Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 13 março 2015

# 101

1.  # 102

é a luta pelas comissões de comerciais e agentes (que nem são a propria empresa que vende o produto), em que enganam os clientes para conseguirem contratos. e como muita gente não lê os contratos, acaba por depois ter uma surpresa na factura diferente daquilo que foi dito.
    Concordam com este comentário: Rodri12
  2.  # 103

Colocado por: valtoresé a luta pelas comissões de comerciais e agentes (que nem são a propria empresa que vende o produto), em que enganam os clientes para conseguirem contratos. e como muita gente não lê os contratos, acaba por depois ter uma surpresa na factura diferente daquilo que foi dito.
    Concordam com este comentário:Rodri12

Sem dúvida.

Infelizmente penso que nenhuma destas empresas consegue ter supervisão para tento comercial e quem se lixa é o povo (alguns por culpa própria outros por terem limitações que não lhes permite ter outro descernimento)
  3.  # 104

As Operadoras vendem tráfego e não velocidade. Esta é a verdade por detrás de todos os pacotes. As pessoas são enganadas em relação às velocidades que supostamente pagam pela internet. Um pacote de 15GB de trafego com a velocidade de 100MBS esgota-se em cinco minutos. A partir dai só 128Kbs que nãp correspondem aos antigos 56KBs. É bem pior e o cliente fica sem internet praticamente.
  4.  # 105

Colocado por: napenergiaAs Operadoras vendem tráfego e não velocidade. Esta é a verdade por detrás de todos os pacotes. As pessoas são enganadas em relação às velocidades que supostamente pagam pela internet. Um pacote de 15GB de trafego com a velocidade de 100MBS esgota-se em cinco minutos. A partir dai só 128Kbs que nãp correspondem aos antigos 56KBs. É bem pior e o cliente fica sem internet praticamente.

isso é apenas verdade nos pacotes de internet movel, e mesmo assim não é 100% verdade: na internet movel nunca tem os 100Mbps, e não vai certamente atingir os 15Gb em 5 minutos... conheço quem use apenas net movel em casa, e 10gb chegam e sobram (não passam o dia a sacar filmes, mas sacam alguns todos os meses + youtubes e tudo o que a net tem para dar).

Na internet fixa de uma forma geral a velocidade mantem-se. as regras de pur (politica de utilizaçao responsavel) são muito menos restritivas.

Alguns pacotes de internet fixa também não têm um limite de 15Gb, ao contrário do que é o senso comum.
  5.  # 106

Na internet fixa de uma forma geral a velocidade mantem-se. as regras de pur (politica de utilizaçao responsavel) são muito menos restritivas.

Os vendedores da Vodafone e da Nos dizem-me que todas as Operadores fazem restrição de velocidade, quer seja fixa ou móvel. Essa restrição é menos acentuada num pacote de 100mbs, obviamente.
  6.  # 107

Colocado por: napenergia
    1. Os vendedores da Vodafone e da Nos dizem-me que todas as Operadores fazem restrição de velocidade, quer seja fixa ou móvel. Essa restrição é menos acentuada num pacote de 100mbs, obviamente.

não tem a ver com os 100Mbps (100Mbps no fixo tem uma PUR de 200 a 500Gb, e 100Mbps no movel tem uma PUR geralmente de 15Gb de tráfego).
    Não creio que se gastem facilmente 200 ou 500Gb num mês.
    A partir dessa velocidade pode passar no pior cenário a 128Kbps.

De qualquer forma a PUR não é imediatamente activada quando atinge os 15Gb ou os 200Gb. Há outros factores aí pelo meio que são mais complexos.
    Esses valores são o pior cenário para o cliente, e que protege assim o operador caso os tenha que implementar. No entanto regra geral não é assim tão linear e as limitações acabam por não ser assim tão severas.

Não dê muito crédito ao que os comerciais ou call centers dizem, porque eles sabem o mesmo que o cliente ou às vezes menos (e até não convém que não saibam tudo para não porem os pés pelas mãos).
  7.  # 108

Mas então eu possuo um pacote fixo da NOS e a partir de 15GB de tráfego fico com um nivel 3 de prioridade (o que quer dizer velocidade na ordem das centenas de kbs).
    A Vodafone possui um pacote de 150Gb com telefone fixo. Por esta ordem de grandeza de tráfego posso arriscar sem grandes chances de restrição, pois não? E a net é móvel!
  8.  # 109

Colocado por: napenergiaMas então eu possuo um pacote fixo da NOS e a partir de 15GB de tráfego fico com um nivel 3 de prioridade (o que quer dizer velocidade na ordem das centenas de kbs).

isto pode parecer um pouco confuso, mas o que você tem deve ser um pacote fixo sobre rede movel (antigo wow da optimus), que é isto:

http://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/tarifarios.aspx

isto é internet movel, vendida como fixa (a vodafone e o MEO tem um serviço igual). Basicamente tem uma restrição geográfica para se poder chamar internet fixa (perante a Anacom ha essa obrigação).

Este tipo de internet "fixa" é vendido geralmente em zonas onde não há fibra, e por isso tem que se recorrer à internet movel 4G (pode tambem ser vendido com o serviço de televisão por satélite, chamado vulgarmente NOS satelite ou Meo satelite).

Isto é um serviço tal e qual os kanguru ou internet movel da vodafone, mas chama-se internet fixa.

Por este motivo em termos de restrições tem as mesmas que um serviço movel.
    A rede 4G é muito menos capaz de lidar com congestão do que a rede fixa, pelo que tem que existir politicas de restrição muito mais agressivas).

A internet fixa "de verdade", é esta (onde é vendido o pack de fibra com TV e telefone fixo):

http://www.nos.pt/particulares/pacotes/todos-os-pacotes/Paginas/pacotes.aspx#tab3
    Estas pessoas agradeceram este comentário: napenergia
  9.  # 110

Mas a minha área geográfica tem fibra. Inclusivé já bateram à porta a perguntar se estava interessado. Na altura recusei porque incluia telefone e canais que não quero. Agora pelo link que colocou vejo que já têm o mesmo pacote em fibra. O problema é sempre o mesmo, a restrição.
  10.  # 111

Colocado por: napenergiaMas a minha área geográfica tem fibra. Inclusivé já bateram à porta a perguntar se estava interessado. Na altura recusei porque incluia telefone e canais que não quero. Agora pelo link que colocou vejo que já têm o mesmo pacote em fibra. O problema é sempre o mesmo, a restrição.

mas no caso da internet fixa (ultimo link), não tem o problema de restrição que refere.
    Existe sempre PUR, até por uma questão de precaução contratual, mas no caso do fixo nem vale a pena pensar nisso.
    Eu nunca senti limitações de velocidade por causa de PUR no meu acesso fixo, e somos várias pessoas a usar cá em casa, e não é pouco.
  11.  # 112

Apesar da boa velocidade 4g, o Ping ainda é uma miséria... Tive 1 ano e é para esquecer a PUR inviabiliza a utilização, youtube derrete o tráfego em pouco tempo... Uma pessoa que tenha smarttv, consola que faça uploads de software etc, não vai conseguir usufruir de nada com a PUR... E qnd fica a 128kb esqueçam... É o mesmo que estar desligado!
  12.  # 113

Colocado por: GT_racingUma pessoa que tenha smarttv, consola que faça uploads de software etc, não vai conseguir usufruir de nada com a PUR...

sim, concordo, ou para quem passa a vida a sacar filmes.
    mas para os não geeks e com um uso mais normal (familia com dois ou tres PCs, smartphone, tablets, etc), chega e sobra, e nem chegam a notar pings nem PURs.

Para uso intensivo em que é necessário boa performance, vai-se abaixo sim.
  13.  # 114

Colocado por: Anonimo18072022ANão sei se tenho limite ou não nunca me preocupei com isso e nunca paguei nada a mais.

não paga a mais, pode é ter uma redução na velocidade.
    mas no caso do serviço fixo é quase impossivel de acontecer mesmo sendo um heavy user.
    •  
      FD
    • 7 abril 2015 editado

# 115

Por curiosidade, fui ver como é que está o "meu download", coisa que não fazia já há muito tempo (o que é bom sinal).
      netmede.png
      trafficshapping.png
      nos.png
    • MDA
    • 7 abril 2015

# 116

FD, mas isso é fibra ou 4G?
    Ha tarifários de 100megas nos dois.
    •  
      FD
    • 7 abril 2015 editado

# 117

"Cabo" normal...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MDA
  14.  # 118

mas no caso da internet fixa (ultimo link), não tem o problema de restrição que refere.

A informação que a NOS me indicou foi que o serviço que tenho vai em fibra até ao exterior e depois entra em cabo coaxial na casa. E existe restrição e muita.
  15.  # 119

Colocado por: napenergia
    A informação que a NOS me indicou foi que o serviço que tenho vai em fibra até ao exterior e depois entra em cabo coaxial na casa. E existe restrição e muita.

É exactamente igual para o cliente ter fibra até a porta, ou fibra até ao ont. Cabo coaxial ou fibra dentro de casa em termos de velocidade é exactamente igual. A restrição é igual em todos os operadores, e é feita a nível de core da rede. Isso é um mito. Desde que tenha fibra até a porta (que todos têm), tem um bom serviço.

0.0295 seg. NEW