Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Penso que o facto da casa ser húmida deve-se ao facto dela ir buscar essa humidade ao exterior por intermédio dos buracos escondidos pelo tecto falso.
  2.  # 2

A lã de rocha que tenho no tecto falso de 4mm é tipo manta que se desfaz facilmente. Para ajudar, o "instalador" junto a cada foco abriu um buraco na manta provavelmente para evitar que a mesma pegasse fogo.

Como a corrente de ar que sinto dentro de casa é mais evidente nos focos, questiono se não será isso que está a provocar a forte acumulação de pó dentro de casa? Não estará a desfazer a manta e a libertar partículas (a que chamo pó)? Não será prejudicial à saúde essas partículas no ar? Tenho uma rinite à mais de 6 meses que julgava ser da corrente de ar, mas se calhar não é só disso!?
    • ptuga
    • 9 abril 2015 editado

# 3

Parafraseando alguém aqui do fórum

"Um sistema de ventilação de fluxo cruzado (VMC), ou ventilador com recuperador de calor, permite fazer insuflação e extração de ar ao mesmo tempo.
    O ar extraído de dentro de casa, sai para o exterior, e como é mais quente que o ar do exterior, serve para pré-aquecer o ar insuflado.
    ou seja o ar que é insuflado para dentro de casa, entra numa temperatura mais elevada que o ar exterior.
    permite reduzir custo com aquecimento e reduzir as perdas por renovação de ar, uma vez que deixa de ser necessário ter janelas abertas para fazer uma correta renovação do ar.
    deve ser bem dimensionado e bem escolhido o equipamento.
    o consumo elétrico vem definido em catálogo conforme o tipo de equipamento e o caudal necessário.
    deverá escolher o que tiver o melhor rendimento e menor consumo"
    Geralmente o ar é extraído da cozinha e Wc´s e insuflado nas salas e quartos

Ajuda também a melhorar a qualidade do ar....
  3.  # 4

Colocado por: ptugaventilação de fluxo cruzado (VMC)

uma VMC é Ventilação Mecanica Controlada, pode ser ou não com recuperação de calor, sendo que pode ter recuperação de calor sem ter fluxos cruzados.
  4.  # 5

Colocado por: anonimatoA lã de rocha que tenho no tecto falso de 4mm

Como não tem barreira ao vapor, provavelmente a lã de rocha já deve estar encharcada em água devido às condensações. Se for o caso terá que a substituir porque a lã de rocha molhada perde a sua eficácia em termos térmicos e dificilmente (para não dizer nunca) volta a secar completamente.
    • ptuga
    • 9 abril 2015 editado

# 6

uma VMC é Ventilação Mecanica Controlada, pode ser ou não com recuperação de calor, sendo que pode ter recuperação de calor sem ter fluxos cruzados.

Sim tem toda a razão, mas como as outras fazem a meu ver pouco sentido numa habitação, fui preguiçoso e generalizei...

Como não tem barreira ao vapor, provavelmente a lã de rocha já deve estar encharcada em água devido às condensações. Se for o caso terá que a substituir porque a lã de rocha molhada perde a sua eficácia em termos térmicos e dificilmente (para não dizer nunca) volta a secar completamente.

Já agora uma dúvida (viva a ignorância :)), essa barreira seria entre a laje e a lã de rocha ou entre o pladur e a lã de rocha?
  5.  # 7

Colocado por: simplesComo não tem barreira ao vapor, provavelmente a lã de rocha já deve estar encharcada em água devido às condensações. Se for o caso terá que a substituir porque a lã de rocha molhada perde a sua eficácia em termos térmicos e dificilmente (para não dizer nunca) volta a secar completamente.

De facto é provável que isso tenha acontecido, pois sente-se o cheiro a bolor, principalmente na casa de banho mais utilizada e quarto anexo.

Aproveito também para fazer a mesma questão do PTUGA, desculpem se já foi respondida algures aqui no fórum, que é onde é aplicada essa barreira ao vapor?

Embora para fazer isso teria então mesmo que arrancar o tecto falso todo.
  6.  # 8

Colocado por: ptugaJá agora uma dúvida (viva a ignorância :)), essa barreira seria entre a laje e a lã de rocha ou entre o pladur e a lã de rocha?

Teria que ser sempre entre o pladur e a lã de rocha para evitar que a humidade chegue ao isolamento térmico. A humidade é proveniente do interior do edifício (banhos, cozinhados, transpiração etc.) e não do exterior. Quando o ar fica saturado e atinge uma determinada temperatura, a água passa do estado gasoso para o estado liquido e acumula-se nesse ponto. Como referiu que existem várias pontes térmicas que fazem com que a temperatura acima do pladur seja consideravelmente mais baixa que no interior, é natural que possa haver acumulação de água condensada entre o pladur e a laje, ou seja, precisamente no isolamento térmico.

Quanto o isolamento térmico é colocado no exterior (cobertura tradicional) a barreira ao vapor deve ser colocada entre a laje e o isolamento térmico para evitar que haja condensações significativas na camada do isolamento.
  7.  # 9

Peço desculpa fiquei sem perceber, provavelmente por ser um autentico leigo nesta matéria.

A barreira vapor fica entre o pladur e lã de rocha ou entre a laje e o isolamento térmico (que suponho que esteja a referir-se à lã de rocha)?
  8.  # 10

Reflectindo melhor na sua mensagem, será que quis dizer que a barreira vapor deve ficar em ambas as faces do isolamento térmico, ou seja, antes e depois da lã de rocha?

Ficaria então assim:

1. Lage
    2. Barreira ao Vapor
    3. Isolamento térmico (Ex.: Lã de Rocha)
    4. Barreira ao Vapor
    5. Pladur

É isso?
  9.  # 11

Colocado por: Anonimo160620214mm ou 4cm?

4cm, enganei-me! 4mm era a mesma coisa do que não ter nada :)
  10.  # 12

A forma mais correcta seria então:

1. Lage
    2.Isolamento térmico (Ex.: Lã de Rocha)
    3. Barreira ao Vapor
    4. Pladur

A forma correcta de colocar o isolamento é junto à lage, tapada por uma barreira ao vapor para evitar que solte particulas e que deixe passar humidade para o isolamento, certo?

Acrescentando a caixa de ar por onde passa a instalação eléctrica ficaria assim:
    1. Lage
    3. Barreira ao Vapor
    4. Caixa de ar para a instalação electrica
    5. Pladur

Certo?
  11.  # 13

A forma correcta de colocar o isolamento é junto à lage, tapada por uma barreira ao vapor para evitar que solte particulas e que deixe passar humidade para o isolamento, correcto?

Acrescentando a caixa de ar por onde passa a instalação eléctrica ficaria assim:
    1. Lage
    3. Barreira ao Vapor
    4. Caixa de ar para a instalação electrica
    5. Pladur

Certo?
  12.  # 14

Não será melhor colocar a barreira vapor dos 2 lados do isolamento para o proteger também de eventuais condensações junto à lage?
  13.  # 15

Colocado por: anonimatoNão será melhor colocar a barreira vapor dos 2 lados do isolamento para o proteger também de eventuais condensações junto à lage?

a barreira para vapor não tem função de isolamento contra agua no esado liquido mas somente no estado gasoso, as condensações somente existiriam se o vapor de agua passa-se a barreira para vapor inferior.
  14.  # 16

Acho que ficou claro!

Só me resta cortar o tecto e ver o que se passar por trás dele.
  15.  # 17

Olá a todos,

Mais uma vez estou aqui para pedir a vossa opinião.

Desta vez já consegui tirar umas fotos pelo interior do tecto falso sem ter que destruir.

Vejam sff a foto em anexo e comentem se acham que isto é motivo suficiente para provocar elevados nívies de humidade e correntes de ar dentro do apartamento.

A foto foi tirada através do tecto falso do hall de acesso comum aos apartamentos na direcção da parede que fica por cima da minha porta de casa.

Tenho receio que o mesmo se possa verificar no resto das paredes, especialmente as periféricas ao apartamento.

Agradeço desde já as vossas opiniões, obrigado mais uma vez pela vossa colaboração.

Com os melhores cumprimentos.
      dsc0586.jpg
  16.  # 18

Aproveito para adicionar mais fotos.
      dsc05870.jpg
  17.  # 19

pode mandar injectar isolamento nesse espaço entre a laje e o pladur.
  18.  # 20

Mas é possível injectar isolamento sem ter que destruir o tecto falso?

0.0278 seg. NEW