Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: ParamontePenso que em vez de dizer mal do IKEA os produtores nacionais devem trabalhar para aumentar a sua qualidade e sobretudo BOM GOSTO. Tenho visto mobiliário nacional de um mau gosto ATROZ, nunca me esquecerei de um aparador (salvo erro) na Moviflor com as portas revestidas com couro ou napa, não sei bem, nem interessa. Depois há as modas, de repente só encontramos camas com um certo feitio, porque está na moda. Nisso o IKEA ganha aos pontos, o design é sobrio e prático. Outra coisa, para ter bom design e boa manufatura é preciso pagar um ordenado decente, mas isto levava-nos a outra conversa...

Tem uma ideia errada das empresas nacionais, e é esse pensamento dos portugueses que faz com que as empresas do nosso país estejam como estão!

O que fala de bom design e boa qualidade ter de pagar mais, é obvio, e nao pode comprar a boa qualidade e design com o que se compra no IKEA. Tudo tem o seu preço.
  2.  # 62

Colocado por: ParamontePenso que em vez de dizer mal do IKEA os produtores nacionais devem trabalhar para aumentar a sua qualidade e sobretudo BOM GOSTO. Tenho visto mobiliário nacional de um mau gosto ATROZ, nunca me esquecerei de um aparador (salvo erro) na Moviflor com as portas revestidas com couro ou napa, não sei bem, nem interessa. Depois há as modas, de repente só encontramos camas com um certo feitio, porque está na moda. Nisso o IKEA ganha aos pontos, o design é sobrio e prático. Outra coisa, para ter bom design e boa manufatura é preciso pagar um ordenado decente, mas isto levava-nos a outra conversa...

Citando porque concordo em grande parte..mas evoluimos bastante desde então..
    A IKEA trouxe muito de positivo, massificou o "design" moderno quando em Portugal pouco havia do género, e não foi há tanto tempo assim. Lembro-me que quando mobilei a minha primeira casa em 1999/2000 o que eu corri para encontrar peças e mobília diferente dos retorcidos e móveis pesados, tanto em voga no mercado nacional. Qualquer coisa diferente era logo um preço exorbitante.
    Aliás lembro-me de se falar que na Suécia, naquela altura, mudavam-se de móveis da casa de dois em dois anos e nós em Portugal ficávamos abismados a pensar como tal seria possível, deitar fora móveis praticamente novos e redecorar tudo de novo em tão pouco tempo?! Agora perecebe-se porquê, eles tinham a IKEA...
    Agora temos muito por onde escolher e felizmente, peças muito mais levezinhas a preços mais levezinhos também.
    A Moviflor por outro lado não tem só peças nacionais, aliás a sua grande maioria é importada de países como a Tailândia, por exemplo.
    A IKEA foi uma revolução no nosso mercado nacional e com ela trouxe apenas vantagens, para além da própria IKEA em si, uma concorrência bastante forte para que os fornecedores nacionais começassem a realizar que também Portugal precisava de peças mais arejadas e arrojadas mas a preços convidativos.
    Por outro lado existem produções nacionais selectíssimas, das melhores, como a Boca do Lobo, e outras, mas lá está, a qualidade e o design quase exclusivo tem um preço.
    A IKEA não faz muito o meu género, sou sincera, acho que lhe falta "genuidade", peças demasiado "massificadas", mas comprei lá uma cama em ferro forjado bastante agradável e gosto e parece-me boa.
    Por outro lado existem formas de personalizar os objectos/móveis IKEA, pintando-os, alterando-os e aqui está alguém que se dedica a isso http://ikeahacker.blogspot.com/
    Vejam, tem boas ideias e ao menos assim não teremos todos peças iguais uns aos outros !!
    Em termos de qualidade a IKEA tem efectivamente alguma, mas não se comparará por exemplo uma cozinha IKEA a uma cozinha maciça de design por ex. da Poggen Pol ou sequer de uma cozinha feita à medida, mas que serve o seu propósito, serve bem que eu conheço quem tem, é bonita, simples, muito clean e quem a tem não tem razão de queixa.
    Por outro lado confesso, eu sou uma apaixonada pelo design e fabrico nacional, de uma qualidade e de um design do qual nos podemos orgulhar!
  3.  # 63

E já agora advinhem de onde é esta cozinha da Gracinha Viterbo...?
    E não tenhamos duvidas se ela é entendida em assuntos de design e qualidade.Personalizou-a com autocolantes.

"Na cozinha, a mesa dos anos 60 foi a primeira mesa na casa dos pais de Gracinha. Cadeiras em metal, no Atelier Graça Viterbo. Móveis de cozinha, na Ikea, personalizados com autocolantes a formarem apainelados antigos. Bancadas em aglomerado veneziano “cristalino”, da Trend. Pavimento Iron, da Revigrés. Candeeiro, da Flos."
    fonte:
    http://www.maximainteriores.xl.pt/0109/casas/100.shtml

Quem tem mais duvidas? Eu não!
      58.jpg
  4.  # 64

Que belo tópico tem aqui e diversas opiniões, que são apenas isso, opiniões, permitam-me deixar aqui a minha:
    IKEA- um caso de sucesso em todo mundo, sem duvida uma boa relação entre preço|qualidade, mas não se enganem não é para sempre, como sempre Portugal chega em ultimo e também aqui o IKEA chegou depois de já estar implementado há muito tempo noutros países, onde já se olha para o IKEA com outros olhos, para inicio de vida, casa de estudantes, e alguns utensílios e componentes, sem duvida a melhor escolha, a partir dai depende se gostam e têm gosto na vossa casa, o local onde passam a maior parte do vosso tempo.
    Mas os meus parabéns a estrutura e conceito, agora à comentário inaceitáveis, o IKEA bom para nós???? Tem de facto fornecedores nacionais, entres o quais curiosamente a moviflor, tão falada neste tópico, que lhe fornece sofás, bem como pequenas e medias empresas, que como no caso dos têxteis (noutros tempos, e a industria hoje em dia esta…morta) tem apenas um cliente, o IKEA, o que será deles quando a fabrica do IKEA estiver concluída, falência, e enganem-se aqueles que pensam que a fabrica vai criar muitos postos de trabalho, é quase automatizada, dai os preços praticados, HUMM… o que aconteceria se todas as empresas fossem como eles, muito mais desemprego.
    Um bocado de nacionalismo nunca fez mal a ninguém meus amigos, e até somos bom no ramo do mobiliário mas as mentalidade vão acabar com isto, como já fizeram com o calçado, têxtil e até a cortiça já sofre. Lembrei-me agora os americanos já fazem Vinho do Porto na Califórnia, e é mais barato, vamos lá comprar para nossas casas, e assim o vinho do porto nacional deixa de ser a maior fonte de exportação. Quem sabe um dia temos dinheiro para importar tudo, como os países árabes, desculpem eles têm petróleo para pagar, nos temos aquilo em que somos bons os nossos artesões, entre as quais os marceneiros e carpinteiros, tudo para desemprego vamos força…
    Agora não se enganem para o publico alvo do IKEA, alguém que quer comprar barato e se satisfaz com pouco, não há concorrência possível, eles são os melhores, é como nos carros, quem compra Fiat e Opel, sonha com BMW e AUDI, mas não é para todos.
    Não deixem morrer o que ainda temos de bom, e tenham brio e gosto, seja onde vão cozinhar, comer, dormir ou conviver o resto da vossa vida, que seja bom, com qualidade, se possível português, e quem sabe uma ou outra coisa Sueca mas cada macaco no seu galho IKEA para muitos, mobiliário com qualidade, artesanal, à medida, de luxo e português, para muito poucos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leticia abreu, CMF, gmacedo, Veronica
  5.  # 65

Concordo, de novo, em parte com o comentario.
    Sou apaixonada pelo o que é português, a casa portuguesa, os móveis portugueses, as cerâmicas fantásticas mas, isso sou eu, e mais meia duzia.
    Veja que empresas como a Bordalo Pinheiro e até a Ach Brito têm que se tornar produtos de luxo para garantirem vendas cá. O que diz isto sobre o consumidor português? Que só dá valor ao que é nacional quando não consegue chegar lá, quando se torna inacessível para o seu bolso. Dá valor ao que não tem.
    Não são poucos os sítios onde vou na minha busca incessante e apaixonante pelo belo que há em Portugal, o artesanato, por exemplo, os mosaicos, os azulejos, sabe o que me dizem todos os fornecedores ? Que hoje em dia toda a gente quer encarnado, azul cobalto e preto em MDF. Não apreciam o que é português, a não ser que o português se torne em design, e, de preferência, ou muito barato para justificar a compra (equiparar-se aos preços IKEA) ou estupidamente caro para se tornar em produto de luxo e ser comprado por quem pode. Entre uma coisa e outra, as empresas nacionais vão sobrevivendo com muita dificuldade, o que é uma pena.

Por outro lado ver vantagens na IKEA e falar no que é nacional, bom, acho que um pode complementar o outro.

Mas fica também o meu comentário, olhe quando eu falo das coisas bonitas que temos quase todos me olham com ar de espanto.
    Vou mais longe em dizer que eu prefiro o tradicional ao moderno. A arquitectura Portuguesa antiga à moderna (quem disse a frase "não gosto de arquitectura moderna porque não faz casas velhas" tem toda a razão e eu adoptei-a como lema), eu adoro tudo o que é Português típico tradicional verdadeiro, e compro e tenho em minha casa, quase tudo "made in Portugal", aliás a minha casa recebeu o prémio de restauro de arquitectura popular portuguesa. Não é pelo prémio que o menciono, embora me orgulhe dela, mas pelo facto constatado ao ponto que vai a minha afeição pelo o que é Português. E sabe quem gosta dela do meu círculo de amigos? Sabe quem a comprava do meu círculo? Apenas e só eu!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Veronica
  6.  # 66

Eu nao diria melhor caro Miguel Pereira MKT!!! Concordo plenamente consigo!

Mas infelizmente para muitos o que é estrangeiro é que é bom, é que tem qualidade, e ainda acham que em Portugal nao se faz bom mobiliário, mais vale dizer que nao conhecem. É diferente.

So quando conseguirmos mostrar e provar ao mundo o que de bom se faz em Portugal é que as pessoas vao dar algum valor. Infelizmente é assim.
  7.  # 67

As mentalidades mudam-se de dentro para fora, e não ao contrário.

O Mourinho só foi o melhor quando saiu de Portugal.

Os designers Portugueses serão os melhores quando forem para fora.

Muitas marcas internacionais (incluindo italianas) produzem em Portugal porque existe qualidade cá.
    As principais marcas de têxteis produziam em Portugal, colocavam uma etiqueta internacional e eram vendidas por exorbitâncias. As mesmas calças com marca portuguesa são vendidas na feira e olhadas com maus olhos.

Isto tudo porque a marca Portugal não é forte, forte é o Ronaldo e a selecção (quando ganha)

Mas há bons exemplos como a já referida Boca do Lobo e Ach-brito entre muitas outras, que aposto muitos pensam não serem nacionais, enganam-se são portuguesas, vendem para todo o mundo e com orgulho.

Portugal caso se esquecerão deu novos mundos ao mundo, um pais pequeno à beira mar plantado aventurou-se e descobriu o mundo, até nos demos ao luxo de num certo tratado dividir o mundo ao meio com os nossos vizinhos, e agora nada do que fazemos é bom, poupem-me…
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Veronica
  8.  # 68

Tudo o que fazemos é bom, é precisamente o contrário.
    Já agora a Homes in Heaven também é nacional.
  9.  # 69

A IKEA vende que se farta porque oferece bom design a preços acessíveis. E com uma excelente relação qualidade/preço. Alguma empresa portuguesa consegue o mesmo?
    Aqui na zona, os meus clientes, quando têm disponibilidade financeira acima da IKEA, optam pelas cozinhas Chefe ou da Esquadria, porque têm excelente design e relação qualidade/preço. Quando as marcas portuguesas trabalham bem, vendem.
  10.  # 70

E a Fly London (ok, são sapatos)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel Pereira MKT
  11.  # 71

Para finalizar, pelo menos para já, até que algo o justifique e regresse para de novo partilhar a minha opinião, gostaria de deixar um concelho aos vários “fãs” IKEA que neste forum deixam a sua opinião, tentem ser um pouco menos profissionais e padronizados nas vossas respostas e comentários, (embora aplauda o facto de defenderem a vossa entidade patronal), pelo que vejo as pessoas que participam têm um nível cultural elevado, e facilmente detectam uma opinião verdadeira de uma efectuada para influenciar ou convencer, deixem que sejam as opiniões sinceras e descomprometidas a serem colocadas, existem outras formas de campanha, já nos chega os políticos portugueses…
  12.  # 72

Fly London, bom exemplo CMartin,

Não é só de mobiliário que se deve falar embora este tópico assim o obrigue.

Infelizmente a Aerosoles (outro bom exemplo) já fechou, força para a FLy London que persista.
    • eu
    • 27 maio 2009

# 73

Colocado por: Miguel Pereira MKTPara finalizar, pelo menos para já, até que algo o justifique e regresse para de novo partilhar a minha opinião, gostaria de deixar um concelho aos vários “fãs” IKEA que neste forum deixam a sua opinião, tentem ser um pouco menos profissionais e padronizados nas vossas respostas e comentários, (embora aplauda o facto de defenderem a vossa entidade patronal), pelo que vejo as pessoas que participam têm um nível cultural elevado, e facilmente detectam uma opinião verdadeira de uma efectuada para influenciar ou convencer, deixem que sejam as opiniões sinceras e descomprometidas a serem colocadas, existem outras formas de campanha, já nos chega os políticos portugueses…

Idem, para os fabricantes nacionais de cozinhas ;)
  13.  # 74

Eu e todos,
    Tal como disse o Miguel Pereira MKT, acho que as pessoas conseguem discernir se há segundo interesse num comentário. De qualquer forma, a nossa opinião é sempre moldada pelo nosso interesse, seja interesse pessoal, seja comercial. Nem sempre conseguimos é mudar a opinião de alguém. Ou seja, quando eu quero "vender" algo dificilmente o consigo se a pessoa não estiver "predisposta" a "comprar" (e pode ser até apenas "comprar" a minha opinião, acreditando nela).
    Veja, se eu estou para aqui a dizer que o português popular é lindo, os que não gostam continuarão a torcer o nariz e a não gostar.
    Se eu quiser vender IKEA, quem não gosta não vai comprar nem que Deus venha à terra.
    Daí não vejo grande mal em partilhar a opinião, por interesse comercial, ou por gosto pessoal, quem lê é que tem que saber fazer a "triagem"!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J.Dias, Miguel Pereira MKT
  14.  # 75

Um á parte: Até porque se as pessoas acreditam em tudo o que lêem sem por em causa é sinal de ingenuidade. Nos dias que correm acho que sobram poucas pessoas ingénuas, pelo contrário, acho até que anda demasiada "esperteza" por aí.
    ;o)
  15.  # 76

Para não ser mal interpretada "por aí" = pelo mundo fora
    (Embora eu em Portugal tenha adquirido e instalado uma porta da Technal que afinal é outra marca qualquer que nem sei qual...mas isso não foi uma experiência IKEA!)
  16.  # 77

Colocado por: Miguel Pereira MKT Lembrei-me agora os americanos já fazem Vinho do Porto na Califórnia, e é mais barato, vamos lá comprar para nossas casas, e assim o vinho do porto nacional deixa de ser a maior fonte de exportação.
    Caro Miguel Pereira,
    Uma precisão: os americanos «já fazem» vinho do porto na Califórnia (provavelmente os fabricantes até são luso-descendentes), mas há bem mais de 130 anos. E, que me lembre, ainda não vi as prateleiras dos nossos supermercados cheias desse nectar das californias...
  17.  # 78

Caro Luis K.W.

tem razão no que diz, mas so recentemente foi atribuido, e com concordancia do governo portugues o estatuto de região demarcada a certas zonas da California, o que antes era esclusivo da zona do Douro, e obvio que nas nossas prateleiras não se ve muitos vinhos do Porto da california, para nós e barato, mas ninguem subsiste so com o mercado nacional e ja se começa a preferir em mercados estrangeiros o vinho americano, tentem entender o que é dito e não so ver o quadro pequeno, o que disse foi uma força de expressão, e volto a referir, nos todos somos os culpados das situações em que nos colocamos, continuem a não dar importancia, é o espirito portugues, vamos continuar a ser os coitadinhos, daqui a uns anos quando o vinho do porto entrar em declinio ai vamos dizer aiiii porque demos o direito aos americanos (e outros a caminho) de o produzir e vender como original, é o costume, não vamos trabalhar nem defender o nosso para o sucesso, sabe tão bem depois nos lamentar do nosso triste fado...
    •  
      FD
    • 28 maio 2009

# 79

Por mim falo: não compro português porque sim.

Compro português quando os produtos são de qualidade semelhante ou melhor.

Comprar português de qualidade inferior será premiar um trabalho de qualidade inferior, será incentivar a continuar a produzir com baixa qualidade, com base num único atributo: o facto de ser português.
    E isso não é sustentável a longo prazo, como não é sustentável comprar porque é português - essa é uma razão pouco sensata, que a prazo, impossibilitará boas práticas - criar bem, fazer bem e vender bem, porque é necessário e não porque é "português".

Compro o que é melhor para mim. Se não sei o que é melhor para mim, digam-me, informem-me.

Já disse isto antes e volto a dizer: o produto português, a ser melhor que o estrangeiro, hipoteticamente, como me parece que querem transmitir, peca em dois simples aspectos: imagem e marca, nada mais.
    E isso não é culpa de eu não ser patriota, isso é culpa de quem os faz e de quem os vende.
  18.  # 80

Ninguem esta aqui a vanglorizar o comprar portugues com baixa qualidade, apenas tento transmitir que em Portugal também se faz muito bons produtos com a mesma qualidade que no resto do mundo.

Agora dizer que o bom produto portugues peca em imagem e marca, acho que está um pouco fora da realidade das empresas portuguesas. Há muitas claro que pararam no tempo, como ha em todo lado, mas ha muitas empresas que vejo com muito orgulho que alem de produtos de alta qualidade, têm uma excelente imagem e marca.

É incriver ver aqui neste topico tanta gente a vir defender a toda a força o IKEA, mas defender o que é portugues, empresas que com o vosso pensamento lutam todos os dias, que têm alta qualidade e excelentes produtos, isso nao vejo.

Sinceramente, entristece-me ver como sao os portugueses... E ter afirmações como: nao compro portugues porque sim!

Acho que deviam ter vergonha.

É so a minha opiniao...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel Pereira MKT

0.0306 seg. NEW