Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

estou tentado a colocar uma coisa destas, mas:
    já tenho uma bomba de calor para PRH, não está a fazer AQS mas dá para fazer
    tenho painel solar com deposito de 300l

acontece que no inverno devido ao tempo nublado, dou por mim a ter que ligar a resistência do deposito para poder ter agua quente.
    será que a bomba fica-me mais económica do que ligar a resistência do deposito?
  2.  # 242

Colocado por: omegaserá que a bomba fica-me mais económica do que ligar a resistência do deposito?
    mais barato e eficiente era por a outra a fazer tudo.
  3.  # 243

e sim sai mais barato que a resistencia, mesmo esta aquecendo só uma parte do deposito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: omega
  4.  # 244

mas este deposito que ca tenho, segundo o Jorge, não é adequado, tenho que comprar outro.
    e eles ainda não são assim muito baratos.
    isto quando não há nuvens até se safa bem, o problema é que este ano tem sido chuva até mais não :(
  5.  # 245

Colocado por: omegatenho que comprar outro
    sim que custa quase o mesmo que a bomba de calor da EDP.
  6.  # 246

Boa tarde

a quem instalou a bomba, optaram por colocar também o vaso de expansão?
  7.  # 247

bom dia estou a pensar aderir ás duas campanhas da edp - painéis fotovoltaicos e a bomba de calor.
    Os painéis parecem--me interessantes a bomba de calor levanta-me algumas duvidas:
    Eu tenho esquentador, dá para aderir à campanha?
    Adquirindo a bomba de calor dá para colocar posteriormente os painéis solares e ligar ao aquecimento central?
    obrigada
  8.  # 248

Bem, um ano passou utilizando esta bomba de calor...

Média de 11€ com IVA por mês de consumo. O que para o meu caso é uma poupança entre os 25 a 35 euros mensais. No final do 2 ano o equipamento fica pago.

zalama, a minha não tem vaso de expansão. Acredito que não se justifique devido as baixas temperaturas.
  9.  # 249

Colocado por: DIYouselfAcredito que não se justifique devido as baixas temperaturas.
    é sempre preciso desde que exista aquecimento de água acumulada.
  10.  # 250

Acredito que seja recomendável, agora sempre preciso não é certamente.
  11.  # 251

Colocado por: DIYouselfAcredito que seja recomendável, agora sempre preciso não é certamente.

Se há aquecimento de água, há expansão da mesma. Se há expansão, há necessidade de vaso. Pode não acontecer nada durante muitos anos, mas de certeza que o material agradece a presença do vaso, pois diminui as pressões internas a que é exposto por aumento de temperatura. Acredito que o vaso aumente bastante o tempo de vida e a durabilidade do restante equipamento.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  12.  # 252

Os técnicos que fizeram a primeira vistoria, os que instalaram e o técnico da Ariston todos eles falaram no vaso de expansão. Não é "obrigatório" mas recomendamos a instalação.

Não tenho nem penso ter a temperatura a mais de 55º o que deve ajudar a limitar as pressões internas

Também não pus mas estou a pensar nisso num futuro próximo...
  13.  # 253

Se calhar arranja isso mais barato sem ser pela edp.
    Esses não são meigos para nada.
    Se fosse a si, procurava por mais fornecedores.
  14.  # 254

Colocado por: 21papaleguasSe calhar arranja isso mais barato sem ser pela edp.
    Esses não são meigos para nada.
    Se fosse a si, procurava por mais fornecedores.

Seria sempre fora da EDP que é caríssimo...
  15.  # 255

Colocado por: zalamaOs técnicos que fizeram a primeira vistoria, os que instalaram e o técnico da Ariston todos eles falaram no vaso de expansão. Não é "obrigatório" mas recomendamos a instalação.

Não tenho nem penso ter a temperatura a mais de 55º o que deve ajudar a limitar as pressões internas

Também não pus mas estou a pensar nisso num futuro próximo...

A 10 ºC, a expansão da água é de 0.03%.
    A 50 ºC, a expansão é de 1.21%.
    A 80 ºC, a expansão é de 2.90%.

Uma garrafa, quando congela, aumenta cerca de 10% o seu volume, por quebra das pontes de hidrogénio. Esse aumento de 10% é suficiente para rebentar com garrafas que no seu ciclo de vida aguentam facilmente 5 bar, que é a pressão a que está armazenado, por exemplo, o champanhe.

Eu não sei qual é a pressão adicional decorrente do aquecimento dum depósito acumulador a 80 ºC, mas a expansão da água (3%) diz-me que são mais 10 litros de água que, não tendo para onde ir, irão provocar um aumento de pressão considerável em toda a instalação. 3% não são 10%, mas onde estão 300 litros não cabem 310... :-)

Atendendo a que o vaso custa alguns 30 euros, é um risco que não compensa minimamente.
    Concordam com este comentário: zalama, rjmpires
    Estas pessoas agradeceram este comentário: omega
  16.  # 256

então deve ter sido por isso que tive duas descargas de agua pela valvula de segurança esta semana, no meu caso um sistema solar circulação forçada, tenho a agua a 90 ºC.
    estranho é que nunca me tinha acontecido antes, eu tenho vaso, mas se calhar é pequeno
    a companhia da agua aumentou a pressão da rede de 2 para 3,5 bar, ainda pensei que fosse disso.
    para já vai ficar na mesma a ver se a ocorrência se repete
  17.  # 257

Colocado por: SkinkxA 10 ºC, a expansão da água é de 0.03%.
    A 50 ºC, a expansão é de 1.21%.
    A 80 ºC, a expansão é de 2.90%.

Há algum gráfico disto?
  18.  # 258

Colocado por: tostex

Há algum gráfico disto?

Fui buscar isso a alguns canhanhos, nem sei se isso era directo.
  19.  # 259

20.  # 260

3 meses feitos e o consumo sempre em modo "Green" é de 142kw.

1.58kw / dia... Já começa a baixar

Tenho de pensar seriamente no vaso de expansão...

0.0676 seg. NEW