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  1.  # 1

    Olá a todos,

    Gostaria de ter as vossas opiniões e eventuais sugestões para lidar com um problema que actualmente tenho.
    Identifiquei recentemente que o contador da água estava constantemente a trabalhar. Como tal procedi à verificação de eventuais fugas. Consegui encontrar a fuga e neste momento já a reparei.

    Apercebi-me deste problema pois estava a ter pouca pressão na água. Daí ter começado a investigar o que se podia passar.

    Agora recebi a conta da água cifrada nos 950€. Aparentemente a fuga já acontecia antes mesmo de Setembro. Agora tenho este problema para resolver, e coloco as seguintes perguntas:

    Existe possibilidade de reclamar este valor (eventualmente por um aumento ser demasiado grande e como tal a SMAS da zona deveria ter alertado previamente para o consumo, existindo uma alinea qualquer que proiba aumentos superiores a um percentual qualquer)?
    No caso de não conseguir reclamar a conta, há a possibilidade de solicitar pagamentos parcelares?

    Bem, o pior dos cenários já está identificado que é ter de pagar a totalidade, no entanto antes de o fazer gostaria de, convosco tentar perceber se existe alguma alternativa para contornar, evitar ou atenuar este problema.

    Muito obrigado.
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

    • eu
    • 21 Novembro 2014

     # 2

    Eu compreendo bem a sua frustração, pois já tive um problema semelhante, embora com valores mais pequenos (fuga na rega automática). Infelizmente, duvido que consiga evitar pagar tudo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: powerenergie
  3.  # 3

    depois do contador a responsabilidade é do cliente. Por acaso teve uma fuga, mas e se tivesse enchido a piscina? como é que os SMAS sabiam o destino da água que o contador registou.
    Concordam com este comentário: PedroGomes, NELLY NELLY, nunogouveia

  4.  # 4

    Colocado por: powerenergieOlá a todos,

    Gostaria de ter as vossas opiniões e eventuais sugestões para lidar com um problema que actualmente tenho.
    Identifiquei recentemente que o contador da água estava constantemente a trabalhar. Como tal procedi à verificação de eventuais fugas. Consegui encontrar a fuga e neste momento já a reparei.

    Apercebi-me deste problema pois estava a ter pouca pressão na água. Daí ter começado a investigar o que se podia passar.

    Agora recebi a conta da água cifrada nos 950€. Aparentemente a fuga já acontecia antes mesmo de Setembro. Agora tenho este problema para resolver, e coloco as seguintes perguntas:

    Existe possibilidade de reclamar este valor (eventualmente por um aumento ser demasiado grande e como tal a SMAS da zona deveria ter alertado previamente para o consumo, existindo uma alinea qualquer que proiba aumentos superiores a um percentual qualquer)?
    No caso de não conseguir reclamar a conta, há a possibilidade de solicitar pagamentos parcelares?

    Bem, o pior dos cenários já está identificado que é ter de pagar a totalidade, no entanto antes de o fazer gostaria de, convosco tentar perceber se existe alguma alternativa para contornar, evitar ou atenuar este problema.

    Muito obrigado.


    Olá,

    O meu irmão teve um caso semelhante e conseguiu uma nota de crédito de valor considerável. Quando descobriu a fuga fez uma exposição à empresa competente com registo fotográfico da fuga. A empresa analisou a situação, confirmou com as fotos enviadas e fez-lhe uma nota de crédito.

    Não há nada como consultar a empresa e expor-lhe a situação, se não tem fotos, abra o buraco outra vez, corte o tubo e tire fotos... lolll
    Concordam com este comentário: electrao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: powerenergie
  5.  # 5

    Colocado por: pauloagsantosdepois do contador a responsabilidade é do cliente. Por acaso teve uma fuga, mas e se tivesse enchido a piscina? como é que os SMAS sabiam o destino da água que o contador registou.


    pauloagsantos, eu compreendo perfeitamente que a responsabilidade é da minha parte. Por outro lado, mesmo que tivesse uma piscina olímpica acho que não precisava de 3 meses para a encher. :) Por haver tal disparidade do consumo mensal habitual, é que estou a tentar perceber se através de uma exposição ao fornecedor de água consigo de alguma forma atenuar este problema, e se eventualmente alguem ja teve uma situação semelhante e de que forma a solucionou.
  6.  # 6

    Colocado por: Rui A. B.

    Olá,

    O meu irmão teve um caso semelhante e conseguiu uma nota de crédito de valor considerável. Quando descobriu a fuga fez uma exposição à empresa competente com registo fotográfico da fuga. A empresa analisou a situação, confirmou com as fotos enviadas e fez-lhe uma nota de crédito.

    Não há nada como consultar a empresa e expor-lhe a situação, se não tem fotos,abra o buraco outra vez, corte o tubo e tire fotos...lolll



    Muito obrigado, vou proceder dessa forma para ver se consigo comportamento semelhante por parte da empresa.
  7.  # 7

    Colocado por: powerenergie


    Muito obrigado, vou proceder dessa forma para ver se consigo comportamento semelhante por parte da empresa.


    Boa sorte!
  8.  # 8

    Colocado por: Rui A. B.

    Olá,

    O meu irmão teve um caso semelhante e conseguiu uma nota de crédito de valor considerável. Quando descobriu a fuga fez uma exposição à empresa competente com registo fotográfico da fuga. A empresa analisou a situação, confirmou com as fotos enviadas e fez-lhe uma nota de crédito.

    Não há nada como consultar a empresa e expor-lhe a situação, se não tem fotos,abra o buraco outra vez, corte o tubo e tire fotos...lolll
    Concordam com este comentário:electrao
    Estas pessoas agradeceram este comentário:powerenergie


    Por curiosidade, no caso do seu irmão, a fuga foi na tubagem antes (lado do abastecimento) ou depois do contador (distribuição da moradia)?

    cumps
  9.  # 9

    Colocado por: electrao

    Por curiosidade, no caso do seu irmão, a fuga foi na tubagem antes (lado do abastecimento) ou depois do contador (distribuição da moradia)?

    cumps


    Para ser debitado teria que ser depois do contador... ;)
    Concordam com este comentário: electrao
  10.  # 10

    Colocado por: Rui A. B.

    Para ser debitado teria que ser depois do contador... ;)
    Concordam com este comentário:electrao


    primeiras horas da manhã.... ehehe
    Concordam com este comentário: Rui A. B.
  11.  # 11

    Quando fizer a exposição aos serviços solicite que o valor do saneamento seja tido em conta, atendendo a que essa água não foi drenada "gasta" e sim infiltrada no solo.
    Faça ainda uma comparação de m3 gastos no ultimo ano e nos mesmos meses do ano anterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: powerenergie
    • 8421
    • 21 Novembro 2014

     # 12

    Eu tive um problema igual. Detetei a fuga porque se ouvia água a correr. Antes de reparar a rotura participei à empresa fornecedora (Águas do Ribatejo) que mandou um funcionário para confirmou a rotura. No final tive que pagar a água mas não paguei a parte dos esgotos e dos resíduos sólidos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: powerenergie
    • cbox
    • 7 Agosto 2019

     # 13

    Agora existem várias empresas que que podem resolver facilmente quaisquer tipo de fugas de agua:

    deixo aqui alguns exemplos:

    https://chavemestra.pt/
    https://www.peri-plus.pt/
    https://whatleak.pt/
    • size
    • 7 Agosto 2019

     # 14

    Colocado por: cboxAgora existem várias empresas que que podem resolver facilmente quaisquer tipo de fugas de agua:

    deixo aqui alguns exemplos:

    https://chavemestra.pt/
    https://www.peri-plus.pt/
    https://whatleak.pt/


    Mas, o grande problema aqui exposto, é o exorbitante valor a pagar pela água perdida.
  12.  # 15

    Colocado por: Rui A. B.

    Para ser debitado teria que ser depois do contador... ;)
    Concordam com este comentário:electrao

    Se a jusante do contador, a culpa é da canalização particular e, por isso, tem de pagar, ainda que em prestações.
    Se a fuga for antes do contador, aí também não tem problema porque o contador não a conta.
    Se for avaria do contador, não tem que pagar além do que seria uma média ponderada do consumo anual(ou outro).
  13. Ícone informação Anunciar aqui?

  14.  # 16

    Colocado por: powerenergie

    Existe possibilidade de reclamar este valor (eventualmente por um aumento ser demasiado grande e como tal a SMAS da zona deveria ter alertado previamente para o consumo, existindo uma alinea qualquer que proiba aumentos superiores a um percentual qualquer)?

    Legalmente, nada obriga o fornecedor a alertá-lo para o consumo excessivo. O que o fornecer quer é que gaste muito.
    Moralmente, deveria, de facto, alertar o consumidor para esse facto, se o tiver detectado atempadamente.
  15.  # 17

    hum..
    sempre se disse que quem não chora..não xxxx
    tente agendar uma reunião com alguém responsável para debater o assunto, e leve fotos, prova da fuga.
    As reclamações escritas, são muitos impessoais, e num caso destes, em que a conduta para lá do contador é da responsabilidade do proprietário, está-se a vêr o resultado...
    vá lá de mansinho...peça para falar com o responsável..
    • SMBS
    • 7 Agosto 2019

     # 18

    Não tem seguro?
    É que possivelmente o seguro paga a reparação de danos e suas consequências.

    Verifique primeiro se o seguro tem cobertura para isso.
    Concordam com este comentário: smart
  16.  # 19

    Já reapraram que a questão é de 2014?
    Concordam com este comentário: SMBS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
    • SMBS
    • 7 Agosto 2019

     # 20

    não tinha reparado
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