Colocado por: avfOlá Jorgferr,
A pergunta é para mim ou para o ALC?
Por alto quanto espera gastar na moradia e depois na moradia+tudo o resto (licenças, arranjos, alrquitecto, etc)?
Colocado por: valtores
A minha tem cerca de 230m2 brutos, e duvido que fique por menos de 200 mil.
E não tenho piso radiante nem piscina nem estou a contar com muros (largos milhares também), nem arranjos exteriores. Para tudo isto seriam mais uns 30 a 40 milConcordam com este comentário:alc
Colocado por: alcVou construir em Vila do Conde, é certo que o terreno ñ é grande, mas chega bem, e depois quanto maior fora a casa, mais cara fica a construção, mais se gasta depois a mobila-la, há mais para limpar, já nem para falar depois no IMI!!!
Colocado por: pc ferreira
E o piso radiante é algum luxo?
Ou será que tem um custo assim tão exagerado, tendo em conta o conforto e a poupança energética que tem associado.
Colocado por: pc ferreiraE o piso radiante é algum luxo?
Ou será que tem um custo assim tão exagerado, tendo em conta o conforto e a poupança energética que tem associado.
Colocado por: alc
Pode ser um bom investimento a longo prazo, mas o investimento inicial pode ser algo pesado para quem tem um orçamento curto.
Eu se tivesse dinheiro disponivel, talvez até optasse por esse investimento, mas os €€€ ñ esticam :D
O piso radiante, pelos preços que andei a sondar, ficaria a uns 12 a 15 mil euros para o meu caso. Se é caro ou não, depende do bolso de cada um.
Poupança energética que tem associado? Olhe que aquilo não poupa assim tanto... usar o piso radiante sai bem caro todos os meses (há muitas discussoes aqui sobre isso). Com o AC faço a festa, e vou gastar bem menos em energia.
Claro que o conforto do piso radiante é muito superior, mas às vezes os €€ falam mais alto, sobretudo ponderando o custo mensal em electricidade para o manter ligado para ter esse conforto.Concordam com este comentário:alc
Investimento inicial pesado comparado com que?
Comparado com uma pré-instalação de A/C por exemplo.
Comparado com uma pré-instalação de A/C por exemplo.
Para isso compare com uma pre instalação de um chão radiante+isolamento térmico do pavimento+isolamento acústico.
pc Ferreira, eu julgo que este caso não tem muita discussão a não ser a opinião de cada um e a forma de cada um usar os equipamentos.
Como provavelmente sabe, um piso radiante para ser eficaz tem que estar todo o dia ligado (portanto mesmo gastando pouco, o pouco que gasta é durante vários dias e noites seguidas). Se o desligar frequentemente, quando volta a ligar e até atingir a temperatura pretendida, vai gastar muito e durante muitas horas (por isso é que não é um equipamento para ligar e desligar todos os dias).
Ora, no caso do ar condicionado, embora tenha um consumo mais elevado, em 10 ou 15 minutos se atinge a temperatura pretendida (falo por exp propria).
Outra vantagem do AC que o torna obrigatorio para o meu caso, é que tambem arrefece, e no local onde estou preciso muito (geralmente estão mais 4 ou 5º do que em Lisboa, no Verão, e não corre aragem de vento, por isso é tipo forno no verão).
Tenho também recuperador de calor, que pretendo usar bastante no Inverno para aquecer a casa, o que torna o piso radiante mais uma vez um pouco desnecessário (e até aqui pretendo usar pouco o ar condicionado para aquecer, salvo momentos em que precise de um aquecimento rápido, e pra isso o piso radiante não serve).
O ideal? o ideal era ter dinheiro para tudo. Mas como não posso dispensar ar condicionado, e faço questão de ter lareira, ter um terceiro sistema, que ainda por cima ia aumentar a conta da luz em várias dezenas de euros todos os meses não me parece viável do ponto de vista financeiro.
Volto a dizer: o PR é o melhor sistema para aquecer, e não estou de todo a desvalorizar essa qualidade. Mas no meu caso não o iria usar frequentemente de certeza absoluta.Concordam com este comentário:alc
Colocado por: pc ferreiraEdit: se calhar não lhe apresentaram foi o sistema de piso radiante indicado para si.