Colocado por: NeonNa 2.ª hipótese se pagam os clientes, não acabamos por ser nós na mesma?
Colocado por: antoniolxA melhor forma de re-organizar um processo de trabalho na Função Pública é, quase sempre, acabar com ele!
Colocado por: antoniolxQuanto aos professores, nem lhe vou contar quantos conheço, pessoal e profissionalmente. Nalgumas fases do ano, têm que corrigir testes, é verdade. Mas já reparou que trabalham, a gande maioria, 3 ou 4 dias por semana. Se os obrigassem a estar 40 horas por semana na escola, então é que o Mário Nogueira trepava pelas paredes! Do primeiro dia de setembro até ao último dia de julho, como todos os trabalhados normais deste País!
Colocado por: André BarrosMete-lhe menos impressão pagar a alguém que prefere ficar em casa e não trabalhar porque pouco mais vai ganhar do que a mim que quero entrar no mercado de trabalho e começar a minha vida.
É isso?
Colocado por: PeSilvaSe, e apenas se, consumirmos o produto, isto é, paga quem consome.
Não nos faltariam ideias para rentabilizar o "tempo" que os professores dispõem, não acha?
Colocado por: antoniolxEu também gostava de muitas coisas! Se as começasse a enumerar, não tinha vida suficiente para as descrever todas!
Mas, os Portugueses pensam, que o Euromilhões poderia sair a todos e a cada um de nós...
Colocado por: Neon
Ouça, quando alguém me provar matematicamente que no global a privatização levará a uma melhor valia na relação custo/benefecio eu pego na bandeira da privatização.
E atenção,mais uma vez quero deixar vincado que acho que existem serviços que devem ser privatizados, que acho que existem necessidade de melhorias no funcionamento da FP. Agora acreditar que a privatização global das funções do estado são boas para nós, considerando a globalidade dos cidadãos, nunca vi em lado nenhum :)
Tb eu tenho um historial de publico e de privado, e nunca achei uma diferença substancial no comportamento dos empregados nem nas filosofias e opções dos decisores- Eventualmente poderei reconhecer que até á cerca de 4 ou 5 anos atrás existia no público alguma displicência no uso do dinheiro publico, sim é verdade, mas tudo se remedeia e hje as coisas já não são da mesma forma
Colocado por: antoniolxNão, não acho! Um professor com horário zero, não é nada! Não se rentabiliza o tempo de alguém que não está a fazer nada, nem se lhe paga inventando qualquer coisa para ele fazer
Colocado por: antoniolxA solução é pura e semplesmente acabar com processos, burocracias, ineficiências, etc. E acabar, é acabar!
Com isto concordo em absoluto.
Muito ainda existe por fazer, mas olhe que já se fez tanta coisa na simplificação administrativa, e as pessoas ou não sabem ou vivem com receio de assumir responsabilidade.
Colocado por: antoniolx
Acho que ainda não percebeu uma coisa: o problema não é da privatização, que efectivamente pode ser má!
A solução é pura e semplesmente acabar com processos, burocracias, ineficiências, etc. E acabar, é acabar!
Vou-lhe dar apenas um pequeno exemplo: nos países nórdicos, não há motoristas de políticos. Claro que não se ia privatizar isso! Solução: despedir os motoristas da FP, administrações e empresas públicas! TODOS! Depois, não há tanta coisa que há cá! Se não domina a língua deles, ou o inglês, veja o retrato dado por esta brsileira:http://www.claudiawallin.com.br/.
Colocado por: antoniolxQuando nos comparamos com as melhores práticas, está TUDO por fazer. 90% ou mais!
Colocado por: NeonPosso concluir que a sua questão não se prende então verdadeiramente com o custo, mas sim com uma manifesta contrariedade de ser obrigado a pagar aquilo que não pretende, mesmo que no global possa ser mais barato (que obviamente no seu caso não sei se é ou não) certo?
m Cuba, a compra de carros novos é possível apenas há...1 ano(não me recordo ao certo). Foi noticia em vários meios de comunicação social.
Na Venezuela, há a acrescentar que, quem quiser comprar carro novo espera bastante tempo para o mesmo chegar. O que é que acontece ? Há mafias que compram carros novos que só chegam passado 1 ano e depois vendem-nos a um preço mais elevado. Portanto, a questão é, como é difícil importar, a entrega demora e se quiser o carro "na hora", tem de ir ao mercado de usados. Por isso, tudo depende do tempo de entrega do novo.
Colocado por: PeSilva
E isso justifica exactamente o que?
Está a beneficiar de algo que é pago por outros, dai ao comunismo é um instante ...
Francamente não sei se a privatização da TAP é uma vantagem, uma necessidade, ou uma mais ou menos valia.
Consigo imaginar pros e contras, mas mais uma vez penso que iriamos derivar na conversa.
Vou dar um exemplo especifico e pessoal, até porque o Antonio referiu aqui que há gente a mais na educação.
Actualmente as minhas filhas frequentam o ensino publico, a mais nova no pré-escolar.
Não sei se é generalizado, mas penso que sim, o local onde a mais nova está diz que "não há condições para as crianças dormirem a sesta", falta de tudo desde pessoal, logística, espaço, etc.
Além de eu achar que afecta o bem estar da minha filha, traz-me um transtorno enorme pois os banhos, o jantar, o tempo que disponho para ela é usado a correr e com uma enorme carga de stress para lhe conseguir dar uma refeição sem ela adormecer.
A alternativa que tenho é ir para o privado, que existe mas que implicaria um custo mensal adicional directo que em média rondaria os 185 €, isto sem contar com outros custos em termos de combustível.
Obviamente que se neste momento pudesse ter a minha filha no privado o faria, mas infelizmente não posso.
A relação custo/beneficio a que me refiro é esta...ou seja em certas áreas pagar o custo efectivo do bem torna-o imcomportavel e inacessível á maioria de nós
Podemos agora criar paralelismo com n situações básicas desde segurança, saúde, água e luz, vias de comunicação, salubridade, etc etc
As contas não são simples, e não as posso partilhar aqui em toda a sua extensão, por questões profissionais...
Mas dou-lhe 3 indicadores:
1-Se todos os FPs realmente trabalhassem 40 horas por semana (até o TC deveria achar isso equitativo), dispensavam-se imediatamente 1/7
2-Se as autarquias fossem juntas, e os seus serviços concentrados, diversos estudos demonstram que se podia dispensar 30% a 40% dos funcionários da Administração Local. Para quem tenha dúvidas, é só consultar por exemplo o Mapa de Pessoal da CM de Lisboa, que anda disponível na Internet
3-Implodir a 5 de Outubro do Ministério da Educação, que o Crato prometeu, mas não teve coragem para avançar. Para quem não saiba, o Ministério da Educação é cerca de 40% dos FPs.
Quem quiser ver estatísticas mais detalhadas, podem passar peloDGAEP
Colocado por: antoniolxHá muitos a trabalharem mais de 35 horas e a encherem-se de horas extraordinárias. Havia casos de médicos que trabalhavam 24x7, outros que saíam de um hospital em Lisboa e entravam 5 minutos depois num hospital do Alentejo. São os chamados SUPER-FPs...
Nas autarquias, pergunte-se porque tem a Câmara de Lisboa cerca de 400 arquitectos? Leia algumas notícias com atenção, como por exemplo este:
http://www.tsf.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=879756
Quanto aos professores, nem lhe vou contar quantos conheço, pessoal e profissionalmente. Nalgumas fases do ano, têm que corrigir testes, é verdade. Mas já reparou que trabalham, a gande maioria, 3 ou 4 dias por semana. Se os obrigassem a estar 40 horas por semana na escola, então é que o Mário Nogueira trepava pelas paredes! Do primeiro dia de setembro até ao último dia de julho, como todos os trabalhados normais deste País!
Gosto muito desta parte, mas revela que nunca passou por essa experiência! Eu já passei pela Administração do Estado 10 anos, mas cansei-me! Fui interveniente de re-organizações, re-engenharias, re-quaisquer coisas, e acredite que a solução é muito simples:
A melhor forma de re-organizar um processo de trabalho na Função Pública é, quase sempre, acabar com ele!
Colocado por: luisvvPara quem acredita nas virtudes da acção do Estado, pedir "políticas activas de emprego" (a expressão na moda) e simultaneamente criticar a subsidiacao de emprego e estágios não é nada de absurdo ...
Não, não acho! Um professor com horário zero, não é nada! Não se rentabiliza o tempo de alguém que não está a fazer nada, nem se lhe paga inventando qualquer coisa para ele fazer. Se quiser criar uma empresa e seguir essa política, esteja à vontade! Mas alimentar FPs com as nossas contribuições e impostos, NÃO!