Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Oá, bom dia,

    No dia 17.10.2014, reclamei na Anacom que o operador de internet NOS cortava a velocidade de internet entre as 20h e as 24h dos dias uteis e aos fins de semana quase todo o dia. Efetivamente, contratei uma velocidade de 12 megabits por segundo de download e durante os periodos mencionados cai para 60 vezes menor, cerca de 200 kilobits por segundo. inviabilizando o streaming por exemplo. Para não falar da velocidade de upload que é sempre entre 1 e 2 magabits por segundo, quando deveria ser igual ao download.

    A Anacom só respondeu 4 meses depois dizendo que nada fez e não pode resolver problemas pessoais entre consumidor e operador. Foi com muita perplexidade que ao fim de quatro meses e meio encontro finalmente uma resposta a uma reclamação não pessoal dirigida a um prestador de serviços do qual são os Reguladores. Enfim, estamos em Portugal, pais dos incompetentes.

    Quanto à ao operador NOS, querem me obrigar a contratar um serviço mais caro, com televisão e telefone, quando não estou interessado em tais produtos.

    Só pedi que cumprissem o que contrataram comigo, manter a velocidade de 12 megabits por segundo em download, coisa que não fazem, escusando-se em desculpas do tipo de utilização que faço da internet.

    Alguém pode me informar o que posso fazer perante esta situação.

    Obrigado
    •  
      FD
    • 25 fevereiro 2015

     # 2

    Colocado por: napenergiaAlguém pode me informar o que posso fazer perante esta situação.

    Resolver o contrato com justa causa.
  2.  # 3

    Colocado por: FD
    Resolver o contrato com justa causa.


    Atenção que normalmente nesses contratos está explicito o seguinte:

    Velocidades até ”x" mbps

    Se este for o caso parece-me que pouco poderá fazer uma vez que será difícil provar que a culpa da descida das velocidades é do operador.

    Se for por wireless, mude a password, pode algum vizinho seu ter conseguido aceder à mesma e estar a "ocupar" o sinal usando a rede,
  3.  # 4

    Colocado por: Rodri12Atenção que normalmente nesses contratos está explicito o seguinte:

    Velocidades até ”x" mbps


    Certissimo...mas ainda que nao haja um valor minimo estabelecido, nao estou a ver um tribunal dar razao ao operador se tais valores tao baixos forem provados.


    O que aconselho e a contactar nesse periodo o apoio tecnico e pedir que fassam uma analise a velocidade de rede. No fim costumam ficar com um numero de registo. Aponte esse numero, pois sera importante para uma futura accao e como dito antes, resolva o contrato.
    •  
      FD
    • 25 fevereiro 2015

     # 5

    Colocado por: Rodri12Atenção que normalmente nesses contratos está explicito o seguinte:

    Velocidades até ”x" mbps

    Se este for o caso parece-me que pouco poderá fazer uma vez que será difícil provar que a culpa da descida das velocidades é do operador.

    Se for por wireless, mude a password, pode algum vizinho seu ter conseguido aceder à mesma e estar a "ocupar" o sinal usando a rede,

    Depende muito se é algo constante, momentâneo e em que moldes ocorre.

    Senão, seria muito fácil dizer que a velocidade é 100Mbps e colocar lá 1Mbps.
    • Rodri12
    • 25 fevereiro 2015 editado

     # 6

    Colocado por: treker666

    Certissimo...mas ainda que nao haja um valor minimo estabelecido, nao estou a ver um tribunal dar razao ao operador se tais valores tao baixos forem provados.


    O que aconselho e a contactar nesse periodo o apoio tecnico e pedir que fassam uma analise a velocidade de rede. No fim costumam ficar com um numero de registo. Aponte esse numero, pois sera importante para uma futura accao e como dito antes, resolva o contrato.


    Colocado por: FD
    Depende muito se é algo constante, momentâneo e em que moldes ocorre.

    Senão, seria muito fácil dizer que a velocidade é 100Mbps e colocar lá 1Mbps.


    Pois mas a questão é que o user diz que é em horas e dias específicos e que já contactou a NOS e estes dizem ser do tipo de utilização que faz.
    Ou seja, esta resposta da NOS pode ter duas interpretações:
    1) estão a ver se enganam o cliente
    2) o cliente poderá a essa hora ter vários aparelhos em simultâneo a utilizar a rede e sabe-se que em wireless quantos mais aparelhos partilharem a linha mais lenta esta fica.

    Poderá inclusive alguém de fora estar a sobrecarregar a linha com Downloads, etc sem o user saber por isso disse para mudar a password, com este simples passo elimina já uma hipotese , caso a linha continue lenta após ter mudado a pass.

    Atenção que não estou a defender a operadora até porque toda a gente sabe que estes não são santos nenhuns...

    O que acho é que será imprudente avançar para a resolução do contrato sem antes ter a certeza que o problema não é do lado dele. É que estas resoluções de contrato injustificadas podem ser danosas financeiramente falando, para o utilizador
    •  
      jccp
    • 25 fevereiro 2015 editado

     # 7

    MEO

    24 Mbps
    Internet ADSL até 24 Mb de velocidade e tráfego ilimitado. A velocidade de Internet Fixa apresentada diz respeito à velocidade máxima e pode variar de acordo com as características técnicas da linha.

    a minha velocidade segundo alguns testes feitos por mim é de 4 Mbps mas não noto diferença nenhuma em relação aos 30 megas q tinha antes na NOS...só no up load é q a diferença é notória,não chega 1 Mpbs.
  4.  # 8

    Obrigado pelos comentários, mas a verdade é que não tenho outros equipamentos a usar a rede nem outras pessoas além de mim a usam. Aceitaria a redução de até metade da velocidade, digamos 6 megabits por segundo, mas 60 vezes menor é inaceitável. E eles sabem disso pois na loja verificaram o fato. Dizem que o meu uso da internet tem um valor de transferência de dados que possivelmente não lhes tem a rentabilidade que queriam, daí pedirem para passar para um pacote de 30 megas com tv e telefone.
    •  
      jccp
    • 25 fevereiro 2015

     # 9

    Colocado por: napenergiadaí pedirem para passar para um pacote de 30 megas com tv e telefone.


    o q eles querem é faturar cada vez mais

    eu tinha um pacote de 48 € na NOS sem tm,pedi para baixar o tarifario,informaram-me q ía ficar a pagar os mesmos 48€ mas com tm.

    disse q sim,mas apareceu-me uma fatura para pagar de 54€,foi a ultima gota,mudei para a meo 34€ pacote basico125 canais,24 M tl ilimitado sem tm.

    A NOS diz q mesmo entregando a carta de rescisão hoje 25/02 vou ter q pagar até dia 4 de ABRIL!!VERGONHOSO!!! não estou fidelizado

    logo vou entregar a carta de rescisão e digo algo..
  5.  # 10

    A ANACOM é apenas um tacho, não conheço ninguém a quem eles tenham ajudado.
  6.  # 11

    Colocado por: jccp

    o q eles querem é faturar cada vez mais

    eu tinha um pacote de 48 € na NOS sem tm,pedi para baixar o tarifario,informaram-me q ía ficar a pagar os mesmos 48€ mas com tm.

    disse q sim,mas apareceu-me uma fatura para pagar de 54€,foi a ultima gota,mudei para a meo 34€ pacote basico125 canais,24 M tl ilimitado sem tm.

    A NOS diz q mesmo entregando a carta de rescisão hoje 25/02 vou ter q pagar até dia 4 de ABRIL!!VERGONHOSO!!!não estou fidelizado

    logo vou entregar a carta de rescisão e digo algo..


    Neste ponto há umas regras manhosas. Tens de rescindir com um mês de aviso, MAS tem de ser antes de dia vinte e pouco por causa do período de facturação. Eu con a NOS (na altura ZON) também foi o mesmo filme...
  7.  # 12

    Colocado por: jorgferrA ANACOM é apenas um tacho, não conheço ninguém a quem eles tenham ajudado.


    Nisto concordo totalmente, há 3 meses enviei para lá uma reclamação, até não obtive resposta.
  8.  # 13

    Colocado por: Rodri12

    Nisto concordo totalmente, há 3 meses enviei para lá uma reclamação, até não obtive resposta.


    Eles respondem, dizem é que não podem ajudar e que são apenas o regulador. O problema é que não regulan nada.
    • Rodri12
    • 25 fevereiro 2015 editado

     # 14

    Colocado por: jorgferr

    Eles respondem, dizem é que não podem ajudar e que são apenas o regulador. O problema é que não regulan nada.


    Então não percebo para que raio serve a parte das reclamações que eles têm lá no site...
  9.  # 15

    A Anacom é mais uma instituição pública que serve os Operadores de telecomunicações. É ver o caso da TV digital. Uma vergonha existir pessoas que têm de pagar um pacote de canais quando não o podem e tinham direito aos canais portugueses.
  10.  # 16

    que drama que para aqui vai.
    a ANACOM é regulador das telecomunicações, e não de queixas de clientes.
    Se a NOS ou a MEO vos puser uma antena no telhado, já é assunto com Anacom, agora isto não.
    No máximo a DECO, e mesmo assim não sei se irá ajudar muito.

    Quanto Às velocidades obtidas, depende muito se estamos a falar de fixo ou movel.
    Se for rede movel, ha sitios onde ha 50mbps, outros há 10kbps. Depende da cobertura, nº de utilizadores ligados, etc.
    Em lado nenhum do contrato diz que a velocidade é garantida (rede 4G não é fibra optica).

    Quanto a cortar velocidades, existe algo chamada politica de utilizaçao responsavel, que é comum a todos os operadores, e que está no contrato que é assinado.
    •  
      jccp
    • 25 fevereiro 2015

     # 17

    Colocado por: jorgferr
    Neste ponto há umas regras manhosas. Tens de rescindir com um mês de aviso, MAS tem de ser antes de dia vinte e pouco por causa do período de facturação. Eu con a NOS (na altura ZON) também foi o mesmo filme...


    não vou pagar nada metam-me tribunal
  11.  # 18

    Colocado por: valtoresque drama que para aqui vai.
    a ANACOM é regulador das telecomunicações, e não de queixas de clientes.
    Se a NOS ou a MEO vos puser uma antena no telhado, já é assunto com Anacom, agora isto não.
    No máximo a DECO, e mesmo assim não sei se irá ajudar muito.

    Quanto Às velocidades obtidas, depende muito se estamos a falar de fixo ou movel.
    Se for rede movel, ha sitios onde ha 50mbps, outros há 10kbps. Depende da cobertura, nº de utilizadores ligados, etc.
    Em lado nenhum do contrato diz que a velocidade é garantida (rede 4G não é fibra optica).

    Quanto a cortar velocidades, existe algo chamada politica de utilizaçao responsavel, que é comum a todos os operadores, e que está no contrato que é assinado.


    Valores não concordo.

    A ANACOM tem localhttps://www.anacom.pt/bvirtual/index.jsp?do=edit&idform=FRECL-ANACOM para reclamações de assuntos com operadores
  12.  # 19

    Colocado por: valtoresque drama que para aqui vai.
    a ANACOM é regulador das telecomunicações, e não de queixas de clientes.
    Se a NOS ou a MEO vos puser uma antena no telhado, já é assunto com Anacom, agora isto não.
    No máximo a DECO, e mesmo assim não sei se irá ajudar muito.

    Quanto Às velocidades obtidas, depende muito se estamos a falar de fixo ou movel.
    Se for rede movel, ha sitios onde ha 50mbps, outros há 10kbps. Depende da cobertura, nº de utilizadores ligados, etc.
    Em lado nenhum do contrato diz que a velocidade é garantida (rede 4G não é fibra optica).

    Quanto a cortar velocidades, existe algo chamada politica de utilizaçao responsavel, que é comum a todos os operadores, e que está no contrato que é assinado.



    Drama é quando não se pode pagar a mensalidade proposta...
    Essa da utilização responsável está boa. O que é isso? Só pode fazer streaming de quantos filmes? Ou quantos downloads pode efetuar?
    Quando é para lhe vender o pacote, a operadora diz que é tráfego ilimitado e outras balelas. Agora quando existem problemas já ninguém quer saber. A ANACOM serve para ver se tenho antena na casa? Só visto!
  13.  # 20

    A ANACOM não tem nada a ver com problemas comerciais ou contratuais, pelo menos não intervem nesse aspecto.
    Não digo que não tenham razão, nesse caso é reclamar com o operador e desistir.
    Mas isto é o tema que sempre existiu com os operadores que não cumprem com o contratado. Desiste-se e pronto.
    Quanto à politica de utilização responsavel, não tem a ver com filmes ou streaming... são aplicadas restrições tal como consta no contrato.
    Depois há as questões de nºs de utilizadores ligados, falta de cobertura, etc...
    Nisto a ANACOM tambem não faz nada, porque nenhum operador pode garantir 100% de cobertura em todo o lado.
    Deve ser visto no contrato quais são as clausulas para rescisão, e caso se apliquem, desistir.
    O operador é obrigado a aceitar a desistência por exemplo em casos de falta de cobertura.
    Em casos de utilização responsável não se pode desistir, porque está no contrato.
    Se concordo? Não.. tambem preferia ter internet sem restrições, mas se está no contrato que estas regras se aplicam...
    Concordam com este comentário: Rodri12
 
0.0248 seg. NEW