Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: MNeo

    Tem um processador Pentium Centrino com 2,0ghz

    Disco de 80Gb e 2,00 GB de memória


    Então aconselhava-te a comprares mesmo um novo :)

    O SSD iria trazer qualquer coisa, mas não ia valer a pena.

    Pensa num investimento, nem que seja em segunda mão. Já encontras coisas muito boas ainda com garantia por 700 +/-
  2. Colocado por: MNeo

    Tem um processador Pentium Centrino com 2,0ghz

    Disco de 80Gb e 2,00 GB de memória

    É melhor pensar num PC novo, muito embora esse PC com Upgrade para 4 GB e um ssd, nos usados se calhar compras isso barato, ainda aguentava uns tempos.
    • MNeo
    • 10 agosto 2016
    Colocado por: callinasPensa num investimento, nem que seja em segunda mão. Já encontras coisas muito boas ainda com garantia por 700 +/-


    Aconselham alguns sites para compra de portateis usados?
  3. Umas páginas atrás fala-se nisso.
  4. Pois, também sou da opinião de que deve adquirir um portátil novo!
    Se procurar bem já encontra portáteis de 15" e SSD ao valor que fala!
    • Dj_C
    • 11 agosto 2016
    Bom dia,
    Eu apostaria num portátil de 15" com um I5 ou I7 com 4GB RAM, nem que seja um usado. E se não tiver ainda disco SSD coloca-lhe um de 128 ou 256GB.
    Tem boas máquinas refurbished no EBAY europeu por exemplo.
    A título pessoal comprei há uns anos um LENOVO X200S de12.1", é um dual core, até agora impecável.

    Atualmente faria da mesma forma.

    Cumprimentos,
    Dj_C
  5. Boas, na empresa onde trabalho já adquirimos alguns portáteis/torres e periféricos recondicionados (1 ano de garantia) a uma empresa de V. N. Gaia de nome RFI - Informática.
    Até agora sem quaisquer problemas.
  6. Atenção que o layout do teclado dos portáteis usados / recondicionados por vezes não é em português
  7. Colocado por: civismoAtenção que o layout do teclado dos portáteis usados / recondicionados por vezes não é em português


    Podes sempre comprar um vinyl por cima :)
    Concordam com este comentário: Dj_C
  8. Colocado por: MNeoO meu velhinho Portatil Toshiba Satellite começou a acusar a idade (8 anos)...

    Agora quando começa a aquecer um bocado desliga-se sozinho

    Ja me disseram que pode ser da massa térmica do processador ou da placa gráfica...

    Será que vale a pena tentar arranja-lo ou e melhor avançar para um novo?

    Para um portátil novo, pretendia um com ecran de 15,6", e pretendia gastar na ordem de uns 800€, o que me aconselham?

    O portátil será mais vocacionado para trabalho


    Sopre com o compressor noa orifícios da ventoinha, e provavelmente deixará de se desligar, e nem deverá precisar abri.lo
  9. Colocado por: civismoAtenção que o layout do teclado dos portáteis usados / recondicionados por vezes não é em português


    Principalmente os que vem do estrangeiro. ebay´s e afins
    Concordam com este comentário: Dj_C
    • Dj_C
    • 11 agosto 2016
    Colocado por: larkhe

    Principalmente os que vem do estrangeiro. ebay´s e afins
    Concordam com este comentário:Dj_C


    Boa tarde,
    No meu nem o vinil colei... mas já coloquei em alguns que arranjei para amigos.

    Cumps,
    Dj_C
    •  
      GMCQ
    • 11 agosto 2016
    Colocado por: MNeo

    Trabalho com Autocad (embora com o Portátil atual já se arrasta um bocado), folhas de cálculo e alguma edição grafica...

    Estava a apontar para um processador I7, e 8Gb de memória.

    Sempre gostei dos Toshiba, mas pelo que tenha andando a ver são um pouco mais caros...

    Têm me falado bem dos Asus e também dos Lenovo, que ficam um pouco mais em conta


    Tb tenho ouvido falar bem do Lenovo parece que são bastante fiáveis, os Toshibas tb são bons.

    Na minha opinião se é para mexer com programas gráficos, o melhor poderá ser de i5 para cima e com pelo menos 6gb de RAM.

    Tb tenho um Acer com 4 de RAM, e tem uns 6 anos e é um Pentium e aguenta-se bem com o AutoCad já o usei para fazer uns rabiscos, isto antes de pôr o SSD de 128gb, acreditem, está muito mais rápido. Agora onde já vi alguns pcs a arrastarem-se foi a ver uns PDMs... Primeiro que os PDFs abrissem! Foi dose!
    Concordam com este comentário: Dj_C
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MNeo
    • MNeo
    • 12 agosto 2016
    Muito obrigado a todos pelas opiniões.

    Vou fazer algumas pesquisas tendo em conta os comentarios que aqui foram colocados.


    Estou inclinado para um processador I7 com o mínimo de 4GB de memória

    Nalguma pesquisa que já efetuei aparecem -me uns Toshiba com 1Tb de disco rigido + 8GB de SSD... Será que o SSD será só para o arranque do equipamento e paa fazer de cache, equanto todos os programas e os SO esta instalado no disco de 1TB?
  10. 8GB será praticamente só para o sistema operativo e pouco mais.
    E porquê i7? i3 ou i5 não chega?
    • MNeo
    • 12 agosto 2016
    Colocado por: rjmpiresE porquê i7? i3 ou i5 não chega?


    Tenho um desktop com um I7 já com uns anitos (6 anos) e aquilo ainda está uma maquina...

    Penso que se investir um pouco mais num processador, acabo por conseguir prolongar um pouco mais a performance do equipamento no tempo ...
    • jcfcid
    • 12 agosto 2016 editado
    Colocado por: MNeoMuito obrigado a todos pelas opiniões.

    Vou fazer algumas pesquisas tendo em conta os comentarios que aqui foram colocados.


    Estou inclinado para um processador I7 com o mínimo de 4GB de memória

    Nalguma pesquisa que já efetuei aparecem -me uns Toshiba com 1Tb de disco rigido + 8GB de SSD... Será que o SSD será só para o arranque do equipamento e paa fazer de cache, equanto todos os programas e os SO esta instalado no disco de 1TB?


    Não te metas nisso! :P 8GB de SSD deve de ser quase uma PEN a fazer o arranque do sistema.

    1TB sim, como disco de armazenamento e depois um secundario de 128GB SSD para SO.

    Acho que fazes bem em ir para um i7, mas atenção. Se puderes, vai para os H não para os U. É uma pequena grande diferença.

    Isso e 8GB de RAM, tens PC para uns 6 a 8 anos
  11. Boas!

    Tenho lido aqui tantas duvidas e dilemas de quem anda a escolher computador, que na qualidade de tecnico com muiiittoos anos de experiencia (sou como que um piloto com 100.000 horas de voo) , resolvi escrever uma especie de "os 10 mandamentos de quem anda a escolher computador ".

    Esta listagem esta pensada para PC´s e Portateis com microsoft Windows, mas podemos fazer uma para MAC / LInux

    Quem quiser que opine e corrija


    >Nao vale a pena comprar um portatil se vai estar sempre parado numa secretaria, ha imensas vantagens num pc fixo em relacao a um portatil, antes do mais do tamanho do ecran, ergonomia...

    >Quem quer um computador potente e durável compra um pc fixo, nao compra um portatil. Cada euro investido num pc fixo tem uma garantia muito maior de ser um bom investimento para os anos que se seguem do que investir num portatil, porque :
    -Os pc´s fixos sao muito mais facilmente (e mais baratos ) melhoraveis (upgradaveis) , mesmo apos alguns anos. ALguns portateis ja nem dao para upgradar
    -Num PC fixo pode-se começar com uma base mais economica, e ir melhorando ao longo dos anos: Para o mes que vem compra o disco SSD, para o outro a grafica, etc
    -a potencia por Euro num pc fixo é sempre melhor
    -quando um pc fixo morre, normalmente compensa recupera-lo e costumam haver peças e costuma ser economico. Muitas vezes quando um portatil morre, acabou de vez

    >Os processadores I3 I5 ou I7 sao apenas designacoes comerciais. Os processadores I3 I5 ou I7 nos computadores de secretaria costumam ser mais potentes que os de portatil. Ou seja , provavelmente um I5 de computador Desktop será mais rapido que um I7 de Portatil .... E um I3 de desktop mais rapido que um I5 de portatil

    >Se um portatil é pequenino, fininho e tem muitas horas de autonomia, normalmente isto significa que o processador não gasta quase nada, e que é fraquinho

    >Se um portatil tem um processador muito potente, provavelmente a bateria ira aguentar pouco, menos ate do que portateis que custem 1/3 do seu valor

    >Se um portatil tem um processador e graficas muito potentes, provavelmente ira morrer por sobreaquecimento, e ira durar muito menos do que portateis que custem 1/3 do seu valor

    >O processador não é assim tão importante. Para a maioria das tarefas e maioria dos utilizadores , um I3 é mais que suficiente

    >Usualmente as tarefas mais exigentes que se podem fazer num computador são tratamento grafico, edicao video, autocad 3D e jogos , e até nestes casos um I5 é na maioria dos casos suficiente.

    >A Ram é mais importante que o processador. à data de hoje faz sentido 8GB para a maioria dos casos, e 16 ou 32GB para trabalhos especificificos ou jogos
    Apenas recomendo 4GB numa maquina nova para tem tiver um orçamento muito limitado

    >Se a net / ligação à rede esta lenta, provavelmente estarão por wireless. Experimentem ligar por cabo de rede e ficarão aghradavelmente surpreendidos :)

    >Quando compram um portatil novo, desinstalem todo o software (bloatware) que vem instalado: Trials, promocoes e aplicacoes que jamais utilizarao. Ou entao facam uma instalacao limpa do sistema operativo, garanto que ficara muito mais rapido :)

    >O antivirus costuma ser o maior responsavel pela lentidao dos computadores, sobredo os mais completos, genero internet security / 360 . Intrometem-se em tudo, muitas vezes provocam bugs e conflitos com outras aplciacoes, e a sua eficacia é em muitos casos questionavel.
    pessoalmente nao uso antivirus, apenas o malwarebytes gratis, o qual corro manualmente 1x por mês para certificar-me que esta tudo ok .
    Facilmente um pc com 6 ~9 anos sem antivirus anda mais rapido na maioria das situacoes, do que um novo com um antivirus "completo".
    Posso estar a exagerar, mas diria que o antivirus em alguns casos come cerca metade da performance de um computador

    >As marcas são apenas marcas . MUitas vezes perguntam-se se o HP é melhor que o Lenovo ou se o Acer presta e se os toshibas sao os melhores.
    Na qualidade de quem já operou milhares de computadores, posso dizer que já vi barracadas em todas as marcas, e que ninguem pode dizer que a marca tal é que boa e que a marca tal nao presta, no entanto :
    -Quando os portateis sao muito baratos, ha uma maior tendencia para falhar, Mas ja vi portateis baratos a portarem-se lindamente por muitos anos
    -Ja vi falhas inadmissiveis e grandes barracas em marcas conceituadas como Toshiba e HP
    -Ha marcas que nao me inspiram qualquer confiança , como insys por ex , sao os piores portateis que já vi (os do e-escola), mais por culpa dos chips SIS que utilizaram
    -Vi a AMD fazer muita barracada nos ultimos anos, hoje em dia prefiro um portatil ou pc com processadores Intel do que AMD
    -Se querem um portatil fiavel, vao para um que só tenha a grafica Intel , ou seja que nao tenha uma Grafica nVidia ou AMD adicionada
    -Os plasticos sao uma lastima em alguns modelos de portateis, partem-se todos sobretudo na zona das dobradiças
    -As marcas que ainda assim vejo com melhor fiabilidade e com menos barracadas são a Dell e a Lenovo , mas são marcas que operam sobretudo nas gamas profissinais e existem em menor quantidade no mercado. Se formos para as gamas profissionais da HP e Toshiba tambem têm bom material
    -às vezes é uma questão de sorte, pois sobretudo nos portateis nada garante que gastar mais signifique que vai ser mais duravel , as vezes é ao contrario pois ao ser mais caro é mais potente e ao ser mais potente aquece mais e torna-se mais propenso para falhar.


    >Não ha computadores baratos para Jogos. Aliás os jogos , sobretudo os 3D , são do mais exigente que se pode fazer num computador , requerendo componentes muito caros para quem pretende um bom desempenho : Placas graficas, fontes potentes, muita ram, processadores gama alta

    >Para quem quer uma maquina top de Autocad 3D , existem workstations com placas graficas nVidia Quadro ( http://www.nvidia.com/object/autodesk-design-suite.html ) e Processadores Xeon (Gama profissional) . tambem existem meia duzia de portateis com grafica quadro, Topos gama da Toshiba Dell e HP

    >Numa outra area, temos maquinas que fazem de servidor e , dependendo do contexto , podem ter exigencias altissimas, nomeadamente muitos processadores (XEON) e muita RAM , mas esta parte é pouco importante para a maioria dos users aqui do forum

    >Reinstalar o windows (ou outro sistema operativo) pode resolver muitos problemas, e por vezes é uma lufada de ar fresco e agradavel surpresa , mesmo em computadores com alguns anos .

    >O melhor upgrade que se pode fazer a um computador, em mais de 95% dos casos é aumentar a memória RAM e mudar o disco para um SSD

    >Muitos computadores antigos com 8 anos , se levarem um disco SSD ficam mais rapidos para a maioria das tarefas do que os actuais sem SSD

    >Os discos com 8GB de SDD, chamados hibridos, pouco ou nada acrescentam relativamente aos que nao têm esses 8GB , e ficam imensamente atras dos verdadeiros SSD. Estes discos fazem cache nesses 8GB dos ficheiros mais utilizados, mas na pratica as medicoes mostram poucos benefícios

    >Por ultimo, para o seu correcto funcionamento , qualquer pc fixo e sobretudo qualquer portatil deve ser soprado com um compressor +/- a cada 12 Meses , para nao acumular cotao nas ventoinhas . Prolonga a vida do equipamento e fica mais rapido, pois alguns processadores cortam a sua potencia quando atingem temperaturas altas. Nao se ponham a abrir portateis a trocar a massa termica, em 99% dos casos nao é preciso, basta limpar, e a probabilidade de alguem pouco experinte fazer burrada enquanto tenta trocar a massa é largamente pior do que continuar com a massa original!
    Seguem exemplos




















    Espero ter ajudado
    Concordam com este comentário: MNeo, Vítor Magalhães, GMCQ, MRK, jcfcid, rjmpires
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, musg, MNeo, Vítor Magalhães, GMCQ, MRK, jcfcid
  12. Bom topico civismo! :)

    Sendo também profissional da área (embora mais virado para o empresarial), concordo em tudo com o que disse.

    Embora seja fã de portáteis, em certos casos, sobretudo por questões profissionais, acho que o Desktop supera largamente o Portatil. Porque? Para se ter um portatil capaz de rivalizar com um Desktop, é preciso um investimento pelo menos 20% a 30% acima do Desktop. Para Autoca por exemplo, com um i5, uma grafica mediana e um SSD 128GB + 1TB e 8 / 16 GB de RAM consegue-se um desktop por uns 700 / 800€ que dura, dura, dura e dura. Com a vantagem de um 1 (ou 2 ou 3) anomais tarde, a grafica estar ultrapassada, vende e coloca nova. Quem diz a grafica diz o resto.
    Concordam com este comentário: civismo
  13. Já começam a aparecer portáteis em que dá para substituir a maioria das peças.. o problema é o preço.. até assusta :D

    Bom post civismo! ;)
 
0.3026 seg. NEW