Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

2.  # 2

nao sou senhorio nem inquilino...... mas acho muito bem! devia ser pior ainda......
    Concordam com este comentário: eu, ramos1999, anatrindade
    • eu
    • 8 maio 2015

# 3

Aleluia! A autoridade tributária finalmente começou a trabalhar bem...
    Concordam com este comentário: electrao, mmgreg, anatrindade
  3.  # 4

Colocado por: loverscoutnao sou senhorio nem inquilino...... mas acho muito bem! devia ser pior ainda......
    Concordam com este comentário:eu,anatrindade

eu sou senhorio em Portugal e sempre fiz tudo legalmente a tirar no preço o maximo legalmente,mas quando tem alguem que não paga nada disso so se pode chamar concorrencia desleal,por isso estou de acordo!toca a apertar com todos!
    Concordam com este comentário: mmgreg, lopcarlo
  4.  # 5

sou senhorio e também acho muito bem o cruzamento de dados. costuma-se dizer que que não deve não teme. Em relação aos recibos electronicos apesar de achar que facilitam a vida na altura do irs, o terem de ser emitidos mensalmente é que já não acho muito pratico. Nem todos os inquilinos pagam a dias certos e ter de controlar sempre isso para poder emitir os recibos não é nada pratico.
  5.  # 6

Colocado por: anatrindadeComentários??
    Senhorios e inquilinos.
    Tenho uma casa arrendada, mas não me considero "senhorio". Para mim, senhorio será aquele investidor que tem vários imóveis arrendados e, vive do arrendamento. Não é o meu caso. A casa está arrendada porque vender não é fácil, e pouco davam por ela...
    Dito isto, o Estado faz muito bem em apertar o cerco a quem não paga os impostos.
    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 7

Acho que isto dá uma ideia irreal de que todos pagam os impostos. Pagam só aqueles que estão no sistema e que já pagavam. Os dos esquemas continuam incólumes.

Os grandes negócios de arrendamento de férias ficam de fora.
  7.  # 8

Rais'partam isto de fazer pela vida está cada vez mais difícil. Acho que vou vender as barracas e investir lá prós lados da Albânia, parece que tem um potencial turístico enorme e um nível de corrupção muito satisfatório. Esta férias vou sondar o mercado por aquelas bandas. Portugal já foi chão que deu uva.
  8.  # 9

Finalmente!
  9.  # 10

Colocado por: pedromdfAcho que isto dá uma ideia irreal de que todos pagam os impostos. Pagam só aqueles que estão no sistema e que já pagavam. Os dos esquemas continuam incólumes.

Os grandes negócios de arrendamento de férias ficam de fora.

Não sei se ficam, como conseguem justificar os consumos das casas se deveriam estar vazias?
  10.  # 11

Todos devemos pagar impostos, se não estivermos de acordo com eles, devemos alterar o planemaneto e é isso que muitos senhorios irão fazer: fechar as suas casas, tentar vendê-las. O número de casas fechadas vai aumentar, pura e simples

Para aqueles que não sabem a taxa que recai sobre os arrendamentos é de 28%. Se juntarmos a isso condomínio, 6 meses por ano, de rendas, são para estas despesas.

Agora juntem a manutenção etc e o que resta: pouco dinheiro e muitas chatices. Muitos senhorios já tinham as casas fechadas e isso vai aumentar.

A solução lógica seria aumentar as rendas, mas com ordenados tão baixos como é possível?

Existe uma desproporção entre a tributação das rendas e o valor dessas rendas em Portugal.

Paga-se 28% de irs ao Estado e quando os senhorios precisam de apoio desse mesmo Estado como leis mais efectivas e rápidas para penalizar os inquilinos incumpridores, agilizar os despejos, o Estado assobia para o lado e não está lá, quer é o dinheiro. Pois se a tarracha é forte o cabo racha. Simples.

Já existem imensas casas fechadas, a outras vêm a caminho quando os senhorios que ainda são crédulos, chegarem à conclusão que não vale a pena.

A outra alternativa é vender a casa aos ingleses ou aos chineses, se essas casas tiverem as caractrísticas indicadas. Os portugueses se precisarem de casa que vão pedir credito aos bancos para as fazer ... afinal não foi assim que o sistema funcionou durante muito tempo?
    Concordam com este comentário: fpc, maria rodrigues, CrOhN, luis_guilherme
  11.  # 12

1) Parece-me perigoso que o estado/fisco possa ter acesso a dados sem mais nem menos.
    2) Os senhorios vão passar as contas para seu nome.

De resto, whatever.
  12.  # 13

O Paramonte em meias dúzia de frases disse tudo. Tenho algum imobiliário em arrendado, algum ilegalmente é certo, as rendas são baixas, os rendimentos dos inquilinos não permitem aumentos, se ainda tivesses que pagar 28% da renda, mais valia deixar o inquilino habitar a habitação a troco de pagar o condomínio e reparar as avarias que surgissem. Estou a ver se consigo vender, mesmo com prejuízo, para investir em outras latitudes.
    Concordam com este comentário: Paramonte
  13.  # 14

Eu tenho prejuízo anual,mas se não arrendasse, o prejuízo seria bem maior.
  14.  # 15

Colocado por: danobrega1) Parece-me perigoso que o estado/fisco possa ter acesso a dados sem mais nem menos.
    2) Os senhorios vão passar as contas para seu nome.

De resto, whatever.

Mesmo que passem. Se tiver duas casas com contratos de luz, como prova que uma está vazia? Eu usaria os consumos, contudo, se a casa estiver ocupada, os consumos são normais e não de uma casa vazia...
  15.  # 16

Então as pessoas que têm segundas casas não podem ir lá ao fim de semana fazer consumos? Regar o Jardim? Sistema automático de rega? Assar um cabrito no forno electrico?
  16.  # 17

Colocado por: ParamonteEntão as pessoas que têm segundas casas não podem ir lá ao fim de semana fazer consumos? Regar o Jardim? Sistema automático de rega? Assar um cabrito no forno electrico?

poder pode, mas não custa muita ao fiscal passar durante a semana e ver se existe alguma atividade e depois confrontar o eventual senhorio com os consumos regulares de uma moradia.

cumps
  17.  # 18

Eu por acaso acho isso um pouco pidesco e na verdade pouco eficiente , do género o fiscal ser informado que os acupantes da casa são amigos do dono da casa, que lhes cedeu a casa.

Eu acho que era preferível a tributação descer para valores realistas, e surpresa, a fuga ao fisco descia simplesmente porque não valia a pena correr esse risco.

Com a tributação ao nível que está, muitos senhorios acham que vale a pena correr o risco e não declaram os arrendamentos, outros pura e simplesmente desistem.

Tenho uma amiga a quem partiram a casa toda depois de saírem e não pagaram durante meio ano. Onde está o estado que diligentemente vai buscar 28% do rendimento?

É a história da ganância. Quem é ganancioso acaba por perder dinheiro.

Lá fora os senhorios são vistos como alguem que contribuíu com casas para a comunidade, onde as pessoas podem viver, aqui são vistos como uns capitalistas a quem se pode taxar à vontade...enfim uma certa mentalidade ainda dos tempos do PREC...
    Concordam com este comentário: treker666, cabonnis, maria rodrigues
  18.  # 19

Colocado por: ParamonteEntão as pessoas que têm segundas casas não podem ir lá ao fim de semana fazer consumos? Regar o Jardim? Sistema automático de rega? Assar um cabrito no forno electrico?

Podem, mas não dão consumos de uma casa em que se vive diariamente.
  19.  # 20

Colocado por: mmgregPodem, mas não dão consumos de uma casa em que se vive diariamente

Até podem dar consumos maiores

0.0156 seg. NEW