Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 441

Colocado por: luisvvPortanto, o seu raciocínio é o seguinte: "É um exagero os deputados ganharem 3700 euros brutos porque há outras formas de eles aumentarem os seus rendimentos". Não sei se chore, ou se ria..

De onde é que deduziu esse raciocínio? É primo do bruxo de Fafe?

O que eu disse é que o ordenado no caso dos deputados é pouco relevante e em nada comparável com a questão dos pilotos. O resto foi o luisvv que inventou.

Tal como outros já aqui disseram não me choca nada que os pilotos ganhem bem porque têm um investimento elevado na sua formação, uma responsabilidade enorme e são constantemente obrigados a viajar e a renovar os conhecimentos.

O que me irrita nos pilotos é convocarem uma greve de 10 dias. Isso não é uma greve. é uma falta de respeito, até para com os colegas, só ao alcance dos anormais (leia-se: aqueles que se julgam mais importantes que os comuns mortais).
  2.  # 442

Por exemplo na TAP existem umas centenas de pilotos que recebem o ordenado de Capitão ou Major na reserva da Força Aérea e depois o ordenado normal na TAP. E a formação foi toda paga e subsidiada pela Força Aérea. Ah mas estiveram meia dúzia de anos ao serviço da Pátria em ferozes combates nas messes e bares.
    Isso sim é gente exemplar que o povo devia respeitar.
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 443

De onde é que deduziu esse raciocínio? É primo do bruxo de Fafe?

O que eu disse é que o ordenado no caso dos deputados é pouco relevante e em nada comparável com a questão dos pilotos. O resto foi o luisvv que inventou.

Do encadeamento das respostas. A Tyrande alertou para a diferença entre o bruto e o líquido e eu estranhei uma certa dualidade de critérios - afinal, um deputado tem um ordenado bruto de cerca de 1 terço dos tais 10000. A sua resposta é todo um programa:
    "Não misture as coisas. Os deputados não vão para essa profissão pelo ordenado. Para além das reformas chorudas e os amigos influentes ainda têm milhares de outras formas, legais e ilegais, para aumentar os seus rendimentos."

Tal como outros já aqui disseram não me choca nada que os pilotos ganhem bem porque têm um investimento elevado na sua formação, uma responsabilidade enorme e são constantemente obrigados a viajar e a renovar os conhecimentos.

A mim não me choca nada que qualquer profissional ganhe bem ou mal, desde que o seu ordenado tenha sido acordado entre as partes - independentemente da formação ou de outros fatores.
    • eu
    • 15 maio 2015

# 444

Colocado por: luisvvMas não fazendo nem uma nem outra coisa, posso dizer exactamente o mesmo sobre os pilotos, e as possibilidades (legais e ilegais) de aumentar rendimentos..

Como por exemplo... assessoria financeira ao sindicato...
  4.  # 445

Colocado por: luisvvA mim não me choca nada que qualquer profissional ganhe bem ou mal, desde que o seu ordenado tenha sido acordado entre as partes - independentemente da formação ou de outros fatores.

Então estamos de acordo porque esses factores em condições normais são sempre considerados. Ninguém oferece um salário chorudo a um pedreiro só porque tem olhos azuis. Mas é verdade que se alguém o quiser fazer está no seu direito.

O que me choca são os impostos que são cobrados a quem trabalha honestamente. isso sim é um escândalo.
  5.  # 446

Colocado por: loverscout

sim o seguro de saude é voluntario.... mas a SS (segurança social) é obrigatoria!

e aquilo que a tyrande se refere como sistema de saude 3.5% é a taxa extraordinaria que o governo impos!

Não. Não me estou a referir à sobretaxa extraordinária. Estou a referir-me aos 3,5% que descontam para ADSE / ADM. Logo = subsistema de saúde.
  6.  # 447

Colocado por: simples

Eu não sabia e ficava agradecido se me pudesse explicar o que significa e como se aplica então isso do diferencial do aumento. É que a percepção que tinha é que pode haver casos em que uma pessoa apesar de ser aumentada fica a ganhar menos (exactamente por subir de escalão).

Isso acontece mesmo. Houve gente que quando foi "suavizado" 20% do corte em Janeiro deste ano, passaram a ganhar menos porque subiram escalão de IRS (a talochada não foi muito grande, mas estava lá).
    Não sou eu que faço as contas de IRS, mas tou na idéia que a % é calculada sobre a totalidade dos vencimentos (há algumas exceções, tenho é de ver quais...). Eu fiz as contas com o meu próprio ordenado e deu certinho. 18,5% do meu ordenado bruto estão lá chapadinhos no IRS. Devem estar a fazer as contas com a sobretaxa de 3,5 % de IRS, que funciona de forma diferente...
  7.  # 448

Colocado por: TyrandeNão concordo que pessoas como o Ronaldo tenham de pagar até 75% de impostos em alguns países, não!
    Mas tenho mais pena dos pilotos do que do Ronaldo! O Ronaldo mesmo com brutal tributação fiscal vai-se aposentar aos 35 com milhões no bolso. Um piloto vai-se aposentar aos 60 e tais com uns milhares de euros no bolso...
    Enfim, mas isso já são outras conversas...

Eu vou me reformar aos 70.. se tiver sorte .. e nessa altura já não vai haver nada para mim.
  8.  # 449

O escalão de IRS deles retira-lhes 45% do ordenado.

Fonix, que eu já me cito a mim própria... fui ver o escalão de IRS em vez das taxas de retenção na fonte para 2015 no Continente... :/ Salvo erro os casos em questão enquadram-se na taxa de 33,5 (ou 34,5%, tenho de ver), mais os 11% da SS e 3,5% saúde + sobretaxa.. bling bling bling..dá uma pázada... (ou seja, descontam mais do que recebem)...
    Mais fácil para mim falar disto na Segunda-feira quando tiver a olhar para os pápeis outra vez...
  9.  # 450

Colocado por: nielsky

Eu vou me reformar aos 70.. se tiver sorte .. e nessa altura já não vai haver nada para mim.

Nem para mim :/

E outra correção. Depois da semi-final da Champions cheira-me que o Ronaldo vai-se aposentar lá para os 32 ou 33...lol
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 451

Hoje desloquei-me ao centro de saúde da minha zona para ser medicado para a merd@ da sinusite (quando dá febre só costuma passar com antibiótico) e o recepcionista "psst hoje não estão cá a atender, é só urgências, os outros estão de greve"
    Caso para dizer fdx tou farto de greves! Mas agora toda a porra que é pública faz greves?? Despeçam-nos e contratem quem queira trabalhar!
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro, André Barros, braz
  11.  # 452

Colocado por: BricoleiroHoje desloquei-me ao centro de saúde da minha zona para ser medicado para a merd@ da sinusite (quando dá febre só costuma passar com antibiótico) e o recepcionista "psst hoje não estão cá a atender, é só urgências, os outros estão de greve"
    Caso para dizer fdx tou farto de greves! Mas agora toda a porra que é pública faz greves?? Despeçam-nos e contratem quem queira trabalhar!

E para a semana é o pessoal do metro. Mais uma vez!!!

E nem serviços mínimos foram decretados!!
  12.  # 453

Colocado por: Tyrande

Não. Não me estou a referir à sobretaxa extraordinária. Estou a referir-me aos 3,5% que descontam para ADSE / ADM. Logo = subsistema de saúde.

A ADSE, caso exista nos pilotos, é voluntária.

Colocado por: Tyrande

Fonix, que eu já me cito a mim própria... fui ver o escalão de IRS em vez das taxas de retenção na fonte para 2015 no Continente... :/ Salvo erro os casos em questão enquadram-se na taxa de 33,5 (ou 34,5%, tenho de ver), mais os 11% da SS e 3,5% saúde + sobretaxa.. bling bling bling..dá uma pázada... (ou seja, descontam mais do que recebem)...
    Mais fácil para mim falar disto na Segunda-feira quando tiver a olhar para os pápeis outra vez...

...........................................
  13.  # 454

Pronto, portugueses na tap, acabou. Parece que Pais do Amaral foi corrido do concurso ...
  14.  # 455

Colocado por: pedromdfPronto, portugueses na tap, acabou. Parece que Pais do Amaral foi corrido do concurso ...

uma das propostas tem o dono da barraqueiro como parceiro!!!
  15.  # 456

Colocado por: pedromdfPronto, portugueses na tap, acabou

Vão despedir os funcionários todos?
  16.  # 457

Colocado por: pedromdfPronto, portugueses na tap, acabou. Parece que Pais do Amaral foi corrido do concurso ...

Felizmente para os funcionários da TAP. Iria reduzir a Tap a metade e a dar lucros rapidamente, mas haveria muita gente a berrar.
    Para os outros 2 concorrentes o importante é ganhar dimensão e portanto vão fazer a Tap crescer. Mas isso não quer dizer que vai ser tudo bom para quem lá trabalha, pois os privilégios de se trabalhar em empresa pública vai acabar. Mas se se portarem mal (trabalhadores e gestores)também lhes pode acontecer acabarem como a PT...
  17.  # 458

Colocado por: CarvaiIria reduzir a Tap a metade e a dar lucros rapidamente, mas haveria muita gente a berrar.

Segundo o contrato e o caderno de encargos não poderia.
  18.  # 459

Se os contratos e caderno de encargos fossem todos cumpridos á letra não havia obras publicas, nem PPP's, nem concessões. E se calhar o Sócrates nunca teria sido preso ( embora também não teria uma rica vida pós-governo). Aliás os pilotos perceberam isso e queriam manter a mama a todo o custo mas até agora ainda não conseguiram.
  19.  # 460

Colocado por: pedromdfSegundo o contrato e o caderno de encargos não poderia.

Durante alguns anos...

0.0808 seg. NEW