Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

    Desculpem voltar a este assunto da caldeira, mas em conversa telefónica com um vizinho (disseram-me ontem que ele tinha trocado recentemente de caldeira e, como as casas são iguais, resolvi telefonar-lhe) ele disse-me que instalou, no ano passado, uma caldeira com "acumulação". Isto é, substituiu a caldeira + o depósito de 120 litros que existiam na casa e substitui-os por uma caldeira de "acumulação". Disse-me que, mesmo assim, sentiu a diferença para pior - a água quente demora mais tempo a chegar às torneiras, mas que, com o passar do tempo, já se habituou. Diga-se, no entanto, que no caso deste meu vizinho, as "necessidades" são bem maiores do que as minhas, já que tem 7 pessoas a viver em sua casa, enquanto na minha estão só três.
    Seja como for, fiquei surpreendido já que nenhum dos técnicos que foi a minha casa dar orçamentos sequer se referiu a "caldeiras com acumulação". Será que fazem a diferença, para melhor, relativamente a uma caldeira "normal"? Essa "acumulação" vale a pena, nota-se/melhora a eficiência, em termos de conforto (na água quente dos banhos e nos radiadores)? Alguém sabe?
    • TPR
    • 8 dezembro 2014 editado

     # 162

    Uma caldeira com acumulação proporciona maior estabilidade na distribuição de água quente. Estas caldeiras têm um pequeno depósito, normalmente de 40 e tal litros. A água desse depósito está sempre quente, pronta para ser utilizada. Tem também caldeiras com microacumulação. Tem a Vulcano Aquastar Acu plus com essa característica (de acumulação). Mas a acumulação só é valida para AQS, não tem nada a ver com os radiadores.
  2.  # 163

    Colocado por: TPRUma caldeira com acumulação proporciona maior estabilidade na distribuição de água quente. Estas caldeiras têm um pequeno depósito, normalmente de 40 e tal litros. A água desse depósito está sempre quente, pronta para ser utilizada. Tem também caldeiras com microacumulação. Tem a Vulcano Aquastar Acu plus com essa característica (de acumulação). Mas a acumulação só é valida para AQS, não tem nada a ver com os radiadores.

    Obrigado pela resposta. Uma pessoa da minha família já viu a caldeira do vizinho e disse-me que era "uma abantesma"! Portanto, confirma o que o amigo TPR afirma (a existência desse depósito interno que lhe aumenta o volume). Ora uma solução dessas não me interessa, pois iria por em causa os armários da cozinha e obrigaria a grandes transformações e despesas.
  3.  # 164

    Colocado por: Ramiro Costa
    Obrigado pela resposta. Uma pessoa da minha família já viu a caldeira do vizinho e disse-me que era "uma abantesma"! Portanto, confirma o que o amigo TPR afirma (a existência desse depósito interno que lhe aumenta o volume). Ora uma solução dessas não me interessa, pois iria por em causa os armários da cozinha e obrigaria a grandes transformações e despesas.

    Pois é, Ramiro. Não se pode querer tudo!...
    Para uma moradia de 2 pisos, não pode exigir que uma caldeira "pequenina" como essa da Junkers, faça o mesmo serviço da sua caldeira antiga com depósito de águas quentes associado. Ou compra algo semelhante (e "abre os cordões à bolsa") ou então tem que conformar-se com mais tempo de espera por água quente ou até com radiadores não tão quentes (ou que vão demorar mais a aquecer). O "conforto" paga-se! Não peça a um Fiat 600 (essa Junkers mais barata) que "acelere" tanto quanto um BMW...
    • TPR
    • 8 dezembro 2014 editado

     # 165

    Colocado por: Jorge S Cerqueira
    com radiadores não tão quentes (ou que vão demorar mais a aquecer).


    ??????

    O ter ou não depósito de acumulação não interfere com o circuito de aquecimento!
    • D'eu
    • 8 dezembro 2014

     # 166

    A caldeira de acumulação é muito bonita mas paga-se caro.O pequeno cilindrinho a consumir gás o dia todo dá uma conta de gás valente ao fim do mês. Na minha opinião não compensa economicamente... só para abrir a torneira e ter água quente quase instantaneamente.

    Troquei este ano (como já disse) a minha caldeira de acumulação por uma Junkers Euroline o que notei:

    - a nivel de aquecimento central nada. A Junkers aquece tão bem os radiadores como a caldeira antiga e há mesma temperatura. Deixa-os bem quentinhos ... e trata-se de uma casa com 2 andares e 90 elementos de aquecimento + 2 toalheiros.

    - quando peço água quente sanitária a caldeira deixa naturalmente de fazer aquecimento central ... isto porque nao existe o deposito de acumulação! Desvantagem? Até este momento não vi problema. Quando acabo de tomar banho ela automaticamente retoma o aquecimento central.

    - A água quente demora na realidade mais tempo a chegar à torneira mas isto porque desliguei o retorno! MAs posso-o manter ligado com a caldeira a consumir gás ... tratou-se de uma escolha somente económica.

    Em tempos de crise não se pode ter tudo!

    Cptos

    Eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ramiro Costa
  4.  # 167

    Agradeço o seu feedback, amigo "D'eu". Tendo uma caldeira semelhante à que eu estou em vista de aquirir (uma caldeira atmosférica ventilada da Junkers modelo Euroline ZW 24/30W) é reconfortante ler que a dita corresponde perfeitamente ao que lhe é exigido.

    Quanto à não simultaneidade entre o aquecimento central e a água quente também não vejo nisso problema. Os banhos geralmente são a horas em que o aquecimento não está ligado, portanto, não interferem grandemente.
    O facto de a água quente demorar mais um pouco a chegar às torneiras, não é de facto muito agradável, mas é como o amigo diz: temos de fazer escolhas! Vamos acreditar que essa despesa "colateral" no desperdício de água fria também não será tão significativo assim.

    Portanto, irei avançar para a compra dessa caldeira Junkers.

    Confirme-me só um aspeto, p.f., a sua caldeira tem também as dimensões 70 x 40 x 30 como aquela que eu vou adquirir?
  5.  # 168

    Colocado por: Ramiro CostaOs banhos geralmente são a horas em que o aquecimento não está ligado, portanto, não interferem grandemente.


    Nunca interferem grandemente. Essa dita interferência só ocorre durante o próprio banho e nada mais (10/15m?). Eu tinha assim num apartamento (caldeira a gás com exaustão natural e aquecimento central com radiadores) e nunca considerei uma opção muito limitada :)

    cumps
    • D'eu
    • 8 dezembro 2014

     # 169

    Sim, a caldeira tem essas dimensões . E muito compacta.

    Cptos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ramiro Costa
  6.  # 170

    Obrigado, amigo "D'eu".
    Dou a minha escolha da caldeira por encerrada. É esta Junkers Euroline ZW 24/30W a eleita!
    Desejo apenas que tenha o mesmo desempenho que a caldeira anterior, que me durou mais de 20 anos. (nem eu vou durar tanto...)
    Agradeço a todos os amigos a ajuda que me deram e a paciência que tiveram para com a minha pessoa.
    Um bem-haja a todos!
  7.  # 171

    Cá esperamos pelo feedback :)
  8.  # 172

    boa noite: não sei se já adquiriu alguma máquina, mas eu cá tenho equipado todo o sistema de aquecimento com SBpereira, tem preços fantásticos quanto á instalação eles tratam de tudo, Telefone: +351 966 161 833 E-mail: [email protected] diga que vai da parte de Ricardo Matos.
  9.  # 173

    Amigo Ricardo isso SBpereira é o quê? Alguma marca de caldeiras, sistema solar?
  10.  # 174

    Para terminar este assunto da compra/instalação da caldeira que eu aqui iniciei, venho dar o "feedback" dos primeiros dias de uso da dita caldeira (um Junkers Euroline).
    Como eu já disse, a "negociação" para a aquisição da caldeira foi realizada pelo telefone, pois não me encontro, presentemente, a viver no Porto. No entanto, aproveitei este último fim de semana para dar uma saltada à Invicta e verificar, desta vez com os meus próprios olhos, como ficou a funcionar a dita caldeira.
    Ora, pelo que eu pude constatar (tomei 2 belos duches e senti também a eficiência do aquecimento) a substituição da velha caldeira (com depósito) pela nova, não trouxe grandes perdas de conforto. Segundo as pessoas, minhas familiares, que habitam a casa, nota-se que a água quente demora um pouco mais a chegar às torneiras (na ordem de uns 10 a 15 segundos), o que não fará assim grande mossa. Também acham que a pressão na água do chuveiro diminuiu um pouco, mas, também aqui, não parece ser nada de dramático.
    Portanto, e em resumo, posso avaliar que a substituição da caldeira foi um sucesso! As (pequenas) perdas de conforto, estou em crer, serão compensadas com a economia que se irá sentir (pelo menos assim o espero) nas contas do gás. Terei também de arcar com a despesa da "redecoração" da cozinha, já que, com a saída do depósito de água, ficou um espaço por preencher e a parede ficou muito feia com os "canos à mostra". Portanto, terei que mandar colocar/acrescentar/compor o móvel de cozinha para ocultar a caldeira e o espaço que pertencia ao depósito. Será numa segunda fase...
    Há, contudo, um aspecto a retificar: segundo me disseram, a troca da caldeira foi feita um bocadinho à pressa e não houve o cuidado de inspecionar os radiadores (são bastantes) para ver se estavam a funcionar. Ora acontece que, neste momento, há uns bons 4 ou 5 radiadores que continuam gelados e outros que... pingam! Resumindo, vou ter que, novamente, falar com o instalador e pedir-lhe para ir lá retificar o funcionamento dos radiadores.
    Bem, mas isso, estou em crer, foi um "acidente de percurso" e certamente será corrigido brevemente.
    Para finalizar, deixo aqui duas fotos que eu tirei à caldeira da Junkers que foi instalada (uma Euroline 24/30W) e os meus agradecimentos à ajuda que aqui os amigos me prestaram.
    Um bem-haja para todos vós!

    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  11.  # 175

    Colocado por: Ramiro CostaOra acontece que, neste momento, há uns bons 4 ou 5 radiadores que continuam gelados e outros que... pingam!


    Quanto aos que continuam gelados pode ser muito fácil. Simplesmente necessita de purgar os radiadores. Coloca um recipiente por baixo do purgador e abre. Quando sair o ar todo (aparece só água) volta a fechar.

    O ar não permite que a água dentro dos radiadores circule.

    Quanto aos que pingam, se calhar um simples aperto pode resolver. Eventualmente até são os purgadores (já me aconteceu também).
  12.  # 176

    Colocado por: electrao
    Quanto aos que continuam gelados pode ser muito fácil. Simplesmente necessita de purgar os radiadores. Coloca um recipiente por baixo do purgador e abre. Quando sair o ar todo (aparece só água) volta a fechar.
    O ar não permite que a água dentro dos radiadores circule.
    Quanto aos que pingam, se calhar um simples aperto pode resolver. Eventualmente até são os purgadores (já me aconteceu também).

    Eu próprio tentei essa operação de "purga" e não deu resultado. O problema está no manípulo que abre e fecha a entrada de água dos radiadores. Com o tempo (estar muito tempo fechado) a mola colou e a água não entra para o radiador (sente-se que o tubo de admissão está frio, portanto não há circulação e a água quente não entra mesmo). Será preciso abrir as roscas que ligam o radiador e tentar descolar a mola que abre/fecha a água. Mesmo assim não sei se voltar a fechar o radiador, a mola não ficará novamente presa. Estamos a falar de radiadores com mais de 20 anos de idade, portanto, mais achacados ao "reumático"... Eu preferia, ser for possível, substituir esses manípulos (molas) de fecho/abertura dos radiadores. Assim, talvez resolvesse o problemas por mais tempo/anos, não sei...
    Quanto às pingas dos "sangradores" de água, 2 estão partidos e há também 2 ou 3 que perderam o aperto (por mais que se ande às voltas com a chave de fenda, eles não dão aperto). Portanto, creio que também devem ser substituídos, porque é uma situação um pouco chata, ter aquela pinga que pinga...
    Terei que falar com o homem que instalou a caldeira para tratar desse assunto.
  13.  # 177

    Colocado por: Ramiro CostaTerei que falar com o homem que instalou a caldeira para tratar desse assunto.


    sem dúvida parece a melhor opção :)
  14.  # 178

    Bom dia,

    Ja viram este anuncio : http://www.custojusto.pt/setubal/electrodomesticos/caldeira-mural-rieelo-family-15321049


    Para quem precisa de uma caldeira.. Eu por acaso ando a ver tambem caldeiras.. Mas acho que vou optar por meter um esquentador normal. E depois um AC.

    Cumprimentos
 
0.0358 seg. NEW