Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    È como tudo na vida, falam mal dos fotovoltaicos, das BC e outras mais, mas vou dar o feedback e vou fazer um calculo para vermos a viabilidade de uma bc destas.

    Termoacumulador regent 100L- 1200w ( é necesário apenas 1 hora para aquecer a agua), ou seja 1200w/ dia), usei durante 2 meses, banhos 1 banho por dia *4, e foi substituido por um painel solar, ao abrigo dos subsidios renovaveis..Atenção não estou de maneira nenhuma a desdenhar da escolha, mas vamos as contas..

    ex: 19/02---19/03= 28 dias* 1200= 33.6kw- os 25,3kw, isso dá 8.3kw/mes* 0.16€( preço kw)+ 1.28€ por mês a mais a pagar.

    De resto o termoacumulador custou 89€. Aki..

    Pelo preço da BC, não acho nem de perto bom investimento, mas é como tudo, tmbm já fiz maus e me arrependo..;-)
    • argo
    • 20 março 2015 editado

     # 42

    Olá Flaviano,
    mais do que por economia foi por conforto que eu mudei, pois tinha um termoacumulador de 50L, e já se tornava desconfortável as esperas para banho com o crescer da familia. Nunca medi o consumo mas tinha um relogio para trabalhar das 6h-8h e 17h-19h.

    Fazendo as contas com os valores de consumo do termoacumulador do Paulo:
    180-25=155Kw * 0,16 =24,8 euros.

    Eu acho um bom investimento e tu não, ainda bem que fui eu que o fiz!
    • CrOhN
    • 20 março 2015 editado

     # 43

    Colocado por: Flaviano742

    Termoacumulador regent 100L- 1200w ( é necesário apenas 1 hora para aquecer a agua), ou seja 1200w/ dia), usei durante 2 meses, banhos 1 banho por dia *4, e foi substituido por um painel solar, ao abrigo dos subsidios renovaveis..Atenção não estou de maneira nenhuma a desdenhar da escolha, mas vamos as contas..



    Tu tens quê!? Um termoacumulador eléctrico que gasta 1200W para teres água quente para 4 banhos diários!? Percebi bem?
  2.  # 44

    Colocado por: Flaviano742È como tudo na vida, falam mal dos fotovoltaicos, das BC e outras mais, mas vou dar o feedback e vou fazer um calculo para vermos a viabilidade de uma bc destas.

    Termoacumulador regent 100L- 1200w ( é necesário apenas 1 hora para aquecer a agua), ou seja 1200w/ dia), usei durante 2 meses, banhos 1 banho por dia *4, e foi substituido por um painel solar, ao abrigo dos subsidios renovaveis..Atenção não estou de maneira nenhuma a desdenhar da escolha, mas vamos as contas..

    ex: 19/02---19/03= 28 dias* 1200= 33.6kw- os 25,3kw, isso dá 8.3kw/mes* 0.16€( preço kw)+ 1.28€ por mês a mais a pagar.

    De resto o termoacumulador custou 89€. Aki..

    Pelo preço da BC, não acho nem de perto bom investimento, mas é como tudo, tmbm já fiz maus e me arrependo..;-)



    Eu tenho um de 80L de 1500w e que demora mais que uma hora para aquecer a água e tb somos 4 e a conta no termoacumulador é de cerca de 40 a 50€ mensais..medidos com medidor de energia, e é água para banhos e cozinha.
    • argo
    • 20 março 2015

     # 45

    Colocado por: CrOhN

    Tu tens quê!? Um termoacumulador eléctrico que gasta 1200W para teres água quente para 4 banhos diários!? Percebi bem?


    Ele confunde potência de aquecimento com o consumo. Uma resistência 1200W deve gastar uns 5KW/h. Acho estranho também apenas aquecer em uma hora, principalmente num termoacumulador de 100L que costumam ter potências maiores.
  3.  # 46

    Colocado por: argoFazendo as contas com os valores de consumo do termoacumulador do Paulo:180-25=155Kw * 0,16 =24,8 euros.


    180-25 ??
    Eu gasto 180kwh por mês no termo (pelo menos segundo o medidor).
    E a energia não custa só 0,16€. Custa isso mais todas as taxas mais o IVA.
    Estive a fazer as contas à minha última fatura (bi-horário), consumo 331kwh em vazio (x0.098 = 32,44€), 661 kwh normal (x0.185 = 122,28€). Total consumo 992khw = 154,72€. Paguei à EDP 209,62€, ou seja mais 35% do que só o consumo.
    Era bom que só pagasse a electricidade, sem taxas, sem IVA sem termo fixo.

    Agora, fazendo outras contas, gastei 992khw em dois meses (factura bimestral), ou seja, gastei 496kwh por mês, e destes 180kwh foram o termoacumulador. Equivale a 36% do consumo da energia. Em contas (assim para o bruto) significaria que gasto por mês 104€ (209€ dois meses) dos quais 37,44€ apenas no termoacumulador.
    Não vou fazer contas sobre o bi-horário. Se bem que no meu caso o termoacumulador não beneficia muito dele. Pois não há banhos muito tarde em casa e quando começa a tarifa barata (às 0:00) já o termoacumulador aqueceu a água toda. Só ao fim de semana é que ele gasta a tarifa mais barata (tenho horário semanal).

    Resumindo, se a bomba de calor gastar com COP 3, em vez de 37,44€ gastaria 12,48€ mês. Ao ano estamos a falar de uma diferença de 449,28€ termoacumulador para 149,76€. São cerca de 300€ de poupança. Não é muito mas tenho a bomba de calor quase paga em 2 anos. E isso já é bom.

    Não estou sequer a pensar que as minhas filhas vão crescer, vou gastar mais água quente no futuro e penso que também a tarifa de electricidade não vai baixar.

    Se eu pudesse, tinha paineis solares, mas moro num apartamento.
  4.  # 47

    Colocado por: DIYouselfEu tenho um de 80L de 1500w e que demora mais que uma hora para aquecer a água e tb somos 4 e a conta no termoacumulador é de cerca de 40 a 50€ mensais..medidos com medidor de energia, e é água para banhos e cozinha.


    O meu é mais pequeno, 50l e gasta 1400w. E também demora mais de 1h a recuperar o calor. Ao final de 1h já tenho água quente, mas ainda não está a temperatura final.
    Eu, se não me engano, a Fagor indica 2:30 para aquecer a água para o meu modelo.
    • argo
    • 20 março 2015

     # 48

    180-25 KW
    era referente a 4 semanas, o periodo que medi os 25Kw.

    Já agora Paulo com esse ratio de consumos normal/vazio não te deve compensar a tarifa bi-horário.
  5.  # 49

    Colocado por: argo180-25 KW
    era referente a 4 semanas, o periodo que medi os 25Kw.

    Já agora Paulo com esse ratio de consumos normal/vazio não te deve compensar a tarifa bi-horário.


    Bom eu fiz as contas ao mês. Tenho um consumo registado de 362kwh de 11 de janeiro a 14 de março (se bem que estou a acrescentar 3 dias em dois meses).

    Sim, já vi que no meu caso estou muito perto de não valer a pena a bi-horaria.
    Ainda assim, faço o esforço de só usar a MLL depois das 0:00 e de ter os ciclos de lavagem de roupa a quente ao fim de semana (nas horas de vazio).
    Mas tenho de fazer bem as contas, a diferença ainda é considerável. E depois deixo de estar preocupado quando preciso de ligas as coisas.
  6.  # 50

    Caros, A revolta instalou-se...:-P

    quando é que uma resistencia que debita 1200w/h gasta 5kw/h??? meu senhor, o valor de1200 está lá para que???...

    Quando li que o colega forista fazia mil e um malabarismo para tomar banho e dar banho aos putos, limitei-me a dar o meu feedback..

    Sabem quanto tempo uma chaleira de agua demora para ferver a agua?? depende da resistencia e das propriedades da agua, certo?!, pois bem .

    Cá em casa tinha o termo acumulador , agora tenho painel solar de 200L, Alguem que me explique como eu consigo tomar um banho agradavel com somente 1 hora de resistencia ligada??

    Numca disse, banho de 4 pessoas+ lavar louça+ usar a agua a cada2 ou 3 minutos,, o consumo tem de ser regrado,, na altura eu tinha bi-horaria e era simples, tinha um reloginho que das 05:50 as 06:50 aquecia a agua, depois era só tomar banhos, ..
    cada um puxa a brasa a sua sardinha e eu puxo a minha..

    O primeiro passo para a economia é sem duvidas mudar de habitos, ao invés de tomar banhos separados, os miudos tomam banho juntos, logo depois um adulto e depois o outro, pois se esperar muito tempo a agua começa a arrefecer,, assim é que se faz a poupança...
    • argo
    • 20 março 2015

     # 51

    Colocado por: Flaviano742Caros, A revolta instalou-se...:-P

    quando é que uma resistencia que debita 1200w/h gasta 5kw/h??? meu senhor, o valor de1200 está lá para que???...

    Meu senhor, o valor 1200W indica a potência da resistência. Por outras palavras a energia termica criada, para criar essa energia térmica vai consumir energia electrica, o tal valor que presumi 5Kw/h.

    Colocado por: Flaviano742Quando li que o colega forista fazia mil e um malabarismo para tomar banho e dar banho aos putos, limitei-me a dar o meu feedback..

    Malabarismo só faço um.

    Colocado por: Flaviano742Sabem quanto tempo uma chaleira de agua demora para ferver a agua?? depende da resistencia e das propriedades da agua, certo?!, pois bem .

    ...e do Boda depende, meu senhor?

    Colocado por: Flaviano742Cá em casa tinha o termo acumulador , agora tenho painel solar de 200L, Alguem que me explique como eu consigo tomar um banho agradavel com somente 1 hora de resistencia ligada??.

    Ninguém consegue explicar isso meu senhor, excepto o Flaviano742 e talvez o Boda!

    Colocado por: Flaviano742
    cada um puxa a brasa a sua sardinha e eu puxo a minha..

    Puxar brasa à sardinha?? Prefiro malabarismo.

    Colocado por: Flaviano742O primeiro passo para a economia é sem duvidas mudar de habitos, ao invés de tomar banhos separados, os miudos tomam banho juntos, logo depois um adulto e depois o outro, pois se esperar muito tempo a agua começa a arrefecer,, assim é que se faz a poupança...

    Eu faço ao contrário, aproveito e faço um malabarismo. Agora mil e um malabarismos?? No máximo em dias bons de primavera dois malabarismos, não dá para mais.
  7.  # 52

    Por curiosidade fui ver as características dos termoacumuladores de 1500w e para 65ºC demoram 4h a aquecer..logo cerca de 1.5*4=6000w , a bomba de calor em questão demora entre 4 a 6h dependendo da temperatura ambiente, logo a 6h* a potencia da bomba de calor (250w) = 1500w o que dá um COP 4...a marca diz que o normal é entre 2.6 a 3.4, també devido a perdas da propria bomba, logo consome menos de metade que um termoacumulador normal...

    Como diz o Guterres..é fazer as contas...
    • argo
    • 20 março 2015

     # 53

    Seguindo a curiosidade do DIYourself,
    é este o termoacumulador em questão?
    http://tinyurl.com/regent100L
    • argo
    • 20 março 2015

     # 54

    Ora vê lá nas especificações:

    Tempo de aquecimento: 3h52m
    Consumo (Kw/h): 6.5
    • kiwi
    • 20 março 2015

     # 55

    deviam estar a dormir quando escreveram aquilo
  8.  # 56

    Festaaa, era isso mesmo-- cada um com sua razão, não vou mais alimentar discução, mas para acabar,
    O termuacumulador não era aquele.

    Argo, multiplique as horas que tem ligado para aquecer a agua X a potencia da resistencia e esqueça o absurdo dos 6.5kw/h, a ser assim os quadros a 3.45 iam sempre a baixo somente com o termoacumulador..

    Fiquem bem ..
  9.  # 57

    Arre!

    Colocado por: Flaviano742Caros, A revolta instalou-se...:-P

    quando é que uma resistencia que debita 1200w/h gasta 5kw/h??? meu senhor, o valor de1200 está lá para que???...

    Quando li que o colega forista fazia mil e um malabarismo para tomar banho e dar banho aos putos, limitei-me a dar o meu feedback..

    Sabem quanto tempo uma chaleira de agua demora para ferver a agua?? depende da resistencia e das propriedades da agua, certo?!, pois bem .



    Posso dizer-te que para aqueceres os 80l do teu acumulador de 15º a 50º precisas de 3200W.

    Colocado por: Flaviano742

    Cá em casa tinha o termo acumulador , agora tenho painel solar de 200L, Alguem que me explique como eu consigo tomar um banho agradavel com somente 1 hora de resistencia ligada??



    Aqui já "explicaste" tudo! Vê lá se me dias sem sol a resistência só liga uma hora!




    Numca disse, banho de 4 pessoas+ lavar louça+ usar a agua a cada2 ou 3 minutos,, o consumo tem de ser regrado,, na altura eu tinha bi-horaria e era simples, tinha um reloginho que das 05:50 as 06:50 aquecia a agua, depois era só tomar banhos, ..
    cada um puxa a brasa a sua sardinha e eu puxo a minha..

    O primeiro passo para a economia é sem duvidas mudar de habitos, ao invés de tomar banhos separados, os miudos tomam banho juntos, logo depois um adulto e depois o outro, pois se esperar muito tempo a agua começa a arrefecer,, assim é que se faz a poupança...


    Sem duvida!
  10.  # 58

    Colocado por: paulovalente

    180-25 ??
    Eu gasto 180kwh por mês no termo (pelo menos segundo o medidor).
    E a energia não custa só 0,16€. Custa isso mais todas as taxas mais o IVA.
    Estive a fazer as contas à minha última fatura (bi-horário), consumo 331kwh em vazio (x0.098 = 32,44€), 661 kwh normal (x0.185 = 122,28€). Total consumo 992khw = 154,72€. Paguei à EDP 209,62€, ou seja mais 35% do que só o consumo.
    Era bom que só pagasse a electricidade, sem taxas, sem IVA sem termo fixo.

    Agora, fazendo outras contas, gastei 992khw em dois meses (factura bimestral), ou seja, gastei 496kwh por mês, e destes 180kwh foram o termoacumulador. Equivale a 36% do consumo da energia. Em contas (assim para o bruto) significaria que gasto por mês 104€ (209€ dois meses) dos quais 37,44€ apenas no termoacumulador.
    Não vou fazer contas sobre o bi-horário. Se bem que no meu caso o termoacumulador não beneficia muito dele. Pois não há banhos muito tarde em casa e quando começa a tarifa barata (às 0:00) já o termoacumulador aqueceu a água toda. Só ao fim de semana é que ele gasta a tarifa mais barata (tenho horário semanal).

    Resumindo, se a bomba de calor gastar com COP 3, em vez de 37,44€ gastaria 12,48€ mês. Ao ano estamos a falar de uma diferença de 449,28€ termoacumulador para 149,76€. São cerca de 300€ de poupança. Não é muito mas tenho a bomba de calor quase paga em 2 anos. E isso já é bom.

    Não estou sequer a pensar que as minhas filhas vão crescer, vou gastar mais água quente no futuro e penso que também a tarifa de electricidade não vai baixar.

    Se eu pudesse, tinha paineis solares, mas moro num apartamento.


    Já agora, e porque este tópico pode dar ajuda a outros, já tenho a minha bomba de calor a funcionar (a tal da promoção da EDP, Ariston Nuos Evo 110)
    Ficou configurada em modo automático, com temperatura final 55 graus. Sei que a partir de determinada temperatura ou gasto de água ela activa também a resistência.
    Consumo de 11 dias = 32,4 kw.
    Em comparação com o termoacumulador Fagor CB50 (que tinha antes), estamos a falar de metade do consumo. Mantive os mesmos hábitos de consumo. Já não é mau de todo.
    Esta a puxar o ar do interior da habitação e a manda-lo para o exterior.

    Mudei o programa à pouco tempo para modo Eco, ou seja, fica a funcionar em exclusivo com a bomba de calor, com um limite máximo de 8 horas dia.
    Baixei a temperatura para 52. Daqui a umas semanas já vou ter conclusões.

    Também fiquei a saber que o meu antigo termoacumulador já estava em fim de vida (talvez já depois disso).
    Quando instalaram a bomba, tiraram o termoacumulador (eles tinham de o levar, fazia parte do programa) e descarregaram a água toda no terraço (dava mais jeito assim). A última água saiu mais a dar para o castanho.
    Percebi que é conveniente respeitar a questão do anodo de magnésio. Coisa que eu não fiz. O termoacumulador tinha 10 anos.

    Está em modo de silent, mas mesmo assim o sacana ainda se houve bem. Isto porque tenho a conduta que vai buscar o ar à sala (ele ficou numa casinha no terraço).
    Ouve-se mais ou menos como aqueles frigoríficos antigos.

    Mas o que importa á que pague menos na fatura da EDP.
    • kiwi
    • 15 abril 2015

     # 59

    Isso de inverno vai ter um bom rendimento.... lol
  11.  # 60

    Mesmo a 5graus o rendimento é melhor que um termoacumulador. E nao se esqueçam que para SOS isto tb tem resistencia.
 
0.0468 seg. NEW