Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: fasca

ok, as telas de dbs são um complemento á cortiça?

ou com essa tela n se coloca cortiça?

não... ou coloca uma ou outra.
  2.  # 2

Colocado por: nandogonca

Nas minhas saídas de ar quente cheguei a medir temp de 84º e o pladur junto ao recuperador não está nada empenado...
    Tem é que colocar uma entrada de ar frio para o interior da hotte(o "saco" em pladur que vai envolver o recuperador) e outra no topo da hotte. fazendo assim circulação por convecção e além de arrefecer o inetrior da hotte, liberta o ar quente para a sala. Eu no meu caso até coloquei 2 grelhas em baixo na hotte e um grande em cima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:valtores

vai ser exactamente isso (neste aspecto o arquitecto pensou em tudo, 5 pontos p'ra ele).
    2 entradas de ar por baixo, 4 saidas de ar por cima, e uma entrada de ar pelo exterior...
  3.  # 3

Colocado por: nandogoncaConvém na tomada de ar para dentro do carter convém colocar algum tipo de filtro, porque como calcula estamos a enviar ar para o quarto e se fosse filtrado melhor.

não percebi... isto é a entrada de ar pelo interior? Que tipo de filtro?

Colocado por: nandogoncaIsole bem os tubos que vão para os quartos.

isolar como? algum produto adequado?

obrigado pelas explicações! está a ajudar-me bastante.
  4.  # 4

Colocado por: valtoresnão percebi... isto é a entrada de ar pelo interior? Que tipo de filtro?

O ar que vai para dentro do carter (ar esse que é sugado de dentro de casa), convem meter um filtro para apanhar o pó que anda na casa, evitando enviar esse lixo para os tubos e para os quartos.

Colocado por: valtoresisolar como? algum produto adequado?

obrigado pelas explicações! está a ajudar-me bastante.

Viu o link do tópico que criei da minha casa? Tem lá umas fotos de como isolei esses tubos com lã de rocha.
  5.  # 5

1. Viu o link do tópico que criei da minha casa? Tem lá umas fotos de como isolei esses tubos com lã de rocha.

oh fosgasse, eu a pensar que me safava da lã de rocha...
  6.  # 6

Tenha atenção que deverá apenas isolar depois de sair da hotte. como na minha foto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  7.  # 7

Colocado por: valtoresoh fosgasse, eu a pensar que me safava da lã de rocha...

Perceba que o objetivo dos tubos é encaminhar ar quente para uma saída. Logo deverá ser assegurado que durante o percurso haja a menor perda possível de temperatuar. Se não isolar, irá perder esse calor para outro lado que não o desejado.
    Concordam com este comentário: two-rok
  8.  # 8

Colocado por: nandogoncaViu o link do tópico que criei da minha casa? Tem lá umas fotos de como isolei esses tubos com lã de rocha.

mas isto é basicamente para evitar perdas de calor nos tubos certo? Mais nada?
    se for so por isso, dispenso...
  9.  # 9

Perceba que o objetivo dos tubos é encaminhar ar quente para uma saída. Logo deverá ser assegurado que durante o percurso haja a menor perda possível de temperatuar. Se não isolar, irá perder esse calor para outro lado que não o desejado.

era isso que queria perceber... não sei se as perdas serão muito grandes ou não, mas as divisões não são grandes, acho que a diferença não será significativa...
  10.  # 10

Colocado por: nandogoncaTenha atenção que deverá apenas isolar depois de sair da hotte. como na minha foto

Aquela foto não é a melhor para explicar. Veja esta e perceba que dentro da hotte (onde vai circular ar por conveção não deverá colocar lã de rocha/vidro), para não enviar partículas para o interior da casa. Assim isola só depois de passar o tecto. E isole depois bem com gesso e sisal o topo da hotte para evitar o calor de fugir para outro lado.

11.  # 11

Colocado por: nandogoncaTenha atenção que deverá apenas isolar depois de sair da hotte. como na minha foto

Aquela foto não é a melhor para explicar. Veja esta e perceba que dentro da hotte (onde vai circular ar por conveção não deverá colocar lã de rocha/vidro), para não enviar partículas para o interior da casa. Assim isola só depois de passar o tecto. E isole depois bem com gesso e sisal o topo da hotte para evitar o calor de fugir para outro lado.

12.  # 12

Colocado por: valtoresmas isto é basicamente para evitar perdas de calor nos tubos certo? Mais nada?

sim
    Concordam com este comentário: valtores
  13.  # 13

Colocado por: valtoresse for so por isso, dispenso...

Mas então aceite que depois vá perder rendimento o sistema... Estará a aquecer outra coisa... Olhe que esse isolamento é muito importante...
    Concordam com este comentário: two-rok
  14.  # 14

Colocado por: valtoresnão sei se as perdas serão muito grandes ou não

Serão grandes as perdas porque o inox é bom condutor e estará a perder calor para outro local... Assim nunca poderá ter temp à saída tão elevadas...

Eu com temp à saída da boca a 84º, o meu quarto com 16m2 fica com temp na ordem dos 20 a 22º
  15.  # 15

Mas então aceite que depois vá perder rendimento o sistema... Estará a aquecer outra coisa... Olhe que esse isolamento é muito importante...

o que me faz alguma confusao sao as particulas da la de rocha, porque o recuperador tem uma das faces e duas saidas para o quarto... e não queria de todo "contaminar" o ar com particulas da lã. Prefiro que seja menos rentavel... acredito que ainda assim aqueça o suficiente. tambem não somos assim tao friorentos :)
  16.  # 16

Colocado por: valtoreso que me faz alguma confusao sao as particulas da la de rocha, porque o recuperador tem uma das faces e duas saidas para o quarto... e não queria de todo "contaminar" o ar com particulas da lã. Prefiro que seja menos rentavel... acredito que ainda assim aqueça o suficiente. tambem não somos assim tao friorentos :)

Mas o isolar esse tubo não irá contaminar nada. Onde vão andar esses tubos?
  17.  # 17

Mas o isolar esse tubo não irá contaminar nada. Onde vão andar esses tubos?

eu julgo que no meu caso vai levar só pladur à volta do recuperador, e os tubos lá dentro... (mas secalhar estou errado)
  18.  # 18

Mas como disse dentro da caixa que envolve o recuperador em pladur, não leva isolamento à volta dos tubos, depois por onde andarem esses tubos no tecto, é muito importante isola-los de forma a chegar calor suficiente na saída de ar dos quartos.
  19.  # 19

Colocado por: valtorese os tubos lá dentro... (mas secalhar estou errado)

Esse tubos tem que ser encaminhados pelo tecto para as saídas no quarto e cozinha... é esse caminho que os tubos fazem que tem que ser isolados...
    Não sei se me estou a fazer entender...
  20.  # 20

Colocado por: nandogoncaMas como disse dentro da caixa que envolve o recuperador em pladur, não leva isolamento à volta dos tubos, depois por onde andarem esses tubos no tecto, é muito importante isola-los de forma a chegar calor suficiente na saída de ar dos quartos.

no meu caso não vão andar pelo tecto... os tubos saem directamente para a parede, a distancia é curtissima.

0.5362 seg. NEW