Iniciar sessão ou registar-se
    • Livia
    • 20 fevereiro 2015

# 1

Estou comprando uma casa em Portugal, mas precisamente em Lisboa e depois de muita pesquisa estou entre dois imóveis com a mesma metragem e padrão ( médio a alto): Um duplex de 300 m2 em Alvalade e na Lapa. Ambos para remodelação completa.

Somos um casal com filho de 3 anos e dou importância a escolas e hospitais perto. Qual das duas regiões é melhor na opinião de vocês para viver e para valorizar o imóvel em caso de venda futuramente?

Desde já agradeço
    •  
      FD
    • 20 fevereiro 2015

# 2

Colocado por: LiviaQual das duas regiões é melhor na opinião de vocês para viver

Alvalade.

Colocado por: Liviae para valorizar o imóvel em caso de venda futuramente?

Lapa.

Alvalade é uma zona "nova" (tem algumas décadas). Houve planeamento urbanístico, há espaço, há coisas "modernas".
    Lapa é histórica. Mais antiga que Alvalade, tem problemas crónicos mas, tem o charme que Alvalade, na minha opinião, não tem.

Se ambos tiverem estacionamento coberto garantido, escolho Lapa quase de olhos fechados.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Livia
    • tiagot
    • 20 fevereiro 2015 editado

# 3

Pessoalmente, talvez prefira Alvalade.
    Acho os espaços urbanos mais abertos, é mais fácil para circular de carro, bons acessos, facilmente sai da cidade se precisar, está perto do aeroporto, vai ficar mais perto do futuro Hospital de Todos os Santos.
    Tem algumas boas escolas perto.

Do ponto de vista da valorização, depende muito das características dos imóveis e da sua localização específica.

Cpts.
  1.  # 4

Livia, ambos os locais tem vantagens e desvantagens, estão no Centro de Lisboa, um é um bairro mais recente, outro é uma zona histórica.
    Quanto a hospitais, em Lisboa é indiferente, pois a cidade não é assim tão grande e as acessibilidades a qq hospital publico e/ ou privado são expeditas.
    Quanto a escolas, também não deverá haver problemas em qq uma das zonas. Menos ainda se decidir pelo ensino privado.

Não sei o que lhe responder... mas tem de ponderar bem, visto ser um investimento avultado, aconselho a passar uns dias em cada bairro e deste modo decidir.
    O Bairro de Alvalde é mais heterogéneo...
    http://infohabitar.blogspot.pt/2007/03/sobre-o-bairro-de-alvalade-de-faria-da.html

a lapa é um bairro tradicional.. com problemas de acessibilidades, mas pode ser muito encantador.
    http://www.tvi.iol.pt/videos/conheca-a-lapa-um-bairro-tradicional-no-coracao-de-lisboa/13959365
  2.  # 5

Lapa, sem sombra de dúvidas. Do ponto de vista de localização ( o principal factor no Imobiliário) é o melhor de Lisboa. E mais seguro, dado que foi o único sítio de Lisboa que resistiu ao terramoto de 1755. Vale mais um t1 a cair de podre na Lapa do que um t2 recente no Cacém ou no Montijo.

Isto do ponto de vista do investidor. Do ponto de vista do utilizador/morador eu provavelmente preferia comprar o t2 no Cacém ou no Montijo.

Colocado por: Pedro BarradasLivia, ambos os locais tem vantagens e desvantagens, estão no Centro de Lisboa, um é um bairro mais recente, outro é uma zona histórica.
    Quanto a hospitais, em Lisboa é indiferente, pois a cidade não é assim tão grande e as acessibilidades a qq hospital publico e/ ou privado são expeditas.
    Quanto a escolas, também não deverá haver problemas em qq uma das zonas. Menos ainda se decidir pelo ensino privado.

Não sei o que lhe responder... mas tem de ponderar bem, visto ser um investimento avultado, aconselho a passar uns dias em cada bairro e deste modo decidir.
    O Bairro de Alvalde é mais heterogéneo...
    http://infohabitar.blogspot.pt/2007/03/sobre-o-bairro-de-alvalade-de-faria-da.html

a lapa é um bairro tradicional.. com problemas de acessibilidades, mas pode ser muito encantador.
    http://www.tvi.iol.pt/videos/conheca-a-lapa-um-bairro-tradicional-no-coracao-de-lisboa/13959365
  3.  # 6

Tenho um amigo que vive na Lapa e diz que é tudo bom, exceto o estacionamento que não existe. Convidar amigos para ir lá a casa só se forem de táxi. Tem que ter pelo menos 2 lugares de estacionamento. E atenção ás obras que vai precisar de fazer. Esse meu amigo tem uma garagem para 4 carros mas a entrada é muito estreita. Precisou de 3 anos e muitos projetos na Camara mas ter autorização de aumentar a entrada em 20 centímetros. Se precisa de obras na fachada prepare-se para muitas dificuldades.
    • Livia
    • 20 fevereiro 2015

# 7

Ambos possuem garagem. O da Lapa as duas vagam ficam a 40 metros do prédio pois o mesmo é traça antiga e o apartamento fica na rua são Felix. O prédio é de 4 andares sendo que o apartamento que digo ocupa os dois últimos andares e tem um terraço com vista para o Rio. O outro apartamento é de um casal de idosos muito simpático que lá vivem há mais de 20 anos.

O de Alvalade fica na avenida Estados Unidos, é um prédio mais moderno, com 13 andares, vários apartamentos por andar com porteiro 24 horas e a garagem fica no prédio ao lado.

Já visitei os dois lugares em minhas estadas em Lisboa.Gosto dos dois imóveis, mas tenho mais simpatia por imóveis de traça antiga. Sei que morar em prédio com pouco ou muitos moradores tem suas vantagens e desvantagens com relação a segurança também. Mas o que me deixa na dúvida mesmo é o bem viver em cada bairro e a valorização dos imóveis.

Vocês estão sendo ótimos e me ajudando muito. Agradeço desde já!
  4.  # 8

Com ruas já fica mais fácil opinar.

De Alvalade é uma das ruas que menos gosto, especialmente dos prédios do lado sul. Os arranjos exteriores são um pouco frios.
    No entanto, há elevador, prédios com uma construção robusta e resistente, que aguentam bastantes transformações.
    As obras poderão ser mais fáceis em termos de processo construtivo e burocrático.

Na Lapa, o prédio pode não ser tão bom construtivamente. Em termos económicos, se tiver as características certas é possível que valorize mais que o de Alvalade.

Depois é mesmo uma questão de adequação a um estilo de vida e personalidade...
    Ruas inclinadas, carros em cima do passeio, lojas pitorescas, obras +/- constantes, passeios a pé mais surpreendentes na Lapa.

Etc
  5.  # 9

O da Lapa não tem elevador, certo? Imagina-se a subir com filho ao colo, mais sacos, etc?
    • nuper
    • 21 fevereiro 2015

# 10

Na Lapa com um terraço com vista de Rio é por si só motivo para acabar com todas as duvidas que possa ter.

P.S. - Atenção ao desnível dessa rua, no outro dia num jogging por Lisboa subi uma rua paralela e cheguei à Rua da Lapa com os bofes de fora.
    • Livia
    • 21 fevereiro 2015 editado

# 11

Colocado por: mmgregO da Lapa não tem elevador, certo? Imagina-se a subir com filho ao colo, mais sacos, etc?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Livia

MMgreg, de fato o da Lapa não tem elevador. Mas o proprietário está vendendo o imóvel já com projeto de reformulação orçado e aprovado com previsão de instalação de um elevador. Na prática ambos os imóveis são para remodelação e a diferença de valores entre os dois imóveis não é tão grande, está dentro do orçamento que eu tenho disponível.
  6.  # 12

Lapa, sem dúvida.
    Alvalade tem o problema da passagem contínua de aviões.
    Concordam com este comentário: AnaT
    • Livia
    • 21 fevereiro 2015 editado

# 13

Colocado por: nuperNa Lapa com um terraço com vista de Rio é por si só motivo para acabar com todas as duvidas que possa ter.

P.S. - Atenção ao desnível dessa rua, no outro dia num jogging por Lisboa subi uma rua paralela e cheguei à Rua da Lapa com os bofes de fora.

De fato, o terraço é um encanto!!! O que mais me encanta na região são os prédios baixos com terraços,eu acho um charme, um encanto de Lisboa esses prédios com traça antiga. A rua é sim bem inclinada, mas o prédio é bem no inicio.
  7.  # 14

A Lapa pode ter o maior carisma do mundo, mas para mim:

1) ruas inclinadas e estreitas
    2) passeios estreitos
    3) qualidade construtiva da época (tabique, vigamentos de madeira, etc.)
    4) ausência de rede de metro (posso não usar metro, mas se tiver filhos é garantido que eles vão usar e abusar do metro quando começarem a crescer e eu não estou a para fazer de chauffer deles a toda a hora sempre que quiserem ir a algum lado)

Para mim, Alvaldade sem pensar duas vezes. O problema de Alvalade é que os prédios deixam muito a desejar (Alvalade outrora foi um bairro social). São pequenos e sem elevadores na maioria dos casos. Muitos deles nem 'placa' têm. Apartamento teria de ser num prédio mais imponente na Av. de Roma ou na Guerra Junqueiro (já é areeiro, mas é a 5 min a pé). Ou então uma moradia no bairro de São Miguel.
  8.  # 15

Lapa, sem pensar duas vezes.
    Concordam com este comentário: fcoucelo
  9.  # 16

Lapa se tiver elevador e garagem mas se o apartamento tem vista rio, não devia sequer existir duvida.
  10.  # 17

Colocado por: fcouceloLapa se tiver elevador e garagem mas se o apartamento tem vista rio, não devia sequer existir duvida.

Colocado por: fcouceloLapa se tiver elevador e garagem mas se o apartamento tem vista rio, não devia sequer existir duvida.

Sim, a vista por si só é maravilho e deveria ser um ponto de decisão. Mas Alvalade tem seu encanto!!!

Como já disse, estou mesmo inclinada a Lapa mesmo com temor de conviver em um prédio em que o condomínio tem apenas 3 apartamentos. Embora prédios com muitos moradores causem problemas, acho que prédio pequeno pode ter o mesmo problema se ambos não se entendem.
  11.  # 18

Eu prefiro a Lapa, tenho remodelado muitos apartamentos de charme na Lapa e ficam fantásticos...
    O problema é mesmo o estacionamento, mas compram-se lugar por 25mil euros.
  12.  # 19

Colocado por: claudius82Eu prefiro a Lapa, tenho remodelado muitos apartamentos de charme na Lapa e ficam fantásticos...
    O problema é mesmo o estacionamento, mas compram-se lugar por 25mil euros.

Gostei da naturalidade com que disse compram-se lugares por 25mil euros!!!! É o que eu digo, essa cidade não pertence a este país.... Aqui compra-se uma garagem no centro da cidade por menos de 5000€ lol
  13.  # 20

Não vejo a lógica de ter garagem a 20 ou 30 metros de casa. Vai ter de vir à chuva carregado com sacos de compras à mesma (tal como se tivesse estacionado na rua).
    A unica vantagem que vejo, na minha óptica, é o "descanso" de nunca ter de andar à procura de lugar para estacionar. Mas para mim esse "descanso" não vale 25 mil euros (nem 5 mil vale).
    Se é para ter garagem tem de ser no prédio onde habito.

Já agora, a discrepância de valores: em Alvalade um lugar de garagem custa 3800 euros (com segurança/vigilante durante o período laboral). Na Lapa custa 25 mil euros.
    Concordam com este comentário: Rodri12

0.0278 seg. NEW