: mafgod
    • alc
    • 26 junho 2014

# 32

Colocado por: tnjp

Foi isto "que consegui":

-BIC: 2.70%
    -Santander: 3.6%
    -CGD: 3.85% (é o meu banco atual)
    -BES: 4.25%
    -BANIF: 5%
    •  
      FD
    • 26 junho 2014 editado

# 33

Eu reforço a opinião de pedir agora e ficar descansado.
    Pode nem ganhar o dinheiro mas, se o fizer tem ali uma segurança, um balão de oxigénio.
    Entendo a questão de não querer compromissos mas, parece-me algo contraproducente não querer o crédito aprovado já só porque tem preconceitos...

Quanto ao de certeza que é aprovado, especulo mas, em consequência dos monos que os bancos têm em carteira, não sei até que ponto a localização e/ou arquitectura da casa não contará também para a aprovação... se eu "fosse" banco, depois deste balde de água fria, era algo que me preocuparia bastante quando concedesse um crédito - a "vendabilidade" de uma casa.

Não sei quantos de vós por aqui costumam acompanhar os classificados dos imóveis dos bancos mas, é com cada coisa mais estapafúrdia e invendável que se encontra que nem sei o que vos diga...
    • alc
    • 26 junho 2014

# 34

Pelo que parece os bancos estão novamente a apostar no "Crédito Habitação":

http://ocreditohabitacao.blogs.sapo.pt/

Transcrevo: "...começa a haver, novamente, uma aposta dos bancos no crédito à habitação."
  5.  # 35

1. Quanto pedir?

Pedir mais um bocado do que estima gastar é bom para não ficar enrascado.

Vamos imaginar que pede 70mil e no final só precisa dos 50mil, então renuncia a diferença e a prestação é calculada pelo valor que efectivamente usou.
    Ao contrário, se pedir 50mil e depois precisar de um reforço vai ter que pagar novamente as despesas de escrituras e assim.

É que nestas coisa as estimativas costumam sair furadas e acaba-se por gastar mais do que o previsto.

2.
    Quando pedir?

Têm-se notado uma ligeira melhoria das condições de acesso ao crédito, se a tendência for esta quanto mais tarde melhor, pois pode conseguir melhores spread's (mas isto é uma suposição, nada garante que vá melhorar ou piorar, estas crises do bes e bcp se chegam aos ouvidos podem inverter a tendência)
    Se optar por esperar deve reunir toda a documentação necessária e pedir sempre antes de ficar liso, porque o processo demora algum tempo (aponte pelo menos 1 mês) e não convém o fazer com muitas pressas
  6.  # 36

alc estou na mesma situação.
    o que me aconselharam no meu banco foi a esperar por algumas razões,
    1ª os spreads estão com TENDENCIA a descer, mas como disseram pode vir a subir num instante.
    2º enquanto avançam os papeis e projectos escusa de estar já a pagar juros sem estar a usar o dinheiro e dá para juntar mais algum dinheiro.
    3º a casa é avaliada em 100mil e pede agora 70mil o spread é por exmplo 3,5% mas se só precisar de 50mil o spread é bastante mais baixo. fiz várias simulaçoes e por 10mil euros chegou a baixar o spread em 0.5%.

por isso o que decidi foi esperar e começar a fazer a casa,ou melhor no meu caso a tratar dos papeis e mais para a frente quando tiver orçamentos já de tudo pedir um emprestimo do dinheiro mais aproximado possivel do que vou precisar.
    outra coisa que me disseram é que posso pedir 80mil e só gastar 40mil mas o spread é calculado para os 80mil, logo é mais alto.

isto o que me explicou o meu gestor de conta.
    Concordam com este comentário: alc
  7.  # 37

Não esquecer as contas da mobília ,caso sejam necessárias. Em muitos casos fazem orçamento para construção e esquecem um pouco esta parte que faz uma grande diferença no conforto.
    Faça orçamentos de tudo o que necessita, incluindo eletrodomésticos, loiças sanitárias etc.
    Os bancos neste momento preferem uma garantia bancaria que a hipoteca da sua casa, essas eles tem muitas e não conseguem vender.
    Concordam com este comentário: alc
    • alc
    • 27 junho 2014

# 38

Colocado por: jpedro16alc estou na mesma situação.
    1ª os spreads estão com TENDENCIA a descer, mas como disseram pode vir a subir num instante.
    2º enquanto avançam os papeis e projectos escusa de estar já a pagar juros sem estar a usar o dinheiro e dá para juntar mais algum dinheiro.
    3º a casa é avaliada em 100mil e pede agora 70mil o spread é por exmplo 3,5% mas se só precisar de 50mil o spread é bastante mais baixo. fiz várias simulaçoes e por 10mil euros chegou a baixar o spread em 0.5%.

por isso o que decidi foi esperar e começar a fazer a casa,ou melhor no meu caso a tratar dos papeis e mais para a frente quando tiver orçamentos já de tudo pedir um emprestimo do dinheiro mais aproximado possivel do que vou precisar.
    outra coisa que me disseram é que posso pedir 80mil e só gastar 40mil mas o spread é calculado para os 80mil, logo é mais alto.

Concordam com este comentário:alc

A esperança que eu tenho é mesmo essa, é que quando eu precisar realmente do dinheiro do banco o spread esteja mais baixo, por isso em principio vou esperar mais uns meses, e entretanto vou avançar com a obra com o meu dinheiro.

Boa sorte pra si ;)

Colocado por: pirraNão esquecer as contas da mobília ,caso sejam necessárias. Em muitos casos fazem orçamento para construção e esquecem um pouco esta parte que faz uma grande diferença no conforto.
    Faça orçamentos de tudo o que necessita, incluindo eletrodomésticos, loiças sanitárias etc.
    Os bancos neste momento preferem uma garantia bancaria que a hipoteca da sua casa, essas eles tem muitas e não conseguem vender.

Em relação à mobilia, ñ me perocupa, porque à um ano atrás mobilei um apartamento com tudo novo, exepto o quarto.
    Tenho máquina de loiça, roupa, frigorifico, micoonda, TV, mobilia de sala, sofás........ tudo novo que vai dar perfeitamente para a casa quando estiver pronta.
    •  
      FD
    • 27 junho 2014 editado

# 39

Colocado por: alcpor isso em principio vou esperar mais uns meses, e entretanto vou avançar com a obra com o meu dinheiro.

Depois diga como correu.
  8.  # 40

Colocado por: jpedro16alc estou na mesma situação.

disseram-lhe isto tudo no seu balcão?
    lá está, ha bons profissionais e maus profissionais....

Fantastica resposta..... diria mesmo ao nivel de um João Pinto, que chutou com o pé mais á mao! entao vale a pena esperar ou é um risco?

nem comento.... voce falou mesmo com um profissional bancário? então eu digo-lhe que isto nao é verdade. voce so começa a pagar juros a partir do momento em que utiliza o emprestimo, e sobre o valor utilizado!

10 mil euros de diferença baixa o spread em 0.5%? o spread ate pode ter sido mais baixo...mas nao foi por uma diferença de 10 mil euros no valor do emprestimo!
    Concordam com este comentário: eu

0.0336 seg. NEW