Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: tnjp

Eu entendi perfeitamente, agora você não pode "chorar" porque não tem lucro.

mas tem lucro.....apesar de nao o entenderem, o lucro está lá!

se vendesse ja o imovel, depois de pagar o que deve ao banco, ficava sem imovel e sem dinheiro! daqui a uns anos, se decidir vender o imovel, ja nao deve nada ao banco (e nao foi voce que pagou ao banco, foi o inquilino), e fica com o dinheiro do imovel!

foi ou nao foi um investimento? teve ou nao teve lucro? o custo real sao meramente os impostos, e alguma desvalorização quue possa acontecwer no mercado imobiliario!

as contas sao simples...no entanto a fuga aos impostos nada tema ver com isto! é uma questão cultural....
    Concordam com este comentário: sergio_pintas, bel99
  2.  # 62

O IMI e o condomínio pode ser deduzido ao valor do imposto.

Não sabia, mas também não sou nem senhorio nem inquilino!

Então o rendimento é ainda superior..!
  3.  # 63

Eu entendi perfeitamente, agora você não pode "chorar" porque não tem lucro. Claro que não terá lucro, aliás como não é investimento o propósito do arrendamente não é esse. Deveria era estar muita satisfeito porque o valor da renda é suficiente para pagar a prestção ao banco. Há por aí muitos casos que não é bem assim...
    Concordam com este comentário:bel99

Ai choro sim, porque não queria ter o prejuízo que estou a ter, mas que por enquanto dá para aguentar, até ver. Eu não quero ter lucro, eu gostava, isso sim, não ter de injectar dinheiro anualmente na casa, perante o prejuízo.

Basta que o mercado suba um pouco os valores e despacho-a.
  4.  # 64

Colocado por: loverscout

mas tem lucro.....apesar de nao o entenderem, o lucro está lá!

se vendesse ja o imovel, depois de pagar o que deve ao banco, ficava sem imovel e sem dinheiro! daqui a uns anos, se decidir vender o imovel, ja nao deve nada ao banco (e nao foi voce que pagou ao banco, foi o inquilino), e fica com o dinheiro do imovel!

foi ou nao foi um investimento? teve ou nao teve lucro? o custo real sao meramente os impostos, e alguma desvalorização quue possa acontecwer no mercado imobiliario!

as contas sao simples...no entanto a fuga aos impostos nada tema ver com isto! é uma questão cultural....
    Concordam com este comentário:bel99

Livra, acha que eu vou aguentar esta situação até ao fim do empréstimo? É que não são "uns"anos. Isto só faz sentido temporariamente, à falta de melhor.
  5.  # 65

isso ja é opção..... mas nao diga que nao tem lucro! voce comprou uma casa sem dinheiro seu e a mesma está a ser paga ao banco sem ser com dinheiro seu....
  6.  # 66

Vou dar o meu exemplo concreto, de um T2 em Benfica alugado há 2 anos e meio por 550€ mensais

Rendas /Ano 6.600€
    Despesas 677€ ( IMI, Condominio, Seguro )
    Imposto 1.658€
    Garantia Banca 124€
    Liquido ano 4.140,56
    O seguro custa cerca de 200€ e inclui recheio ( parte é meu). A garantia bancária não deduz no imposto pois está em nome da inquilina mas sou eu que pago. Ainda não tive qualquer despesa de manutenção pois o mesmo foi entregue praticamente novo.

O apartamento não foi comprado mas herdado. Gastei cerca de 24.000€ a remodelar totalmente. Vou demorar 6 anos a reaver o dinheiro gasto na remodelação mas depois continuo com o apartamento e a valer mais. Se tivesse vendido conforme herdei, pouco mais de 80.000€ valia e esse dinheiro nem 800€ ano dava.
  7.  # 67

Colocado por: loverscoutisso ja é opção..... mas nao diga que nao tem lucro! voce comprou uma casa sem dinheiro seu e a mesma está a ser paga ao banco sem ser com dinheiro seu....

Exacto, por isso é que injecto dinheiro meu para conseguir pagar as despesas todas que a casa implica. Se eu ficasse todos os anos a injectar dinheiro até ao final do empréstimo, quanto a si, teria lucro. Se isso não acontecesse, até concordava consigo e provavelmente não andava atenta ao mercado para a vender. Pode dizer, contudo, que eu depois posso começar a ter lucro quando a casa tiver paga e eventualmente reaver o dinheiro que injecto, mas nessa altura acho que nem sequer estarei viva. :D

Se encarar isto de uma forma abrangente, sim, os meus herdeiros terão lucro, agora eu, não o vejo.
  8.  # 68

Um apartamento de 120000€ pode ser arrendado por 500/600€

Quem é que paga isso actualmente?
    os apartamentos custam 120.000 ou mais, isso é verdade, mas as rendas rondam os 300/380 euros mensais.
    Se alguém se afoitar a pedir valores superiores, fica com o calote e tem que recorrer aos tribunais para recuperar a casa.
    O IMI aumentou, os seguros aumentaram, as quotas do condomínio também aumentaram e os impostos sobre o arrendamento aumentaram ainda mais.
    O desemprego aumentou, os salários estão muito baixos, o poder de compra baixou imenso e o Estado não auxilia quem tem necessidade e algumas pessoas não respeitam a propriedade alheia.
    O arrendamento nunca foi um negócio para ninguém e desconfio que daqui para diante ainda vai ser pior.
  9.  # 69

Colocado por: kiwi

Eu até consegui mais barato nesse seguro por 71.7€ ano

vou ter que ligar à minha companhia...

Já consegui uma simulação com esse seguro por 36€ ano!

Agora se quiser algo para a casa com fenomenos sismicos não consegue por menos de 100€.
  10.  # 70

Colocado por: Matilde
    Quem é que paga isso actualmente?
    os apartamentos custam 120.000 ou mais, isso é verdade, mas as rendas rondam os 300/380 euros mensais.
    Se alguém se afoitar a pedir valores superiores, fica com o calote e tem que recorrer aos tribunais para recuperar a casa.
    O IMI aumentou, os seguros aumentaram, as quotas do condomínio também aumentaram e os impostos sobre o arrendamento aumentaram ainda mais.
    O desemprego aumentou, os salários estão muito baixos, o poder de compra baixou imenso e o Estado não auxilia quem tem necessidade e algumas pessoas não respeitam a propriedade alheia.
    O arrendamento nunca foi um negócio para ninguém e desconfio que daqui para diante ainda vai ser pior.

Certeza?

Um apartamento que valha hoje 120mil euros arrendado a 300€??

Numa grande cidade?
  11.  # 71

Colocado por: miguelg

Já consegui uma simulação com esse seguro por 36€ ano!

Agora se quiser algo para a casa com fenomenos sismicos não consegue por menos de 100€.

Acha que vale a pena pagar o extra para esse fenómeno?
  12.  # 72

Gastei cerca de 24.000€ a remodelar totalmente. Vou demorar 6 anos a reaver o dinheiro gasto na remodelação

vivo fora do país e aconteceu-me mais ou menos o mesmo, só que não os herdei, já os tinha comprado muito anos atrás.
    Pagam-me entre 325 e 380 euros, na linha de Sintra e na margem sul.
    Vou levar muito tempo para recuperar o que investi em obras e quando o recuperar, é muito natural que já precisem novamente de obras.
    Por enquanto ainda não tive prejuízo, mas também não tive lucros. Por enquanto, como a minha mãe costuma dizer: "ganham para eles", pois entre um inquilino e outro, preciso sempre de fazer qualquer coisa.
    Por vezes, há um pouco de ganho, mas logo a seguir há trabalhos que têm que ser feitos.

Se encarar isto de uma forma abrangente, sim, os meus herdeiros terão lucro, agora eu, não o vejo.

Eu não tenho tanta certeza, mas espero que os meus filhos tenham a possibilidade de vender as casas e livrarem-se dos dissabores que os pais têm tido.
  13.  # 73

Há pouco tempo estive interessado em comprar um T1 na Estrada de Benfica em Lisboa. Custaria cerca de 50.000€ e depois iria gastar outros 15.000€ para remodelar. Facilmente arrendaria por 300€ ( o custo de um quarto alugado), e dava uma boa rentabilidade. Só a minha mulher não quis mas tive pena.
  14.  # 74

Colocado por: CarvaiHá pouco tempo estive interessado em comprar um T1 na Estrada de Benfica em Lisboa. Custaria cerca de 50.000€ e depois iria gastar outros 15.000€ para remodelar. Facilmente arrendaria por 300€ ( o custo de um quarto alugado), e dava uma boa rentabilidade. Só a minha mulher não quis mas tive pena.

dava uma boa rentabilidade daqui a quantos anos? repare que ia gastar 65.000€ para ganhar 300€ por mês, numa conta simples sem contar o aumento da renda ao longo do tempo e sem contar também os impostos, dava 18 anos para recuperar o investimento. Apenas ai é que começava a dar uma boa rentabilidade.
  15.  # 75

Colocado por: Matildesó que não os herdei, já os tinha comprado muito anos atrás. Pagam-me entre 325 e 380 euros, na linha de Sintra e na margem sul.

Colocado por: MatildePor vezes, há um pouco de ganho, mas logo a seguir há trabalhos que têm que ser feitos

Colocado por: CarvaiFacilmente arrendaria por 300€ ( o custo de um quarto alugado), e dava uma boa rentabilidade

Afinal há, ou não há lucro? Eu continuo a achar que sim, em alguns casos.
    O meu caso:
    Arrendo um T2 por 400€
    No mesmo bloco estava um similar à venda por 120.000€
    Se os custos forem de algo como 2000€ dá um total líquido de 2800€, mensal de 230€. É mau?
    (Tenho uns amigos que compraram um apartamento T2 novo por 120.000 e pagam ao banco cerca de 300€. Se o arrendassem recebiam de renda cerca de 500€... compensava-lhes o arrendamento...)
  16.  # 76

Há pouco tempo estive interessado em comprar um T1 na Estrada de Benfica em Lisboa

Ainda bem que ouviu a opinião da sua esposa. É sempre bom ouvirem a opinião das mulheres ou das mães.
    Um T1 tem muito pouca saida no mercado do arrendamento, principalmente quando há casas maiores para arrendar na mesma zona, com rendas mais ou menos abordáveis.
    Já reparei que as pessoas solteiras (homens ou mulheres) procuram sempre uma casa com 2 quartos, mesmo quando o ordenado que recebem não é suficiente para a renda e todas as despesas relacionadas com a casa + a alimentação.
  17.  # 77

O IMI e o condomínio pode ser deduzido ao valor do imposto.

a totalidade ou é uma percentagem sobre a despesa?

Com teto ou sem teto?
  18.  # 78

Eu acho o arrendamento um bom negócio, mas não é qualquer imóvel que o será. Talvez em 100 imóveis haverá 1 que é realmente um bom negócio! Se fosse assim tão fácil, qualquer um o faria.

Um T1 tem muito pouca saida no mercado do arrendamento, principalmente quando há casas maiores para arrendar na mesma zona, com rendas mais ou menos abordáveis.

Não é essa a ideia que tenho. Por exemplo, conheço quem tenha vários apartamentos arrendados e são todos T1. Tem como público alvo o pessoal jovem que está a começar uma vida conjunta, mas que ainda não tem estabilidade suficiente para avançar para a compra
  19.  # 79

a totalidade ou é uma percentagem sobre a despesa?

Com teto ou sem teto?

SECÇÃO V - RENDIMENTOS PREDIAIS

Artigo 41.º
    Deduções

1 - Aos rendimentos brutos referidos no artigo 8.º deduzem-se as despesas de manutenção e de conservação que incumbam ao sujeito passivo, por ele sejam suportadas e se encontrem documentalmente provadas, bem como o imposto municipal sobre imóveis e o imposto do selo que incide sobre o valor dos prédios ou parte de prédios cujo rendimento seja objeto de tributação no ano fiscal.(Redacção dada pela lei n.º 66-B/2012, de 31 de Dezembro)

2 - No caso de fracção autónoma de prédio em regime de propriedade horizontal, deduzem-se também os encargos de conservação, fruição e outros que, nos termos da lei civil, o condómino deva obrigatoriamente suportar, por ele sejam suportados, e se encontrem documentalmente provados.

3 - Na sublocação, a diferença entre a renda recebida pelo sublocador e a renda paga por este não beneficia de qualquer dedução.

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs45.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  20.  # 80

Colocado por: pauloagsantos

dava uma boa rentabilidade daqui a quantos anos? repare que ia gastar 65.000€ para ganhar 300€ por mês, numa conta simples sem contar o aumento da renda ao longo do tempo e sem contar também os impostos, dava 18 anos para recuperar o investimento. Apenas ai é que começava a dar uma boa rentabilidade.

Não vejo por esse prisma. Actualmente tenho esses 65.000€ a prazo nos bancos e não me rende mais de 650€ ano. E daqui a 18 anos tenho o mesmo dinheiro no Banco e vale provavelmente menos. É verdade que o imobiliário não vai valorizar eternamente mas o dinheiro desvaloriza quase sempre, excepto e m alturas de deflação mas não é muito comum.
    Concordam com este comentário: loverscout

0.0329 seg. NEW