Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 28 maio 2009 editado

     # 81

    Colocado por: VeronicaÉ incriver ver aqui neste topico tanta gente a vir defender a toda a força o IKEA, mas defender o que é portugues, empresas que com o vosso pensamento lutam todos os dias, que têm alta qualidade e excelentes produtos, isso nao vejo.


    Eu não duvido da qualidade das cozinhas Portuguesas. Não há dúvida que há cozinhas de qualidade fabulosa, muito superior ao Ikea. O problema é o... preço. E aí o IKEA é imbatível (na relação preço/qualidade).
  1.  # 82

    Caro EU

    Nao estou a falar das empresas de cozinhas, mas sim de todo o tipo de mobiliario e nao so. Das empresas portuguesas em geral.

    Concondo consigo, o IKEA é uma boa opção para quem nao tem budget alargado, claro! Nao disse o contrario e concordo. Agora virem aqui constantemente defender o IKEA, que vejo muita gente, e ainda "calcarem" as empresas portuguesas, nao consigo ficar calada!

    Obvio que o IKEA tem preços imbativeis e ninguem diz o contrario, acho muito bem ate que comprem la, mas nao venham dizer que as empresas portuguesas nao têm qualidade, nao têm imagem, nao têm marca. Por amor de deus....

    Vejo comentarios de pessoas que dizem coisas absurdas e que tentam denegrir a imagem das nossas empresas, é... absurdo mesmo!!
  2.  # 83

    Colocado por: VeronicaObvio que o IKEA tem preços imbativeis e ninguem diz o contrario
    Mas... têm mesmo a certeza que o preço das cozinha do IKEA é assim tão imbatível?

    Eu continuo a fornecer cozinhas ao gosto do cliente, com peças da Esquadria (isto é, em geral, de qualidade superior), com ferragens alemãs, e com preços ao nível das do IKEA.
    E os meus clientes não têm de perder horas a fazer bonecos no programa do IKEA, mais horas para ir buscar as peças (que raramente vêm todas de uma vez), e horas a fazer contas para ver quanto é que aquilo tudo vai dar (as pecinhas todas, e os puxadores, e os parafusos, e as anilhas, e ..., e o transporte, e a montagem).
  3.  # 84

    Pelo que percebo o que se está a discutir é se existe preferência pelo design a preço acessível da IKEA, por exemplo, ou o design nacional.
    Uma coisa penso eu é o fabrico outra é o design. Uma coisa nem sempre significa a outra. Existe bom fabrico nacional (genuidade dos materiais, cuidado e qualidade na produção) mas nem sempre se traduz numa peça de design.
    O design Português é, nas marcas, não muitas, que existem, de uma qualidade e excelência indiscutível, marcas que se falaram aqui como a Fly London, a Homes in Heaven, a Ach Brito, a Boca do Lobo, se não me engano a Delight (iluminação, empresa “família” da Boca do Lobo), e outras.
    O fabrico nacional também é de qualidade indiscutível.
    Temos uma qualidade superior aos produtos da IKEA, mas a IKEA é uma espécie, na minha opinião de “low-cost” no ramo da decoração e mobiliário.
    Logo, talvez não vale muito a pena concentrarmo-nos na questão IKEA versus Produto Nacional. Podem complementar-se mas não se substituem, nem em termos de preço e também não em termos de qualidade. Mas acho que também ninguém espera isso deles.
  4.  # 85

    Ainda bem que existe o IKEA. Ainda bem que existe concorrência.

    O que é ser português? ... É ser construido cá? ... a IKEA tem uma fábrica cá, isso é ser português? ... o pessoal da capital do móvel vai ás feiras de espanha e itália e copia os desenhos, isso é ser português!

    Quantas empresas de mobiliário, e não só, têm designers a trabalhar para eles?

    É assim que temos de comprar a empresas portuguesas, só porque são portuguesas? Temos de pagar mais, só porque são portuguesas? Espera ai ... então se comprar-mos "material" português e mais caro, estamos a investir em Portugal ... certo! ........ ERRADO, salvo raras excepções estamos a investir em bmw, mercedes dos proprietários das empresas como toda a gente sabe são feitos cá.

    Claro que compro material português ... claro que compro ikea.

    Por exemplo, para pratos, só compro português (EMA), talheres só made in portugal, candieiros para a sala comprei IKEA.

    Se não houvesse IKEA, mobiliário, na capital do móvel era bonito ... era.
  5.  # 86

    Se queres remodelar a tua cozinha, surgiro uma casa especializada, no Porto é a Decozim, na Santos Pousada, comprei lá a minha
    • bch
    • 29 maio 2009

     # 87

    Boa Tarde;
    Como já foi possivel alguns referir, na minha opinião o conceito ikea não quer dizer que seja de má qualidade depende sempre de uso que lhes damos; conclusão ,obviamente que o conceito ikea ganha no design,o preço é mais baixo tambem porque por exemplo em relação as cozinhas o aglomerado é fraco (que noutro tipo de cozinha),suportes,rodapés,tampos etc...,mas ganha no design,agora o conceito ikea fazer barato,tambem tem lógica o critério não é ter centenas mas milhares de clientes pois esse factor é que lhes permite fazer o valor que tem no mercado caso contrário era impossivel manter esses preços, eu acho que estarmos a dizer que o nacional é bom ou que importamos é melhor para mim é conversa pois tanto a nivel interno produzimos boas cozinhas como se importarmos, conclusão o conceito ikea fez com que muita gente desvaloriza se muitas empresas,(aos quais muitas mercenarias acabaram por encerrar) nao pela qualidade mas sim pelo preço,um cliente que não perceba de madeiras para ele apenas conta o design e preço,preço com o qual não podemos competir,apenas na qualidade,agora se queremos 1 roupeiro ou cozinha que dure 1 vida temos que invistir isso é certo seja nacional ou estrangeiro, ja trabalhei com cozinhas febal(italianas )e chão um luxo, nacional Comovar sem duvida a melhor que é 1 autentico luxo,mas so adquire 1 dessas apenas quem deseje investir,obvio o conceito ikea é negócio rentável,na minha opinião nao é má mas não dura uma vida nem tão perto,mas é economizador aos olhos de milhares de pessoas em dificuldades na nossa sociedade..
    bichinho_madeira.blogs.sapo.pt/ -
    •  
      FD
    • 29 maio 2009

     # 88

    Colocado por: VeronicaAcho que deviam ter vergonha.

    Colocado por: VeronicaAgora virem aqui constantemente defender o IKEA, que vejo muita gente, e ainda "calcarem" as empresas portuguesas, nao consigo ficar calada!

    Como é que se costuma dizer... pior cego é aquele que não quer ver.

    Um empresário português tem duas hipóteses:
    -> queixa-se que os portugueses não compram nacional
    -> estuda o porquê dos portugueses escolherem estrangeiro, copia (benchmarking) e depois, em igualdade de circunstâncias (mesma qualidade, mesmo preço, mesmo appeal), aposta no patriotismo, imprimindo uma vantagem competitiva ao seu produto

    Mas continue assim, a queixar-se da falta de patriotismo dos portugueses, que o futuro afigura-se brilhante. ;)
  6.  # 89

    Caro FD

    Sabe o que é pior?? É as empresas portuguesas fazerem isso que está a dizer, que como calcula nao é nenhuma novidade, e podem ate fazer bem melhor e vai haver sempre pessoas como o sr. que vao continuar a criticar. Só porque ha a ideia retrogada que as empresas portuguesas pararam no tempo, olhe a sua volta.


    Continue assim, com a falta de patriotismo, e vai ver onde o pais vai parar!!
    •  
      FD
    • 29 maio 2009

     # 90

    Colocado por: Veronicacomo o sr. que vao continuar a criticar

    Diga-me lá onde é que eu critiquei as empresas portuguesas? O que eu disse foi que, se não considero produtos portugueses no meu processo de compra é por uma razão muito simples: imagem e marca.
    Nesta discussão vê-se isso perfeitamente, cito: "Não existem cozinhas feitas por empresas nacionais, com design nacional, com um custo e qualidade que se aproximem das cozinhas IKEA?"
    Não fui eu que perguntei, não fui eu que critiquei!
    Você está a entender "imagem e marca" como "status" e não é, de todo, o que eu quero dizer com imagem e marca.

    Veja-se o exemplo em causa: o IKEA. Diga-me lá que empresa portuguesa é que pode, neste segmento (mobiliário), seja de que forma for, competir com a imagem de uma empresa estrangeira com apenas alguns anos no mercado português?
    Até há 4 ou 5 anos quase NENHUM português sabia o que era o IKEA (exceptuando os mais informados/viajados). A única marca que o poderia fazer é a Moviflor e o que é que a Moviflor faz? Aposta no preço. Continua a vender produtos indiferenciados, comprados no mercado de distribuição quase a quem calhar que os tenha.
    E neste curto espaço de tempo, o IKEA passou a ser a marca por definição quando falamos em mobiliário! Porque soube transmitir essa informação! Porque soube comunicar com o público! Porque fez com que as pessoas quisessem comprar no IKEA em vez de na anónima Moviflor...
    E dou-lhe outro exemplo sintomático: a FNAC.

    Percebe? Eu não tenho preconceitos contra marcas ou empresas portuguesas... Eu compro no PINGO DOCE e não compro no LIDL, e sei perfeitamente que um é português e o outro é alemão. Eu compro na Zara e não compro na MacModa e sei perfeitamente que um é espanhol e o outro é português. Eu compro o que é melhor para mim! Se entre dois produtos exactamente iguais existe um português, eu escolho o português, se souber que o português existe. Agora, não me pode é exigir que eu compre algo porque é português... não me pode exigir que saiba que o português é tão bom quanto o estrangeiro se tal informação não chega ao meu conhecimento, à minha pessoa: isso é marca e imagem! É por isso que se vendem mais BMW que Toyota... e acredite que devem ser produtos muito similares. A comunicação do conceito, do produto, da imagem, é fulcral, muito mais que o facto de ser português...

    Compre um ou outro livro sobre branding e perceberá o que lhe quero dizer. Em alternativa, veja-me como o anti-cristo. :D
  7.  # 91

    Continue assim, com a falta de patriotismo, e vai ver onde o pais vai parar!!


    Falta de patriotismo é comprar por ser português.
    •  
      FD
    • 29 maio 2009

     # 92

    Colocado por: Veronicaolhe a sua volta.

    Por exemplo, visitando jdias.pt não vejo nada a não ser uma musiquinha de fundo e umas figuras geométricas cinzentas e pretas...
    • Nero_
    • 29 maio 2009 editado

     # 93

    Tenho que concordar com o FD, deixem-se disso de comprar produtos portugueses por caridade, as empresas tem de saber tornar-se competitivas e autónomas. A Ikea é neste momento a melhor forma de adquirir mobiliário, para mim e muitos milhões de portugueses que não possuem grandes budgets e vemos as Low-costs como uma única alternativa. A Boca do Lobo é uma empresa de top, do melhor que se faz em Mobiliário, por isso bastante restrito à maioria dos portugueses e só vocacionado para classes altas. A Moviflor, claramente que não soube dar resposta à entrada da Ikea no mercado português, não conseguiu melhorar os seus metodos de venda e presentemente está a pagar por isso.
  8.  # 94

    Colocado por: VeronicaCaro EU

    Obvio que o IKEA tem preços imbativeis e ninguem diz o contrario, acho muito bem ate que comprem la, mas nao venham dizer que as empresas portuguesas nao têm qualidade, nao têm imagem, nao têm marca. Por amor de deus....

    Vejo comentarios de pessoas que dizem coisas absurdas e que tentam denegrir a imagem das nossas empresas, é... absurdo mesmo!!


    Denegrir a imagem das nossas empresas? Não precisamos....elas estão a fazer isso muito bem.
    Sou português e tenho vergonha de ser português. Por mim, se pudessemos.....vendiamos este pedaço de terra apinhado de gatunos e aldrabões aos ingleses. Ou até mesmo aos espanhóis!

    Quanto ao IKEA....eu não acredito em milagres. A qualidade paga-se. O design paga-se. Tudo se paga. Por isso....se vejo coisas a preço da uva mijona......alguma coisa deve faltar.
  9.  # 95

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: VeronicaObvio que o IKEA tem preços imbativeis e ninguem diz o contrario
    Mas... têm mesmo a certeza que o preço de cozinhas do IKEA é assim tão imbatível?
    (ninguém me liga?) :-)
    Podem-me dar exemplos de valores dessas «cozinhas a preços imbatíveis» do IKEA? Se possível com PLANTA e PREÇO COM TRANSPORTE E MONTAGEM?
  10.  # 96

    Amigo MiKeMelga

    O facto de ser barato não implica ser mau e ser caro não quer dizer que seja bom.
    Não me diga que compra os perfumes mais caros, porque devem ser os melhores? È tudo marketing e moda.
    Temos que ser nós consumidores a decidir o que é melhor.
    Depois o Ikea é uma multinacional de origem sueca e só isso já diz qualquer coisa.
    Depois os moveis de cozinha têm um aspecto aceitável e Têm uma relação preço qualidade muito boa e este binómio é que é importante.
    Depois o Ikea tem uma equipa de designers e engenheiros a trabalhar e como vendem para o mundo inteiro, os custos fixos unitários são muito reduzidos.
    Depois como talvez não tenham a mentalidade dos latinos, que fazem um negócio e quer ficar ricos, daí talvez a diferença, penso eu.
  11.  # 97

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: VeronicaObvio que o IKEA tem preços imbativeis e ninguem diz o contrario
    Mas... têm mesmo a certeza que o preço de cozinhas do IKEA é assim tão imbatível?
    (ninguém me liga?) :-)
    Podem-me dar exemplos de valores dessas «cozinhas a preços imbatíveis» do IKEA? Se possível com PLANTA e PREÇO COM TRANSPORTE E MONTAGEM?



    O Ikea é barato por ser montado por nós proprios... Todo o objectivo estrategico deles baseia-se nisso. Ele n existem pra montar nem transportar nada, isso e feito por terceiros...

    é mais um Do it your self. Eu sou grd apologista do IKEA. Se é pra usar a montagem e transporte, é melhor irem a outro lado.
    •  
      FD
    • 29 maio 2009

     # 98

    Colocado por: Luis K. W.Podem-me dar exemplos de valores dessas «cozinhas a preços imbatíveis» do IKEA? Se possível com PLANTA e PREÇO COM TRANSPORTE E MONTAGEM?

    Alguém da minha família comprou uma por 500€ e está lá para as voltas, sem qualquer tipo de problemas. Em termos estéticos/funcionais tem esse problema, as medidas disponíveis não encaixaram no final da parede e ficou parede a mais, o forno não encaixou muito bem e teve que se inventar, com a bancada a mesma coisa... por isso, com o que conheço, ou compra lá tudo ou tem que se preocupar mais com medidas e remendos/remates.

    Não me peça é planta... Transporte foram os próprios. Montagem não faço ideia, a casa esteve a ser remodelada e acho que a instalação da cozinha foi englobada no total.
    •  
      FD
    • 29 maio 2009

     # 99

    Colocado por: nomicSe é pra usar a montagem e transporte, é melhor irem a outro lado.

    Também gostava de dizer isto, mas das vezes que o fiz (comprei mobília com montagem) fiquei sempre com a impressão que estavam a despachar e que eu faria aquilo mais "perfeitinho"...
  12.  # 100

    Colocado por: FD
    Colocado por: nomicSe é pra usar a montagem e transporte, é melhor irem a outro lado.

    Também gostava de dizer isto, mas das vezes que o fiz (comprei mobília com montagem) fiquei sempre com a impressão que estavam a despachar e que eu faria aquilo mais "perfeitinho"...


    EU ja montei 2 cozinhas IKEA em 2 casas e ficou perfeitinho e com grd estilo devo dizer, não que me esteja a gabar claro... lolol longe d mim isso

    MAs foram par ao meu pai q tem um andar alugado e pra casa onde vivos com os meus pais
    Esta é usada todos os dias, com agua, comida armarios cheios usados todos os dias e esta na boa sem falhar nada.

    Eu gosto, mas n temos todos q gostar do mesmo... n há um + certo ou + errado q outro... e gostos...
 
0.0277 seg. NEW