Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: avfSistema de aquecimento e arrefecimento com piso radiante,

    Para arrefecer deve usar ventilo-convectores e não piso radiante que embora possa arrefecer um pouco nunca é a mesma coisa !

    Colocado por: alcEntra água pela caixilharia, estores que ñ abrem/fecham bem, portas que ao abrir quase que caem............

    Em Aluminio ou PVC ? Há aluminios muito fracos !

    Colocado por: valtoresVolto a dizer: o PR é o melhor sistema para aquecer,


    Tem a certeza ? e se eu lhe disser que a maioria das pessoas que os têm não os usam ?
    E se eu disser que estou farto de ver instalarem recuperadores para aquecer em casas que não ligam o piso radiante ?
    Quem tiver massa pode instalar todos os sistemas mas deve sempre instalar AC para arrefecer e de preferência com condutas .

    Colocado por: m.arqPiso radiante
    Para q?
    Pensem nosol radiante.

    Hora aqui está o melhor sistema para aqueçer ... Mas para isso é preciso saber fazer bons projectos .

    Colocado por: m.arqFaz lembrar oaspirador central.


    Que alguns instalam a libertar o pó para as caves em vez de ligar o tubo de exaustão ao exterior mesmo quando os manuais aconselham ...
    Concordam com este comentário: avf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: avf
  2.  # 62

    Colocado por: avfLanço novamente o repto de indicação de um bom arquitecto na área de setúbal/montijo/alcochete????


    daquilo que tenho visto in loco (porque sou da zona deles e apesar de eles nao me conhecerem eu conheço minimamente o trabalho deles), aconselho a contactar o Gabinete OP... que inclusive ja comentou o seu post!

    Nao quer dizer que tenha que fechar negocio com eles....mas pelo menos aconselho-a a contacta-los!
    Concordam com este comentário: xana, Jorge_Gonçalves, valtores, avf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gabinete OP, avf
    • AXN
    • 14 agosto 2014

     # 63

    Colocado por: Jorge Santos - FaroEm Aluminio ou PVC ? Há aluminios muito fracos !


    E nem só. Há também foristas que emitem opiniões muitos fracas.
    Concordam com este comentário: PatSil, Anonimo16062021
  3.  # 64

    Colocado por: Jorge Santos - FaroPara arrefecer deve usar ventilo-convectores e não piso radiante que embora possa arrefecer um pouco nunca é a mesma coisa !


    Colocado por: Jorge Santos - FaroTem a certeza ? e se eu lhe disser que a maioria das pessoas que os têm não os usam ?
    E se eu disser que estou farto de ver instalarem recuperadores para aquecer em casas que não ligam o piso radiante ?

    e destes quais são os que estam bem instalados?

    diga antes que existem poucos bem concebidos e instalados.

    Colocado por: Jorge Santos - Faroinstalar AC para arrefecer e de preferência com condutas .

    o vulgar AC somente é solução se não puder\conseguir instalar outra melhor, ou precise de muita potencia de arrefecimento por falha de projecto.
  4.  # 65

    Colocado por: AXNE nem só. Há também foristas que emitem opiniões muitos fracas.


    Isso é uma verdade, assim como há quem tenha compreenção lenta, quem use varios nicks e quem só porque é conheçido de um grupo ataque tudo o que é contra a mantilha ...
    É por isso que eu gostos dos foruns ... Há liberdade para cada um dizer o que entender ou para postar coisas que nada acrescentam.
    Mas o que há mais por aí é uma maioria silenciosa que não papa grupos que nada diz mas que lei muito e está atenta .

    Colocado por: jorgealveso vulgar AC somente é solução se não puder\conseguir instalar outra melhor, ou precise de muita potencia por falha de projecto.

    Bem eu acredito que consiga minimamente arrefecer uma casa se o projecto for bem feito, como aliás um forista tem e já o disse ( Pedro Azevedo se não estou em erro ) Será que usou capoto e tecto isolado por cima ? Ou tem um isolamento pelo interior ?
    Tem 25 º em casa com piso arrefecido ( Não chamo radiante porque o fri não irradia ) Mas note que eu tenho 25 º em casa normalmente no verão e tenho um isolamento de origem que é apenas caixa de ar ...

    O que eu vejo no meu dia a dia são falhas de projectos, pois com temperaturas de 44 graus dentro de casa, é impossível arrefecer com piso radiante pela razão que se o calor irradia o frio não irradia como sabemos ... Tem a ver com a onda magnética não é ?
    Ou com as leis da termodinâmica .

    Jorge Alves, eu ando em casas de todo o género e algumas bem grandes... A maioria está a usar Ac por condutas ... Algumas usam Ac por condutas, e piso radiante eléctrico ...
    Muitas estão a usar piso para aquecer e Condutas para arrefecer. Estarão a fazer mal ?
    Se me disser que uma casa com o piso arrefecido e com um sistema de ventilação mecanica centralizado em que não há perdas por renovação do ar e sem grandes perdas, consegue arrefecer uma casa ... Eu acredito !
    Mas se me disse que arrefece uma casa no Algarve que não tenha VMC eu tenho as minhas duvidas, pois basta a renovação obrigatória do ar de uma moradia para dar logo cabo do equilíbrio ou não ?
  5.  # 66

    Colocado por: Jorge Santos - FaroBem eu acredito que consiga minimamente arrefecer uma casa se o projecto for bem feito, como aliás um forista tem e já o disse ( Pedro Azevedo se não estou em erro ) Será que usou capoto e tecto isolado por cima ? Ou tem um isolamento pelo interior ?
    Tem 25 º em casa com piso arrefecido

    já coloquei fotos de uma maquina que instalei numa moradia bem quentinha no verão que tem piso radiante e isolamento térmico do melhor (paredes exteriores com bloco ITONG e caixa de ar) e aparentemente muito bem feito,

    o problema é que o calor gerado no interior pela ocupação do espaço não tem maneira de sair e na zona como durante a noite as temperaturas também não têm baixado quase nada, faz com que a casa mesmo bem isoalda tenha temperaturas interiores de mais de 30ºc no piso superior e 28ºc no piso inferior, com o sistema arrefecer no espaço de +-6 horas a temperatura interior passou para os 25ºc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: avf
  6.  # 67

    Colocado por: Jorge Santos - FaroJorge Alves, eu ando em casas de todo o género e algumas bem grandes

    eu também ando em muitas casas e até faço tudo isso que diz na climatização,

    tanto instalo split´s murais como split´s de condutas ou unidades bem grandes também de condutas ainda no mês passado instalei uma central de condutas com renovação automática de ar com 50Kw de potencia termica,

    mas isso não faz com que seja a melhor das soluções e muito menos a unica,
  7.  # 68

    Colocado por: jorgealvescom o sistema arrefecer no espaço de +-6 horas a temperatura interior passou para os 25ºc.

    Em si acredito, Não tenha duvidas ! Mas eu em 15 minutos passo a sala de 25 º para 20 º com qualquer AC ...
    Os custos para mander a casa fresca tem depois a ver com a energia útil ou seja a produzida menos a de perdas .
    Se as perdas forem muitas o piso tem que estar quase sempre ligado... Mas o Ac basta ligar quando se precisa e na divisão que queremos ... Por isso é que quase todas a pessoas aqui na zona acabam por instalar um AC...

    Colocado por: jorgealvesunidades bem grandes também de condutas ainda no mês passado instalei uma central de condutas com renovação automática de ar

    Eu sei que instala grandes maquinas ... Mas não está a querer dizer que estas boas maquinas que instala não são muito mais eficiente do que o piso ?
    Desafiar as leis da física não é para qualquer um :-)
  8.  # 69

    Colocado por: Jorge Santos - FaroMas não está a querer dizer que estas boas maquinas que instala não são muito mais eficiente do que o piso ?

    você tem algumas dificuldades em perceber que um AC produz\retira muita energia em pouco tempo e um sistema embebido ou radiante liberta a mesma ou mais energia em muito tempo,

    ora se a energia é a potencia vezes o tempo e se os equipamentos são mais eficientes na media carga em que por exemplo apresentam COP a rondar os 6, enquanto que o mesmo equipamento na carga máxima apresenta cop a rondar os 4, pora se eu conseguir ter o equipamento sempre nesta faixa vou ter um alta eficiencia com um baixo consumo, e com a vantagem de não precisar de andar a ligar e desligar o equipamento, mas também o posso fazer só que nesse caso o consumo seria maior porque o equipamento já ia para a zona de menor eficiencia,

    só assim se consegue chegar a estes valores de consumos e débitos anuais,
      2014-04-26 16.37.56.jpg
  9.  # 70

    Colocado por: Jorge Santos - FaroEm si acredito,

    o cliente em causa anda cá pelo forum e eu lancei-lhe o repto dele postar a experiência quando estiver tudo devidamente instalado e afinado, neste momento ainda falta terminar uns detalhes.
  10.  # 71

    Colocado por: jorgealvesvocê tem algumas dificuldades em perceber que um AC produz\retira muita energia em pouco tempo e um sistema embebido ou radiante liberta a mesma ou mais energia em muito tempo,

    Eu ? à anos que ensino isso :-)
    É precisamente a rapidez da propagação que é a vantagem dos AC ... E só com essa rapidez nos podemos dar ao luxo de ligar e desligar não concorda?

    Em piso radiante o frio é uma coisa e calor é outra "apenas" por causa do meio de propagação. ( Leis de termodinafica ) a energia vai sempre no sentido do quente para o frio... No piso quente o ar quente sobe o frio não sobe ! Só arrefece em contado directo com o quente o que faz com que leve essas 6 horas que referiu ... Não concorda ?
    Olhe o melhor é meterem os sistemas todos, pois o mais caro é a bomba de calor ... Assim podem possuir o melhor dos dos mundos !
  11.  # 72

    Colocado por: Jorge Santos - Faro
    Eu ? à anos que ensino isso :-)
    É precisamente a rapidez da propagação que é a vantagem dos AC ... E só com essa rapidez nos podemos dar ao luxo de ligar e desligar não concorda?

    Em piso radiante o frio é uma coisa e calor é outra "apenas" por causa do meio de propagação. ( Leis de termodinafica ) a energia vai sempre no sentido do quente para o frio... No piso quente o ar quente sobe o frio não sobe ! Só arrefece em contado directo com o quente o que faz com que leve essas 6 horas que referiu ... Não concorda ?
    Olhe o melhor é meterem os sistemas todos, pois o mais caro é a bomba de calor ... Assim podem possuir o melhor dos dos mundos !



    sim o AC é muito rapido a fazer frio ou calor..... mas assim que o desliga esse mesmo frio ou calor é muito rapido a desaparecer. e nao vejo vantagem alguma em AC.....

    Mas isto é a minha opiniao que nao sou tecnico de nada! foi a vida que me foi ensinando!
    Concordam com este comentário: pc ferreira, Anonimo16062021
  12.  # 73

    Colocado por: m.arqPiso radiante
    Para q?
    Pensem nosol radiante.
    Moro bem a Norte, .. só pela disposição S/P, acendi a lareira 4/10 vezes ( em Dez/Jan ) e o aquecimento central, caldeira (4/6).
    Faz lembrar oaspirador central.
    Certas "coisas" são importadas dos países do norte em que efectivamente oexterior é frio.
    Cmps!
    Nota: A lareira espero acender +++
    Concordam com este comentário:Jorge Santos - Faro


    Bem...é melhor nem comentar!!!
  13.  # 74

    A minha casa também nao precisa de equipamentos extra para arrefecer ou aquecer a casa.
    A temperatura é muito constante no interior e só no inverno em dias realmente muito frios necessita da lareira.
  14.  # 75

    Colocado por: valtoresAlc, 230m2 por 160 mil vai ser uma proeza conseguir, mas boa sorte! Se você consegue também vou fazer um esforço eheheh
    Concordam com este comentário:alc


    Duvido que o consiga, por muito que se corte nos materiais acho muito difícil 230m2 por 160.000 €.
  15.  # 76

    Colocado por: valtores

    A minha tem cerca de 230m2 brutos, e duvido que fique por menos de 200 mil.
    E não tenho piso radiante nem piscina nem estou a contar com muros (largos milhares também), nem arranjos exteriores. Para tudo isto seriam mais uns 30 a 40 mil
    Concordam com este comentário:drodrigues,alc


    Eu tenho a certeza que não vais construir por menos de 200.000 €, conta com valores mais próximos dos 300.000 € (incluíndo IVA), Um Abraço :)
    • alc
    • 14 agosto 2014

     # 77

    Colocado por: drodrigues

    Eu tenho a certeza que não vais construir por menos de 200.000 €, conta com valores mais próximos dos 300.000 € (incluíndo IVA), Um Abraço :)


    300mil??? Está a exagerar um bocado!!!!
    Concordam com este comentário: avf
  16.  # 78

    Colocado por: alc

    300mil??? Está a exagerar um bocado!!!!


    Estou, depois quando começar a construir, voltamos a falar :)

    Eu disse 300.000 € incluíndo IVA o que dá +/- 244.000 € + IVA
    • alc
    • 14 agosto 2014

     # 79

    1300€/m2 ?? Acho um exagero, mas lá está, depende do tipo de construcao, mas para esse valor penso que tem que ser tudo material de topo!!
    Concordam com este comentário: avf
  17.  # 80

    Colocado por: drodrigues

    Eu tenho a certeza que não vais construir por menos de 200.000 €, conta com valores mais próximos dos 300.000 € (incluíndo IVA), Um Abraço :)


    300.000? Bolas!

    Eu nem vou ter grandes luxos, so duas wc's, a cozinha não vai ser cara (ja tenho valores).
    Tu não me assustes.... De onde vem os 1300€ por m2?
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, avf
 
0.0314 seg. NEW