Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Colocado por: Ramiro Costa
    Ok. Desculpe. Então fui eu que percebi mal.
    O que eu pretendo, efetivamente, é conselhos sobre boas marcas de caldeiras e, o mais importante, instaladores competentes e sérios na área do Porto. É este aspecto que me está a faltar. Se eu descobrisse alguém com competência profissional para entregar ("à distância") a instalação desta caldeira, eu ficava descansado.
    É como você diz, há caldeiras para todos os preços. O que me está a faltar é conhecimento de instaladores de confiança na zona do Porto.
    Aliás, se algum dos nossos leitores conhecer uma empresa portuense de confiança, competente e séria, de instalação de caldeiras, eu ficava muito agradecido se me indicassem o contacto. Tenho que resolver este assunto sem falta estes dias...

Ramiro,

Daqui a 3/4 meses já não é necessário aquecimento :)

Não conheço ninguém que trabalhe com gás, mas penso que aqui no fórum por certo haverá quem lhe instale a caldeira
    penso que o forista Sergio Rodrigues é de perto, peça uma cotação
  2.  # 142

O serginho é d perto mas so faz o k lhe mandam se é k m entende
  3.  # 143

Colocado por: Sergio RodriguesO serginho é d perto mas so faz o k lhe mandam se é k m entende

Com uma resposta dessas nem sei o que deva entender...
  4.  # 144

O sergio tem patrao k comanda a vida profissional dele, a minha ajuda resume-se ao forum d maneira privada n envolvo a empresa
  5.  # 145

Colocado por: Sergio RodriguesO sergio tem patrao k comanda a vida profissional dele, a minha ajuda resume-se ao forum d maneira privada n envolvo a empresa

Sim, compreendo a sua reserva. Mas se a empresa onde trabalha faz um trabalho sério e competente na área da instalação de caldeiras, não vejo porque razão não possa/deva recomendá-la a um colega forista. Que marca de caldeiras instala? Dessas, recomenda-me alguma em particular? Trabalham na área do Porto?
  6.  # 146

É uma opçao minha, o k n falta é bons intaladores, e pelo k m apercebi a sua duvida resume-se á escolha da caldeira em relaçao as caldeiras d condensaçao ja dei a minha opiniao k é possivel instalar. em relaçao a marcas ja instalei varias desde sime ate uma wolf.
  7.  # 147

Colocado por: Sergio RodriguesÉ uma opçao minha, o k n falta é bons intaladores, e pelo k m apercebi a sua duvida resume-se á escolha da caldeira em relaçao as caldeiras d condensaçao ja dei a minha opiniao k é possivel instalar. em relaçao a marcas ja instalei varias desde sime ate uma wolf.

Só tenho que respeitar a sua posição. Queria, no entanto, formular-lhe duas perguntas:

a) diz que é possível instalar na cozinha da minha casa uma caldeira de condensação. Dado que isso exigirá obras (houve até quem falasse que tinha que meter trolha para alterar o respiro da chaminé exterior) e/ou elementos adicionais de instalação (pelo menos, vários metros do tal tubo axial de PP), quanto acha, em percentagem, que será gasto financeiro adicional desta opção relativamente a uma caldeira convencional?

b) refere-se a 2 marcas de caldeiras de que nunca ouvi falar ("sime" e "wolf"). É uma destas que me recomenda? Há assistência a estas marcas no Porto? Não seria melhor eu instalar um bom modelo de uma marca mais comum, que me desse, no futuro, mais garantia de fácil assistência? Nesta linha de pensamento, que marca/modelo de caldeira me recomendaria?

Desde já o meu muito obrigado.

P.S. Só uma questão final de que me tinha esquecido. Como técnico na área pergunto-lhe: no caso de eu enveredar pela instalação de uma caldeira convencional, acha recomendável eu optar por uma caldeira ventilada ou considera que este extra/dispositivo não ter qualquer relevância? (Foi-me recomendado este tipo de caldeira, pois, com a caldeira velha e muito esporadicamente (dias de muito vento e exaustor no máximo), já foi sentido cheiro a gás na cozinha).

Reitero os meus agradecimento e os meus pedidos de desculpa por tantas perguntas.
  8.  # 148

Valores tem por exemplo na imagem k postei o custo pvp do tal tubo, quanto as marcas k falei esqueça e concentre-se nas k ja tem pelo menos cotaçao senao acerto na minha previsao de que so vai ter caldeira para o ano, voce tem vaillant junkers vulcano daikin baxi e ariston, agora è escolher, para mim a escolha caia numa das quatro primeiras, mas aqui o que nao falta è opinioes e a minha é mais uma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ramiro Costa
  9.  # 149

Colocado por: Sergio RodriguesValores tem por exemplo na imagem k postei o custo pvp do tal tubo, quanto as marcas k falei esqueça e concentre-se nas k ja tem pelo menos cotaçao senao acerto na minha previsao de que so vai ter caldeira para o ano, voce tem vaillant junkers vulcano daikin baxi e ariston, agora è escolher, para mim a escolha caia numa das quatro primeiras, mas aqui o que nao falta è opinioes e a minha é mais uma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ramiro Costa

Muito obrigado. E sobre a conveniência de instalar uma caldeira ventilada? Acha pertinente?
  10.  # 150

As caldeiras ventiladas vieram para compensar instalaçoes com fraca capacidade de exaustao seja por problemas na conduta assim como fraca ventilaçao da area pois assim k o exaustor trabalhe ele tem k ir buscar ar a algum lado e por vezes vai buscar à conduta da caldeira pelo k a meu ver nao perde nada em instalar uma ventilada, so mais uma coisa se ja foi sentido cheiro a gas entao o problema nao è da exaustao e o cheiro pode vir de outro lado o esgoto por ex, pois aquilo nao tem cheiro alias se tentar cheirar a unica coisa que sente è sono.........
  11.  # 151

Obrigado. A descrição que me deram foi mesmo "cheiro a gás". Pelo que me disseram, foi algo muito pontual, que ocorreu 2 ou 3 vezes em 20 anos. Mas terei essa conveniência da caldeira ventilada em atenção.
    Uma última questão, e desde já peço-lhe desculpa por estar a importuná-lo com tantas perguntas: a imagem que "postou" do tubo PP, de facto, inclui preços (não tinha visto). Para eu ficar com um valor de referência, terei de adicionar todos aqueles valores? Como contabilizo os 4 ou 5 metros de tubo que necessito? O términus do tubo axial termina naquele trapézio? Então, tenho mesmo que alterar o topo exterior da chaminé (o tal serviço de trolha que falaram aqui). Não?
    Se algum técnico que se proponha instalar uma caldeira de condensação em minha casa e NÃO se refira no orçamento (ou oralmente, quando eu lhe perguntar) a este tubo PP e a obras na chaminé, posso concluir, então, que pretende vender-me "gato por lebre" e, no mínimo, irá proceder a uma incorrecta/deficiente instalação da referida caldeira de condensação. É isso, não? Tenho que acautelar-me, pois receio encontrar comerciais menos honestos, que querem vender "de qualquer maneira" o produto, sem se preocuparem com a sua correta instalação. A única preocupação é vender e... os problemas só aparecem (anos) mais tarde, já eles não têm ligação à empresa ou esta até já nem existe... Daí a minha preocupação em encontrar profissionais sérios e competentes. Espero que compreenda e me desculpe todas estas perguntas e pedidos de esclarecimento.
    O meu muito obrigado.
    Bem haja, Sérgio!
  12.  # 152

Voce nao tem k contabilizar nada aquilo sao uns precos d tabela o k queria mostrar era o tal tubo k falava aqui tirei de uma tabela da vaillant, quem vé o k é necessario e os trabalhos a serem feitos é o tecnico k lhe vai instalar a caldeira, antes d ele instalar voce faz estas perguntas todas a ele. quanto a apanhar alguem k so quer vender isso voce esta sujeito em kuase tudo na vida, tv,s telemoveis, pneus pro carro etc
  13.  # 153

Colocado por: Sergio RodriguesVoce nao tem k contabilizar nada aquilo sao uns precos d tabela o k queria mostrar era o tal tubo k falava aqui tirei de uma tabela da vaillant, quem vé o k é necessario e os trabalhos a serem feitos é o tecnico k lhe vai instalar a caldeira, antes d ele instalar voce faz estas perguntas todas a ele. quanto a apanhar alguem k so quer vender isso voce esta sujeito em kuase tudo na vida, tv,s telemoveis, pneus pro carro etc

Sim, mas desculpe, a caldeira de condensação, qualquer que ela seja, TEM de levar aquele tubo PP? Correto? Ou só levam o tubo as de uma determinada marca e outras podem não levar? Mais: a extremidade do tubo (o tal trapézio) tem de chegar ao exterior da chaminé? Então o tubo, no meu caso, tem de ter uns 4 ou 5 metros. O meu raciocínio está correto ou tudo pode ser deixado ao critério do instalador?
    Repare, é importante para mim saber se uma caldeira de condensação tem de levar, obrigatoriamente, esse tubo axial de PP. Se deixo isso à discricionaridade do instalador, se apanho um tipo menos sério, corro riscos desnecessários.
  14.  # 154

O instalador é k tem k garantir o bom funcionamento da caldeira, no seu caso em k ker aproveitar a exaustao existente para colocar uma d condensacao tera k levar uma exaustao por dentro do existente e tal tubo pp
  15.  # 155

Colocado por: Sergio RodriguesO instalador é k tem k garantir o bom funcionamento da caldeira, no seu caso em k ker aproveitar a exaustao existente para colocar uma d condensacao tera k levar uma exaustao por dentro do existente e tal tubo pp

Se eu bem compreendi das suas palavras, a aplicação desse tubo axial PP é essencial à correta instalação de uma caldeira de condensação na minha residência. Estou correto? Se um instalador se propuser instalar uma caldeira de condensação SEM evidenciar o propósito de colocar esse tubo axial PP até à extremidade exterior da chaminé, devo (no mínimo) desconfiar... Por exemplo, seria de todo incorreto, em termos técnicos, o instalador servir-se daquele tubo da caldeira existente, do qual deixei aqui 2 fotografias, para simplesmente enviar os gases da caldeira para o exterior (sem colocar o tal tubo axial de PP). Estou correto no meu raciocínio?
  16.  # 156

Sim, para a caldeira d condensaçao tem k ter uma exaustao apropriada.
  17.  # 157

Colocado por: Sergio RodriguesSim, para a caldeira d condensaçao tem k ter uma exaustao apropriada.

Ficarei de sobreaviso. Muito obrigado.
  18.  # 158

Colocado por: Ramiro Costa
    Ficarei de sobreaviso. Muito obrigado.

Se a caldeira de condensação lhe deixa "macaquinhos na cabeça", esqueça a condensação e os tubos de que fala. Compre uma caldeira convencional e... tá feito! Escusa de andar a arrastar o assunto. Olhe que, com o frio que está, os seus familiares lá no norte ainda lhe lançam uma praga!... :-)
    Meta lá a caldeira - como lhe disse, uma Vulcano serve perfeitamente e é nacional - e deixe de pensar no assunto, que lhe faz mal tanta preocupação com uma simples caldeira.
  19.  # 159

Colocado por: Jorge S Cerqueiraque lhe faz mal tanta preocupação com uma simples caldeira.
    de simples pode nao ter nada
  20.  # 160

Colocado por: Jorge S Cerqueira
    Se a caldeira de condensação lhe deixa "macaquinhos na cabeça", esqueça a condensação e os tubos de que fala. Compre uma caldeira convencional e... tá feito! Escusa de andar a arrastar o assunto. Olhe que, com o frio que está, os seus familiares lá no norte ainda lhe lançam uma praga!... :-)
    Meta lá a caldeira - como lhe disse, uma Vulcano serve perfeitamente e é nacional - e deixe de pensar no assunto, que lhe faz mal tanta preocupação com uma simples caldeira.

Graças aos esclarecimentos prestados ontem pelo amigo Sérgio Rodrigues, pude consolidar ideias sobre esta questão e definir, em concreto, o tipo de caldeira que vou adquirir. Por sua vez, conversei hoje com os meus familiares do Porto - até para saber com exactidão o espaço ocupado pela caldeira - e cheguei às seguintes conclusões:
    a) vou instalar uma "normal" caldeira atmosférica (para evitar as "incertezas" da instalação no local de uma caldeira de condensação);
    b) a caldeira seleccionada, até mais pelo pequeno espaço que ocupa, será a caldeira Junkers Euroline ZW 24/30W.

Tenho consciência que esta caldeira não é, de facto, uma caldeira de "top", nem na sua concepção nem na eficiência/performance que vai disponibilizar, mas creio ter um compromisso razoável nos parâmetros preço/qualidade.
    Confesso, sendo uma caldeira tão pequena (70x40x30cm), tenho receio que não consiga corresponder ao que lhe será exigido - estamos a falar de uma moradia de 2 pisos, com cerca de 16 radiadores. A caldeira actual, já com mais de 20 anos, para além de ser volumosa, tem anexo um depósito com 120 litros de água (permanentemente) quente, que dá aos moradores da casa um grande conforto (basta abrir a torneira e em escassos segundos têm água quente, mesmo no piso superior). Talvez com a nova caldeira - e retirado o depósito -, o conforto da água quente não seja tão instantâneo, não sei... Também desconheço se esta caldeira da Junkers Euroline terá potência para aquecer devidamente/simultaneamente tantos radiadores, alguns (os do piso superior) situados em quartos algo distantes da caldeira (que ficará na cozinha, no rés-do-chão). São estas dúvidas relativamente à possível performance da caldeira da Junkers que me deixam um pouco apreensivo. Contudo, não havendo assim outra alternativa equivalente, estou na disposição de arriscar e mandar colocar esta caldeira. Espero que se porte à altura. Mas que estou um pouco céptico, lá isso...

0.0373 seg. NEW