Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Colocado por: jorgferrNão diga asneiras

WTF ????

Que possa discordar do que escrevi, aceito. Agora chamar-lhe asneira, desculpe mas é errado!!!
  2.  # 122

Colocado por: El_58

WTF ????

Que possa discordar do que escrevi, aceito. Agora chamar-lhe asneira, desculpe mas é errado!!!

Não fique ofendido (pelo menos não era a minha intenção) :) mas uma renda não é uma caução por mais que você diga que é.
  3.  # 123

Então essa "caução" não fica depositada? É entregue ao senhorio (suponho, com as 2 primeiras rendas... ficam a ser 3) e o senhorio faz desse dinheiro o que bem entender? Quando o inquilino sair - pode ser daqui a 1 ano, pode ser daqui a 10 - e se o apartamento estiver em condições, o senhorio entrega ao inquilino aquela mesma importância. É assim? Existe um documento de quitação?
    É curioso, nenhuma agência imobiliária me falou desta possibilidade...

Colocado por: El_58A forma mais tipica e usual da caução, é a tal renda adiantada... O problema é que se misturam "alhos e bugalhos". Ninguém tem de pagar nada adiantado. Paga-se o meês corrente e mais uma renda a título de caução...

A forma de devolver a caução, pode ser também o pagamento da ultima renda...

Como já disse, nunca utilizei nos contratos de arrendamento que faço essa figura da "caução", nem sei como efetivamente funciona (mas até gostava de saber...). Agora o que eu posso afirmar com conhecimento de causa, é que as 2 rendas que recebo, como senhorio, na assinatura do contrato, são MESMO duas rendas (equivalem ao pagamento de 2 meses, pois, nessa altura, passo 2 Recibos de renda).
    Posteriormente, quando o inquilino me comunica que se vai embora, fica sempre o último mês sem pagar, já que, precisamente, está um mês adiantado (vê isso pelo Recibo). Só depois desse mês, em que não recebo (porque o inquilino está 1 mês adiantado) é que o inquilino sai/entrega as chaves e eu tenho acesso ao andar devoluto (e muitas vezes todo estraçalhado). Portanto, nesta medida, este 2º mês adiantado nada tem a ver com a "caução" que falaram aqui. Não "cauciona" absolutamente nada e é sempre usado (e creio eu que bem, isto ém dentro da lei) pelos inquilinos.
    Assim, acho que há aí uma grande diferençazita entre o inquilino estar 1 mês adiantado e a tal "caução" que aqui referiram. Não se trata da mesma coisa, pois não?...
  4.  # 124

Colocado por: Ramiro CostaNão se trata da mesma coisa, pois não?...

Não.
    Se em vez de estipular no contrato um mês de renda adiantado, passa a ser caução,
    ou 1 adiantado e 1 de caução, o mês de caução fica estipulado no contrato e á guarda
    do senhorio, não passa recibo, a não ser que seja convertida num ultimo mês de
    utilização por acordo, e aí já passará o recibo.
    A caução em principio é para ser devolvida quando o inquilino sai, se a casa estiver
    em condições aceitáveis, caso contrário servirá para garantir os consertos que forem
    precisos aos "estragos" causados pelo inquilino.
    Concordam com este comentário: jorgferr
  5.  # 125

Quanto ás imobiliárias não lhe falarem na caução. Como sabe a imobiliária quer arrendar o mais rápido possível para receber a comissão (no caso da mais conhecida em Portugal 1,5 meses de renda + IVA). Assim quanto menos garantias o senhorio quiser, mas fácil e rápido se torna arrendar o imóvel.
  6.  # 126

Colocado por: jorgferrQuanto ás imobiliárias não lhe falarem na caução. Como sabe a imobiliária quer arrendar o mais rápido possível para receber a comissão (no caso da mais conhecida em Portugal 1,5 meses de renda + IVA). Assim quanto menos garantias o senhorio quiser, mas fácil e rápido se torna arrendar o imóvel.

Sou forçado a concordar consigo. Já senti o que é trabalhar com essa agência "mais conhecida em Portugal"...
    Este interessado que me surgiu, também veio "pela mão" de uma intermediária. Não percebi exatamente de que agência era, apenas que era dos arredores de Lisboa, mas a senhora é conhecida do interessado, já que se tratam por tu.
    Por certo, lá soube que o amigo (muito ocupado nestes dias de Verão, já que é empresário "da noite") estava interessado num apartamento próximo da área em que trabalha e pôs-se à procura...
    Vamos lá ver no que dá. Eu tenho é que colocar as minhas condições e esforçar-me para que o contrato de arrendamento e os procedimentos inerentes sigam, exatamente, o que pretendo.
    Para já, eu estabeleci como condição, à intermediária, a existência de um "fiador credível". Ela foi falar com o interessado e aguardo uma resposta.
  7.  # 127

Ramiro Costa, o fiador é sempre uma mais valia se não for "da mesma laia muitas vezes dos incumpridores". No meu caso e como inquilino sinto sempre um pouco de injustiça quando me pediram isso nos dois arrendamentos anteriores. No fundo é sentir-me um bocado envergonhado poque tendo 34 anos ter de ir pedir aos meus pais para serem fiadores como se continuassem a ser os meus babysitters. Mas atenção que compreendo completamente a sua posição. Peça IRS e recibos de vencimento e as tais duas rendas+1 mes de caução e tudo legal com contrato registado nas finanças. Se não aceitarem mande dar uma volta (mais vale bem arrendado ainda que ás vezes por um pouco menos) do que arrendar a alguém que só lhe vai dar chatices.
  8.  # 128

Colocado por: jorgferrRamiro Costa, o fiador é sempre uma mais valia se não for "da mesma laia muitas vezes dos incumpridores". No meu caso e como inquilino sinto sempre um pouco de injustiça quando me pediram isso nos dois arrendamentos anteriores. No fundo é sentir-me um bocado envergonhado poque tendo 34 anos ter de ir pedir aos meus pais para serem fiadores como se continuassem a ser os meus babysitters. Mas atenção que compreendo completamente a sua posição. Peça IRS e recibos de vencimento e as tais duas rendas+1 mes de caução e tudo legal com contrato registado nas finanças. Se não aceitarem mande dar uma volta (mais vale bem arrendado ainda que ás vezes por um pouco menos) do que arrendar a alguém que só lhe vai dar chatices.

Agradeço os seus conselhos. No meu caso, tratando-se um "empresário da noite" (o interessado é sócio de um restaurante situado no centro da "movida" de Lx), não valerá a pena pedir-lhe o recibo do IRS ou do vencimento...
    Quanto a "garantias", pedi a este aquilo que peço a todos os (pretendentes a) inquilinos: fiador credível e 2 meses de renda. Nem mais nem menos. Será pouco?
    Não pedi "caução" porque, confesso, nunca o fiz nem sabia que era usual o senhorio pedir. Com a "Garantia Bancária" passou-se o mesmo. Não sabia que existia essa prática no mercado de arrendamento, pois nunca tinha ouvido falar (só aqui).
    Quanto à questão da "legalidade" isso comigo é garantido! Não faço nada "às escuras"! Mal assino o contrato de arrendamento, apresento cópia nas Finanças e pago o que é devido. Depois, no IRS declaro sempre tudo direitinho. Sou 100% responsável e cumpridor. Já não sou criança (tenho netos!) e não brinco com as minhas responsabilidades de cidadãos. Todos fossem como eu...
    •  
      Tyrande
    • 12 agosto 2014 editado

# 129

Essa história do fiador, PARA MIM, é a maior chachada que existe.
    Eu, por motivos de trabalho, raramento fico mais de 2 anos na mesma cidade.
    Ou seja, de 2 em 2 anos, aproximadamente, lá tenho eu de andar a procurar casa.
    Imaginem o que era de 2 em 2 anos ter de estar a chatear alguém para ser meu fiador.. outra vez.

Sempre que vou entrar numa casa, é sempre a mesma ladainha...
    EU - O que pede?
    ELE - 2 meses de renda adiantados e fiador.
    EU- não vou apresentar fiador.
    ELE - Ah, sabe ... e tal..
    EU - Posso pagar 6 meses adiantados, mas nada de fiador.
    E normalmente as pessoas, como têm olhos gordos, aceitam. E sempre que me vou embora dizem "ah menina, quisera eu que o próximo inquilino que tenha seja assim como você"...

Só tive até agora um caso menos agradável..Uma vez tive um senhorio, a quem pagava, como de costume 6 meses adiatados, que estava chateado porque ia deixar a casa (é claro que dei-lhe conhecimento previamente.. mas ele como estava com algumas dívidas, estava irritado que ia deixar de ter aquela fonte de renda certinha... aparentemente não tinha arranjado ninguém ainda para arrendar a casa depois que eu saisse). Ora bem, o senhor, numa tentativa frustada de me tentar convencer de ficar (ele sabia que era impossível, pois ia para longe, mas enfim) teve a lata de me dizer que teve a BONDADE de me arrendar a casa, sem me conhecer. Levou logo com a resposta: Você não teve bondade coisa nenhuma. Você só aceitou arrendar a casa depois que lhe prôpus pagar 6 meses adiantado sempre. Isso não é bondade... é ganância..
    Lá se calou e depois veio chorar que não tinha ninguém para entrar na casa, que a coisa estava mal.. blablabla..

O meu último senhorio tornou-se amigo nosso, e ao saber que ia mudar-me outra vez, ofereceu-se logo para entregar uma carta de recomendações ao próximo senhorio, de forma a abonar a meu favor.

Comigo é assim. Querem me arrendar casa, é sem fiador. Já tive pessoas que me disseram NÃO, pois já.. Mas foram essas que ficaram a perder, pois perderam um inquilino que durante 2 anos ia pagar tudo certinho e entrega sempre os imóveis como encontrou...Há sempre outras casas para arrendar. Não cabe na minha cabeça ter de pedir favores a ninguém para organizar a minha vida. Mas isso sou eu, que me considero uma pessoa séria e sempre cumpri com os meus compromissos.

Quem é senhorio, até entendo que queira ver a sua parte salvaguardada, mas digam-me uma coisa. As pessoas quando deixam de pagar, e têm fiadores, conseguem ir sacar o $$$ da renda a esses ditos fiadores?
    Se fosse eu senhoria, em vez de pedir o raio do fiador, pedia se calhar uma cópia do contrato de trabalho, fotocópia do BV ou declaração de IRS, para saber se a pessoa teria capacidade de pagar a renda...

Há que saber escolher com quem se trabalha.
    Eu quando vim para a cidade onde actualmente resido, estava indecisa entre duas casas. Uma estava por 350€ e a outra por 330€. Fiz a proposta de 300€ pelas duas, com os ditos 6meses adiantados. (quem aceitasse primeiro, era para onde eu ia).
    Responderam as duas no mesmo dia. Uma aceitou os 300.
    A outro disse que deixava por 250€(!!!), mas que não passava recibos.
    Para onde acham que fui?
    Concordam com este comentário: de jesus mendes
  9.  # 130

Colocado por: TyrandeEssa história do fiador, PARA MIM, é a maior chachada que existe.
    Eu, por motivos de trabalho, raramento fico mais de 2 anos na mesma cidade.
    Ou seja, de 2 em 2 anos, aproximadamente, lá tenho eu de andar a procurar casa.
    Imaginem o que era de 2 em 2 anos ter de estar a chatear alguém para ser meu fiador.. outra vez.

Sempre que vou entrar numa casa, é sempre a mesma ladainha...
    EU - O que pede?
    ELE - 2 meses de renda adiantados e fiador.
    EU- não vou apresentar fiador.
    ELE - Ah, sabe ... e tal..
    EU - Posso pagar 6 meses adiantados, mas nada de fiador.
    E normalmente as pessoas, como têm olhos gordos, aceitam. E sempre que me vou embora dizem "ah menina, quisera eu que o próximo inquilino que tenha seja assim como você"...

Só tive até agora um caso menos agradável..Uma vez tive um senhorio, a quem pagava, como de costume 6 meses adiatados, que estava chateado porque ia deixar a casa (é claro que dei-lhe conhecimento previamente.. mas ele como estava com algumas dívidas, estava irritado que ia deixar de ter aquela fonte de renda certinha... aparentemente não tinha arranjado ninguém ainda para arrendar a casa depois que eu saisse). Ora bem, o senhor, numa tentativa frustada de me tentar convencer de ficar (ele sabia que era impossível, pois ia para longe, mas enfim) teve a lata de me dizer que teve a BONDADE de me arrendar a casa, sem me conhecer. Levou logo com a resposta: Você não teve bondade coisa nenhuma. Você só aceitou arrendar a casa depois que lhe prôpus pagar 6 meses adiantado sempre. Isso não é bondade... é ganância..
    Lá se calou e depois veio chorar que não tinha ninguém para entrar na casa, que a coisa estava mal.. blablabla..

O meu último senhorio tornou-se amigo nosso, e ao saber que ia mudar-me outra vez, ofereceu-se logo para entregar uma carta de recomendações ao próximo senhorio, de forma a abonar a meu favor.

Comigo é assim. Querem me arrendar casa, é sem fiador. Já tive pessoas que me disseram NÃO, pois já.. Mas foram essas que ficaram a perder, pois perderam um inquilino que durante 2 anos ia pagar tudo certinho e entrega sempre os imóveis como encontrou...Há sempre outras casas para arrendar. Não cabe na minha cabeça ter de pedir favores a ninguém para organizar a minha vida. Mas isso sou eu, que me considero uma pessoa séria e sempre cumpri com os meus compromissos.

Quem é senhorio, até entendo que queira ver a sua parte salvaguardada, mas digam-me uma coisa. As pessoas quando deixam de pagar, e têm fiadores, conseguem ir sacar o $$$ da renda a esses ditos fiadores?
    Se fosse eu senhoria, em vez de pedir o raio do fiador, pedia se calhar uma cópia do contrato de trabalho, fotocópia do BV ou declaração de IRS, para saber se a pessoa teria capacidade de pagar a renda...

Se eu bem compreendi das suas palavras, ao arrendar um apartamento, a Tyrande assina um "contrato de arrendamento a termo certo" por 2 anos e no acto da assinatura desse contrato entrega, como início de pagamento, o valor de 6 rendas. Correcto?
    E, nesse momento, o que recebe como Recibo desse pagamento? Os Recibos dos primeiros 6 meses de renda?
    No final do arrendamento, quando está para vir embora, deixa de pagar 6 meses antes da data da sua saída. É assim?

P.S. Não faço a mínima ideia qual o arrendamento que escolheu...
  10.  # 131

Sim, eu pago logo à cabeça 6 meses. E o senhorio entrega-me logo 6 recibos de renda.
    Na verdade só efetuo 4 pagamentos (4 semestres). Nos últimos 6 meses não pago nada (obviamente, porque já está pago).
    Dou é conhecimento com 2 meses de antecedência da saída. É o que tenho sempre estipulado no contrato.
  11.  # 132

Colocado por: TyrandeSim, eu pago logo à cabeça 6 meses. E o senhorio entrega-me logo 6 recibos de renda.
    Na verdade só efetuo 4 pagamentos (4 semestres). Nos últimos 6 meses não pago nada (obviamente, porque já está pago).
    Dou é conhecimento com 2 meses de antecedência da saída. É o que tenho sempre estipulado no contrato.

A troco do pagamento desses 6 meses, o senhorio entrega-lhe os Recibos dos primeiros 6 meses de renda?
    E depois, no mês seguinte ao da sua entrada, continua a pagar normalmente a renda? E que Recibo recebe do senhorio? O correspondente ao 7º meses "à frente" do mês em que está? É complicado...
  12.  # 133

Nos últimos 6 meses não pago nada (obviamente, porque já está pago).

Já me propuseram isso. A ideia não teve "pés para andar", porque arranjei logo alguém pouco tempo depois.
    Tem a sua lógica, mas na prática, não deve de ser assim tão simples.
    Imaginando que, seis meses depois, quando entregar a chave tiver deixado tudo escavacado, deixado as paredes todas sujas e cheias de buracos, deixado os electrodomésticos todos avariados, como é que o dono da casa vai "descalçar a bota"?
  13.  # 134

Colocado por: Ramiro CostaÉ complicado...

Não é nada complicado. Recebe 6 meses de renda passa recibo relativo a seis meses de renda ou seis recibos (um para cada mês), se hoje recebe a renda de Fevereiro de 2015, passa um recibo relativo à renda do mês de Fevereiro de 2015.
  14.  # 135

Colocado por: MatildeImaginando que, seis meses depois, quando entregar a chave tiver deixado tudo escavacado, deixado as paredes todas sujas e cheias de buracos, deixado os electrodomésticos todos avariados, como é que o dono da casa vai "descalçar a bota"?

É para isso que existe a caução, que só se liberta no último dia com a entrega das chaves.
  15.  # 136

Colocado por: Matilde
    Já me propuseram isso. A ideia não teve "pés para andar", porque arranjei logo alguém pouco tempo depois.
    Tem a sua lógica, mas na prática, não deve de ser assim tão simples.
    Imaginando que, seis meses depois, quando entregar a chave tiver deixado tudo escavacado, deixado as paredes todas sujas e cheias de buracos, deixado os electrodomésticos todos avariados, como é que o dono da casa vai "descalçar a bota"?

É, Matilde, tem toda a razão. A ideia apresentada pode "encher o olho" de início, mas depois de esmiuçada não é nada benéfica/protetora para o senhorio. É preferível a Garantia Bancária, a caução ou mesmo o fiador...
    Estas "rendas antecipadas" de nada valem ao senhorio em caso de incumprimento.
  16.  # 137

Colocado por: Picareta
    Não é nada complicado. Recebe 6 meses de renda passa recibo relativo a seis meses de renda ou seis recibos (um para cada mês), se hoje recebe a renda de Fevereiro de 2015, passa um recibo relativo à renda do mês de Fevereiro de 2015.

Com "complicado" quis dizer "estranho", "fora da prática comum".
    Não vejo em que este sistema proteja o senhorio do incumprimento...
    •  
      Tyrande
    • 12 agosto 2014 editado

# 138

O senhorio nunca está 100% protegido do incumprimento.
    Quanto á questão de 6 meses depois "deixar o apartamento todo escavacado".
    O que isso tem a ver com o facto de pagar 6 meses adiantado?
    Se alguém for deixar o imóvel estragado, irá faze-lo pagando mês a mês, semestre a semestre...ou ano a ano.. é indiferente.
    Eu prefiro mil vezes pagar assim. Fico descansada (não tenho todos os meses de me lembrar de pagar a renda..lol.. é só duas vezes ao ano e tá arrumado o assunto..). O senhorio também fica descansado comigo.
    Normalmente antes de entregar a casa (um ou dois dias antes, mesmo antes de entregar a chave), convido sempre o senhorio a visitar o imóvel e ver se está alguma coisa mal. é claro que antes já arranjei o que precisava ser arranjado.
    Eles normalmente nem querem ir lá! Dizem que "não é preciso...sei que vai estar tudo bem.."

Por exemplo, na minha última casa tinha as paredes um pouco sujas e com buracos dos quadros. Tapei os buracos todos, pintei o apartamento todo. Quando o senhorio viu, disse que parecia novo.
    Minha resposta: "foi assim que me entregou, é assim que lhe devolvo"

Você já está a considerar toda a gente culpada em caso de dúvida!
    Pode parecer difícil, mas nem toda a gente quer lhe aplicar o "golpe"...
    • Delfim
    • 12 agosto 2014 editado

# 139

Cara Tyrande, a menina/senhora fala e age assim, porque de certeza absoluta dinheiro não é problema para si. Ora bem, pessoas como a sua existem uma em um milhão. Quando o dinheiro abunda, pouco custa ser sério e até dar umas gorjetas de vez em quando. O problema é que a maioria dos portugas vive sufocada e o inquilinos não podem ir nessa conversa, te quem exigir garantias.
  17.  # 140

Caro Ramiro Costa,

Os 900 euros foram negociados ou o candidato a inquelino não tentou negociar a renda?

Realmente t4 novos não constumam ser um bom negócio para renda. As tipologias mais baixas costumam ter melhores rentabilidades e de mais fácil aarrendamento.

hà uns anos atrás era um bom negócio para quase todos os senhorios já que a maior parte das casas valorizavam mesmo que não arrendadas. Agora é como outro negócio, dá apenas lucro quando bem gerido por alguém com jeito e disponibilidade para tal.

Uma empresa de gestão de arrendamentos séria pode ser uma opção interessante. Como recebem uma percentagem da renda acabam por ter mais incentivos a arranjar um bom arrendamento e não a arrendar a qualquer um, para além de poderem perder o cliente se o cliente considerar que a empresa não aagiu corretamente em algum arrendamento.

Concordo que a garantia bancária é uma das garantias mais interessantes a par de meses adiantados/ cauções. O fiador para além de ser uma garantia relativa, tem custos para executá-la, já que dificilmente irá pagar de bom grado.

0.0340 seg. NEW