Iniciar sessão ou registar-se
  1. A Euribor a 12 meses é mais estável mas ao mesmo tempo mais elevada, ou seja, de momento está a 0,163 a de 6 meses está a 0,049
  2. A euribor 12m é mais elevada que a euribor 6m num cenário de baixa de taxas de juro como é o atual, pois demora mais tempo a reagir (media dos últimos 360 dias vs media dos últimos 180 dias). Se as taxas de juro continuarem por estes níveis por mais uns meses as euribor 6m e 12m tendem a igualar-se.

Depois num cenário de subida das taxas de juro acontece o inverso, a euribor 6m já vai ser superior à euribor 12m. Tendo em conta um perspectiva de 20 ou 30 anos em que as taxas de juro irão fatalmente subir, talvez faça mais sentido optar pela euribor 12m.
    Concordam com este comentário: Rodri12, fasca
  3. Fasca,
    Se conseguir Euribor 6Meses agarre na hora!

A Euribor a 12M historicamente tem sido bem mais alta que a Euribor 6M por isso os bancos para se protegerem das Euribor negativas agora só querem fazer créditos com Euribor 12M que dificilmente vai ficar negativa.

Negociem os seguros! Peça simulação à Prevoir e Real Vida e envie para o Banco a pedir para acompanharem a proposta.
    No meu caso a Prevoir ficou 40% mais barata que os seguros do Banco! O Banco não conseguiu igualar mas reduziu 30% o preço do seguro.
  4. Colocado por: fcouceloEuribor 12M que dificilmente vai ficar negativa.

esse dificilmente, é o mesmo dificilmente para as restantes taxas, e no entanto estão negativas... pelo andar da carruagem havemos de la chegar!
  5. Colocado por: fasca
    Epah.. então se a Euribor está quase a 0, havendo uma subida como é provável, n é melhor ter a Euribor a 1ano do que a 6 meses? quer dizer que durante 1 ano mantenho-me a pagar quase 0 certo?
    ?

Se a Euribor a 12 meses fosse melhor, os bancos não estariam a bloquear-nos o acesso aos restantes prazos. Eles não estão cá para perder dinheiro.
  6. os restantes prazos estão negativos, o que resulta numa perda para o banco á cabeça! é normal que neste momento os restantes prazos estejam "bloqueados" pelos bancos.....

e no dia em que a euribor 12 meses estiver negativa, os bancos bloqueiam e utilizam taxa fixa.....
  7. Colocado por: fasca

Epah.. então se a Euribor está quase a 0, havendo uma subida como é provável, n é melhor ter a Euribor a 1ano do que a 6 meses? quer dizer que durante 1 ano mantenho-me a pagar quase 0 certo?

Qual vocês preferem?

O que é 1 ano em 40 de um CH...
    • FDR
    • 16 junho 2015
    A CGD respondeu-me, fazem uma descida de 4,75 para 2,85% no spread. Vou aceitar mas vou começar analisar o resto do mercado que acho que ainda consigo melhor

obrigado
    Flávio
  8. Colocado por: tostex

O que é 1 ano em 40 de um CH...

E se sobe de ano em ano sempre um pouco a euribor? lol
  9. Colocado por: fasca

E se sobe de ano em ano sempre um pouco a euribor? lol

se a minha avó nao tivesse casado com um homem, eu hoje nem sequer estava inscrito no forum da casa!
  10. isto para dizer que é imprevisível saber se é melhor a 6 meses ou 1 ano.. digo eu
    • void
    • 16 junho 2015 editado
    Colocado por: fascaA c.g.d. faz 1.75%, com Euribor a 6 meses.
    Santander 1.5% com Euribor a 1 ano.

O total a pagar nos 30 anos dá basicamente igual nos 2!!

Estou exactamente na mesma situação,e já estou neste dilema há cerca de um mês e meio:))

Edit:

Para dizer que,no meu caso,ao fim dos 30 anos a diferença é de ~3000€,mais baixo na CGD.
  11. A Euribor nos 6 meses faz com que a prestação seja mais baixa no 1º ano..

Tenho dúvidas é nos anos seguintes... ou seja, a prestação da c.g.d de início pode ser = á do santander mesmo com spreads diferentes, mas nos anos seguintes poderá ser favorável á santander..

Também n sou um expert ou bruxo para saber qual a melhor e acho que ninguém saberá :/

VOID e deixam-te fazer o seguro de vida e imóveis fora da companhia?
    • void
    • 16 junho 2015
    No meu caso,até agora,tanto na Caixa como no Totta,ainda não consegui que deixassem fazer os seguros fora do banco.
  12. Colocado por: voidNo meu caso,até agora,tanto na Caixa como no Totta,ainda não consegui que deixassem fazer os seguros fora do banco.

Na CGD também não consigo sem que o Spread seja penalizado, mas no Santander dizem que posso fazer fora, sem penalizações no Spread, desde que os seguros cumpram os requisitos do banco.
    • void
    • 16 junho 2015
    Colocado por: fascaA Euribor nos 6 meses faz com que a prestação seja mais baixa no 1º ano..

Tenho dúvidas é nos anos seguintes... ou seja, a prestação da c.g.d de início pode ser = á do santander mesmo com spreads diferentes, mas nos anos seguintes poderá ser favorável á santander..

Há que ter atenção que na Caixa o seguro da casa é pago numa única prestação por ano,enquanto no Totta é dividido pelos doze meses...aos menos atentos,isto pode criar alguma confusão na altura de analisar as mensalidades.
    Concordam com este comentário: Rodri12, fasca
  13. Colocado por: fascaisto para dizer que é imprevisível saber se é melhor a 6 meses ou 1 ano.. digo eu

Basta pesquisar pelo histórico das taxas euribor. Irá ver que historicamente a taxa de 12 meses tem sido sempre a mais alta. E se porventura houver um ano em que milagrosamente seja mais baixa, 6 meses depois a Euribor à 6 meses irá rectificar o seu valor e ficar mais baixo. Não se esqueça que são a media dos últimos 1, 3, 6 ou 12 meses, consoante o caso e daí ser naturalmente maior conforme o tempo for aumentando. Provavelmente ao fim do empréstimo sera pouca a diferença.
  14. Colocado por: void

Há que ter atenção que na Caixa o seguro da casa é pago numa única prestação por ano,enquanto no Totta é dividido pelos doze meses...aos menos atentos,isto pode criar alguma confusão na altura de analisar as mensalidades.
    Concordam com este comentário:Rodri12

Estranho que tenho CH na CGD há anos e tenho pago sempre mensalmente. É cada vez vou pagando menos uns cêntimos, visto que é recalculado mensalmente sobre o valor do capital em divida.
  15. Colocado por: vmontalvao
    Basta pesquisar pelo histórico das taxas euribor. Irá ver que historicamente a taxa de 12 meses tem sido sempre a mais alta. E se porventura houver um ano em que milagrosamente seja mais baixa, 6 meses depois a Euribor à 6 meses irá rectificar o seu valor e ficar mais baixo. Não se esqueça que são a media dos últimos 1, 3, 6 ou 12 meses, consoante o caso e daí ser naturalmente maior conforme o tempo for aumentando. Provavelmente ao fim do empréstimo sera pouca a diferença.

Isso que escreveu é totalmente errado.
    As taxas são maiores para um maior intervalo temporal porque o movimento da taxa de juro é descente, quando de tornar ascendente inverte-se.

Mas se tem duvidas, agarre no excel e simule... comece com taxa 0% e adicione 0,001% por dia.
    Depois faça um gráfico com a media dos últimos 6m e dos últimos 12m, depois venha aqui dizer qual é maior.
  16. Euribor 12 Meses foi sempre e será sempre superior a uma Euribor com um prazo inferior.

Podem ver o histórico das Euribor no link abaixo:
    http://pt.euribor-rates.eu/euribor-taxa-12-meses.asp

Se conseguirem um banco que vos financiem com Euribor 6M é de agarrar (assumindo que o spread é igual ou até +0,25% que a outra proposta que têm com Euribor 12M).

Volto a lembrar que vale sempre a pena enviar simulações de seguros da concorrência (Prevoir e Real Vida são os mais baratos) e pedir ao banco para acompanhar a proposta. Consegui uma redução de 30% no seguro de vida ao fazer isto!

0.4125 seg. NEW