Colocado por: electraouma curiosidade, quando temos vários termostatos, temos várias áreas a diferentes temperaturas. O que faz neste caso a gestão da temperatura de impulsão?regula a temp de impulsão, pode fazer de maneira fixa, ou modelante atraves tambem da temp ext, em arrefecimento vai regular a temp de envio a fim de evitar o fenomeno de orvalho!
Assim de repente, diria que comporta-se "quase" como um elemento estático, visto que tem de cobrir a temperatura máxima desejada numa certa área.
Colocado por: Sergio Rodriguespara isso tem os "passos" da tubagem que previamente é colocada consoante o acabamento!!
Colocado por: pc ferreirao melhor é colocarem radiadores a oleo.é capaz de ser melhor ou umas samarras
Colocado por: pc ferreiraSe usar apenas sem a centraliza de gestão (ou chamem-lhe o que quiserem), como sabe a bomba de calor a temperatura de retorno e o delta de cada circuito?
Colocado por: pc ferreiraJá agora uma duvida técnica:
Se usar apenas sem a centraliza de gestão (ou chamem-lhe o que quiserem), como sabe a bomba de calor a temperatura de retorno e o delta de cada circuito?
Colocado por: pc ferreiraPode não enviar a temperaturas diferentes mas pode individualizar o fluxo.
E pode ser importante pelo delta.
Mas não vale a pena complicar mais.
O melhor é placas de isolante e tubo preto com água a passar. E depois 15cm de cimento armado para ter muita inércia.
Colocado por: electraoo que faz a gestão de temperatura de impulsão quando temos duas áreas com acabamentos diferentes, ladrilho e madeira? regula-se pela mais exigente (pavimento em madeira)?
Colocado por: Sergio Rodriguesse bem me lembro esse grupo faz a bomba trabalhar por impulsos consoante a info que recebe dos recepetores dos termostactos
Colocado por: nocas1a BC Altherma sabe a temperatura de retorno e o delta mas não ao nível de cada circuito.
1- No caso de execução de um acabamento em soalho, e colocando argamassa, devo ou não colocar barrotes chumbados? Digo isto porque em principio vou colar o soalho. Ou acham importante a colocação dos barrotes e também prega-lo?
2- É necessário o uso de uma centralina? Para quê? Não posso usar apenas sensores de temperatura e liga-los a um sistema básico que me ligue a bomba e a correspondente electroválvula?
2- É necessário o uso de uma centralina? Para quê? Não posso usar apenas sensores de temperatura e liga-los a um sistema básico que me ligue a bomba e a correspondente electroválvula?
3- E não posso usar o circulador da bomba de calor (conheço bem a altherma e sei que posso mandar ligar como se fosse um simples termostato) e regular a temperatura de impulsão conforme a temp. exterior? (pelo menos a altherma também o permite)
1- No caso de execução de um acabamento em soalho, e colocando argamassa, devo ou não colocar barrotes chumbados? Digo isto porque em principio vou colar o soalho. Ou acham importante a colocação dos barrotes e também prega-lo?
.
Colocado por: joaquimalmeidaOmega,
No caso de se colocar barrotes, como é que os mesmos são presos e nivelados por cima dos isolamentos e tubos?
Que madeira sugere?
Colocado por: jfsmoreiraEu tenho exactamente como diz. Sensores de temperaturas pelas zonas, ligadas à domótica. Por sua vez a domótica actua sobre as válvulas e dá sinal para a BC trabalhar ou não e sempre com um delay de tempo, uma vez que as válvulas demoram tempo a abrir.
Já na BC, usei a própria circuladora para fazer circular a água no circuito, com a temperatura inversamente proporcional à temp. Ext.
Tenho ainda Ventiloconvectores que no verão faz frio e usei mais uma saída para atuar uma válvula de 2 vias para ativar ou desativar uma saída que tenho para os toalheiros aquecidos (que no verão não funcionam, é claro)
Funciona tudo nos trinques e com a domótica consigo "enganar" a D.Inércia. Por exemplo programo temp. mais elevadas no final do dia, para obrigar a BC a trabalhar, e de madrugada tb o faço nas WCs, para obrigar os pisos das WCs a ficarem quentinhos na hora de acordar e tomar banho! E muitas mais outras que com o tempo fui aprendendo.
Colocado por: MariotiMas o omega essa betonilha não haveria de ter levado cortes?