Iniciar sessão ou registar-se
  1. convem pensar antes da fase dos enchimentos

Como assim?
  2. Colocado por: tiago_cbr

Como assim?

Convém definir todas as alturas dos pavimentos e telas para depois ficarem alinhados..:
  3. Colocado por: FFFÉ isto?
    quando tiver no PC vou ver se responsável. Tem aí alguns pormenores que fazia diferente, mas no geral você compreendeu a lógica da coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FFF
  4. Colocado por: FFF1.2 - Entrada de ar para o carter do recuperador - pode ser alimentada por ar do interior da sala, embora nesse caso deva ser filtrado; vai ser este o ar a aquecer no carter e a injetar nos quartos; se esta entrada de ar vier também do exterior, vai permitir também renovar os ar dos quartos;

A entrada de ar para o interior do carter convém ser sempre filtrado, porque é esse ar que vai circular nas tubagens que encaminham para as saídas, convém filtrar esse ar,para evitar poluir a conduta, quer para melhorar a qualidade do mesmo onde será injectado.
    A opção de colocar ar vindo do exterior, não sei se será boa ideia, uma vez que o ar se vier do exterior, será sugado pelo ventilador, que normalmente anda na casa dos 400m3, o que poderá ser muita quantidade de ar frio a entrar na casa... Eu em minha casa tenho o ar que entra para dentro do carter a ser chupado do interior de casa...

Colocado por: FFF1.3 - Entrada de ar para a câmara de combustão - dizem que pode também ser alimentado do exterior;

Este é que convém realmente deixar uma tubagem para ir buscar o ar ao exterior. Hoje em dia as casas são cada vez mais estanques. Se o recuperador tiver a queimar o oxigénio do ar interior... Acho que deveria ser a prioridade a queima ser efetuada por ar exterior...

Colocado por: FFFÉ isto?

Basicamente sim. Não se esqueça de tapar o topo da hotte para obrigar o ar quente a sair efetivamente pelas grelhas superiores. Tape o topo com gesso e sisal.

Colocado por: FFFSe o ar quente sobe, creio que as saídas 2.2 devem ser colocadas junto ao rodapé dos quartos.

Sim o ideal é colocar as saídas em baixo. Eu como tenho a casa rasteira, a saída teve que ficar em cima.

Colocado por: FFFMas e a entrada 1.1 e saída 2.1 (circulação na hotte)? Se o recuperador de calor está na parte inferior da hotte, será para aí que o ar frio deve entrar, depois aquece, sobe e sai no topo da hotte já quente, é isto?

É o efeito de convecção. É a normal circulação de ar. O ar dentro da hotte mais quente, concentra-se na parte superior e saí naturalmente pela grelha superior, enquanto novo ar frio entra pela grelha inferior.

Outro concelho. Nunca use ventiladores a chupar ar de dentro do carter, utilize sempre o ventilador a insuflar ar para o interior do carter, assim evita que seja sugado algum fumo que por alguma razão, quer por haver alguma fuga, quer por mal montagem, possam existir.
    A mesma regra do ar que se encontra na hotte. Se quiser colocar um motorzito a fazer a circulação mais rápida, ponha-o na admissão de ar para o interior da hotte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, valtores, FFF, Sessenta
    • FFF
    • 25 julho 2015
    Colocado por: nandogoncaA entrada de ar para o interior do carter convém ser sempre filtrado

Percebo. Mas então qualquer outra entrada de ar em casa devia ser filtrada pela mesma razão.

Colocado por: nandogoncatenho o ar que entra para dentro do carter a ser chupado do interior de casa

OK. Tem o ar da sala a ir parar aos quartos. Pode estar um pouco mais saturado, mas como é renovado pela grelha da hotte, não estará muito mau. Ainda assim, se o recuperador tiver capacidade de aquecer o que é sugado do exterior, parece-me que seria perfeito.

Colocado por: nandogonca. Se o recuperador tiver a queimar o oxigénio do ar interior...

Então, mas o ar do interior da sala é sugado para queimar e para o lugar desse vem ar fresco aquecido na hotte. Só se o ar mais saturado for pior para a queima, mas isso deve ser uma diferença negligenciável.

De resto já percebi a ideia. Obrigado pelas dicas. Nada como perceber a mecânica da coisa.

Esses ventiladores já vêm com o recuperador, se tiver tubos de saída para outras divisões, ou são opções compradas em separado?
  5. Colocado por: FFFPercebo. Mas então qualquer outra entrada de ar em casa devia ser filtrada pela mesma razão.
    Mas ali tem um ventilador a fazer passar 400m3/h...É muito ar a passar ali e a ser sugado perto do chão...
    Concordam com este comentário: FFF
  6. Colocado por: FFFOK. Tem o ar da sala a ir parar aos quartos. Pode estar um pouco mais saturado, mas como é renovado pela grelha da hotte, não estará muito mau. Ainda assim, se o recuperador tiver capacidade de aquecer o que é sugado do exterior, parece-me que seria perfeito.

Eu em minha casa teria utilizado uma VMC para renovar o ar de dentro de casa. E acho que até dá para interligar a VMC ao recuperador.

Mas lembre-se que uma coisa é entrar ar para a hotte que é pouco ou nenhum, outra coisa é insuflar 400m3 de ar para fazê-lo passar no carter, para os quartos... É muito ar.....
  7. Colocado por: FFFEntão, mas o ar do interior da sala é sugado para queimar e para o lugar desse vem ar fresco aquecido na hotte. Só se o ar mais saturado for pior para a queima, mas isso deve ser uma diferença negligenciável.

Por essa ordem de ideia até tem lógica, mas eu nunca arriscava e colocaria sempre a queima a ser fornecida pelo exterior...
  8. Colocado por: FFFEsses ventiladores já vêm com o recuperador

Normalmente (os de grande volume), tem um valor à parte... Os tangenciais (menos potentes), normalmente vem já inseridos dentro do recuperador.

Colocado por: FFFse tiver tubos de saída para outras divisões

Para ter saídas tem que ter um carter (a chapa que envolve o recueprador).
    • FFF
    • 25 julho 2015
    Tenho que ir ver o que eu escolhi, para ver se vem com ventilador. Tem 4 tubos para recuperar ar para quartos. É o cloud 70 da chazelles.
  9. Colocado por: FFFTenho que ir ver o que eu escolhi, para ver se vem com ventilador. Tem 4 tubos para recuperar ar para quartos. É o cloud 70 da chazelles.

Isso é vendido cá em PT?

Veja se é ventilado...
    • FFF
    • 25 julho 2015
    Sim, foi-me proposto pela Pedra&Decoração. Mas acho que não é ventilada. Os modelos ventilados são o Ventus. Vai ter que funcionar sem motores.
  10. Colocado por: FFFSim, foi-me proposto pela Pedra&Decoração. Mas acho que não é ventilada. Os modelos ventilados são o Ventus. Vai ter que funcionar sem motores.

Sem ventilação não chega ar quente aos quartos. Mesmo que fiquem no piso superior, logo por cima do recuperador... Ter 400m3/h a encaminhar ar para os quartos é totalmente diferente de ter o ar a circular por convecção para os quartos...
    Se não tiver os quartos logo por cima do recuperador, esqueça...
    • FFF
    • 25 julho 2015 editado
    2 até estão mais ou menos por cima... Devem ser uns 4 metros de tubo. Mas o outro deve estar a uns 7 ou mais.
    Os motores são de que ordem de valor?
    (peço desculpa ao valtores pela invasão...)
  11. Colocado por: FFF2 até estão mais ou menos por cima... Devem ser uns 4 metros de tubo. Mas o outro deve estar a uns 7 ou mais.
    Os motores são de que ordem de valor?
    (peço desculpa ao valtores pela invasão...)

À vontade :))
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FFF
  12. continuo indeciso com o laminado.
    agora tenho estas duas opções em cima da mesa (um destes ha-de ser, são os finalistas):
    quickstep e haro.

haro: https://goo.gl/photos/XVyJCAEUzhpZHQoz8

quickstep: https://goo.gl/photos/NVBSnaR1vxehFWEaA
    • tnjp
    • 26 julho 2015
    São os dois muito bonitos!
    Acho o Haro um pouco mais rústico, seria a minha escolha.
    Concordam com este comentário: two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  13. Colocado por: valtorescontinuo indeciso com o laminado.
    agora tenho estas duas opções em cima da mesa (um destes ha-de ser, são os finalistas):
    quickstep e haro.

Confiando nas imagens - há sempre a possibilidade de serem imagens manipuladas - se me perguntassem qual escolheria, diria que a minha escolha recaía, sem hesitar, sobre a «Haro» na tonalidade MEL. As fotos mais à direita, na imagem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores

0.6840 seg. NEW