Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

deixar os paineis tapados e sem estarem a funcionar afeta de alguma maneira a longevidade ou o funcionamento dos mesmos?
  2.  # 22

Colocado por: tiago_ecodeixar os paineis tapados e sem estarem a funcionar afeta de alguma maneira a longevidade ou o funcionamento dos mesmos?

a partida nao afeta em nada mas como se uza menos deverar durar mais a unica coisa k se te de fazer è passo apasso verificar o liquido anticongelante do mesmo.
    • eu
    • 6 julho 2014

# 23

Colocado por: mcbentomas a lona fica em contacto com o painel solar ou desviada ??

Fica em contacto direto. Qual é o problema?

Colocado por: tiago_ecoe retira a agua do deposito ou esta pode ficar lá durante meses?

Infelizmente, não tenho "meses" de férias... são só duas semanas. Quando regresso, retiro as lonas e uso a água normalmente (só para banhos).

Como o sistema aquece a água a temperaturas elevadas (mais de 70 graus) não há qualquer problema com bactérias.
  3.  # 24

Colocado por: eu
    Fica em contacto direto. Qual é o problema?

Infelizmente, não tenho "meses" de férias... são só duas semanas. Quando regresso, retiro as lonas e uso a água normalmente (só para banhos).

Como o sistema aquece a água a temperaturas elevadas (mais de 70 graus) não há qualquer problema com bactérias.

nao mas em contcto directo ainda deixa passar calor em ves de k se estiver desviado talves 5 cm nao xega tanto calor ao painel logo devera aquecer menos.
    se estiver junto nao sei mas dependen-do da lona tenho medo k queime ou dereta .eu quero tapar o meu mas ainda estou indesisso de como fazer porque tem de ficar bem feito porque com jà falei estou fora cerca de 6 meses .
  4.  # 25

Colocado por: mcbento

nao mas em contcto directo ainda deixa passar calor em ves de k se estiver desviado talves 5 cm nao xega tanto calor ao painel logo devera aquecer menos.
    se estiver junto nao sei mas dependen-do da lona tenho medo k queime ou dereta .eu quero tapar o meu mas ainda estou indesisso de como fazer porque tem de ficar bem feito porque com jà falei estou fora cerca de 6 meses .

Não utilize lonas de cor preta ou escura deverá serem claras como sabe o negro atrai o calor e pode causar o efeito de estufa sobre os painéis.

O seu sistema é em circulação forçada ou termossifão?
  5.  # 26

Colocado por: Costa53

Não utilize lonas de cor preta ou escura deverá serem claras como sabe o negro atrai o calor e pode causar o efeito de estufa sobre os painéis.

O seu sistema é em circulação forçada ou termossifão?

è termossifão .
    e se eu meter isolaçao 3 ou 4 cm e depois a lona eu esatava a pensar numa verde relativamente grossa e bastante resistente k nao custa muinto k normalmente se para tapar coisa no jardim ou outras coisas.e nao deixa passar agua assim tambem protege do mau tempo porque eu estou a 100 mt do mar.

o k penssas ?
  6.  # 27

Amigo mcbento,
    Realmente pode tapar o seu painel com uma lona de cor clara e resistente, de maneira que fique bem presa para não se soltar com o vento, podendo causar danos aos vizinhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mcbento
  7.  # 28

Mas a agua da rede sendo tratada entra no deposito e se ficar parada como entra a legionela ? Será que a agua da rede já a trás em pequenas quantidades ?
    É que se a agua vier bem tratada não percebo como se contamina uma bactéria se não existir !
    As minhas avós sempre tiveram agua em cisternas e só tinha uns peixinhos para "tratar" da agua. Alguém sabe se nessa altura já se falava nessa doença ? Até podiam morrer sem saber do quê

De qualquer forma .... Não basta aquecer a agua umas horas para matar a bactéria ?
    • eu
    • 8 julho 2014

# 29

Jorge, este assunto já foi discutido aqui muitas vezes. Eis um resumo, do meu ponto de vista:
    -A bactéria legionella existe um pouco por toda a natureza;
    -Os tratamentos eliminam quase por completo, mas não totalmente, esta bactéria da rede de água pública;
    -Para a bactéria se multiplicar, precisa da temperatura correta (à volta dos 30 graus) e de alimento na água (fator muitas vezes esquecido);
    -Se a água for aquecida a uns 60 ou 70 graus, mata todas estas bactérias;
    -A bactéria é inofensiva para pessoas saudáveis, mas é perigosa (por inalação) para pessoas imunodeprimidas;
    -Que eu saiba, não há um único caso relatado de infeção de pessoas por legionella em sistemas domésticos de água;
    -Há bastantes casos relatados de infeções em sistemas médios/grandes, principalmente em instalações de hotéis, hospitais, centros de idosos, etc...

E pronto, este é o "meu" resumo.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Santos - Faro
    • eu
    • 8 julho 2014

# 30

Colocado por: mcbentomas em contcto directo ainda deixa passar calor

Sim, o painel vai aquecer, mas muito menos que sem a tela. Com a tela, eu diria que o painel aquece até aos 50 a 60 graus (temperaturas inofensivas), mas sem a tela, facilmente chega aos 120.
  8.  # 31

Colocado por: Jorge Santos - FaroMas a agua da rede sendo tratada entra no deposito e se ficar parada como entra a legionela ? Será que a agua da rede já a trás em pequenas quantidades ?
    É que se a agua vier bem tratada não percebo como se contamina uma bactéria se não existir !
    As minhas avós sempre tiveram agua em cisternas e só tinha uns peixinhos para "tratar" da agua. Alguém sabe se nessa altura já se falava nessa doença ? Até podiam morrer sem saber do quê

De qualquer forma .... Não basta aquecer a agua umas horas para matar a bactéria ?

De qualquer forma .... Não basta aquecer a agua umas horas para matar a bactéria como em baixo foi citado mas elas aparece apartir dos 30° morerm apartir dos 50° o ideal è uma mes por semana aquecer a agua atê aos 60°.

no meu caso tenho de desvasiar o deposito da agua nao por causa das ligionelas mas pelo calcario que se acomula dentro do deposito e agua estando 5meses dentro do deposito Sem ser retirada e todos os dias as temperaturas passarem dos 60° o calcario vais se acumolando .(quanto mais aquecer a agua mais calcario ganha o idea è cerca de 60° assima deste Valor è sempre ++++++++++calcario ou seja despesas de manutençao..
  9.  # 32

Colocado por: eu-Se a água for aquecida a uns 60 ou 70 graus, mata todas estas bactérias;

a 60º demora umas horas a mata-las
    a 70º é instantâneo.

Colocado por: mcbentomorerm apartir dos 50° o ideal è uma mes por semana aquecer a agua atê aos 60°.
    aos 50º somente ficam adormecidas,

Colocado por: mcbentomas pelo calcario

e também pelo deposito de lamas,
    • eu
    • 10 julho 2014

# 33

Colocado por: jorgealvesa 60º demora umas horas a mata-las

Quando se aquece a água dos depósitos solares, em princípio ela fica bem quente durante muitas horas...
  10.  # 34

.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
      128.jpg
  11.  # 35

Essas são italianas,cá não há disso.
  12.  # 36

ahhaahah cá são mais resistentes nao é Dynamic?
    • PatSil
    • 11 julho 2014 editado

# 37

Claro que foi uma brincadeira.

Mas houve alguém que já publicou aqui artigos de instituições que tratam das ditas ligionelas onde se vê a evolução no número de mortes que as ditas tem causado na Europa....o aumento de ano para ano tem sido considerável!

Não sei em que tópico está isso.
  13.  # 38

Eu tenho um sistema de cloração, para além de ter os depósitos >60º em permanência.
    • eu
    • 11 julho 2014

# 39

Colocado por: tostexEu tenho um sistema de cloração, para além de ter os depósitos >60º em permanência.

Da legionella não morre. Agora só tem que se preocupar com as outras 3000 espécies de bactérias com as quais contacta diariamente.
  14.  # 40

São obrigações legais. ;)

0.0286 seg. NEW