Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Esse do BES dentro de 6 meses até pode estar a maioria de volta quando venderem o Novo Banco

Não sei onde foi buscar os 6 meses mas a verdade é que pode acontecer isso como pode não acontecer. Nem os que ainda há poucos dias garantiam a solidez do banco se atrevem agora a garantir que não haverá custos para o contribuinte. Pode também concluir-se que alguns dos que mais vociferam contra a intervenção do estado na economia são os primeiros a tentar justificar e a aplaudir esta intervenção estatal.
    Concordam com este comentário: jpvng, maria rodrigues, jerolize
  2.  # 162

Colocado por: ramos1999E quem vai ser o burro a comprar um banco meio tremido passado seis meses??

Não é um banco tremido, pelo contrário, é um banco capitalizado e limpo dos buracos a que eles chamam activos tóxicos.

Colocado por: j cardosoPode também concluir-se que alguns dos que mais vociferam contra a intervenção do estado na economia são os primeiros a tentar justificar e a aplaudir esta intervenção estatal.

Para mim, continuamos na mesma, é o contribuinte que com muita probabilidade pagará a conta ou grande parte dela. Se o valor da venda do novo banco for inferior ao dinheiro que lá foi colocado, não estou a ver que seja o conjunto de todos os bancos a pagar, vamos ser nós com toda a certeza.

Depois, não entendo esta solução esdrúxula do bom banco e mau banco, porque é que os depositantes devem ser beneficiados em relação aos accionistas?

Porquê e com que legitimidade se retiram os activos bons aos accionistas, deixando-os ficar apenas com os maus? Seria o mesmo que numa falência duma empresa, se retirassem os edifícios, as máquinas, os carros e as contas bancárias aos sócios, deixando apenas para estes as dívidas aos fornecedores, as dívidas aos bancos e os impostos atrasados para pagar.
  3.  # 163

Colocado por: J.FernandesPorquê e com que legitimidade se retiram os activos bons aos accionistas, deixando-os ficar apenas com os maus? Seria o mesmo que numa falência duma empresa, se retirassem os edifícios, as máquinas, os carros e as contas bancárias aos sócios, deixando apenas para estes as dívidas aos fornecedores, as dívidas aos bancos e os impostos atrasados para pagar.

Mas é exatamente isso que acontece quando qualquer empresa vai á falência. Os donos (sócios,acionistas,etc) ficam sem nada (ou deveriam) até serem pagas todas as dividas existentes. È claro que com uma justiça de caracol e os ceguinhos que supervisionam normalmente os chicos espertos piram-se com o dinheiro primeiro.
    Comprar ações é isso mesmo, ganhar quando corre bem ou perder quando corre mal. Nunca comprei uma ação na vida e nunca irei fazê-lo mas nada tenho contra quem o faz.
    Concordam com este comentário: mmgreg
  4.  # 164

Colocado por: J.FernandesNão é um banco tremido, pelo contrário, é um banco capitalizado e limpo dos buracos a que eles chamam activos tóxicos.

Já ouvi essa conversa no passado recente. :)

Colocado por: J.FernandesPara mim, continuamos na mesma, é o contribuinte que com muita probabilidade pagará a conta ou grande parte dela. Se o valor da venda do novo banco for inferior ao dinheiro que lá foi colocado, não estou a ver que seja o conjunto de todos os bancos a pagar, vamos ser nós com toda a certeza.

O incentivo dos bancos é criarem um banco bom (lol, vão criar concorrência... porreiro pá) e vender pelo preço que estão a dever. Se não o venderem pelo preço "correcto", são eles que ficam a dever.

Colocado por: J.FernandesPorquê e com que legitimidade se retiram os activos bons aos accionistas, deixando-os ficar apenas com os maus?

Também não entendo. Num estado de direito as expropriações são feitas por tribunais... No entanto há algumas coisinhas:

Serem os contribuintes a tapar buracos também é uma expropriação de capital alheio. Se o estado pode a uns, olha, azar e que possa a outros.

Pelo menos a parte dos depositantes e a sua propriedade (depósitos e tretas) não é propriedade do banco e o normal seria estes depositantes perderem a confiança no BES e migrarem para outro banco. Neste caso, considerando que iria haver uma corrida ao banco por grande parte dos depositantes, parece-me perfeitamente aceitável que se o faça de forma ordenada e imediata. O BES ficou sem essa parte, como ficaria naturalmente.
  5.  # 165

No meio do barulho das luzes, aposto que até a Dona Inércia e o Ronaldo já mudaram de banco.
    Concordam com este comentário: eu, ramos1999
  6.  # 166

Colocado por: BricoleiroNo meio do barulho das luzes, aposto que até a Dona Inércia e o Ronaldo já mudaram de banco.

Fizeram um upgrade http://inimigo.publico.pt/Noticia/Detail/1665342

"Publicidade do Novo Banco: CR7 tem a companhia da Dona Activa, da Dona Juíza , da Dona Judiciária, da Dona Procuradora, da Dona Supervisora e da Dona Reguladora"
    Concordam com este comentário: eu, Bricoleiro
    •  
      FD
    • 5 agosto 2014 editado

# 167

Tenho andado a ler mais sobre tudo isto do BES.

E além daquilo que está escarrapachado nas notícias, aquilo que se vê, o que mais me tem fascinado é aquilo que não se vê.
    A guerra de bastidores parece-me - passe o exagero e desculpem-me o termo - espectacular.

Por vezes vejo algumas séries televisivas dramáticas amaricanas e acho tudo aquilo um pouco inverosímil.
    Depois de perder algum tempo a ler sobre Queiroz Pereira, Álvaro Sobrinho, Espíritos Santos e outras figuras, sinto-me embrenhado numa daquelas tramas difíceis de acreditar que passa na cabo...
    Sinto-me um pouco culpado por o dizer mas, há um certo fascínio mórbido em tudo isto.
    Lendo notícias com anos - à distância de uma pesquisa, coloca-se muita coisa em perspectiva.

Pena é que, para todos os que perderam dinheiro, não seja apenas um drama fictício.
    Como dizem alguns, a realidade bate a ficção.
    Nada que não soubesse já mas, é sempre estranho comprovar mais uma vez...
    Concordam com este comentário: eu, jerolize
  7.  # 168

A divisão do banco bom e do mau pode ser um pouco controversa para os pequenos acionistas. Contudo, se não fosse dividido, todo o banco abriria falência e os acionistas possivelmente nada viriam na mesma. Além disso, ser acionista tem obviamente riscos associados. E esta divisão entre banco bom e mau já estava prevista, pelo que um acionista informado deveria saber que é uma possibilidade em caso de problemas. O que os pequenos acionistas não sabiam, é que a situação era tão negra.

Claro que os pequenos acionistas bem como muitos clientes, podem por a direção em tribunal por gestão danosa, contudo o prejuízo é tanto e os bens devem ter voado para outras paragens, que duvido que consigam obter alguma indemnização.

Caso o novo banco venha a ser vendido abaixo dos 4,9 mil milhões, vamos é ver se vamos pagar como contribuintes ou como clientes dos bancos.
  8.  # 169

É do banco bom ou do banco mau?

http://rfm.sapo.pt/video/282450/
  9.  # 170

Colocado por: j cardosoNão sei onde foi buscar os 6 meses mas a verdade é que pode acontecer isso como pode não acontecer. Nem os que ainda há poucos dias garantiam a solidez do banco se atrevem agora a garantir que não haverá custos para o contribuinte. Pode também concluir-se que alguns dos que mais vociferam contra a intervenção do estado na economia são os primeiros a tentar justificar e a aplaudir esta intervenção estatal.

Isto ainda vai dar muito que falar. Mas mesmo muito. Infelizmente.
  10.  # 171

E agora? Qual é o senhor (banco) que se segue?
  11.  # 172

Colocado por: pedromdfE agora? Qual é o senhor (banco) que se segue?

o BPI!!ja reparei que começaram na letra B depois por ultimo la chegaram a CGD
  12.  # 173

Vai ser um castelo de cartas.
    Lembram-se que toda a gente dizia que a nossa banca era à prova de tudo muito sólida ...
    O pr lá de longe também achou que devia dizer que o bes era um banco muito sólido ...
  13.  # 174

mais engraçado disto tudo foi a PT ter 128 milhões de euros no BES e ter fechado as contas todas no mes passado como se um passarinho os tivessem avizado!
    Concordam com este comentário: eu
  14.  # 175

Daqui a 2 anos o salgado compra o banco novo todo limpinho de tudo e lá vai parar tudo à família novamente.
  15.  # 176

Eu quase que aposto que o estado do BES já era conhecido há muito tempo pelos reguladores mas foi ocultado para evitar uma total perda de confiança no sistema bancário o que poderia levar a uma corrida aos depósitos. Imaginem o que era o BPN, BPP, BES terem ido todos à falência ao mesmo tempo em conjunto com as intervenções estatais no BCP e BPI? As coisas foram sendo feitas passo a passo.

Então, um esquema com a dimensão do BES tinha simplesmente muita gente envolvida.... Só em administradores eram dezenas. Acho impossível que pelo menos alguns rumores não tivessem chegado ao Banco de Portugal.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  16.  # 177

Colocado por: ramos1999mais engraçado disto tudo foi a PT ter 128 milhões de euros no BES e ter fechado as contas todas no mes passado como se um passarinho os tivessem avizado!

Parece-me perfeitamente normal para qualquer um ou qualquer empresa na mesmas condições. Depositos de milhoes e accionista com participação qualificada. Se fosse aplicado o que está previsto no novo mecanismo de resgate dos bancos, corriam a o risco de perder tudo. Como qualquer cliente com despositos acima de 100.000 Eur.

Por acaso o mecaniscmo negociado teve o cuidado garantir os depositos todos, mesmo os superiores a 100mil, senão a PT tinha ficado sem o guito. Eu faria o mesmo e colocaria na CGD.
    Parece-me apenas boa gestão.

Já relativamente à acções do BES que a PT detinha.. uma participação qualificada não se vende assim as três pancadas.. e acabou por perder essa parte.
  17.  # 178

Colocado por: hangas

Parece-me perfeitamente normal para qualquer um ou qualquer empresa na mesmas condições. Depositos de milhoes e accionista com participação qualificada. Se fosse aplicado o que está previsto no novo mecanismo de resgate dos bancos, corriam a o risco de perder tudo. Como qualquer cliente com despositos acima de 100.000 Eur.

Por acaso o mecaniscmo negociado teve o cuidado garantir os depositos todos, mesmo os superiores a 100mil, senão a PT tinha ficado sem o guito. Eu faria o mesmo e colocaria na CGD.
    Parece-me apenas boa gestão.

Já relativamente à acções do BES que a PT detinha.. uma participação qualificada não se vende assim as três pancadas.. e acabou por perder essa parte.

normal !!!e então as outras empresas não era normal tambem saberem de alguma coisa?
    • eu
    • 5 agosto 2014

# 179

Tudo isto é um grande abre olhos para aqueles que ainda acreditavam no sistema...

Eu admiro-me como é que os depositantes ainda têm confiança na segurança dos seus depósitos no BES...

Só acredita nos gestores de conta do BES quem é muito ingénuo... pois já nem no Banco de Portugal se pode confiar!
    Concordam com este comentário: anatrindade
  18.  # 180

Colocado por: euTudo isto é um grande abre olhos para aqueles que ainda acreditavam no sistema...

Eu admiro-me como é que os depositantes ainda têm confiança na segurança dos seus depósitos no BES...

Só acredita nos gestores de conta do BES quem é muito ingénuo... pois já nem no Banco de Portugal se pode confiar!

Diga lá então à gente onde acha que será seguro.

0.0507 seg. NEW