Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Colocado por: Rodri12E sim tenho vizinhos por cima e por baixo e dos 2 lados.

se fosse um apartamento no ultimo piso, teria um classe D, ou E
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  2.  # 202

Colocado por: fernandoFerreira
    se fosse um apartamento no ultimo piso, teria um classe D, ou E

Acredito que sim, mas também já é de construção de 2003...

Também com uns pequenos retoques conseguia melhor.
    p.e.:Tenho pré-instalacão de aquecimento central, mas nunca instalei
  3.  # 203

Colocado por: Rodri12Onde estão normalmente essas entradas de ar? Não tenho o projecto aqui comigo...

a Ventilação da Moradia é alvo de estudo próprio, onde são considerados vários aspectos:
    se está num sitio abrigado ou desprotegido do vento
    a forma do edificio (altura / numero de fachadas expostas, etc...)
    A Classificação das Janelas e se tem e como são as CX de Estore
    se tem aberturas nas fachadas e como são
    se tem condutas de ventilação e como são
    se tem ventilação mecanica e como está dimensionada
    etc...

Considerando todos estes factores, há que garantir pelo menos 40% de renovação de ar no Inverno. se der menos, é necessário alterar as condições para termos pelo menos 40% do ar renovado numa hora.
    uma das medidas é aplicação de grelhas / aberturas nas fachadas. podem ser aplicadas por exemplo no perfil da caixilharia, e já existem soluções nesse sentido (ver grelhas autoreguláveis).
    outra medida pode ser a ventilação mecanica.
  4.  # 204

Colocado por: fernandoFerreira

a Ventilação da Moradia é alvo de estudo próprio, onde são considerados vários aspectos:
    se está num sitio abrigado ou desprotegido do vento
    a forma do edificio (altura / numero de fachadas expostas, etc...)
    A Classificação das Janelas e se tem e como são as CX de Estore
    se tem aberturas nas fachadas e como são
    se tem condutas de ventilação e como são
    se tem ventilação mecanica e como está dimensionada
    etc...

Considerando todos estes factores, há que garantir pelo menos 40% de renovação de ar no Inverno. se der menos, é necessário alterar as condições para termos pelo menos 40% do ar renovado numa hora.
    uma das medidas é aplicação de grelhas / aberturas nas fachadas. podem ser aplicadas por exemplo no perfil da caixilharia, e já existem soluções nesse sentido (ver grelhas autoreguláveis).
    outra medida pode ser a ventilação mecanica.

hhhmmm obrigado por me elucidar disso, vou verificar no projecto, no fim de semana.
  5.  # 205

Colocado por: Rodri12Todas têm saídas de ar e com pontos de luz, todas vão ter extrator! Foi algo que quis pôr porque no apartamento onde vivo tem as saídas de ar mas não tem extractor e quando se toma banho tem que ser de porta aberta principalmente no inverno, devido à "nevoa" que se forma...

eu só tenho saída de ar para o exterior e não sinto qualquer necessidade do extrator. A "névoa" que se forma praticamente só fica visível nos espelhos, mas durante pouco tempo...
  6.  # 206

Colocado por: electrao

eu só tenho saída de ar para o exterior e não sinto qualquer necessidade o extrator. A "névoa" que se forma praticamente só fica visível nos espelhos, mas durante pouco tempo...

Se calhar depende de vário factores, sinto muito essa situação da névoa e dos azulejos em toda a casa de banho ficarem com gotículas de água, imagine que até o rolo de papel higiénico fica todo estragado e este está colocado na parede inversa à da banheira. Para evitar isto tenho que abrir a porta.
    Nunca me pareceu normal isso acontecer numa casa de banho mas a verdade é que a minha fica assim... :(
    Na dos meus pais e dos meus sogros isso não acontece e são construções com 20 e 30 anos...
  7.  # 207

isso a mim parece-me que depende da humidade exterior que entra depois para a habitaçao tambem...

Na zona onde moro ate de verao a humidade a noite e de 70%, no inverno de 85%. penso que quase nunca a vi menor que isso.

Nas zonas mais secas nao se forma tanta condensaçao nos banhos porque o ar renovado já é mais seco.
  8.  # 208

Colocado por: dedaoisso a mim parece-me que depende da humidade exterior que entra depois para a habitaçao tambem...

Na zona onde moro ate de verao a humidade a noite e de 70%, no inverno de 85%. penso que quase nunca a vi menor que isso.

Nas zonas mais secas nao se forma tanta condensaçao nos banhos porque o ar renovado já é mais seco.
    ~

Esse pode ser um dos motivos, mas os meus pais e os meus sogros moram na mesma zona (a 1km da minha casa) e lá não acontece...Não sei algo se passa naquela casa de banho lol

Mas é curioso que ainda assim o tecto nunca ficou com manchas nem vestigios de humidade.
  9.  # 209

voce tem aquecimento no wc e seus pais nao?
  10.  # 210

Colocado por: dedaovoce tem aquecimento no wc e seus pais nao?

Eu não tenho aquecimento e os meus pais também não...
  11.  # 211

pronto, desisto :)
  12.  # 212

Colocado por: dedaopronto, desisto :)

lol deixe lá eu também já desisti à 7 anos... lol

Também o apartamento só será meu durante mais uns 5 dias
    Concordam com este comentário: dedao
  13.  # 213

Colocado por: Rodri12Jorge Santos, classe -B no apartamento onde estou atualmente e que vou vender não é na moradia, para onde vou ;)

EHH ok, desculpe mas eu estava a achar estranho fazer uma casa com classe B- e não se indignar :-)

Colocado por: fernandoFerreirahá que garantir pelo menos 40% de renovação de ar no Inverno.

Isso já é à luz do novo regulamento onde consideram todas as entradas de ar é isso ? Ainda não o li :/

Colocado por: fernandoFerreirapodem ser aplicadas por exemplo no perfil da caixilharia,

Como ultimo recurso talvez...
    Só que se for aplicado numa parte alta, no inverno rouba o calor toda da casa e não faz o efeito de entrada de ar mas sim de saída .
    A proteste tinha esse erro ... Tinham umas aberturas superiores nos quarto com uma seta a indicar entrada de ar... Deve ser para o ar saber que é por ali o caminho.... Só que encima sai com a pressão do ar ( ou do vapor :-) )

Eu colocaria as entradas sempre o mais baixo possível... Se alguém tiver dividas posso emprestar a maquina de fumos que comprei para verificar as correntes de ar !
    Claro que se fosse eu a fazer seria com VMC ( Ventilação mecânica centralizada ) e um permutador que hoje já é barato .

O arejamento e ventilação das moradias é a grande lacuna dos projectos em Portugal ! É raro,ver uma casa que cumpra a lei !
  14.  # 214

Colocado por: electraoeu só tenho saída de ar para o exterior e não sinto qualquer necessidade do extrator. A "névoa" que se forma praticamente só fica visível nos espelhos, mas durante pouco tempo...

Há uma outra razão para instalar um exautor :-)
    Imagine que o vento está na direcção contra a fachada da casa onde tem a abertura... o que acontece ? entra ar da rua, a humidade não sai e fica a casa toda húmida e ao fim de uns tempos terá bolor por todo o lado e não sabe de onde vem

Colocado por: Rodri12Na dos meus pais e dos meus sogros isso não acontece e são construções com 20 e 30 anos...

Se for eu a tomar banho com a ventilação desligada quase não fico com humidade... Se forem as minhas filhas huiii é só humidade por todo o lado e a WC é a mesma :-)
  15.  # 215

Ora depois de finalizadas as escolhas dos pavimentos para casas de banho (incluindo paredes), garagem, despensa, cozinha, exteriores e arrumos, num total de 210m2, com orçamento para 20€/m2 +/- 4200€, consegui gastar um total de 3500€, sobram assim mais 700€ para loiças ;)
  16.  # 216

Não se esqueça da mandar fazer as pedras da cozinha a pingadeira !
  17.  # 217

Colocado por: Jorge Santos - FaroNão se esqueça da mandar fazer as pedras da cozinha a pingadeira !
    voçe e que preçisa de uma pingadeira.
    cumps
  18.  # 218

Colocado por: jorgandvoçe e que preçisa de uma pingadeira.
    cumps
    e com desnivel para fora. ou entao com as desnivel para o sitio onde vai a pica ou esfrega pratos .como de diga por ai
  19.  # 219

Colocado por: jorgande com desnivel para fora. ou entao com o desnivel para o sitio onde vai a pica ou esfrega pratos .como de diga por ai
  20.  # 220

Colocado por: Jorge Santos - FaroNão se esqueça da mandar fazer as pedras da cozinha a pingadeira !

Desculpe mas não percebi o que quis dizer com isso...

0.0918 seg. NEW