Iniciar sessão ou registar-se
    • lmcaet
    • 25 janeiro 2021 editado

     # 101

    Colocado por: marcoaraujoCerto, há humidade que entra em casa através da respiração das paredes, da mesma forma que há humidade que sai de casa de igual forma - respiração das paredes. A primeira acontece em maior quantidade, durante um maior período horário, enquanto que a segunda acontece com maior frequência em zonas cuja especificidade meteorológica assim o exige (ria de Aveiro como já foi falado, Açores, etc.). Ao colocar papel-kraft ou aluminio está-se a impedir a saída do vapor de casa sob a forma de expulsão pela porosidade natural das paredes e tectos e a limitar-se a mesma à expulsão através da abertura de janelas e portas e outros sistemas de exaustão tal como o extractor de WC e de cozinha. A não ser que no interior da zona habitável da casa exista uma ventilação activa e prolongada durante os períodos de menor humidade relativa no exterior, a colocação de barreiras pára-vapor não farão sentido num sotão ventilado. Para além disso, como já disse anteriormente, a lã mineral não é impermeavel e uma vez em contacto com água deixa de isolar. Um sotão é um local sujeito a infiltrações, geadas e dependendo da zona, pode ocorrer humidade descendente. Lã mineral com papel kraft deve-se utilizar nas paredes verticais nos isolamentos pelo interior (nunca utilizar alumínio em vez de papel kraft, pois o alumínio barra os sinais wireless - depois queixem-se que não têm rede em casa). Num sotão ventilado deve-se utilizar EPS com baixa densidade - tipicamente EPS-60 - é impermeável e permite expelir a humidade para o exterior. Normalmente recomenda-se lã mineral para os sotãos devido a ser mais económica que o EPS - uns 20% mais barato - e ainda devido ao facto da sua aplicação ser facilima - é só estender a lã no chão, enquanto que o EPS convém colar ao chão com argamassa própria. Outra enorme vantagem do EPS é que este, ao contrário da lã mineral, pode ser pisado à vontade e assim podemos utilizar o sotão para arrumos. Se o isolamento for feito por baixo das telhas em vez de por cima da laje do sotão, volto a recomendar a utilização de EPS sob a forma de abobadilha.

    Portanto, resumindo: isolamentos pelo interior - lã-de-rocha nas paredes com papel kraft virado para o interior da divisão (lã-de-rocha e não de vidro para aumentar a protecção da casa ao risco de incêndio) e nos tectos placas EPS-60, por cima da laje ou abobadilhas de EPS por baixo das telhas ou XPS pelo interior do tecto falso (a lã tem de ser estanque e tal não acontece nos interior dos tectos falso devido às aberturas para a iluminação e pelo interior dos tectos falsos já se deve ter protecção contra vapor, coisa que o XPS proporciona sem necessidade de barreiras pára-vapor).


    Colocado por: pc ferreira

    Desculpe lá (e os demais foreiros) por não alongar a resposta, mas, o Marco está a confundir tudo:

    Uma coisa é impermeabilização ao vapor - por exemplo utilizada em saunas e banhos turcos,
    outra coisa, é a bpv - que tem a função de barreira de difusão da pressão de vapor.

    O xps assim como o pu projectado são os materiais que mais necessitam de bpv, não quero com isto dizer que os demais não necessitem.


    Colocado por: marcoaraujo

    Você está +- correcto. O vapor atravessa o isolamento e poderá condensar na superfície do mesmo, entre o isolamento e o ar do sotão, ao entrar em contacto com o ar frio que está no sotão, fazendo com que fique água à superfície do isolamento. Se o isolamento for lã, a lã fica encharcada e deixa de isolar. Se o isolamento for EPS não há problema, pois a água fica à superfície deste e o EPS é impermeável.

    Se usar XPS ou lã com barreira pára-vapor, o vapor não sai para fora da sala e fica com a qualidade do ar interior da sala comprometido, cheio de humidade que só vai ser removida quando abrir as janelas ou portas.


    Colocado por: pc ferreira

    Sendo xps sem a dita bpv, vai tornar-se líquido e infiltra-se lá laje. Simples.

    Caríssimos, esta discussão já tem quase 6 anos mas não encontro uma resposta firme e consensual sobre o assunto.
    Numa situação em que o isolamento fica colocado por cima da laje do sotão, em qual dos dois seguintes materiais a necessidade de barreira pára-vapor (entre a laje e o isolamento) é maior e essencial para reduzir o risco de condensações no piso inferior:
    EPS (que tem maior permeabilidade ao vapor de água)
    XPS (que tem menor permeabilidade ao vapor de água)
    Nota: por cima do isolamento escolhido serão colocadas placas OBS para proteção e pisoteio ocasional, e o OBS só por si é já uma forte barreira ao vapor de água.
    Obrigado pelos esclarecimentos.
  1.  # 102

    Tambem vou acompanhar aqui o tópico pois parece-me bastante interessante, com algum fundamento técnico,e por fim também estou com o mesmo problema, pretendo isolar termicamente o telhado sendo que o sotão não é habitado, o telhado é de 4 aguas e pretendo colocar isolamento sobre a lage.
    Neste momento estou inclinado em colocar isolamento mineral de 8+8 cruzado e com papel kraft nas extremidades e por fim colocar uma membrana por cima da lã mineral, para possivel lixo vindo das telhas, ou alguma infiltração pelas tenhas...
  2.  # 103

    Se irá colocar lã mineral não tem de se preocupar com bpv pois já a tem (papel Kraft).
    A minha questão prende-se com EPS e XPS que não têm bpv na sua constituição.
  3.  # 104

    Colocado por: lmcaetsolamentos pelo interior - lã-de-rocha nas paredes com papel kraft virado para o interior da divisão (lã-de-rocha e não de vidro para aumentar a protecção da casa ao risco de incêndio) e nos tectos placas EPS-60, por cima da laje ou abobadilhas de EPS por baixo das telhas ou XPS pelo interior do tecto falso (a lã tem de ser estanque e tal não acontece nos interior dos tectos falso devido às aberturas para a iluminação e pelo interior dos tectos falsos já se deve ter protecção contra vapor, coisa que o XPS proporciona s


    para já como 1ª opcao estou inclinado para lã mineral, como 2ª opcao EPS ou XPS ou poliuretano projectado.
    cada tipo de aplicação tem os seus prós e contras, e é isso que estou a avaliar de momento e ainda na fechei esta questão.

    em relação ao preço/beneficio do isolamento
    lã mineral parece-me ser mais vantajoso.

    Em relação a questões de problemas de infiltrações vindo das telhas o EPS, XPS ou poliuretano projectado parecem ganhar.

    a duvida que me prevalece é em relação a humidades no interior da habitação?
    Pelo que li neste topico, o BPV serve para isso mesmo parar o vapor de água, portanto com um membrana dessas pousada sobre a lage e com a humidade vinda da casa, não se poderá criar ali um problema de condensação nos cantos das paredes? ou simplesmente isto é um não problema e sou estou aqui a levantar uma questão que muito dificilmente ocorrerá numa casa?
    Concordam com este comentário: NB_Viseu
  4.  # 105

    Colocado por: sparowEm relação a questões de problemas de infiltrações vindo das telhas o EPS, XPS ou poliuretano projectado parecem ganhar.

    Não ganaha nada com o assunto.

    Meta lã
    Concordam com este comentário: lmcaet
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sparow
  5.  # 106

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não ganaha nada com o assunto.

    Meta lã

    Sparow, se não utilizar o espaço do sótão coloque lã por cima da lage e não pense mais no assunto.
    A relação custo-benefício é imbatível.
    O EPS ou XPS sobre a laje só entra na equação caso pretenda utilizar o espaço para arrumos, por exemplo, e consequentemente ter de caminhar sobre o isolamento colocado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sparow
  6.  # 107

    Colocado por: sparowa duvida que me prevalece é em relação a humidades no interior da habitação?
    Pelo que li neste topico, o BPV serve para isso mesmo parar o vapor de água, portanto com um membrana dessas pousada sobre a lage e com a humidade vinda da casa, não se poderá criar ali um problema de condensação nos cantos das paredes? ou simplesmente isto é um não problema e sou estou aqui a levantar uma questão que muito dificilmente ocorrerá numa casa?

    É exatamente esta dúvida que tenho... E à qual não consigo obter resposta...
    Ou seja, no caso de colocação de isolamento rígido sobre a lage (EPS ou XPS), em qual destes dois materiais é mais importante colocar uma bpv para prevenir as condensações no piso inferior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sparow
  7.  # 108

    Eh pá, vocês querem é conversa!
    Qual contra informação qual carapuça, quais condensações quais quê...
    Lêem 35.742 palermices e ficam com dúvidas, mas não ligam a imputs/testemunhos diretos de quem fez e já sentiu o resultado😏 vejam os posts #96 e #98 e façam qq coisa, em vez de vir para aqui asneirar com opções que não vão aquecer a casa no inverno, nem permitir refrescar minis no verão!
    Sabem o que é preciso para haver condensação?
    Já se deram ao trabalho de tentar imaginar como é que as diversas soluções sugeridas se comportam e encaixam em cada caso?
    Já pesquisaram informação fidedigna nos sites dos fabricantes?

    Este tema recorrente começa a ser muito maçador...
    • lmcaet
    • 25 janeiro 2021 editado

     # 109

    Colocado por: Kduvidasvejam os posts #96 e #98

    Sim, falam de lã mineral, mas aqui a questão é EPS/XPS sobre a laje para poder ser pisada...


    Colocado por: Kduvidas
    Já se deram ao trabalho de tentar imaginar como é que as diversas soluções sugeridas se comportam e encaixam em cada caso?
    Já pesquisaram informação fidedigna nos sites dos fabricantes?

    Sim e sim, e são contraditórias! E muito raramente falam de bpv!


    Colocado por: Kduvidas
    Este tema recorrente começa a ser muito maçador...

    Recorrente concordo... Aqui mais alguns tópicos em que "pelo meio" se fala sobre a necessidade ou não de bpv em EPS ou XPS:
    https://forumdacasa.com/discussion/52896/1/isolamento-interior-apartamento-/
    https://forumdacasa.com/discussion/72050/1/isolar-laje-de-sotao-com-xps-ou-eps/
    Maçador também concordo, porque em nenhuma das discussões se chega a um consenso pragmático.
    Concordam com este comentário: NB_Viseu
  8.  # 110

    Imcaet, a questão é baralhar conceitos e soluções e nem digo que seja o seu caso.
    Leia isto a vêr se ajuda.

    https://www.constructionspecifier.com/comparing-polystyrenes-looking-at-the-differences-between-eps-and-xps/2/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  9.  # 111

    Olá malta,
    Isto é curiosidade do meu lado. Não estou a construir. Pode ser nabice o que estou a perguntar, mas cá vai.

    Fala-se por vezes em isolar o sótão com lã de rocha bastando colocar no chão caso não se queira caminhar lá. Ok, entendo.

    E se eu quiser caminhar? Suponhamos um quarto com chão flutuante.
    Faz sentido por exemplo algo como
    Laje em betão, estrutura para lã de rocha (bem acondicionada com 2 camadas cruzadas, por exemplo), depois uma estrutura lisa e por cima chão flutuante.
    ?


    Isto porque me lembro de ver chão em soalho diretamente na laje em betão. Ou seja, laje, e depois logo a estrutura com as ripas. O soalho fica diretamente sobre a placa. Isolamento = 0 porque existe ali uma caixa de ar.
    Estava a pensar se nessa caixa de ar se podia colocar lã de rocha, assentando o soalho na mesma nas ripas.

    Isto faz sentido?
    Lembrei-me porque a situação do soalho acontece na casa dos meus pais.
    Quais prós e contras? Se é que é exequível.


    👍
  10.  # 112

    Colocado por: Pedro Barradastilizar o espaço do sótão coloque lã por cima da lage e não pense mais no assunto.
    A relação custo-benefício é imbatível.


    Colocado por: lmcaet
    Sparow, se não utilizar o espaço do sótão coloque lã por cima da lage e não pense mais no assunto.
    A relação custo-benefício é imbatível.
    O EPS ou XPS sobre a laje só entra na equação caso pretenda utilizar o espaço para arrumos, por exemplo, e consequentemente ter de caminhar sobre o isolamento colocado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sparow


    penso que vou optar mesmo pela lã. O preço é convidativo e deverá trazer boas vantagens ao nivel térmico da casa.
    Falta escolher a marca a colocar, até porque fichas técnicas já foram comparadas.
    Obrigado a todos pela contribuição e partilha de informação.
    • lmcaet
    • 28 janeiro 2021 editado

     # 113

    Colocado por: KduvidasImcaet, a questão é baralhar conceitos e soluções e nem digo que seja o seu caso.
    Leia isto a vêr se ajuda.

    https://www.constructionspecifier.com/comparing-polystyrenes-looking-at-the-differences-between-eps-and-xps/2/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmcaet

    Obrigado, Kduvidas, o seu link mostrou-me sobretudo quais os termos técnicos correctos em inglês de que eu necessitava, o que fez com que eu pudesse ler documentação mais abrangente sobre o assunto (utilização ou não de barreira pára-vapor em EPS / XPS por cima de lages).
    Assim sendo, após muita pesquisa e leitura,

    O XPS afinal é melhor no controlo da humidade:
    http://thepathtosustainableliving.blogspot.com/2014/08/sub-slab-insulation-eps-vs-xps_31.html
    https://www.greenbuildingadvisor.com/question/xps-versus-eps-underslab-foam
    https://www.soprema.se/en/article/sopravoice-en/xps-and-eps-insulation-the-difference-is-in-the-details
    https://en.technonicol.eu/upload/iblock/05a/TN_XPS_CARBON_2019.pdf

    E até já atua como bpv dispensendo-a:
    https://bethepro.com/avoiding-basement-insulation-mistakes/
    https://www.wconline.com/articles/90635-a-specific-comparison-eps-and-xps

    Mas como pelos vistos este tema não é de todo consensual, aqui já diz que o EPS é que retém menos humidade do que o XPS! 😁 :
    https://www.insulfoam.com/the-dirt-on-below-grade-insulation/
    https://www.constructioncanada.net/sink-or-swim-a-comparison-of-below-grade-rigid-foam-insulation-moisture-performance/2/
    https://www.concreteconstruction.net/how-to/materials/comparing-eps-and-xps-insulation_o

    E pelos vistos a partir de “x”cm o EPS faz de retardante de vapor de água, logo também não necessita de BPV!:
    https://www.ecohome.net/guides/2270/basement-renovations-how-to-prevent-mold-when-retrofitting-basements/
    https://www.greenbuildingadvisor.com/article/vapor-retarders-and-vapor-barriers
    https://www.greenbuildingadvisor.com/article/how-to-build-an-insulated-cathedral-ceiling

    Sendo assim, e também pela questão económica, na zona do meu sótão não habitável onde necessito de colocar arrumos (50m²), decidi isolar a lage com EPS 60mm em duas camadas cruzadas (60mm+60mm), com um R total de 3,3m²K/W, protegido por placas de OSB para pisoteio, em vez de XPS.

    SE alguma vez ocorrerem condensações (e reforço o SE...), pela permeabilidade do EPS conto que ocorram entre a 2ª camada de EPS e o OSB, ou na pior das hipóteses entre a 1ª e 2ª camada de EPS. Ao colocar XPS as condensações poderiam ocorrer entre o XPS e a laje, o que seria bem pior.

    "Just my two cents"...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NB_Viseu
  11.  # 114

    Eu não dou da áerea e apenas participo no fórum para aprender umas coisas, mas se tivesse sido eu a fazer teria colocado plástico como BPV antes do EPS. O custo seria irrelevante e pelo menos não teria dúvidas acerca se tenho ou não um barreira competente contra o vapor.
    • lmcaet
    • 28 janeiro 2021 editado

     # 115

    Plástico como bvp?...
    Ainda não realizei o trabalho, portanto sempre posso ir a tempo, mas acredite que bem tentei procurar (online e em armazéns de materiais de construção da minha zona) uma bpv ou retardante de vapor e não encontrei. Por sua vez membranas transpirantes "é aos pontapés".
  12.  # 116

    Penso que um simples plástico dá para ser uma BPV low cost. Pergunte ao pessoal da área.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • lmcaet
    • 28 janeiro 2021 editado

     # 117

    Como os simples plásticos pretos utilizados na agricultura por ex?
    Isso não é retardante de vapor, isso é totalmente estanque! Não será demasiado arriscado e contra-producente? 🤔
  13.  # 118

    Colocado por: lmcaetComo os simples plásticos pretos utilizados na agricultura por ex?
    Isso não é retardante de vapor, isso é totalmente estanque! Não será demasiado arriscado e contra-producente? 🤔


    Mas afinal, quer que deixe passar o vapor ou não :)
    A questão principal é que já foi referida várias vezes, pode ter o melhor isolamento, mas sem ventilar vai ser como viver dentro de um saco.
    • lmcaet
    • 28 janeiro 2021 editado

     # 119

    Uma coisa é uma membrana retardante da passagem de vapor de água, outra é uma solução 100% estanque! :-)
    Mas claro que a ventilação é um factor crucial, tantas vezes ignorada, e que faz crescer/multiplicar tópicos aqui no fórum por esta altura do ano como cogumelos....😁
  14.  # 120

    Uma palavra. PERMEABILIDADE.

    Plástico é?

    Se não é...😏
    Concordam com este comentário: lmcaet
 
0.0359 seg. NEW