Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

Colocado por: FFFMas pelo que tenho lido por aqui, parece ser consensual que uma boa solução deverá ter 60 mm nas paredes e 120 mm nas coberturas. Tenho que fazer algumas contas para ver o impacto desta alteração, mas se for comportável será por aí que vou.

tão ou mais importante que a espessura, é a aplicação do material, principalmente os pormenores de ligação entre elementos, as chamadas pontes térmicas lineares. (ligação de paredes com coberturas; paredes com pisos; montagem de caixilharias, etc...

ainda ontem estive numa obra em que o dono se "gabava" de ter um excelente isolamento, tinha etics com 60 mm....
    mas falhou nestes pormenores, ficou com pontes térmicas na ligação entre a parede e a cobertura, e falhou também na montagem dos peitoris das janelas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aveirinho
    • FFF
    • 29 julho 2015 editado

# 282

Colocado por: fernandoFerreiraainda ontem estive numa obra em que o dono se "gabava" de ter um excelente isolamento, tinha etics com 60 mm....
    mas falhou nestes pormenores, ficou com pontes térmicas na ligação entre a parede e a cobertura, e falhou também na montagem dos peitoris das janelas.

Neste ponto eu também já vou ter alguns problemas.

Trata-se de uma moradia encostada à do vizinho, que já acaba por potenciar esses problemas. Ainda assim, a estrutura tem esferovite no encosto com a moradia do vizinho, e as paredes de encosto terão EPS (e eventualmente lã de rocha, ainda estou a decidir) entre o pano de alvenaria e a parede do vizinho.

Mas tem outros problemas. Da estrutura sai uma pala sobre a churrasqueira, que por sua vez apoia sobre a muralha à volta da churrasqueira, onde apoia uma outra pala. Forrar isto tudo com EPS parece-me estar fora de questão, porque ia sair muito caro. Ainda se falou por aqui de fazer o isolamento da ponte térmica na própria laje, com uns blocos específicos para esse efeito, mas era uma solução com um custo ainda considerável e já não ia a tempo face ao andamento dos trabalhos.

A casa parece um bolo de noiva, com alguns terraços que têm uma cortina em betão. Aqui até penso cobrir toda a cortina com EPS, e o pavimento do terraço terá também o XPS. Neste caso, creio que evito as pontes térmicas.

Mas tenho outras, que não estou a ver como vou resolver. Eu gostaria de ter estores com calha embutida. Sei que há forma de fixar uma calha normal no EPS, com umas bolachas como o Anonimo16062021 explicou num outro comentário. Mas para calhas embutidas parece-me menos exequível. Assim, nesta fase o que estou a pensar fazer é fixar as calhar ao reboco e colocar o EPS a arrematar na calha na face virada para o exterior. Depois volto a colocar EPS a arrematar na caixilharia e na face interior da calha. Com isto, fico ali com mais uma ponte térmica na zona das calhas. O grande mérito disto é que não precisava de colocar o caixilho antes do ETICS, evitando que fique maltratado. O construtor também não tem muita vontade de colocar as janelas antes do ETICS, como se percebe porque lhe dá mais trabalho. A mim também me custa, porque vai ser uma guerra constante, e no final o mais certo é eu ficar com os caixilhos danificados.
    • FFF
    • 29 julho 2015

# 283

Colocado por: sergyioonde é mesmo a zona que esta a construir?

Zona da grande Lisboa.
  2.  # 284

Colocado por: FFF

Cobertura plana. Como no 3Daqui.

O isolamento da cobertura, em princípio, será (de baixo para cima):
    1 - Laje;
    2 - XPS;
    3 - Manta geotêxtil;
    4 - Enchimento com pendentes;
    5 - 2 telas betuminosas cruzadas, sendo a última asfáltica;
    6 - Ainda não decidi a proteção mecânica sobre a cobertura, apesar de a tela asfáltica já ter alguma proteção mecânica. Talvez aplique seixo rolado.

Duas notas:

Falta a barreira para vapor antes do xps (por baixo).

Pessoalmente alterava o sistema de duas telas betuminosas, por uma tela em pvc.

Edit: e são as duas asfalticas, a última é que tem protecção mineral.
    • FFF
    • 29 julho 2015

# 285

Que barreira para o vapor é essa?

A solução de PVC até era a sugerida pelo arquiteto. Mas como não era do domínio do empreiteiro, acabei por mudar. E não será muito mais caro?

Quanto às telas, o facto de ser asfáltica não é para servir de proteção mecânica? Se for assim, para que preciso de proteção mecânica na tela de baixo?
  3.  # 286

Zona da grande Lisboa.

ok, já me lembro! :)
  4.  # 287

Colocado por: FFFQue barreira para o vapor é essa?

A solução de PVC até era a sugerida pelo arquiteto. Mas como não era do domínio do empreiteiro, acabei por mudar. E não será muito mais caro?

Quanto às telas, o facto de ser asfáltica não é para servir de proteção mecânica? Se for assim, para que preciso de proteção mecânica na tela de baixo?

Barreira para vapor é um material que se deve aplicar antes do xps para evitar condensacoes.
    Pode ser uma pintura betuminosa ou uma manga plastica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FFF
  5.  # 288

A impermeabilizacao não deverá ficar a cargo do empreiteiro, mas sim de uma empresa especializada. Em termos de custos são muito idênticos entre o pvc e as solução betuminosas.
  6.  # 289

Cobertura plana. Como no 3Daqui.

O isolamento da cobertura, em princípio, será (de baixo para cima):
    1 - Laje;
    2 - XPS;
    3 - Manta geotêxtil;
    4 - Enchimento com pendentes;
    5 - 2 telas betuminosas cruzadas, sendo a última asfáltica;
    6 - Ainda não decidi a proteção mecânica sobre a cobertura, apesar de a tela asfáltica já ter alguma proteção mecânica. Talvez aplique seixo rolado.

Último questao:
    Você disse que era um sistema de duas telas, sendo a segunda asfaltica.
    Eu disse que nesse caso, eram ambas asfalticas, mas que a última teria uma protecção mineral para proteger dos raios uv.
    As telas, independentemente do asfaltico ou pvc, não fazem protecção mecânica, para isso terá que aplicar uma protecção podendo ser uma betonilha, ou um sistema de lajetas sobre-elevado.

Outro caso em que é fundamental a protecção, é em casos sujeitos a ventos.
    • FFF
    • 29 julho 2015

# 290

O empreiteiro tem uma equipa que faz a impermeabilização, tal como a aplicação do ETICS. Não sei se são eles os especializados ou se subcontratam.

Quanto às telas, já não sei de onde, mas do que fui lendo e falando fiquei com a ideia que a tela asfáltica podia por si só assegurar a proteção mecânica. Mas obrigado pelo seu comentário. Vou procurar esclarecer. Vou também voltar a equacionar a tela de PVC. A fiscal já tinha comentado que viu uma aplicação que lhe pareceu muito bem. Se não for mais caro, pode ser uma opção.
  7.  # 291

Colocado por: FFFas paredes de encosto terão EPS (e eventualmente lã de rocha, ainda estou a decidir)

Isso não tem nada para decidir. O eps não é um isolante acústico.
    • FFF
    • 29 julho 2015

# 292

Colocado por: PicaretaIsso não tem nada para decidir. O eps não é um isolante acústico.

Pois, eu acho que você já me tinha dado essa dica. Creio que o Mk PT chamou-me também a atenção para o facto de que se puser lã de rocha corro o risco de ela apodrecer, por exemplo se entrar água na junta entre edifícios.

Então, na sua opinião, devia colocar o EPS e a lã de rocha?
    Nesta parede não irei colocar o bloco térmico da Preceram, uma vez que é quase uma parede interior, para além de ter que reduzir a espessura desta parede para colocar o EPS e lã de rocha. Não queria aumentar a espessura da parede para além dos 30 cm projetados, já com acabamento.

Assim, estou inclinado para colocar tijolo de 20, depois a lã de rocha (espessura?) encostada ao meu pano de alvenaria, depois o EPS (40mm) encostado à lã de rocha e depois fica a parede do vizinho. Isto faz sentido?

Quanto pode custar a lã de rocha, por m2?
  8.  # 293

Deverá impermeabilizar, independentemente do material de isolação acústica, a junta de dilatacao.
  9.  # 294

Boas obras. Tópico para acompanhar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FFF
    • FFF
    • 30 julho 2015

# 295

Já tenho o preço para o m2 de lã de rocha. 2,90€ + IVA. Isto deve dar cerca de 350€ de acréscimo em material. Vou optar por colocar a lã de rocha em toda a parede que encosta na do vizinho. Pode ser que tenha conseguido poupar no betão e no ferro para compensar este acréscimo. Só devo conseguir fechar as contas da estrutura lá para o final de Agosto.
    • FFF
    • 30 julho 2015

# 296

Colocado por: nandogoncaBoas obras. Tópico para acompanhar.

Obrigado.
    Você é o mestre! Seja bem vindo! :-)
    • FFF
    • 30 julho 2015 editado

# 297

Impermeabilização sob a primeira fiada de tijolo das paredes exteriores.
    Primeiro com Imperkote F, depois com uma tela.
    Na parede que encosta na moradia ao lado, dobraram a tela para a parede. Não percebo bem qual é objetivo. Se a tela pretende proteger da capilaridade das próprias fundações, creio que aquela dobra não acrescenta grande coisa, mas mal não deve fazer.
      IMG_4227_Light.jpg
      IMG_4231_Light.jpg
      IMG_4230_Light.jpg
    • FFF
    • 30 julho 2015

# 298

Acho que já vi por aqui esta tela colocada sendo deixada uma aba para dobrar para cima da betonilha, impedindo a betonilha de encostar às paredes. Será esse o processo correto?
    • FFF
    • 30 julho 2015

# 299

O último piso tem uma vista catita...
    Concordam com este comentário: sergyio, nandogonca, branco.valter, fernandoFerreira, fasca, apilaf, jpfgarcia
      IMG_4232_Light.jpg
  10.  # 300

Colocado por: FFFO último piso tem uma vista catita...
      IMG_4232_Light.jpg

eu vivo ali ao fundo..... naquele monte grande verde, do lado direito da foto! =P

esta foto nao foi tirada da "Grande Lisboa".... voce ate ofende a malta de south bay..... =P

0.0575 seg. NEW