Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

FFF boa sorte com a obra
    • FFF
    • 29 maio 2015

# 162

Colocado por: fascaFFF boa sorte com a obra

Obrigado. Mesmo sem a dificuldade de execução da tua, também vou precisar. :-)
    • FFF
    • 2 junho 2015

# 163

A laje principal do desvão sanitário já cheia. A coisa começa a ganhar forma.
      IMG_2927_light.jpg
    • FFF
    • 4 junho 2015

# 164

Malta desarrumada...
      IMG_2974_Light.jpg
    • FFF
    • 4 junho 2015

# 165

Muralhas e mais muralhas e mais muralhas... e eu acho que o terreno até não tem assim tanto desnível. Imagino se tivesse...
      IMG_2982_Light.jpg
    • FFF
    • 4 junho 2015

# 166

.
      IMG_2983_Light.jpg
    • FFF
    • 4 junho 2015

# 167

.
      IMG_2985_Light.jpg
    • FFF
    • 4 junho 2015

# 168

.
      IMG_2963_Light.jpg
    • FFF
    • 22 junho 2015

# 169

Na passada sexta-feira já fui entregar a comunicação prévia à ACT, nomeando também o coordenador de segurança em obra, que vou ser eu próprio.
    Quando brinquei com a senhora dizendo "Bom, isto não é bem uma comunicação prévia, porque eu não sabia que tinha que entregar isto e a obra já começou há uns dois meses e meio...", a resposta dela foi que não havia qualquer problema.
    Fiquei convencido que na maioria das obras esta comunicação não é feita.
  2.  # 170

pelo que tenho ouvido, não sei se é verdade ou não, se trabalharem menos de X pessoas na obra em simultâneo, não é obrigatório.
    Mas há quem diga que é na mesma, não sei! Assim tá feito, chatices não tem de certeza!
    E a obra, andou bem nas ultimas 2 semanas?
    • FFF
    • 22 junho 2015

# 171

A legislação indica o seguinte (Decreto-Lei 273/2003, Artigo 15.º):
    1 — O dono da obra deve comunicar previamente a abertura do estaleiro à Inspecção-Geral do Trabalho quando for previsível que a execução da obra envolva uma das seguintes situações:
    a) Um prazo total superior a 30 dias e, em qualquer momento, a utilização simultânea de mais de 20 trabalhadores;
    b) Um total de mais de 500 dias de trabalho, correspondente ao somatório dos dias de trabalho prestado por cada um dos trabalhadores.

Se tivermos três trabalhadores em simultâneo numa obra com 10 meses de duração, já teremos 630 dias de trabalho, ficando já obrigado a entregar esta comunicação.

É isso, assim já ficou feito.
    • FFF
    • 22 junho 2015

# 172

Quanto à obra, lá vai a andar. Mas quando vejo outros exemplos aqui no Fórum, como o seu (valtores), o r.gaspar, o fasca, o frigas, entre outros, acho que a minha é a mais lenta de todas.
    Como disse no início desta discussão, o terreno tem algumas limitações e, tendo em conta o que queríamos, o projeto foi feito de modo a "pousar" a casa no terreno existente. Com isso, há muitas cotas diferentes (piso 0, garagem, entrada a meio piso, churrasqueira...), o que torna este trabalho mais demorado. Por outro lado, o desvão sanitário e as muralhas de muros e anexo da churrasqueira também dão mais trabalho.

Mas todos me dizem o mesmo, incluindo o arquiteto que é uma pessoa amiga: esta fase de sair do chão é o que custa mais.

Amanhã haverá betonagem do resto dos pilares do piso 1 (R/C), laje da entrada a meio piso, escadas exteriores e a primeira laje da churrasqueira. Depois disto já será a laje superior do piso 1.
      IMG_3398_light.jpg
  3.  # 173

Colocado por: FFFSe tivermos três trabalhadores em simultâneo numa obra com 10 meses de duração, já teremos 630 dias de trabalho, ficando já obrigado a entregar esta comunicação.

resta saber o que são trabalhadores em simultâneo. São trabalhadores do empreiteiro? As sub-empreitedas contam? Esta semana vão lá os gajos da cobertura (empresa à parte), depois hão-de ir os dos caixilhos, depois os do ETICS, etc... esses fazem parte da obra do empreiteiro, já que são outra empresa?
  4.  # 174

Colocado por: FFFQuanto à obra, lá vai a andar. Mas quando vejo outros exemplos aqui no Fórum, como o seu (valtores), o r.gaspar, o fasca, o frigas, entre outros, acho que a minha é a mais lenta de todas.

Eu o que vejo é que a sua estrutura é bem mais complexa que a minha...
    tenho um amigo que está a construir uma casa semelhante (cave e dois andares), e também tem demorado imenso a parte da estrutura. Depois o resto até está a andar bem.
    Mas para o dono da obra, achamos sempre que anda devagar demais :/

Na minha estão agora a abrir roços e a instalar os esgotos e canalização (acho que esta parte demora).
    Concordam com este comentário: FFF
  5.  # 175

Qualquer trabalhador que trabalhe mais que um dia seguido na obra conta.
    Atenção à nova lei dos alvarás que entra em vigor já no próximo mês, que deixa nas mãos no DO quase todas as responsabilidades que até aqui eram da exclusividade das empresas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FFF
  6.  # 176

Colocado por: zedasilvaQualquer trabalhador que trabalhe mais que um dia seguido na obra conta.
    Atenção à nova lei dos alvarás que entra em vigor já no próximo mês, que deixa nas mãos no DO quase todas as responsabilidades que até aqui eram da exclusividade das empresas.

é um livrar de responsabilidades que não vejo grande sentido... é mesmo para as empresas de construção deixarem de ter que pagar multas e afins...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  7.  # 177

Estamos a falar do quê mesmo? Que responsabilidades?
  8.  # 178

Colocado por: tiago_cbr

Estamos a falar do quê mesmo? Que responsabilidades?

Qualquer erro ou não conformidade entre o que foi feito e o que está projetado e aprovado, passa a ser da responsabilidade do DO. Se for um DO que não perceba puto disto, ou contrata um fiscal ou corre sérios riscos de ter problemas.
  9.  # 179

Colocado por: Rodri12

Qualquer erro ou não conformidade entre o que foi feito e o que está projetado e aprovado, passa a ser da responsabilidade do DO. Se for um DO que não perceba puto disto, ou contrata um fiscal ou corre sérios riscos de ter problemas.

enfim... é dar responsabilidades a quem não as deve ter!!
    Concordam com este comentário: Rodri12
  10.  # 180

Colocado por: sergyio

enfim... é dar responsabilidades a quem não as deve ter!!
    Concordam com este comentário:Rodri12

e livrar de responsabilidades quem as devia ter...
    Concordam com este comentário: sergyio

0.0403 seg. NEW