Iniciar sessão ou registar-se
    • LuB
    • 24 outubro 2014 editado

     # 141

    Intervenção Cubana em Angola. Muito desinteressada...
    Será que também para lá foram com o pretexto de combater alguma epidemia?
    https://www.facebook.com/organizacaodecombateacorrupcao/posts/468776093192891
    • LuB
    • 24 outubro 2014 editado

     # 142

    Se me está a tentar colar a uma ideologia comunista... pode poupar o latim.
    Sem rodeios estou-me a **** para o Estaline, o Lenine e todos os amigos. De ditadores mortos não preocupo eu. Dos que matam todos os dias, sim.


    Estou a ver... Preocupa-se com os que "matam todos os dias" mas tenta deixar ficar de fora "os que matam todas as noites"... Estará concerteza a precisar de acender alguma luz....
    Ora se o acuso de ser sectário, cá tenho as minhas razões... você só vê aquilo que serve os seus intentos propagandistas.

    Pela minha parte, critico as intervenções militares dos países desenvolvidos no terceiro mundo, venham elas de onde vierem, sempre que veja nelas motivações condenáveis relacionada com interesses de exploração e domínio dos autóctones.

    Nem estaria aqui a argumentar se não tivesse sido posto em causa o direito e o dever que temos de enviar ajuda aos países em situações de crise. Se a ajuda é feita por Militares, Médicos, Enfermeiras, cidadãos que fazem donativos ou encetam campanhas de ajuda, pouco me importa. O que me arrepia é ver gente a aproveitar a ocasião para entrar em demagogias.
  1.  # 143

    Como me estou a **** para Pinochets, Pol pots, Hitlers.....
  2.  # 144

    Intervenção Cubana em Angola. Muito desinteressada...
    Será que também para lá foram com o pretexto de combater alguma epidemia?


    Fico à espera dos seus esclarecimentos sobre o assunto mas, por favor, poupe-me à propaganda boçal e primária do género desse texto que cita. Aproveite e fale da intervenção americana que, sob a capa de apoio à FNLA, patrocinou a invasão de Angola por unidades do exército zairense e mercenários de várias origens, entre os quais portugueses comandados por um oficial do exército português, o coronel Santos e Castro. Fale das várias invasões sul-africanas, consentidas e patrocinadas pelos EUA. Explique que o contingente militar cubano só atingiu os números referidos no artigo que cita porque só com esse reforço foi possível parar o ataque das forças sul-africanas a Cuito Cuanavale. Fale da forma como essas forças cubanas impediram essa invasão e obrigaram os sul- africanos a retirar da Namíbia, o que se recusavam a fazer ainda que a própria ONU aprovasse resoluções nesse sentido, que a África do Sul se recusava a cumprir. Já viu a ironia? Os soldados cubanos a garantirem o cumprimento de uma resolução da ONU? Aproveite a ocasião e explique como é que foi possível que fossem os soldados cubanos a defender as instalações petrolíferas americanas em Angola, ameaçadas pela UNITA. Se isso não chegar explique porque é que na década de 80 os únicos médicos ou enfermeiros que se podiam encontrar na vastidão do interior angolano eram cubanos, e asseguravam os únicos cuidados de saúde disponíveis, a maior parte das vezes vivendo em condições inenarráveis.
    A intervenção cubana foi desinteressada? Claro que não, mas teve um contributo bem mais positivo que a intervenção americana, sul-africana ou zairense – ou soviética. Já agora, se a intervenção cubana teve muitos defeitos – e eu acho que teve muitos – desmantelar as fábricas e equipamentos para levar parta Cuba não foi um deles, é apenas mais um mito de quem usa a propaganda como arma. Qualquer pessoa que tenha lá vivido nessa altura poderá confirmar isso – e eu estava lá.
    Suponho que tudo isto lhe passa ao lado, pelo que sugiro que se limite a falar do que sabe e não do que gosta de ler em artigos da treta do Facebook. Por fim, e para que conste: não sou comunista nem defensor do regime cubano ou angolano, cujo fim espero com alguma ânsia
    • LuB
    • 25 outubro 2014 editado

     # 145

    Fico à espera dos seus esclarecimentos sobre o assunto mas, por favor, poupe-me à propaganda boçal e primária do género desse texto que cita.


    A opinião do autor que citei, não me mereceu um epíteto de boçal... tal como não chamarei boçal à sua intervenção ...
    Trata-se do depoimento em primeira pessoa, feito por um Jornalista Angolano de esquerda, alegadamente do PC, que esteve preso em Angola, provavelmente por não concordar com a política seguida no seu país. Talvez daí o tom de crítica extrema que ele assume...

    Fale da forma como essas forças cubanas impediram essa invasão e obrigaram os sul- africanos a retirar da Namíbia, o que se recusavam a fazer ainda que a própria ONU aprovasse resoluções nesse sentido, que a África do Sul se recusava a cumprir. Já viu a ironia? Os soldados cubanos a garantirem o cumprimento de uma resolução da ONU? Aproveite a ocasião e explique como é que foi possível que fossem os soldados cubanos a defender as instalações petrolíferas americanas em Angola, ameaçadas pela UNITA. Se isso não chegar explique porque é que na década de 80 os únicos médicos ou enfermeiros que se podiam encontrar na vastidão do interior angolano eram cubanos, e asseguravam os únicos cuidados de saúde disponíveis, a maior parte das vezes vivendo em condições inenarráveis.


    Quanto ao artigo que o irritou, como deve saber não foi escrito por mim portanto se quiser esclarecimentos peça-os ao autor...!
    Também não vejo motivo para me exigir que fale, de um assunto que pelos vistos tão bem conhece.

    Mas já agora não sou indiferente a estes assuntos, e tenho a minha opinião obviamente baseada naquilo que conheço, pela análise não só deste caso mas de tantos outros que ocorreram com várias nações, e em várias épocas, (eu diria que desde o começo do mundo). Sempre que os exércitos invadiram/ocuparam outras nações, sempre o fizeram com pretextos "válidos" apenas aos olhos de quem queria aumentar o seu poderio... E, nisto não excluo ninguém: Nem Americanos nem Ingleses, nem Alemães nem Russos... Todos o fizeram já, em algum momento da história. É a ganância humana...
    Sendo que desconfio à partida das benesses conseguidas à custa de sangue derramado por inocentes, e das boas acções dum exercito que se instala num país estrangeiro com de 60 mil combatentes para ajudar durante mais de uma década. O seu objectivo (não confessado...), era manter o domínio sobre aquela região, e as coisas que refere como "êxitos de guerra" podiam ter sido conseguidos por uma adequada negociação entre as partes, que encerraria o conflito. Mas isso não convinha aos poderes instalados

    Aproveite e fale da intervenção americana que, sob a capa de apoio à FNLA, patrocinou a invasão de Angola por unidades do exército zairense e mercenários de várias origens, entre os quais portugueses comandados por um oficial do exército português, o coronel Santos e Castro. Fale das várias invasões sul-africanas, consentidas e patrocinadas pelos EUA. Explique que o contingente militar cubano só atingiu os números referidos no artigo que cita porque só com esse reforço foi possível parar o ataque das forças sul-africanas a Cuito Cuanavale


    A guerra foi desde o seu início encorajada por interesses de várias forças políticas, nomeadamente: URSS; Cuba, Àfrica do Sul, EUA. Mercenários houve muitos e não eram só portugueses...
    Um tal choque de interesses, acabou por levar a um confronto duradouro de várias forças no terreno: MPLA/UNITA/FNLA. Esta infelicidade que sugou as forças do povo de Angola até à exaustão poderia ter sido extinta prematuramente se tivesse havido vontade política... mas não houve. O seu prolongamento ficou a dever-se a uma recusa sistemática de negociações. Curiosamente essas negociações tentadas primeiro por Agostinho Neto (que por isso terá caído em desgraça junto da URSS) e mais tarde pelo seu sucessor, José Eduardo os Santos, (falo das tentativas de acordo do Sal, e tantas outras sucessivamente marcadas e desmarcadas...) foram sempre boicotados pela dupla Cubanos/Soviéticos, que não estavam nada interessados em sair de Angola... Na verdade sendo precisos pelo menos dois para dançar o Tango, há uns que não largam o bailarico...

    Mas as consequências da intervenção não terão acabado com o fim da guerra... é que o poder político que apadrinharam e mantiveram no poder, tem-se eternizado e não me merece qualquer simpatia. Na verdade não sei como seria o actual sistema governativo em Angola se os estrangeiros não tivessem ido para lá degladiar-se ... O que é um facto é que a governação que lá deixaram se tem mostrado incapaz de acabar com a miséria da população, apesar de Angola ser um dos países mais ricos de Àfrica, pois os seus recursos naturais infelizmente apenas têm servido para enriquecer alguns corruptos.
    Não tendo estado lá, não posso testemunhar, nem discutir todas essas maravilhas de que fala. Acredito contudo que algumas coisas boas tenham ocorrido durante a estadia... Ajuda médica, protecção de estruturas. Normalmente acontece e até faz parte de um conjunto e medidas que são necessárias para granjear apoios e legitimar a intervenção...

    Suponho que tudo isto lhe passa ao lado, pelo que sugiro que se limite a falar do que sabe e não do que gosta de ler em artigos da treta do Facebook. Por fim, e para que conste: não sou comunista nem defensor do regime cubano ou angolano, cujo fim espero com alguma ânsia


    Não estou interessada em continuar a comentar este tema com quem o trata de uma forma sarcástica. Também não precisa de me recomendar que fale penas do que conheço...
    Posso não saber muito mas sei algumas coisas que pelos vistos não se apercebeu enquanto lá esteve...

    É que, por acaso, tive ocasião de verificar quanto os Cubanos eram detestados por uma parte da população de angola. Um sentimento que nem é de estranhar quando se sente o incómodo criado por exercito de 60.000 homens que lhes invadiu a casa.
    Pela minha formação como professora especializada numa dada área, tive ocasião de privar com uma turma de professores Angolanos do ensino secundário que vieram a portugal para receber formação, ao abrigo de um acordo internacional para o desenvolvimento de Angola. Digo-lhe que, durante as conversas informais que fui tendo com eles, no intervalo as aulas, me apercebi de que não só tinham ódio aos cubanos, que consideravam invasores sempre prontos a espiar e a manipular a população, como não viam a hora e os ver pelas costas... Consideravam-nos responsáveis por muitas das desgraças que os afligiam. Tinham mesmo MEDO de falar, e de se meter em política, e diziam que se dissessem lá o que nos diziam aqui, eram despedidos imediatamente!

    Quanto à afirmação de que "fui buscar o artigo ao facebook" não está a acertar... Não vou há vários anos ao Facebook. O artigo surgiu-me através do motor de busca quando digitalizei
    "intervenção Cubana em Angola".
  3.  # 146

    A opinião do autor que citei, não me mereceu um epíteto de boçal... tal como não chamarei boçal à sua intervenção .

    Pois eu acho boçal a argumentação do indivíduo. Não classifiquei a sua, classifiquei a dele mas se quiser classificar a minha de boçal esteja á vontade.

    Quanto ao artigo que o irritou, como deve saber não foi escrito por mim portanto se quiser esclarecimentos peça-os ao autor...!


    Está enganada, não me irritam essas coisas, nem isso vem ao caso. Se peço esclarecimentos a si é porque foi você quem usou o artigo como argumento fazendo dele o seu argumento. Parece-me lógico que conheça bem os argumentos que usa.
    Quanto ao que diz sobre Cuba querer dominar Angola e que as coisas se deviam ter resolvido através de negociações, devia informar-se melhor. Caso o fizesse teria ficado a saber que foi precisamente isso que aconteceu com a assinatura dos acordos de Nova Iorque em que ficou estabelecido que os cubanos e os sul-africanos se retirariam de Angola. Os cubanos fizeram-no de imediato ao contrário dos sul-africanos que continuaram por lá, pelo que o seu argumento cai por terra.

    Não tendo estado lá, não posso testemunhar, nem discutir todas essas maravilhas de que fala.

    Sabe, é feio por na boca dos outros palavras que não disseram. Diga lá que maravilhas mencionei eu e onde. Mencionei um aspecto positivo, o facto de os médicos cubanos (falei em médicos, não em militares) serem quase o único garante da pouca assistência médica que era prestada às populações do interior, onde eles próprios viviam em condições que poucos aceitariam. E não precisa de me alertar sobre a falta de liberdade em Angola, ontem e hoje. Conheci-a bem, era impossível não ver isso, quer nas zonas controladas pelo governo quer nas zonas controladas pela UNITA. Aliás, se em lugar de me atribuir coisas que eu não disse tivesse lido com atenção o que eu disse ia reparar na minha última frase:

    não sou comunista nem defensor do regime cubano ou angolano, cujo fim espero com alguma ânsia
    • eu
    • 25 outubro 2014

     # 147

    Já se fala aqui de tudo menos do ébola.

    Será que é um sinal de que afinal a epidemia está a ficar controlada e o medo de uma pandemia global está a desvanecer ?
    • LuB
    • 26 outubro 2014 editado

     # 148

    Já agora, se a intervenção cubana teve muitos defeitos – e eu acho que teve muitos – desmantelar as fábricas e equipamentos para levar parta Cuba não foi um deles, é apenas mais um mito de quem usa a propaganda como arma. Qualquer pessoa que tenha lá vivido nessa altura poderá confirmar isso – e eu estava lá.


    A este respeito, e por ter sido este um dos argumentos que o levaram a classificar de "boçal"" o artigo que utilizei para argumentar que as Intervenções que os Russos e Cubanos têm feito ao longo dos tempos (dei como exemplo Angola) eram tão criticáveis como as que os EUA levam a efeito pelo mundo fora, (coisa com que o Adias não concordava) venho, colocar aqui um outro artigo, elaborado com recurso a fontes documentais devidamente referidas. É da autoria dum professor universitário, responsável por uma série de departamentos e, curiosamente o artigo diz exactamente o mesmo.
    Consultar (págs 89-90)

    http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/4306/a_intervencao_cubana_em_angola_revisitada.pdf?sequence=1

    Já agora, também gostaria que comentasse...
    • LuB
    • 26 outubro 2014 editado

     # 149

    Quanto ao que diz sobre Cuba querer dominar Angola e que as coisas se deviam ter resolvido através de negociações, devia informar-se melhor. Caso o fizesse teria ficado a saber que foi precisamente isso que aconteceu com a assinatura dos acordos de Nova Iorque em que ficou estabelecido que os cubanos e os sul-africanos se retirariam de Angola. Os cubanos fizeram-no de imediato ao contrário dos sul-africanos que continuaram por lá, pelo que o seu argumento cai por terra.


    Eu já tinha lido em tempos artigos em que se afirmava que Agostinho Neto tinha tentado iniciar negociações para acabar com a guerra MPLA/UNITA e que isso não tinha sido possível por ser mal visto pelos seus apoiantes de Havana e Moscovo. Hoje fui à procura e voltei a encontrar muitas referências a esse facto: - não terá sido bem recebida a sua tentativa de marcar encontros com diplomatas de vários países que poderiam ter ajudado a resolver o conflito, e até de tentativas de aproximação a Savimbi, e que terá sido a sua atitude de independência face aos poderes que o apoiavam que ditou o seu fim.
    Deixo aqui apenas as declarações da viúva de Agostinho Neto, a afirmar que o seu Marido caiu em desgraça porque a dada altura começou a procurar uma solução negociada para acabar com a guerra.
    http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=626452


    Explique que o contingente militar cubano só atingiu os números referidos no artigo que cita porque só com esse reforço foi possível parar o ataque das forças sul-africanas a Cuito Cuanavale. Fale da forma como essas forças cubanas impediram essa invasão e obrigaram os sul- africanos a retirar da Namíbia, o que se recusavam a fazer ainda que a própria ONU aprovasse resoluções nesse sentido, que a África do Sul se recusava a cumprir. Já viu a ironia? Os soldados cubanos a garantirem o cumprimento de uma resolução da ONU? Aproveite a ocasião e explique como é que foi possível que fossem os soldados cubanos a defender as instalações petrolíferas americanas em Angola, ameaçadas pela UNITA.


    Aqui, encontrei depoimentos que contam outra estória, bem mais complicada dos acontecimentos... Aconselho-o a ler!

    - Batalha de Cuito Cuanavale - veja sobretudo o penultimo capítulo "Guerra ou Paz"

    http://rubelluspetrinus.com.sapo.pt/cuito.htm

    - Tente explicar porque é que alguém que, pelos vistos, foi capaz e defender as instalações petrolíferas (dos EUA???,) dá ordens ao general Ochoa para bombarear as Barragens de Ruacaná e Calueque, destruindo equipamentos e matando operacionais?

    - E, tente também explicar porque é que enquanto as negociações para a paz estavam a decorrer em Nova Yorque Fidel manda telegrama cifrado para Ochoa insistindo que a opção militar é prioritária, e que continue a concentrar as tropas junto à fronteira da Namíbia, tendo com isso conseguindo paralisar, por algum tempo, as negociações?

    - E, Já agora tente explicar porque é que depois de em Nova Yorque se ter finalmente conseguido negociar a Indepêndencia da Namíbia, e de se ter conseguido a paz decretando o afastamento dos exercitos em confronto, o que obrigaria à saída de Angola das tropas Cubanas (resolução 435/78 da ONU) Fidel Castro terá logo a seguir, mandado julgar e fuzilar o general OCHOA, o estratega responsável pela vitória em Cuito Cuanavale?
  4.  # 150

    Esta coisita do Ébola é uma brincadeira, markting para vender papel. Os USA e Ciª vão ter que investir noutra forma de liquidar parte da população, este virozito não é capaz de tomar conta do recado. Pode limpar o cebo a meia dúzia de africanos mas não o suficiente para se venderem umas vacinas a troco de petróleo.
  5.  # 151

    Colocado por: DelfimEsta coisita do Ébola é uma brincadeira, markting para vender papel. Os USA e Ciª vão ter que investir noutra forma de liquidar parte da população, este virozito não é capaz de tomar conta do recado. Pode limpar o cebo a meia dúzia de africanos mas não o suficiente para se venderem umas vacinas a troco de petróleo.


    Comprou algum voucher para ir de férias à Serra Leoa e está a autoconvencer-se? Não tenha problemas e vá que aquilo é tudo treta.
  6.  # 152

    Colocado por: pedromdfComprou algumvoucherpara ir de férias à Serra Leoa e está a autoconvencer-se? Não tenha problemas e vá que aquilo é tudo treta.
    Se fosse garantido que voltada com uma mão-cheia de diamantes ia hoje mesmo.
    • LuB
    • 26 outubro 2014 editado

     # 153

    Por já não me ser possível editar, ressalvo aqui a incorrecção colocada no post #148:

    A este respeito, e por ter sido este um dos argumentos que o levaram a classificar de "boçal""[...] venho colocar aqui um outro artigo, elaborado com recurso a fontes documentais devidamente referidas. [...]

    http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/4306/a_intervencao_cubana_em_angola_revisitada.pdf?sequence=1

    Consultar páginas 89-90 (99-100)
  7.  # 154

  8.  # 155

    http://uk.reuters.com/article/2014/10/28/uk-cuba-un-idUKKBN0IH1R520141028

    While the General Assembly's vote is nonbinding and symbolic, it serves to highlight U.S. isolation regarding Havana. It is one of very few issues where all of Washington's Western allies part ways with the United States.

    A number of countries lauded Havana for sending more doctors than any other country to West Africa to combat the biggest outbreak of Ebola since the disease was identified in 1976.
  9.  # 156

    Claro que os "salvadores" estão muito interessados em apoiar o esforço médico. Agora até impuseram quarentena obrigatória para os médicos que estão a ajudar...
    que leva a que muitos estejam já a abdicar do voluntariado!!!!!!

    A mensagem é clara: Está na hora de saír! Já temos os militares, agora é com eles "ajudar".
    Há que limpar o terreno de presenças indesejadas e deixar livre para que os militares façam o trabalho deles..... Que nada tem a ver com o Ébola ou medicina!!!!!
    Agora que já lá estão, agora que o pagode não piou contra o seu envio, está na altura de livrar-se de testemunhas do que aí vem!

    http://www.aljazeera.com/news/africa/2014/10/us-ebola-quarantines-chilling-effect-201410319742700924.html
    MSF told the Reuters news agency on Friday that the restrictions imposed by several states on returning doctors, were forcing some of their workers to delay their return to the US, to avoid facing stigmatisation and possible quarantine.

    "There is rising anxiety and confusion among MSF staff members in the field over what they may face when they return home upon completion of their assignments in West Africa," Sophie Delaunay, executive director of MSF in the United States said.

    "Some people are being discouraged by their families from returning to the field," Delaunay said.
  10.  # 157

    Andaram eles a prepararem-se para o ébola e nunca se lembraram da legionela ...
  11.  # 158

    Colocado por: pedromdfAndaram eles a prepararem-se para o ébola e nunca se lembraram da legionela ...


    A Legionela está a ser muito mal contada...

    Então não me digam que neste últimos dias só tomaram banho em todo o concelho de Vila Franca de Xira e arredores 120 pessoas???

    Digam mas é logo a fonte de contaminação em vez de inventarem.
  12.  # 159

    Colocado por: BricoleiroEntão não me digam que neste últimos dias só tomaram banho em todo o concelho de Vila Franca de Xira e arredores 120 pessoas???

    Como é que sabe que foram contaminadas no duche?
  13.  # 160

    Colocado por: Picareta
    Como é que sabe que foram contaminadas no duche?


    Eu não sei de nada, a Direção Geral de Saúde é que pensa que sabe ou então andam a atirar tiros para o ar.
    Concordam com este comentário: PatSil
 
0.0385 seg. NEW