Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos,

    venho uma vez mais pedir opiniões dos peritos e bricoleiros que por aqui andam; Vou mudar de apartamento e vou alugar (enquanto ponho à venda) o apartamento que possuo actualmente. Já há algum tempo que temos reparado em fissuras no tecto e, após inspecção de perto, constatei que o estuque está solto! Algumas fissuras tem mais de 1m de comprimento e quando se bate no estuque é notório que este descolou do tecto. Tenho medo que algum pedaço nos caia em cima ou de alguém que alugue ou compre e cause ferimentos sérios. Por outro lado não quero meter-me em grandes obras num apartmento em que já vou perder bastante dinheiro se vender e, se alugar, nunca resuperarei o investimento. Como posso fazer para reparar de modo seguro? Ocorreu-me fazer alguns furos só no estuque e até ao tijolo ao longo das fissuras e nos locais onde soa a oco, e usar uma pistola de aplicar silicone para injectar algum cimento no espaco vazio e por umas escoras a comprimir o estuque para cima de modo a colá-lo. Isto parece boa ideia e será que resulta? Que alternativas existem, sem remover o estuque solto por completo e fazer obras?

    Cumprimentos,
    Paulo.
  2.  # 2

    ui, o mais certo é quando começar a furar o estuque ele começar a cair. Não conheço outra hipótese se não tirar o estuque solto e voltar a fazer de novo.
    Concordam com este comentário: tiago_eco
  3.  # 3

    isso de injetar silicone ou seja o que for so pode ser brincadeira. se quer vender ou alugar e por pessoas lá a viver com condiçoes, tem de gastar o dinheiro. nao ha soluçoes miraculosas!!!
  4.  # 4

    Bem, acho que a extensão do problema não foi bem explicada... O tecto nao está todo a cair, há é rachadelas no estuque onde este está solto (bate a ôco). E não era injectar silicone, era cimento! A ideia era apoiar as partes rachadas, fazer vários furos apenas até ao limite do estuque e "encher" de cimento um pouco liquido, de modo a fluir para o espaço ôco (usando uma pistola de aplicar silicone ou outro sistema qualquer). Ia lá eu tentar segurar o estuque com silicone??? pode continuar a parecer disparate... mas sem prova contra acho que vou tentar numa pequena zona.
    • eu
    • 24 maio 2015 editado

     # 5

    Essa ideia de injectar cimento é absurda. Lá por soar a oco não significa que vá cair, tenha calma...

    Se lhe começar a mexer, aí sim, pode começar a cair...
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  5.  # 6

    Nem o cimento portland cria união ao estuque.
  6.  # 7

    Porque não experimenta injetar gesso em vez de cimento?
  7.  # 8

    Ora aí está uma resposta construtiva, obrigado!
  8.  # 9

    Porque não experimenta injetar gesso em vez de cimento?
    Ora aí está uma resposta construtiva, obrigado!


    De construtiva tem pouco! Quando começar a furar o estuque, se ele estiver mesmo oco à beira de cair, cai-lhe em cima! Tem infiltrações de humidade nesses tectos?
    • eu
    • 25 maio 2015

     # 10

    Colocado por: pcspinheiroOra aí está uma resposta construtiva, obrigado!

    Então, força, avance com essa ideia fabulosa...
    Concordam com este comentário: tiago_eco
  9.  # 11

    Não, não há infiltrações nenhumas... A minha opinião sincera é de que quem fez aquilo fez pelo rápido e barato... Tanto quanto me apercebi uma vez que fiz umas obritas caseiras, pouco depois de comprar, foi que puseram uma camada de estuque muito generosa sem darem ao tijolo uma base para ele agarrar (pelo menos nas paredes, suponho que foi o mesmo artista que fez os tectos). Não sei qual o termo técnico mas lembro-me de os meus pais chamarem "rebocar", ou "chapar" uma mistura de areia grossa com cimento para criar uma base firme e rugosa. Ora no meu apartamento aquilo foi aplicado directamente sobre o tijolo, quando andei a mexer nas paredes o estuque descolava do tijolo em pequenas placas, ou seja, estava agarrado mas não tanto quanto isso ... O prédio tem cerca de 20 anos mas não penso que isso justifica os defeitos... A casa dos meus pais já passou de 40 anos e defeitos no estuque? Nada! Parece acabada de fazer, sem rachas nenhumas!

    Atenção, e repito, aquilo bate a ôco mas a extensão em volta das rachas não é assim tão grande (talvez um palmo para casa lado, no máximo). Eu queria era fazer algo agora que é pouca coisa antes que se torne pior e, possivelmente, cause acidentes. Não me parece que fazer uns furos vá fazer com que caia nada mas, repito também, que a ideia era de apoiar o estuque com escoras até ao chão ANTES de fazer o que quer que fosse (até porque o peso do gesso novo por si só poderia fazer com que caísse tudo). Posso não saber muito de construção mas também não sou idiota...
  10.  # 12

    Colocado por: pcspinheiroTenho medo que algum pedaço nos caia em cima ou de alguém que alugue ou compre e cause ferimentos sérios.


    Se tem esse receio, o melhor que tem a fazer é tirar o estuque solto nas zonas soltas e voltar a encher, no entanto o estuque a menos que esteja muito danificado nao cai de qualquer maneira e quanto mais mexer pior, principalmente se fizer os ditos furos até pode segurar no sitio que vai fazer o mesmo mas vai estalar a volta e vai ser pior, mesmo que nao queira gastar dinheiro vai ser como vender um carro com uma mossa o defeito esta la e os futuros interessados de certeza que vao reparar.
  11.  # 13

    Eu até compreendo as críticas que estão a fazer mas, tendo eu uma mente científica pergunto, PORQUÊ? Alguém tentou reparar deste modo? Funcionou? Não funcionou? Qual foi o pior resultado? Se eu decidisse à partida que as ideias não valiam a pena testar não sei o que faria no meu laboratório de neurobiologia... Se ninguém experimentou não há prova que que não possa funcionar... se alguém experimentou que partilhe o que aconteceu. Eu não sou daqueles que mando pintar uma porta inteira do carro só porque tem um risco profundo; com jeitinho e cuidado é possível contornar o risco com fita, encher (demais) o risco com tinta de retoques, lixar o excesso e polir e só com uma lupa é que se encontra o defeito. Não acreditava até ter teimado fazer, mas funcionou.

    Por muito que aprecie as respostas, mesmo que negativas, gostava que fossem apoiadas por factos, e não apenas dizer-me que é estúpido... pode até ser, mas nesse caso, PORQUÊ?

    Caro Rfr19, eu vou, em principio, abandonar o apartamento dentro de 2 meses, no máximo. As rachadelas já lá estão há anos e nunca caiu nada. No entanto, como estava a viver no estrangeiro e só lá ia uns dias por ano, nunca me preocupei. Aquilo, pelo aspecto, não está para cair tão cedo e seria fácil para mim apenas dar uma pintura, esconder o problema, e deixar o próximo dono preocupar-se com isso. No entanto queria repará-lo, mas sem estar a fazer obras...
  12.  # 14

    pcspinheiro.
    Agradou-me a sua intenção de fazer uma abordagem científica. A maioria de nós sabe *por experiência* de pendurar quadros ou candeeiros (resp. em paredes e tectos) que quando chegamos com um berbequim a estuque que soa a "chocho" aquilo cai tudo.

    Voltando à "abordagem": que tal pensar no que poderá ter provocado a racha e o descolamento do estuque?
    Admitamos que não foram infiltrações. Se esta casa tem 20 anos, a massa de estuque utilizada é (quase de certeza) MUITO diferente da que está em casa dos seus pais.
    . Na casa dos seus pais, "salpiscaram" os tijolos das paredes e os tectos com uma argamassa de cimento, depois aplicaram uma massa com areia branca chamada "emboço" (ou "esboço"), e só depois aplicaram uma fina camada de gesso-estuque de 1-ª. Alguns destes materiais até podem ter sido completamente "fabricados" em obra (nomeadamente, caldar a cal, etc.)
    . Na sua casa (provavelmente) utilizaram uma argamassa fabricada e embalada em fábrica, própria para aderir directamente sobre o tijolo (se calhar foi mesmo projectada mecânicamente sobre o tijolo). Pelo que não descolaria por falta da tal camada de "emboço".
    Se assim for, temos a hipótese de o estuque ter rachado e descolado por ter havido um movimento da lage do tecto (uma carga que andou a passear de um lado para o outro no piso de cima; dilatações-contrações devido a amplitudes térmicas; etc.).
    Isto é: mesmo que você a repare, pode tornar a acontecer...

    Portanto, se isso não está em risco de cair, eu limitaria a reparação a um pequeno e normalíssimo trabalho de pintor: "alegrar" (alargar) a fenda, meter-lhe um pouco de gesso, e pintar.
    Tal como você sugeriu para o risco na porta do carro.
    (mas dificilmente se livrará de ter de pintar todo o tecto...).
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, spoliv
  13.  # 15

    Colocado por: pcspinheiroseria fácil para mim apenas dar uma pintura, esconder o problem


    E acredite que essa é a melhor soluçao caso nao queira gastar muito dinheiro, porque quanto mais mexer pior é.
  14.  # 16

    Colocado por: Rfr19

    E acredite que essa é a melhor soluçao caso nao queira gastar muito dinheiro, porque quanto mais mexer pior é.

    e sempre bom sacudir a agua do capote e empurrar o problema para o desgraçado que comprar/alugar o imóvel
    Concordam com este comentário: ANdiesel
  15.  # 17

    Se alugar a responsabilidade é sempre minha na mesma ;-)
  16.  # 18

    entao pense bem para nao ter de gastar o dinheiro 2x! injetar gesso...essa está boa!
  17.  # 19

    Colocado por: tiago_eco injetar gesso...essa está boa!


    Outro que tal... Já experimentou? Conhece alguém que tenha experimentado? Sabe de resultados concretos desta aproximação ao problema? Sabe se funciona? Sabe que não funciona? Se não, porquê? Dizer que é estúpido fazê-lo é fácil, mas eu preferia que me dissessem porque é que é estúpido. Sem ninguém ter experimentado e dizer que não funciona ficamos na mesma, até alguém experimentar... certo?
  18.  # 20

    Colocado por: Anonimo16062021pcspinheiro, esqueça essa ideia,o gesso,sobre gesso depois de seco (cristalizado) sem a aplicação de uma ponte de aderência não resulta..
    Concordam com este comentário:tiago_eco

    finalmente alguem que sabe o que diz
 
0.0226 seg. NEW