Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: SG_arquitecto

    Um projecto em betão e alvenaria é igualmente elaborado à sua medida - invocando um cliché - e passível de "realizar o seu sonho".
    No entanto, "mesmo à sua medida", o LSF é sempre limitativo para abrir vãos com uma dimensão razoável e por isso cria limitações arquitectónicas.
    A nível de ruído, estamos a falar de paredes com espessuras de 0,22 m. Ouve-se bastante a chuva a bater no OSB (falo por experiência própria) e como tem uma inércia fraca, as paredes na transmissão de calor, é aconselhável uma boa caixilharia.

    Se é rápido a construir - é.
    Se resolve exigências de habitabilidade - resolve.
    Se não colapsa perante um sismo - ninguém sabe ao certo.
    Se é arquitetonicamente interessante em termos de espaço interior ou desenho exterior - não.

    Visite sistemas destes e tire as suas conclusões, consoante as suas exigências.

    Cumprimentos,


    Estou a visitar algumas empresas - como é óbvio nas visitas às empresas levamos com a cantiga do vendedor (normal nestes casos e não acho que seja condenável, pois é a função deles).
    Tenho visto muitas fotografias de casas construídas nestes sistemas por várias empresas (no site Futureng tem um vasto portfólio) e tenho gostado de muita coisa que tenho visto.
    No meu projecto quero uma casa com portadas grandes (em vidro), em alguns caso quase sem paredes exteriores e ai reside um pouco a minha dúvida se o "esqueleto" em lsf permite isso, pois tenho lido que existe condicionantes nos espaçamentos (não sei se será mesmo assim ou não).
  2.  # 22

    Janus, faltou esclarecer a parte de ser possivel ou não ser o Dono da Obra a escolher e comprar por exemplo as louças sanitárias e serem vocês a aplicar???
  3.  # 23

    Colocado por: rmsspJanus, faltou esclarecer a parte de ser possivel ou não ser o Dono da Obra a escolher e comprar por exemplo as louças sanitárias e serem vocês a aplicar???


    Foi como afirmei anteriormente: o mínimo é casa fechada, onde o construtor (com o seu alvará) vai entregar a casa "como estivesse pronta por fora". Depois o DO faz o que entender (atenção que negociar não é assim tão fácil como parece). Negoceia com quem quiser o interior/infraestruturas e acaba a obra (que pode ser negociado ponto a ponto com o construtor inicial e portanto tem sempre o mesmo construtor na obra!).
  4.  # 24

    Boa tarde rmssp,

    Em a anexo envio-lhe uma tabela retirada de uma tese de Mestrado em engenharia civil de João Miguel Pires disponibilizada na net. A referência é destacada da página 111 da presente dissertação, que é especifica do LSF.
    O exemplo que coloco é para uma carga de neve mínima (pelo posição geográfica de Portugal) onde vãos podem variar entre o 1,19 m e os 5,31 de comprimentos, consoante a dimensão dos montantes e a largura do edifício. Não esqueçamos que estamos no âmbito de um sistema padronizado e por isso limitativo como já lhe elucidei.

    Estou a visitar algumas empresas - como é óbvio nas visitas às empresas levamos com a cantiga do vendedor (normal nestes casos e não acho que seja condenável, pois é a função deles).


    A ideologia deste tipo de empresas será ter um comercial a defender um produto, como em qualquer negócio mercantil, mas aqui o que me preocupa, será os cumprimentos de regulamentos como PDM´s e RMUE para determinado lugar no território. Quando se projecta, projecta-se para o privado ou para o público, mas essencialmente para o colectivo, para o território.
    Quem são os autores destes projectos, ou os coordenadores que se escondem sobre a capa do franchising e da marca patenteada? Que responsabilidade terão? Visto que é um sistema padronizado, o processo de projectar, de fazer arquitectura será sempre limitado...

    Contrate um arquitecto ou um atelier de arquitectura imparciais, de modo a expor as suas vontades para uma habitação, afim de desenvolverem-lhe um projecto no qual se identifique e adopte, quiçá, um sistema construtivo que tenha mais flexibilidade, na projecção de vãos, na projecção de consolas, etc, onde isso será um projecto verdadeiramente à sua medida.

    Cumprimentos,
      selection.jpg
  5.  # 25

    Colocado por: SG_arquitectoA ideologia deste tipo de empresas será ter um comercial a defender um produto, como em qualquer negócio mercantil, mas aqui o que me preocupa, será os cumprimentos de regulamentos como PDM´s e RMUE para determinado lugar no território.


    O amigo acabou o curso onde? Está a começar e é muito "chique" ser do contra. Estamos a falar da mesma coisa? Comercial? Acha que esses arquitetos "prémio Pritzker" não são exímios vendedores? O amigo está em que onda? Estamos a falar de comercializar carneiros? ovelhas? tijolos?

    Não fale sem saber! E quando falar, apresente uma "camioneta" de clientes... que não deve ter!

    Cumpts.
  6.  # 26

    aqui o que me preocupa, será os cumprimentos de regulamentos como PDM´s e RMUE para determinado lugar no território.

    Não percebo o que quer dizer, julgo saber que o cumprimento do PDM e do RMUE não dependem do método construtivo. Importa-se de desenvolver?

    Quando se projecta, projecta-se para o privado ou para o público, mas essencialmente para o colectivo, para o território.

    É uma opinião, tão respeitável com outra qualquer. Não é a minha e não é certamente o que se passa realmente com muitas das construções. E, mais uma vez, isso não tem a ver com o método construtivo, é tão verdade para uma casa em LSF como para uma em betão, madeira,ou outra coisa qualquer.

    Visto que é um sistema padronizado, o processo de projectar, de fazer arquitectura será sempre limitado...

    Do ponto de vista estrutural todas as técnicas têm as suas limitações, até o betão armado. A ser assim como diz se calhar não se fariam casas em madeira.

    PS: Não sou comercial. Faço, entre outras coisas, projectos de estrutura em betão, madeira e aço - mas não em LSF. Até hoje já vi algumas obras em LSF mas só participei numa. Tenho uma boa impressão sobre a técnica e acho-a particularmente indicada para algumas situações por ser um sistema leve. Será a melhor em todos os casos? Não, nenhuma é
  7.  # 27

    Como é óbvio a questão preço também é muito importante.
    Tenho como pretensão construir um T3 com areas aproximadas dos 150m2, não contabilizando licenças e projecto, conseguiria construir uma moradia (com acabamentos médios) á volta de que valores??? 110.000 euros dá para fazer a festa com o recurso à alvenaria e com empreiteiros sérios???

    É que tenho visto algumas soluções modulares (algumas em LSF e outras em aço - exemplo da steel houses) em que é possivel construir à volta desses valores e como os tais acabamentos médios (louças sanitana, electromésticos teka, ceramicas à volta de 20 euros o m2….).
  8.  # 28

    Colocado por: rmsspComo é óbvio a questão preço também é muito importante.
    Tenho como pretensão construir um T3 com areas aproximadas dos 150m2, não contabilizando licenças e projecto, conseguiria construir uma moradia (com acabamentos médios) á volta de que valores??? 110.000 euros dá para fazer a festa com o recurso à alvenaria e com empreiteiros sérios???

    É que tenho visto algumas soluções modulares (algumas em LSF e outras em aço - exemplo da steel houses) em que é possivel construir à volta desses valores e como os tais acabamentos médios (louças sanitana, electromésticos teka, ceramicas à volta de 20 euros o m2….).


    Já tinha respondido a isto:


    Colocado por: Mk Pt
    Em termos de custos não fique iludido a pensar que por construir de uma maneira ou de outra poderá poupar algo de forma significativa, no final das contas os custos para qualidades e isolamentos equivalentes serão idênticos para as mesmas áreas de construção reais.

    Cumps.


    Não se deixe enganar com promessas de custos mais baixos, a realidade é como escrevi.

    Quando mencionei 'áreas de construção reais', é devido a já ter visto pela net, e até aqui pelo fórum, uma ou outra empresa de casas de madeira a prometer preços mais baixos para determinada casa e tal, mas depois na realidade era necessário somar área de alpendre e/ou 'terraço' em madeira/deck etc e tal, e mais um coisa aqui e ali, que fazia o preço 'real' ser idêntico ou superior a construção tradicional.

    Não sei como é com as empresas de LSF/casas modulares vendidas em catálogo, podem ter postura mais séria. Foi apenas uma menção para estar atento.

    Como disse, não se iluda na questão dos preços.
  9.  # 29

    Penso que existe aqui alguma confusão ou até mesmo falta de informação….

    A construção em LSF não tem de ser obrigatoriamente uma casa escolhida de um catálogo… A minha casa quer seja em LSF ou em alvenaria será sempre uma casa cujo projecto será realizado por um arquitecto escolhido por mim que trabalhará de acordo com as minhas pretensões (claro que depois entra a criatividade do arquitecto).

    A minha dúvida reside em saber se ficará mais barato ou não recorrer ao LSF e por isso lancei este tópico… quem já construiu em LSF pediu orçamento para a mesma obra em alvenaria… e quem construiu recentemente pediu orçamento para LSF??

    Para cerca de 150m2 numa arquitectura moderna (linhas direitas) sem grandes arrojos arquitectónicos e com materiais não sendo topo de gama, mas que seja de uma gama média quanto é que terei de gastar (aproximadamente)… Quem construiu recentemente com estas características quanto gastou???
  10.  # 30

    Colocado por: rmsspA minha dúvida reside em saber se ficará mais barato ou não recorrer ao LSF e por isso lancei este tópico…

    Se a sua dúvida era essa, não necessitava de criar este tópico, lendo os que já existem chegaria à conclusão que os custos da construção tradicional ou LSF são idênticos.
  11.  # 31

    Pois não é assim tão linear... Pois tenho lido muito aqui e quando aparecem algumas pessoas a dizer que constroem por 115000 euros moradias T3 com áreas generosas aparecem logos uma série de utilizadores (incluindo o Picareta) e dizer ser impossível.... Pelo que já recebi de algumas empresas com projectos personalizados fazem-se T3 por valores bem próximos dos 120000....
    Como vê existe alguma utilidade no tópico!!!!
  12.  # 32

    Colocado por: rmsspPois tenho lido muito aqui e quando aparecem algumas pessoas a dizer que constroem por 115000 euros moradias T3 com áreas generosas aparecem logos uma série de utilizadores (incluindo o Picareta) e dizer ser impossível....

    Agora já está a inventar....diga lá onde é alguém disse que construiu uma moradia T3 por 115000€ e eu disse que era impossível.

    Colocado por: rmsspPelo que já recebi de algumas empresas com projectos personalizados fazem-se T3 por valores bem próximos dos 120000

    Então mostre, os orçamentos, os projectos, o caderno de encargos e o mapa de quantidades, para que não existam dúvidas.
  13.  # 33

    dados deste site: se verdade ou não não sei.

    http://www.futureng.pt/preco-exemplo


    Moradia T3 - 130 m2
    Para a moradia dada como exemplo abaixo, calculámos um valor estimado sem arranjos exteriores de:
    95.000 Euros + IVA

    Materiais incluídos no orçamento exemplificativo
    Sala
    PAVIMENTO/RODAPÉ
    Mosaico cerâmico vidrado
    PAREDES, TECTOS e SANCAS
    Gesso cartonado, pintado a tinta plástica branca
    PORTAS
    Portaros em carvalho, aros em MDF folheado e guarnições em aglomerado folheado.
    CAIXILHARIA
    Caixilharia de PVC Deuceninck, côr branca, ferragens GU e vidros duplos 6/10/4.
    Hall e área de circulação
    PAVIMENTO/RODAPÉ
    Mosaico cerâmico vidrado
    PAREDES, TECTOS E SANCAS
    Gesso cartonado, pintado a tinta plástica branca
    PORTAS
    Portaros em carvalho, aros em MDF folheado e guarnições em aglomerado folheado.
    CAIXILHARIA
    Porta exterior em PVC Deuceninck reforçada com chapa de alumínio.
    Cozinha
    PAVIMENTO
    Mosaico cerâmico vidrado
    PAREDES
    Azulejo até ao tecto
    TECTOS
    Gesso cartonado hidrófogo, pintado a tinta plástica côr branca
    SANCA
    Gesso cartonado, pintado a tinta plástica branca
    PORTAS
    Portaros em carvalho, aros em MDF folheado e guarnições em aglomerado folheado.
    CAIXILHARIA
    Caixilharia de PVC Deuceninck, côr branca, ferragens GU e vidros duplos 6/10/4.
    EQUIPAMENTO
    Armários com acabamento em faia e tampo em granito. Lava-loiças com duas cubas de inox, embutido na bancada.
    Exaustor com filtro retentor de gorduras em aço inox.
    Placa com bicos a gás com ignição electrónica.
    Forno eléctrico de encastrar.
    Torneira misturadora Roca monocomando.
    Casas de banho
    PAVIMENTO
    Mosaico cerâmico vidrado
    PAREDES
    Azulejo até ao tecto
    TECTOS
    Gesso cartonado hidrófogo, pintado a tinta plástica côr branca
    SANCA
    Gesso cartonado, pintado a tinta plástica branca
    PORTAS
    Portaros em carvalho, aros em MDF folheado e guarnições em aglomerado folheado.
    CAIXILHARIA
    Caixilharia de PVC Deuceninck, côr branca, ferragens GU e vidros duplos 6/10/4.
    EQUIPAMENTO
    Lavatório de encastrar Coral de côr branca da ROCA.
    Bidé, modelo Victória côr branca da ROCA.
    Sanita da mochila, modelo Victória côr branca da ROCA, incluindo tampo.
    Banheira de chapa esmaltada, modelo Contesa de 1,70 x 0,70 m côr branca da ROCA.
    Misturadora para lavatórios, modelo Victória inox da ROCA.
    Misturadora para bidés, modelo Victória inox da ROCA. Misturadora exterior banho-duche com inversor, chuveiro flexível 1,70 m e suporte articulado para banheiras, modelo Victória inox da ROCA.
    Quartos
    PAVIMENTO
    Flutuante estratificado Carvalho
    RODAPÉ
    MDF, folheado a carvalho.
    PAREDES E TECTOS
    Gesso cartonado, pintado a tinta plástica branca
    SANCA
    Gesso cartonado, pintado a tinta plástica branca
    PORTAS
    Portaros em carvalho, aros em MDF folheado e guarnições em aglomerado folheado.
    ROUPEIROS
    Portas de correr em Carvalho, módulo de gavetas e maleiro.
    CAIXILHARIA
    Caixilharia de PVC Deuceninck, cor branca, ferragens GU e vidros duplos 6/10/4.
    Exterior
    PAVIMENTO
    Mosaico cerâmico
    SOCO
    Reboco em Resimarm
    PAREDES
    Reboco térmico pelo Exterior
    CAIXILHARIA
    Caixilharia de PVC Deuceninck, côr branca, ferragens GU e vidros duplos 6/10/4.
    COBERTURA
    Telha cerâmica de barro vermelho assente sobre subtelha asfáltica e isolamento térmico em poliestireno extrudido.
    PÉRGULA
    Pérgula com vigas e traves de pinho tratados com Cinox castanho da marca CIN.
    Instalações
    REDE ÁGUAS
    Canalizações em polipropileno.
    REDE ESGOTOS
    Canalizações em PVC
    REDE GÁS
    Canalizações em polietileno e cobre
    REDE ELÉCTRICA
    Tomadas telefónicas no hall , sala e quartos
    Tomadas de TV na cozinha e sala
    Aparelhagem Legrand
  14.  # 34

    Colocado por: jpvngdados deste site:

    95000+IVA = 123500€

    130m2 de construção

    Faltam ainda os custos dos arranjos exteriores.

    Mais de 1000€/m2, e ainda ainda há quem ache que fica mais barato do que a construção tradicional.
    • jpvng
    • 10 maio 2015 editado

     # 35

    ainda no proprio site:

    A construção em LSF apresenta valores semelhantes ao da construção convencional, no entanto, as vantagens são incomparáveis. Conforme referimos no artigo sobre preços, uma moradia construída com estrutura em aço galvanizado pode alcançar valores competitivos de mercado, ou seja, muito semelhantes aos da construção convencional. No entanto, mesmo que uma moradia em LSF custe exactamente o mesmo que uma outra de configuração similar, existem várias razões para afirmar que o cliente obteve mais pelo mesmo dinheiro. O seu investimento provará ser mais rentável com o passar do tempo.


    O site refere também as vantagens aqui mencionadas. Mais uma vez não tenho qualificações para avaliar se é correcto ou não.


    116850€ = 95000 + IVA
  15.  # 36

    Diga-se desde ja que o site ate esta bem "honesto":

    Resumo de alguns benefícios principais de construir com aço
    Existem muitas razões pelas quais as estruturas em aço galvanizado podem ser colocadas entre a vanguarda da construção civil. O aço é um superior material de construção, com muitos benefícios tanto para o construtor como para o consumidor. Muitas vezes, agrega as vantagens das estruturas em madeira e também as da alvenaria. Alguns desses argumentos são desenvolvidos no artigo:
    Desempenho do LSF perante sismos
    Apresentamos abaixo um resumo desses principais benefícios, quando comparado com as estruturas em madeira ou com a alvenaria e, em alguns casos, a ambos esses sistemas:
    Benefícios gerais do empregar o aço nas estruturas
    Material com melhor relação custo/benefício em construções de altura média.
    Melhor relação resistência/peso próprio do que qualquer outro material estrutural.
    Prazo de construção mais curto e menos imprevisível.
    Material proveniente de reciclagem (68% do aço usado na construção nos EUA é reciclado).
    Material 100% reciclável
    Incombustível - não arde nem contribui para a propagação de um incêndio.
    Inorgânico - não apodrece nem empena ou racha.
    Consistência - não possui zonas ocas ou veios mais frágeis, nem depende de relações água/cimento/brita/areia nem de mistura ou boa secagem.
    Quimicamente estável - não tem produtos químicos corrosivos nem humidade interna que pode corroer ou degradar os conectores.
    Dimensionalmente estável - não expande nem contrai com a variação da humidade.
    Qualidade consistente - produzido em estrita conformidade com normas estabelecidas internacionalmente sendo fácil de ser analisado e inspeccionado após construção.
    Benefícios para o construtor
    Mais leve do que qualquer outro material estrutural.
    Incombustível.
    Não depende de cofragens nem de tempos de cura.
    Mais rápido de erigir do que qualquer outra estrutura.
    Não necessita de abertura de roços.
    Poupa tempo de trabalho na montagem prévia em fábrica ou armazém.
    Maior rigor no aprumo, nivelamento e esquadrias das superfícies.
    Portas e janelas não correm riscos de mau funcionamento devido ao empeno de ombreiras ou cabeceiras.
    Menos desperdícios e resíduos (2% para o aço contra 20% para a madeira).
    Estabilidade dos preços - variações de preços são extremamente raros.
    O consumidor tende a considerar uma casa em aço como sendo de qualidade superior.
    Benefícios para o consumidor
    Existem muitas razões pelas quais os proprietários estão a preferir as estruturas em aço:
    Melhores resultados devido a estruturas mais seguras.
    Menos manutenção e um envelhecimento mais lento da estrutura.
    Segurança contra incêndios.
    Não é vulnerável a térmitas ou outros insectos.
    Não é vulnerável a nenhum tipo de fungos ou organismos, incluindo mofo ou bolores.
    Menor probabilidade de problemas nos alicerces - menos peso resulta em menos movimentos.
    Menos probabilidade de danos durante um terramoto.
    Conexões mais eficientes através de parafusos e não de pregos.
    Estrutura mais leve mas com conexões mais fortes resulta em menos cargas sísmicas sobre o edifício.
    Menos probabilidade de danos devido ao efeito de fortes ventos.
    Limitações das estruturas ligeiras em aço


    Depois de conhecerem as vantagens e aplicações do LSF, é provável que alguns dos nossos visitantes se perguntem sobre eventuais limitações desde tipo de estruturas. Algumas são analisadas no seguinte artigo:
    Ver artigo: Limitações do LSF http://www.futureng.pt/limitacoes-do-lsf
    desempenholsfvantagens
    •  
      Mk Pt
    • 10 maio 2015 editado

     # 37

    Colocado por: rmsspPenso que existe aqui alguma confusão ou até mesmo falta de informação….

    A construção em LSF não tem de ser obrigatoriamente uma casa escolhida de um catálogo… A minha casa quer seja em LSF ou em alvenaria será sempre uma casa cujo projecto será realizado por um arquitecto escolhido por mim que trabalhará de acordo com as minhas pretensões (claro que depois entra a criatividade do arquitecto).

    A minha dúvida reside em saber se ficará mais barato ou não recorrer ao LSF e por isso lancei este tópico… quem já construiu em LSF pediu orçamento para a mesma obra em alvenaria… e quem construiu recentemente pediu orçamento para LSF??

    Para cerca de 150m2 numa arquitectura moderna (linhas direitas) sem grandes arrojos arquitectónicos e com materiais não sendo topo de gama, mas que seja de uma gama média quanto é que terei de gastar (aproximadamente)… Quem construiu recentemente com estas características quanto gastou???


    Não existe aqui nenhuma confusão ou falta de informação, a não ser da sua parte.

    Ninguém disse que as casas em LSF tinham que ser escolhidas em catálogo.
    Quando falei em catálogo, era na sequência das empresas de poderem, ou não, serem honestas em termos de custo por m2, depois de ter relatado o caso de que já tinha visto algumas empresas de casas de madeira a não serem muito honestas neste aspecto.
    Não quer dizer que tenham que ser por catálogo, apenas para ter atenção ao preços que publicitam para determinada casa vs áreas reais da mesma, visto que até podem fazer casas a partir de projecto 'personalizado', mas estas certamente que para darem orçamento real só depois de verem o dito cujo projecto, porque poderá haver imensos factores que poderão inflacionar o preço, como terrenos com maior pendente, ou áreas grandes em consola, ou outras soluções de arquitectura mais 'exóticas' vs casa mais simples.

    Será que agora me fiz entender?
    Ou...





    Colocado por: jpvngdados deste site: se verdade ou não não sei.

    http://www.futureng.pt/preco-exemplo




    95.000+IVA sem arranjos exteriores não é nada barato, em especial tendo em conta a simplicade da arquitectura e ser a contar com terreno plano. É 731€ + IVA por m2. Ou 899€/m2 incluindo IVA, 116 886.90€ no total.
    Em construção normal e qualidade semelhante consegue fazer semelhante por 650€+IVA sem dificuldade. Fica a 799.50€ com IVA. Ou 103 935€.

    Portanto, sobram-lhe praticamente 13000€ que dá para pagar projectos, fiscalização e ainda sobra trocos para pagar algumas licenças e umas mines para si, enquanto vê a casa a ser construída.
    Porque pode poupar bastante no projecto, visto que qualquer desenhador da esquina ao sacar da gaveta um 'boneco' deve lá ter um desses projectos simples chapa 5 - cujas fotos nem correspondem à planta e que [pela planta] nem cumpre com as acessibilidades.
    •  
      Mk Pt
    • 10 maio 2015 editado

     # 38

    Nem tinha lido bem a descrição.
    Li um pouco e encontrei isto.

    CAIXILHARIA
    Caixilharia de PVC Deuceninck, côr branca, ferragens GU e vidros duplos 6/10/4.


    Vidros com caixa de ar de 10 e caixilharia sem ruptura técnica... Tão bom, que começo a duvidar de que cumpra com os mínimos exigidos para a térmica.
    Pode fazer conta a que com caixilharia e vidros rasca assim, consegue construir a 620/630€ ou menos €/m2+IVA. Só não digo que faz por 600€+IVA m2 garantidamente, porque vai depender da zona/empreiteiros da região - em algumas zonas encontra, outras poderá ser um pouco mais difícil. Mas 630€/m2+IVA de certo faz.

    Portanto a 630€+IVA dá um total de 100 737€. Contas feitas menos 16000€.
    Além de projectos, fiscalização e algumas licenças, já para dar um avanço nos arranjos exteriores. Além das tais mines, claro.

    E isto só em 130m2. Se fosse em 200m2, como se vê umas quantas moradias a serem feitas, era 25.000€ de diferença, se os arranjos exteriores não fossem muito complicados, dava para os arranjos exteriores.. e piscina.
  16.  # 39

    quanto aos preços da modiko: eu fiz um projecto com o meu arq., e pedi preços à modiko para aquele projecto especifico (adaptado para construção em lsf).
    Para além de me darem um valor mais alto do que o que tive depois orçamentado para construção tradicional, foi um valor mais alto para um produto inferior (caixilhos em pvc em vez de aluminio, pés direitos mais baixos, e alguns dos elementos não estavam considerados, como paineis solares por exemplo). Tambem o isolamento térmico era inferior ao que eu tenho previsto. Por isso mais barato não fica. Quanto a ser melhor ou pior, já não opino muito sobre isso. Mas fiquei com a sensação que seria tudo um pouco frágil ao toque (paredes de pladur, etc).
  17.  # 40

    Colocado por: Mk Ptcaixilharia sem ruptura técnica


    O que é isso? Será rutura térmica? Creio que em PVC não é precisa...
 
0.0282 seg. NEW