Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

mas existe sacos sem serem reciclados ? eu quero é destes agora , não vou pagar por um saco que se rompe todo antes de chegar a casa aahahahh

tem agora uns sacos fixes que desaparecem com o vento ? tambem vão levar taxa estes ?
  2.  # 62

Colocado por: pedromdf
    Os sacos de plástico actuais são biodegradáveis já há muito tempo.
    Se os sacos de plástico servem para inventar um imposto verde, porque não tudo o que é de plástico? E os copos e pratos descartáveis? E talheres descartáveis? Etc..

Todos os sacos de plásticos são muito prejudiciais ao ambiente e quanto a isso não há dúvidas - pode ser biodegradável, mas se demora 300 anos a degradar-se, enfim...
    Contra mim falo, que não sou nada exemplar nessa matéria, mas parece-me que esta medida é inevitável, não precisava é de ser do 8 ao 80 e passar logo para os 10 cent. por saco. Aliás, há cadeias que já cobram pelos sacos (4 cent. acho eu) e os clientes adaptaram-se. Não sou cliente regular dessas cadeias, mas quando lá vou, regra geral, previno-me e levo o saco de casa (e vejo quase toda a gente a fazer isso). Simplesmente vou passar a levar sacos grandes para as minhas compras semanais, preciso de vários (não faço parte do grupo dos que com meia dúzia de euros alimentam uma família inteira...) mas não é nenhum drama, só uma questão de hábito.

Colocado por: maria rodriguesPobre Planeta, em vez de caminharmos para a "economia verde" vamos regredir algumas dezenas de anos

A minha filha de 11 anos, radiante com esta medida, informou-me que na Noruega o consumo anual de sacos de plástico por habitante é de 3. Não chegamos lá tão cedo, mas regredir parece-me um verbo um bocadinho desajustado neste contexto.
    (A primeira vez que vi separar lixo foi na Alemanha em 1989. Nunca tinha visto caixotes às corzinhas...)
    Concordam com este comentário: eu, treker666, Picareta
  3.  # 63

Colocado por: LuisPereiraTanto problema sério no país, justiça, educação, saúde, fraude fiscal e o que se debate são sacos de plastico!
    ainda não percebe que para o governo comprar submarinos e fazer taxas sobre plasticos é rigorosamente igual ?
    daqui a dias você leva um contador na porta e cada saída vai custar 0.10€ ...
  4.  # 64

Há alguns anos atrás o Pingo Doce anunciou que iria parar de oferecer os sacos plásticos convencionais na sua rede. Na altura houve durante prai uns 2 meses uma iniciativa de oferecer uns sacos reforçados, que ainda se vê hoje em dia.
    Devo ter uns 10 sacos desses em casa. São bastante resistentes e serviram para que em casa não se comprasse mais nenhum saco plástico...
  5.  # 65

atenção eu acho bem que não se use sacos plasticos , mas pagar para usar é que me lixa ahahhaha tipo se pagas podes fazer tudo nesta terra .bastava simplesmente proibir o uso de plasticos em sacos e mais tralha dispensavel...
  6.  # 66

os sacos fornecidos pela Dyrup diz o seguinte ," este saco é fabricado e, PE-HD , não contamina a agua e é inocuo quando queimado sendo, portanto, inofensivo ao meio ambiente , tem uns simbolos bonitos ", é fabricado em Leiria ... ora bem este saco está em conformidade com os requesitos que foram aprovados por um bando de incompetentes como é obvio que agora dizem-se taxar porque polui o ambiente ... isto é a republica das bananas ...
  7.  # 67

Colocado por: rafaelisidoromas pagar para usar é que me lixa

O que me lixa é pagar aquilo que não uso.
    • eu
    • 17 outubro 2014 editado

# 68

Colocado por: TyrandeÉ mais uma forma de "empurrar" os 2 milhões e meio de pessoas que ainda estão no mercado regularizado para o mercado liberalizado?

Não, é devido a contratos ruinosos feitos no passado, relativamente a construção de barragens, centrais de geração e co-geração de energia e energias renováveis.

Para piorar, alguns governantes do passado decidiram que a conta destes contratos ruinosos não seria paga durante os seus governos, mas apenas no futuro (quando eles já não estivessem lá). O problema é que o futuro chegou.

E, tal como esses governantes irresponsáveis previram, é o governo atual que paga a fatura política destes aumentos.
  8.  # 69

Colocado por: Picareta
    O que me lixa é pagar aquilo que não uso.
    são dois pontos de vista ligeiramente diferentes , por exemplo a Camara de Ponta Delgada anexou a taxa de lixo á medida gasta de agua , tantos M3 tanto valor de lixo ahahahahhah isto é o quê ? crime né ? então uma pessoa que usa mais agua tem que pagar mais lixo mesmo que não o faça ?
    • mog
    • 17 outubro 2014

# 70

Colocado por: rafaelisidorosão dois pontos de vista ligeiramente diferentes , por exemplo a Camara de Ponta Delgada anexou a taxa de lixo á medida gasta de agua , tantos M3 tanto valor de lixo ahahahahhah isto é o quê ? crime né ? então uma pessoa que usa mais agua tem que pagar mais lixo mesmo que não o faça ?

É algo perfeitamente comum, tanto para o lixo como para o saneamento: parte-se do princípio genérico de que uma casa onde se consome mais água, há mais pessoas, logo também se faz mais lixo.
  9.  # 71

Colocado por: mog

É algo perfeitamente comum, tanto para o lixo como para o saneamento: parte-se do princípio genérico de que uma casa onde se consome mais água, há mais pessoas, logo também se faz mais lixo.
    isso é logica para quê ? alem de absurda não significa nada e porque é que você tem a ideia que quanto mais gente mais agua ? pode simplesmente regar o quintal , lavar os cães , lavar a casa , aliás na casa do meu pai vive 3 na minha vive os mesmos 3 o meu pai paga e gasta o triplo da agua que eu ... qual é a logica do lixo com agua , consegue-me explicar melhor ?
  10.  # 72

É perfeitamente comum (faz-se no meu município) e perfeitamente injusto. O esforço da minha família em separar o lixo (e separamos mesmo!) não é minimamente reconhecido. Em contrapartida, porque tenho uns m2 de jardim e de verão preciso de o regar, pago como se produzisse lixo até a dormir.
  11.  # 73

Colocado por: becas

É perfeitamente comum (faz-se no meu município) e perfeitamente injusto. O esforço da minha família em separar o lixo (e separamos mesmo!) não é minimamente reconhecido. Em contrapartida, porque tenho uns m2 de jardim e de verão preciso de o regar, pago como se produzisse lixo até a dormir.

é isso que eu quero chegar , se forem uns porcos e poluiram mais e se lavarem menos , acabam por produzir mais lixo e pagar muito menos porque ser porco inclui não se lavar ... será que temos porcos no governo ou no municipio é que isso é tudo a favor deles ...
    • mog
    • 17 outubro 2014

# 74

Qual seria a forma mais justa de cobrar pela recolha de lixo?
  12.  # 75

Colocado por: rafaelisidoroentão uma pessoa que usa mais agua tem que pagar mais lixo mesmo que não o faça ?

Colocado por: becase perfeitamente injusto.

E sugestões, não há?
  13.  # 76

Colocado por: mogQual seria a forma mais justa de cobrar pela recolha de lixo?
    mais justa é colocar uma balança no camião e as pessoas pesarem o seu lixo e pagar o preço justo ... na reciclagem quando feita pesar o mesmo material e receber o preço justo ....
    • mog
    • 17 outubro 2014

# 77

Colocado por: rafaelisidoromais justa é colocar uma balança no camião e as pessoas pesarem o seu lixo e pagar o preço justo ... na reciclagem quando feita pesar o mesmo material e receber o preço justo ....

rafael, você sabe que simpatizo bastante consigo, mais não fosse por uma questão clubística, mas tem noção do que escreveu? A menos, claro, que tenha sido uma piada.
  14.  # 78

e o material em que as marcas paguem o direito de recolha obrigatoria e o governo debia a taxa de recolha na mesma ahhhahh isto é para rir .
  15.  # 79

rafael, você sabe que simpatizo bastante consigo, mais não fosse por uma questão clubística, mas tem noção do que escreveu? A menos, claro, que tenha sido uma piada.

porque é que tem que ser uma piada , enfim em vez de vermos uma recolha de lixo a pontapé abalroada feita por tarefa se levasse mais um tempo tudo se fazia , se eu tiver lixo para por fora de casa tenho que o fazer e o mais justo é colocar uma balança .
    • becas
    • 17 outubro 2014 editado

# 80

Não tenho a pretensão de saber qual a solução para o problema (certamente há pessoas com formação e experiencia na área que possuem muitos mais conhecimentos que eu sobre essa matéria), mas isso não me impede de apontar o que está mal. Deveria ser por peso, de facto (e sei que há países onde têm esse sistema), mas operacionalizar tal medida não seria fácil. Entretanto, o justo seria haver taxas independentes.

0.0272 seg. NEW