Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: joedualmarai vai
      20141108_154201.jpg

Boas

Trabalha com a caldeira sem o regulador automático de temperatura?
  2.  # 2

Colocado por: joedualmarpoderia ser a causa?
    sem duvida!
    Concordam com este comentário: jorgealves
  3.  # 3

sim, nao coloquei o regulador, é necessário?
  4.  # 4

tenho o regulador mas falta-me os acessórios
  5.  # 5

Já agora alguém sabe onde é possivel adquirir os acessórios que faltam no regulador, parece-me um ferro e uma corrente, acham que poderei fazer isso eu?
    obrigado
  6.  # 6

Já agora mais uma ajuda se for possível, o que preciso de ter para manter as duas bombas ligadas em caso falte a luz? obrigado
  7.  # 7

Colocado por: joedualmarJá agora alguém sabe onde é possivel adquirir os acessórios que faltam no regulador, parece-me um ferro e uma corrente, acham que poderei fazer isso eu?
    obrigado

Obrigado já solicionei o problema, com uns acessórios que tinha por aqui. Agora precisava de ajuda para solucionar o problema no caso falte a luz manter as duas bombas circuladoras ligadas? obrigado
  8.  # 8

Colocado por: joedualmar

Obrigado já solicionei o problema, com uns acessórios que tinha por aqui. Agora precisava de ajuda para solucionar o problema no caso falte a luz manter as duas bombas circuladoras ligadas? obrigado
    e regulou bem o regulador de combustão?
  9.  # 9

eu coloquei-o lá, está abrir e fechar conforme baixo ou subo no manipulo, tenho que fazer mais alguma coisa?!
  10.  # 10

Sim tem, s for o k estou a pensar é um regulador automatico e entao tem k ser regulado para dp funcionar automaticamente!
  11.  # 11

eu coloquei e regulei agora, conforme a temperatura do termostato de imersão que ativa a bomba quando chegar aos 45º, quando baixar a temperatura, ou seja de manhã a água estará abaixo dos 40º, a porta de tiragem deve estar em baixo?? o regulador é da Roca. Não faço a menor ideia se é automático ou não :(obrigado
    • MDA
    • 15 novembro 2014

# 12

Em cima!!
    Quanto mais fria mais ar precisa, para acelerar a combustão, quando aquece é que tem que lhe retirar ar para optimizar o rendimento.
    Frio para cima, aberto, quente para baixo, mais fechado.
  12.  # 13

Sim entendi, mas quando regulo no regulador de tiragem para o minimo de 30º graus (vermelho), fecha a porta toda, quando aumento no regulador de tiragem a porta vai abrindo?! está correto ou não vai ao encontro que o MDA disse?! obrigado
  13.  # 14

tem que regular isso com a caldeira ligada não se regula a olhometro! aberto quando esta abaixo da temperatura que pretende e fechado quando esta acima, nao basta rodar o manipulo
  14.  # 15

Boas

Eu todos os anos faço ligeiros acertos na minha p30.

Com a caldeira a queimar se a agua está a 50º, o regulador vai estar com a indicação de 50º com a portinhola fechada.

Quando começa a queimar 24h sob 24h mantenho a porta sempre fechada e o regulador de tiragem na saída na 3ª posição fechado.. Por norma só queimo pinheiro. Desta forma consigo controlar a temperatura.

Quando está neste modo de queima faço 3 a 4 cargas por dia. Uma de manhã por volta das 07h30, outra às 13h, outra por volta das 18h e uma ultima às 20h30. Isto no meu caso que tenho radiadores e um deposito de 300l para AQS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joedualmar
  15.  # 16

sim mas para fazer isso teve que o regular 1º certo?
  16.  # 17

Esta questão da regulação do ar para combustão ainda não percebi bem...

Colocado por: MDAEm cima!!
    Quanto mais fria mais ar precisa, para acelerar a combustão, quando aquece é que tem que lhe retirar ar para optimizar o rendimento.

O que é que acontece com o ar aberto, que "vai diminuir" o rendimento? ou visto do outro lado, porque é que fechar o ar, vai aumentar o rendimento?
  17.  # 18

Colocado por: bodrelhosEsta questão da regulação do ar para combustão ainda não percebi bem...

O que é que acontece com o ar aberto, que "vai diminuir" o rendimento? ou visto do outro lado, porque é que fechar o ar, vai aumentar o rendimento?

Ar aberto (porta aberta) aumenta a combustão, logo aumenta a temperatura. Ao fechar o ar, vai diminuir a combustão logo vai diminuir a temperatura. Para regular, ponha a caldeira em funcionamento com a porta subida, quando a mesma atingir a temperatura que pretende, ponha o regulador de combustão nessa temperatura e regule a corrente de forma a que a porta esteja fechada, para evitar a subida descontrolada da temperatura. Como cortou ar à combustão, a temperatura da caldeira vai começar a descer e a porta vai começar a abrir justamente para avivar de novo a combustão. Mesmo depois de efectuar este procedimento, é natural que tenha que dar mais uma afinaçãozita na corrente até a caldeira ter o comportamente que deseja, ou seja ter a temperatura +- estabilizada em redor da temperatura de funciomaneto que pretende.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  18.  # 19

neste momento ainda n consegui regular a minha, até porque fica muito tempo só a moer, talvez deva ser da lenha, é eucalipto e n está bem seca, será por isso? se eu a carregar ao máximo ao fim de algum tempo apaga-se...
  19.  # 20

Colocado por: joedualmaré eucalipto e n está bem seca, será por isso?

Gastar lenha húmida (eucalipto ou outra), é um desperdício de combustível.
    A lenha vai ficar ali a moer, com o lume a enxugar a humidade em vez de aquecer o ambiente. No fim a lenha acaba-se e calor nem vê-lo.

Até então, tenho tido sempre lenha com dois/três anos de secagem em ambiente enxuto.
    Mas este ano, deixei acabar a lenha e para este Inverno estou a gastar lenha que comprei no Verão. Não é a mesma coisa!!! Apesar de ter passado os dias quentes de Verão ao sol e arrumada antes da chuva vir em força, nota-se que ainda não está bem seca. Dou conta disso no tempo que a chama demora a tomar a lenha.

Abri um tópico sobre o assunto da secagem da lenha.
    Concordam com este comentário: jcaiado

0.0239 seg. NEW