Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Boa noite

Tenho uma termoacumulador em cobre de 50 litros que de inverno tem que ser poupada a agua mas somos 2 adultos e mais a minha filha de dois anos.
    Podem informar se colocar uma bomba de calor ariston nuos de 80 litros dá para tomar 3 duches rápidos ou um duche de manha e dois ao fim da tarde será o suficiente de 80 litros. A bomba de calor nuos 110 não dá para colocar em altura. Só da a bomba de calor da energie 120 litros mais não conheço em termos fiabilidade alguém me pode informar.

Obrigado
  2.  # 202

Colocado por: smoreiraBoa noite

Tenho uma termoacumulador em cobre de 50 litros que de inverno tem que ser poupada a agua mas somos 2 adultos e mais a minha filha de dois anos.
    Podem informar se colocar uma bomba de calor ariston nuos de 80 litros dá para tomar 3 duches rápidos ou um duche de manha e dois ao fim da tarde será o suficiente de 80 litros. A bomba de calor nuos 110 não dá para colocar em altura. Só da a bomba de calor da energie 120 litros mais não conheço em termos fiabilidade alguém me pode informar.

Obrigado

Eu penso que sim, mas lá está, tudo depende do chuveiro em si. Do caudal da água. Se toma duche com a torneira no máximo e não desliga a água para ensaboar, gasta água que se farta. Aliás apareceu um tópico sobre um termoacumulador de 100l que tinha pouco tempo de água quente.

Outra informação, a promoção da EDP é apenas para a monobloco de 110L.

Eu não tinha espaço para ela dentro de casa, ficou no terraço numa casinha de madeira.
  3.  # 203

Boa tarde

Sobre a manutenção da bomba, questionei a Ariston que respondeu:

"O aparelho deve ter uma manutenção básica anual ,no caso aguas tratadas e de dois em dois anos substituir o ânodo de magnésio e limpeza do grupo termico.
    O valor de uma manutenção ronda os 60 € mais iva não inclui peças de substituição."
  4.  # 204

Bom dia,

O técnico da EDP achou que a Bomba de calor de 110 l seria a adequada.
    Entretanto medi o volume dum banho de imersão que tomam 2 pessoas: 150l e um de chuveiro que tomam 2 pessoas:116l. Claro estes valores misturado com água fria.
    Geralmente precisamos de um banho de imersão e de 1 ou 2 banhos de chuveiro seguidos!

Entretanto pedi orçamento para a bomba de calor de 240l.

Qual devo escolher a bomba de 110l ou a bomba de 240l?
  5.  # 205

Colocado por: António PereiraQual devo escolher a bomba de 110l ou a bomba de 240l?

A promoção apenas é para a bomba de 110l, o preço das outras anda nos valores dos Aki e Leroys ( ou ainda mais cara).
  6.  # 206

Uma questão, no modo ECO a bomba trabalha apenas 8h por dia mas se gastar a agua toda "fora" dessas 8h ela arranca logo para voltar a aquecer ou só vai trabalhar mesmo nessas 8h?

Obg
  7.  # 207

Colocado por: zalamaUma questão, no modo ECO a bomba trabalha apenas 8h por dia mas se gastar a agua toda "fora" dessas 8h ela arranca logo para voltar a aquecer ou só vai trabalhar mesmo nessas 8h?

Obg

As 8h são relativas ao funcionamento em modo bomba de calor apenas. Ou seja, com o compressor a funcionar (como dos frigorificos).
    Mas a bomba de calor também traz um resistência dentro do depósito. E esta arranca após a 8h se não tiver a água ainda quente. No modo normal (sem ser no Eco) as duas coisas trabalham simultaneamente.

Colocado por: António PereiraQual devo escolher a bomba de 110l ou a bomba de 240l?

Com esse gasto de água toda a de 110l parece-me muita curta.
    Eu tenho a de 110l, e um banho prolongado deixa a água quase fria. (é certo que tenho o depósito para 53º)
    E ela leva muito tempo a recuperar o calor (em modo eco).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: António Pereira
  8.  # 208

Obrigado paulovalente pelo esclarecimento
  9.  # 209

Com esse gasto de água toda a de 110l parece-me muita curta.
    Eu tenho a de 110l, e um banho prolongado deixa a água quase fria. (é certo que tenho o depósito para 53º)
    E ela leva muito tempo a recuperar o calor (em modo eco).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:António Pereira

Obrigado paulovalente pela resposta, parece-me que a BC de 110l é insuficiente.
    Espero o orçamento da BC de 240l.
    Para reduzir na factura mensal vejo outra hipótese o painel solar térmico de 200l, algum comentário dos estimados utilizadores?
  10.  # 210

Se a ideia é MESMO reduzir à factura mensal sugiro a troca de banho de imersão por duches. O desperdício de água e energia num banho de imersão é colossal. Caso não queira prescindir do banho de imersão, ou mete caldeira/esquentador a gás ou então precisa mesmo de um depósito de água quente beeeeeeeeeeeem grande.
    Concordam com este comentário: DIYouself
  11.  # 211

Bomba instalada Hoje. A trabalhar desde as 13h a agua ainda nao atingiu os 55º, vai nos 44º e gastou cerca de 1,3kw

Vamos ver os próximos dias
  12.  # 212

Colocado por: zalamaBomba instalada Hoje. A trabalhar desde as 13h a agua ainda nao atingiu os 55º, vai nos 44º e gastou cerca de 1,3kw

Vamos ver os próximos dias

Em "Eco" ou "Auto"?
    •  
      omega
    • 29 fevereiro 2016

# 213

ando a pensar na melhor forma de ter agua quente da forma mais barata possível.
    neste momento tenho um deposito 300l e dois colectores solares. acontece é que acabo por ter que ligar a resistência eléctrica do deposito com alguma frequência, pois o solar é insuficiente.
    o problema não é a quantidade de agua quente que se gasta, mas as perdas de temperatura do deposito, o solar no inverno não é suficiente.

eu tenho uma bomba de calor daikin altherma, mas neste momento não está a fazer AQS.
    ficará mais barato ligar a bomba daikin a um deposito novo (o que tenho não é recomendado) ou optar por uma bomba de calor destas?
  13.  # 214

É mais simples e barato por a Altherma a fazer apoio, só precisa de um pequeno depósito de inércia e um circulado auxiliar para funcionar com o existente, ou um depósito novo para as AQS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luis_guilherme
    •  
      omega
    • 29 fevereiro 2016

# 215

um destes está bem: EKHWP-B?
    isto anda em que valores?
    PM me
  14.  # 216

15.  # 217

16.  # 218

Colocado por: paulovalente

Em "Eco" ou "Auto"?

Em "Eco"
  17.  # 219

Colocado por: zalama

Em "Eco"

Pode estar a gastar mais no arranque, pois tem o depósito todo com água fria.
    Eu sei que no meu caso foram só "horas" a trabalhar.

Mas deixe estar, o meu antigo termoacumulador comia esses valores ao pequeno almoço!!
    Tenho algures lá para trás os meus consumos.
  18.  # 220

Colocado por: paulovalente

Pode estar a gastar mais no arranque, pois tem o depósito todo com água fria.
    Eu sei que no meu caso foram só "horas" a trabalhar.

Mas deixe estar, o meu antigo termoacumulador comia esses valores ao pequeno almoço!!
    Tenho algures lá para trás os meus consumos.

Continua com media de 2kw / dia. Tendo em conta o frio que tem estado e tendo em conta que tenho as maquinas do ar condicionado na mesma divisão, com o frio que produzem não posso pedir muito mais. No Verão conto com um melhor desempenho.

Com o termoacumulador eram cerca de 8kw dia não tá mau

0.0662 seg. NEW