Iniciar sessão ou registar-se
  1. Está a ver aqueles tubos isolados já no tecto? É esse caminho que tem que ser isolado, senão estará a perder calor...

Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  2. Colocado por: valtoresno meu caso não vão andar pelo tecto... os tubos saem directamente para a parede, a distancia é curtissima.

Ok. assim não faz sentido levar isolamento... Então terá o recuperador numa parede que faz divisão com esse quarto e a cozinha certo?
    Concordam com este comentário: valtores
  3. Colocado por: nandogonca
    1. Ok. assim não faz sentido levar isolamento... Então terá o recuperador numa parede que faz divisão com esse quarto e a cozinha certo?

isso mesmo (faz a divisão entre o quarto e a sala).
    Concordam com este comentário: nandogonca
  4. Ok esqueça essa questão do isolamento do tubo...
    Mas por favor tire esse lã de rocha/vidro a envolver o recuperador...
    Concordam com este comentário: valtores
  5. Colocado por: nandogoncaOk esqueça essa questão do isolamento do tubo...
    Mas por favor tire esse lã de rocha/vidro a envolver o recuperador...

com todo o gosto!!

obrigado por todas as dicas, ajuda enorme!
  6. Colocado por: valtores

não... ou coloca uma ou outra.

Tens a certeza que a tela dbs n é compatível com a cortiça? Fogo. N entendo nada lol
  7. Colocado por: fasca

Tens a certeza que a tela dbs n é compatível com a cortiça? Fogo. N entendo nada lol

não tenho a certeza, mas não estou a ver nenhuma vantagem em gastar dinheiro nas duas... não vai insonorizar mais por isso.
  8. veja aqui:

https://vimeo.com/114449591

1º é a espuma standard que se coloca
    2º é o dbcover mais barato
    3º é o dbcover original
    4º é outro dbcover qualquer carissimo (acho que é 10 euros o m2).
    5º Placa de madeira colada

A que eu ando a namorar é a 3ª opçao.
  9. mas querem eliminar o som que passa para o piso de baixo ou eliminar o som oco do piso flutuante? é que eu no RC não ouço som nenhum do piso de cima... e apenas coloquei uma tela basica para piso radiante... não tive em conta criterios de som e tal...
  10. Colocado por: sergyiomas querem eliminar o som que passa para o piso de baixo ou eliminar o som oco do piso flutuante? é que eu no RC não ouço som nenhum do piso de cima... e apenas coloquei uma tela basica para piso radiante... não tive em conta criterios de som e tal...

no meu caso em que a casa é terrea o que se pretende é eliminar (reduzir) o som oco. Aquele toc toc.
  11. Colocado por: valtores

no meu caso em que a casa é terrea o que se pretende é eliminar (reduzir) o som oco. Aquele toc toc.

pois... no meu caso... não noto muito isso... mas como só tenho no primeiro andar e no escritório do RC... e normalmente ando de pantufas... :) mas ver se hoje me lembro de reparar nisso.. :9
  12. Colocado por: valtoresveja aqui:

https://vimeo.com/114449591

1º é a espuma standard que se coloca
    2º é o dbcover mais barato
    3º é o dbcover original
    4º é outro dbcover qualquer carissimo (acho que é 10 euros o m2).
    5º Placa de madeira colada

A que eu ando a namorar é a 3ª opçao.

Excelente vídeo. Foste tu que filmaste?

No meu caso, tenho RC e 1º andar.. e também pretendo reduzir o som oco..
    Concordam com este comentário: sergyio
  13. Valtores e essa 3a opção quanto é o m2?

realmente 10€ o m2 do db cover melhor é muitíssimo
  14. isso é um absurdo... dar 10€ m2 por uma tela... eu ou sou mt forreta... ou então não ligo nenhuma a isso... para mim 2/3€ é mais que suficiente!!! para isso... 10€m2 mais o preço do piso... quase que mais vale então colocar madeira natural... ainda mais se os piso flutuantes que andam a ver estão nas casa dos 20 e tais euros!
    Concordam com este comentário: Rodri12, braz
  15. Tambem gostava de saber o preço m2 da 3 opção, ja parece uma solução muito boa!
    • FFF
    • 24 julho 2015 editado
    Colocado por: valtores

com todo o gosto!!

obrigado por todas as dicas, ajuda enorme!

Obrigado aos dois. Estou a tomar notas.

Resumindo, e acrescentando algumas notas minhas para ver se percebi:

1. Entradas de ar:
    1.1 - Entrada de ar do exterior para o interior da hotte - vai permitir arrefecer o interior da hotte e esse ar depois de aquecido vai ser injetado na sala, renovando aí o ar;
    1.2 - Entrada de ar para o carter do recuperador - pode ser alimentada por ar do interior da sala, embora nesse caso deva ser filtrado; vai ser este o ar a aquecer no carter e a injetar nos quartos; se esta entrada de ar vier também do exterior, vai permitir também renovar os ar dos quartos;
    1.3 - Entrada de ar para a câmara de combustão - dizem que pode também ser alimentado do exterior; mas se for alimentado com ar do interior também não fará mal, uma vez que este ar não precisa de ter qualidade, já que será queimado e expelido pelo tubo de exaustão do recuperador; por outro lado, já que no ponto 1.1 haverá admissão de ar novo, esta entrada para a câmara de combustão pode funcionar como a saída que compensa aquela entrada e garante a renovação na sala;

2. Saídas de ar:
    2.1 - Saída de ar por via de grelhas na hotte - estas saídas vão permitir que o ar que entrou em 1.1, depois de ser aquecido no interior da hotte, seja libertado para a sala;
    2.2 - Saídas de ar nos quartos - estas saídas de ar vão permitir que o ar que entrou em 1.2, depois de aquecido no carter, ventilado pelos motores, canalizado pela tubagem, chegue aos quartos; caso a entrada 1.2 tenha sido alimentada com ar do exterior, vai permitir renovar o ar dos quartos;
    2.3 - Saída de fumos - é a chaminé do recuperador, onde sairá o ar resultante da queima da lenha;

3. Isolamentos:
    3.1 - A hotte deve ser construída apenas com pladur, que pode ser pladur normal (não necessita ser pladur rosa), sem qualquer isolamento entre o recuperador e o pladur, de modo a permitir aquecer o ar aqui existente para o injetar na sala através de grelhas; o ar aqui deve ser mantido com boa qualidade;
    3.2 - Os tubos de condução para os quartos devem ser isolados fora da hotte, por exemplo pelos tetos falsos, de modo a reduzir as perdas de temperatura do ar enviado pelo motor de ventilação garantindo-se que ainda chega quente aos quartos.

É isto?

Ainda gostava que me esclarecessem em relação à altura de colocação de entradas e saídas.
    Se o ar quente sobe, creio que as saídas 2.2 devem ser colocadas junto ao rodapé dos quartos.
    Mas e a entrada 1.1 e saída 2.1 (circulação na hotte)? Se o recuperador de calor está na parte inferior da hotte, será para aí que o ar frio deve entrar, depois aquece, sobe e sai no topo da hotte já quente, é isto?

Se é assim, porque falam de ter saídas de ar na parte inferior da hotte?
  16. Colocado por: fasca

Excelente vídeo. Foste tu que filmaste?

No meu caso, tenho RC e 1º andar.. e também pretendo reduzir o som oco..
    Concordam com este comentário:sergyio

sim filmei.
    Onde encontrei mais barato foi na sobreira e serras.
  17. Colocado por: valtores

sim filmei.
    Onde encontrei mais barato foi na sobreira e serras.

e a quanto?
  18. Colocado por: fascaValtores e essa 3a opção quanto é o m2?

realmente 10€ o m2 do db cover melhor é muitíssimo

Anda a volta de 2/3€ o m2
  19. Colocado por: valtores

Anda a volta de 2/3€ o m2

aceitavel

0.7285 seg. NEW