Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Colocado por: Skinkx100%? Longe disso, muito longe. É mais 100% NÃO aderiram...

Mostre-me 1 que não tenha aderido.
  2.  # 242

Colocado por: marcoaraujo

Mostre-me 1 que não tenha aderido.
    Lisboa porto, gaia benavente, estes sei que nao aderiram.
  3.  # 243

Colocado por: marcoaraujoSim, é para reabilitação. Pensava que era disso que se estava a falar aqui.

Pois, mas o agosto07 está a construir uma moradia nova.
  4.  # 244

Bem, isto para construções novas, o site da ADENE refere que há lugar a uma; Redução de 25% da taxa municipal de IMI. Ao clicar sobre esta inf. remete para o site das finanças que diz:

"Artigo 44.º-B (*)
    Outros benefícios com caráter ambiental atribuídos a imóveis

1 - Os municípios, mediante deliberação da assembleia municipal, podem fixar uma redução até 25 % da taxa do imposto municipal sobre imóveis a vigorar no ano a que respeita o imposto, a aplicar aos prédios urbanos com eficiência energética. (redação da Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro)

2 - Considera-se haver eficiência energética, para os efeitos do número anterior, nos seguintes casos:

a) Quando tenha sido atribuída ao prédio uma classe energética igual ou superior a A, nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 118/2013, de 20 de agosto;

Basicamente, será isto.
  5.  # 245

Resta é saber se será facil chegar a esta inf: "Os municípios, mediante deliberação da assembleia municipal, podem fixar uma redução até 25 % da taxa do imposto municipal sobre imóveis".....já que cada CM tem as suas....
  6.  # 246

Colocado por: jorgealvesLisboa porto, gaia benavente, estes sei que nao aderiram.

Gaia, de princípio, até foi o único que aderiu a isso.
  7.  # 247

8.  # 248

9.  # 249

10.  # 250

11.  # 251

não acho correcto ser o Municipio a Decidir... devia ser igual em todo o territorio nacional
  12.  # 252

Penso que TODOS os 308 munícipios do país aderiram à isenção de IMI por 3 anos para imóveis reabilitados que tenha certificado energético A.

Desconheço que existam casos de munícipios que não tenham aderido a isto.
  13.  # 253

Colocado por: fernandoFerreiranão acho correcto ser o Municipio a Decidir... devia ser igual em todo o territorio nacional

O IMI deveria ser igual em todo o país também. Não vejo lógica de ser 0,3% num concelho e no concelho ao lado já ser 0,45%
    É ridiculo isto. É isso e cada munícipio cobrar as taxas que lhe apetece. Deveria haver uma tabela única para o país.
  14.  # 254

Colocado por: marcoaraujoPenso que TODOS os 308 munícipios do país aderiram à isenção de IMI por 3 anos para imóveis reabilitados que tenha certificado energético A.

sim mas para construção nova só alguns aderiram
  15.  # 255

Sim, mas em construções novas acontece o que mencionei anteriormente, certo?
  16.  # 256

Portanto, o Picareta ao referir anteriormente que os benefícios fiscais para construções novas já não existiam. Não é bem assim! Isto pelo menos pelas inf's disponibilizadas pela ADENE e site das Finanças. Agora o que estará em causa é saber as CM's que aderiram a esses benefícios?,

será fácil saber isso, por ex. contactando a CM em causa, talvez não?
  17.  # 257

Colocado por: fernandoFerreira

sim mas para construção nova só alguns aderiram

Mas a construção nova não dá isenção. Na melhor das hipóteses dá um desconto que oscila entre 10% e 25%, ou seja, uma grande treta.
  18.  # 258

Colocado por: marcoaraujoMas a construção nova não dá isenção. Na melhor das hipóteses dá um desconto que oscila entre 10% e 25%, ou seja, uma grande treta.

Tem toda a razão.
    O ponto 1 do Artigo 44.º-B, refere; "Os municípios, mediante deliberação da assembleia municipal, podem fixar uma redução até 25 % da taxa do imposto municipal sobre imóveis"

Bem, mas smp é melhor isto que nada
  19.  # 259

Estes exemplos de CM's que o Fernando mencionou são todas Câmaras que aplicaram o benefício fiscal em construções novas?
  20.  # 260

Colocado por: agosto07Portanto, o Picareta ao referir anteriormente que os benefícios fiscais para construções novas já não existiam. Não é bem assim!

Por aqui é mesmo assim, e duvido muito que algum município faça descontos de imi em habitações novas, só se for no interior para evitar a desertificação.

0.0532 seg. NEW