Iniciar sessão ou registar-se
    • avf
    • 13 agosto 2014

# 41

Olá Jorgferr,
    A pergunta é para mim ou para o ALC?
  1.  # 42

Colocado por: avfOlá Jorgferr,
    A pergunta é para mim ou para o ALC?

Para o ALC uma vez que ele colocou as fotos da mesma :)
    • alc
    • 13 agosto 2014

# 43

Por alto quanto espera gastar na moradia e depois na moradia+tudo o resto (licenças, arranjos, alrquitecto, etc)?

A parte de arquitetos, licenças, furo, muros....... já paguei tudo, com tudo já gastei cerca de 16.000€, agora falta-me a bomba, ramal de eletricidade, com isto tudo devo gastar perto dos 20.000€.

Em termos de construção espero gastar 140.000€, mas depende das surpresas que me esperam durante a construção :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgferr
    • alc
    • 13 agosto 2014

# 44

Com os orçamentos que já tenho penso que vou conseguir, mas no fim é que se fazem as contas :D :D
    • alc
    • 13 agosto 2014

# 45

Se quiserem podem ir acompanhando o meu diário, que eu vou fazer tudo para estar o mais atualizado possivel https://forumdacasa.com/discussion/34641/7/inicio-da-construcao-da-minha-moradia-com-fotos-e-detalhes-de-custosorcamentosmateriais/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: avf
  2.  # 46

Colocado por: valtores

A minha tem cerca de 230m2 brutos, e duvido que fique por menos de 200 mil.
    E não tenho piso radiante nem piscina nem estou a contar com muros (largos milhares também), nem arranjos exteriores. Para tudo isto seriam mais uns 30 a 40 mil
    Concordam com este comentário:alc

E o piso radiante é algum luxo?
    Ou será que tem um custo assim tão exagerado, tendo em conta o conforto e a poupança energética que tem associado.
  3.  # 47

Colocado por: alcVou construir em Vila do Conde, é certo que o terreno ñ é grande, mas chega bem, e depois quanto maior fora a casa, mais cara fica a construção, mais se gasta depois a mobila-la, há mais para limpar, já nem para falar depois no IMI!!!

e sai bem caro aquecer e arrefecer muitos m2. A EDP agradece.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
    • alc
    • 13 agosto 2014 editado

# 48

Colocado por: pc ferreira

Ou será que tem um custo assim tão exagerado, tendo em conta o conforto e a poupança energética que tem associado.

Pode ser um bom investimento a longo prazo, mas o investimento inicial pode ser algo pesado para quem tem um orçamento curto.

Eu se tivesse dinheiro disponivel, talvez até optasse por esse investimento, mas os €€€ ñ esticam :D
  4.  # 49

O piso radiante, pelos preços que andei a sondar, ficaria a uns 12 a 15 mil euros para o meu caso. Se é caro ou não, depende do bolso de cada um.
      Poupança energética que tem associado? Olhe que aquilo não poupa assim tanto... usar o piso radiante sai bem caro todos os meses (há muitas discussoes aqui sobre isso). Com o AC faço a festa, e vou gastar bem menos em energia.

Claro que o conforto do piso radiante é muito superior, mas às vezes os €€ falam mais alto, sobretudo ponderando o custo mensal em electricidade para o manter ligado para ter esse conforto.
      Concordam com este comentário: alc
    •  # 50

Colocado por: alc

Pode ser um bom investimento a longo prazo, mas o investimento inicial pode ser algo pesado para quem tem um orçamento curto.

Eu se tivesse dinheiro disponivel, talvez até optasse por esse investimento, mas os €€€ ñ esticam :D

Investimento inicial pesado comparado com que?
    •  # 51

O piso radiante, pelos preços que andei a sondar, ficaria a uns 12 a 15 mil euros para o meu caso. Se é caro ou não, depende do bolso de cada um.
      Poupança energética que tem associado? Olhe que aquilo não poupa assim tanto... usar o piso radiante sai bem caro todos os meses (há muitas discussoes aqui sobre isso). Com o AC faço a festa, e vou gastar bem menos em energia.

Claro que o conforto do piso radiante é muito superior, mas às vezes os €€ falam mais alto, sobretudo ponderando o custo mensal em electricidade para o manter ligado para ter esse conforto.

Gasta menos energia com ar condicionado como? Explique-se la...
      Nota: também já li muita discussão dessas...
      • alc
      • 13 agosto 2014

# 52

Investimento inicial pesado comparado com que?

Comparado com uma pré-instalação de A/C por exemplo.
    •  # 53

Para isso compare com uma pre instalação de um chão radiante+isolamento térmico do pavimento+isolamento acústico.
    •  # 54

pc Ferreira, eu julgo que este caso não tem muita discussão a não ser a opinião de cada um e a forma de cada um usar os equipamentos.

Como provavelmente sabe, um piso radiante para ser eficaz tem que estar todo o dia ligado (portanto mesmo gastando pouco, o pouco que gasta é durante vários dias e noites seguidas). Se o desligar frequentemente, quando volta a ligar e até atingir a temperatura pretendida, vai gastar muito e durante muitas horas (por isso é que não é um equipamento para ligar e desligar todos os dias).

Ora, no caso do ar condicionado, embora tenha um consumo mais elevado, em 10 ou 15 minutos se atinge a temperatura pretendida (falo por exp propria).

Outra vantagem do AC que o torna obrigatorio para o meu caso, é que tambem arrefece, e no local onde estou preciso muito (geralmente estão mais 4 ou 5º do que em Lisboa, no Verão, e não corre aragem de vento, por isso é tipo forno no verão).

Tenho também recuperador de calor, que pretendo usar bastante no Inverno para aquecer a casa, o que torna o piso radiante mais uma vez um pouco desnecessário (e até aqui pretendo usar pouco o ar condicionado para aquecer, salvo momentos em que precise de um aquecimento rápido, e pra isso o piso radiante não serve).

O ideal? o ideal era ter dinheiro para tudo. Mas como não posso dispensar ar condicionado, e faço questão de ter lareira, ter um terceiro sistema, que ainda por cima ia aumentar a conta da luz em várias dezenas de euros todos os meses não me parece viável do ponto de vista financeiro.

Volto a dizer: o PR é o melhor sistema para aquecer, e não estou de todo a desvalorizar essa qualidade. Mas no meu caso não o iria usar frequentemente de certeza absoluta.
      Concordam com este comentário: alc
      • alc
      • 13 agosto 2014

# 55

Para isso compare com uma pre instalação de um chão radiante+isolamento térmico do pavimento+isolamento acústico.

Eu acho que isto ñ é uma questão se é bom, se ñ é bom, comparar com isto ou com aquilo, acho mesmo que é uma questão de ter ou ñ disponibilidade financeira para tal!!
      • alc
      • 13 agosto 2014

# 56

E no meu caso sim, pra mim considero um luxo!!!
    •  # 57

pc Ferreira, eu julgo que este caso não tem muita discussão a não ser a opinião de cada um e a forma de cada um usar os equipamentos.

Como provavelmente sabe, um piso radiante para ser eficaz tem que estar todo o dia ligado (portanto mesmo gastando pouco, o pouco que gasta é durante vários dias e noites seguidas). Se o desligar frequentemente, quando volta a ligar e até atingir a temperatura pretendida, vai gastar muito e durante muitas horas (por isso é que não é um equipamento para ligar e desligar todos os dias).

Ora, no caso do ar condicionado, embora tenha um consumo mais elevado, em 10 ou 15 minutos se atinge a temperatura pretendida (falo por exp propria).

Outra vantagem do AC que o torna obrigatorio para o meu caso, é que tambem arrefece, e no local onde estou preciso muito (geralmente estão mais 4 ou 5º do que em Lisboa, no Verão, e não corre aragem de vento, por isso é tipo forno no verão).

Tenho também recuperador de calor, que pretendo usar bastante no Inverno para aquecer a casa, o que torna o piso radiante mais uma vez um pouco desnecessário (e até aqui pretendo usar pouco o ar condicionado para aquecer, salvo momentos em que precise de um aquecimento rápido, e pra isso o piso radiante não serve).

O ideal? o ideal era ter dinheiro para tudo. Mas como não posso dispensar ar condicionado, e faço questão de ter lareira, ter um terceiro sistema, que ainda por cima ia aumentar a conta da luz em várias dezenas de euros todos os meses não me parece viável do ponto de vista financeiro.

Volto a dizer: o PR é o melhor sistema para aquecer, e não estou de todo a desvalorizar essa qualidade. Mas no meu caso não o iria usar frequentemente de certeza absoluta.

Primeiro, como ainda não leu tudo, um piso radiante não precisa de estar ligado 24 sobre 24.
      Segundo, em Lisboa como em todo Portugal, há sistemas que são suficientes para arrefecer.
      Agora há pisos radiantes e pisos radiantes.

Mas como diz e muito bem, não é assunto para este tópico.

Edit: se calhar não lhe apresentaram foi o sistema de piso radiante indicado para si.
    •  # 58

Valtorres, a ultima maquina que instalei foi bem pertinho de si e ligada num piso radiante arrefeceu a casa em 12 horas e gastou pouco mais de 12kwh, a casa e bem grandinha e quente.
      Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
    •  # 59

Colocado por: pc ferreiraEdit: se calhar não lhe apresentaram foi o sistema de piso radiante indicado para si.

se me pagar o sistema eu ponho e fico contente ;)
      como já disse, sem dúvidas que é a melhor opção.
      Mas quem já vai ter lareiras e ar condicionado, e não tem margem para PR, não vale a pena... são opções que se tomam.

Há quem não viva sem PR.
      Há quem não tenha dinheiro mas gostasse (eu).
      Há quem tenha dinheiro e instale, e diga que foi um gasto desnecessário (há desses por aqui no forum tambem) porque raramente o usa.

estou apenas a descrever e a justificar a minha opção por não o ter instalado. Não estou contra nenhuma das vantagens que aqui apresentam.
    •  # 60

Piso radiante
      Para q?
      Pensem no sol radiante.
      Moro bem a Norte, .. só pela disposição S/P, acendi a lareira 4/10 vezes ( em Dez/Jan ) e o aquecimento central, caldeira (4/6).
      Faz lembrar o aspirador central.
      Certas "coisas" são importadas dos países do norte em que efectivamente o exterior é frio.
      Cmps!
      Nota: A lareira espero acender +++
      Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro

0.0224 seg. NEW