Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      GMCQ
    • 5 setembro 2015

# 521

Colocado por: A&JPiso 1

Boa tarde só agora estou a acompanhar a sua construção, desde já desejo-lhe boa sorte, e mta paciencia!

Gosto imenso do piso 1.

Boa sorte
    Concordam com este comentário: Cris.pereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A&J
    • FFF
    • 7 setembro 2015

# 522

Parece-me um bom preço.
    A minha estrutura custou 46K€, já com IVA. Com desvão sanitário, área de churrasqueira, r/c com um 110 m2, piso 1 com 80 m2, piso 2 com uns 50, patamares a meio piso e muralha de muros.
    • FFF
    • 7 setembro 2015 editado

# 523

Mas o que diz o projeto de estabilidade quanto ao betão e ferro?
    No meu caso o empreiteiro fez um upgrade ao betão para B25, porque o projeto previa B20 e ele disse-me que isso já não era aprovado para estrutura.

Se tem medições até pode fazer umas contas. O m3 de betão B25 custou-me cerca de 60€ já com bombagem e sem IVA.
    • A&J
    • 7 setembro 2015

# 524

Colocado por: FFFMas o que diz o projeto de estabilidade quanto ao betão e ferro?
    No meu caso o empreiteiro fez um upgrade ao betão para B25, porque o projeto previa B20 e ele disse-me que isso já não era aprovado para estrutura.

Se tem medições até pode fazer umas contas. O m3 de betão B25 custou-me cerca de 60€ já com bombagem e sem IVA.

No nosso caso já com IVA, 37.000.00€. O betão é C30/37 ou seja B35, o aço é A500NR. Pelas contas dá cerca de 125 m3 de betão e 11.500Kg de aço, mais ou menos...
  1.  # 525

Há aí alguma coisa mal. Já diziam os meus professores, Para casas o betão ou é B20 ou B25 e aço A400 NR. A500 só se na armadura de vigotas e Construções especiais, idem para o betão. C35 Construções especiais
    Já agora, sempre ouvi dizer, que betão em obra feito no local nunca pode ser classificado como B25, até pode ter a dosagem do B25 mas será sempre B20.
    • FFF
    • 7 setembro 2015

# 526

Parece-me pouco betão para 4 pisos e as áreas que falou.
    Para a minha estrutura foram cerca de 190 m3 de betão e 17,5 ton de aço.
    • FFF
    • 7 setembro 2015

# 527

O meu betão é B25 e o aço A400.
    • A&J
    • 7 setembro 2015 editado

# 528

Colocado por: callinasHá aí alguma coisa mal. Já diziam os meus professores, Para casas o betão ou é B20 ou B25 e aço A400 NR. A500 só se na armadura de vigotas e Construções especiais, idem para o betão. C35 Construções especiais
    Já agora, sempre ouvi dizer, que betão em obra feito no local nunca pode ser classificado como B25, até pode ter a dosagem do B25 mas será sempre B20.

Pelo que percebi o aço A500NR pode ser utilizado em obras ditas normais e não em "vigotas". Pelo que me disseram aí é o A500SD. Será?

Colocado por: FFFParece-me pouco betão para 4 pisos e as áreas que falou.
    Para a minha estrutura foram cerca de 190 m3 de betão e 17,5 ton de aço.

Aqui só mesmo o engenheiro é que pode responder. Foi por aí que deram os orçamentos e nenhum empreiteiro disse o contrário nos orçamentos, mais metro menos metro. O pavimento da cave não está incluído aqui.
  2.  # 529

Para esclarecer..
    ERROS FREQUENTES DE PROJECTO
    NORMA EN 206-1

A norma EN 206-1, em vigor desde 2007 com a aplicação do DL 301/2007, no seguimento da ENV206 veio alterar as Classes de Exposição Ambiental e consequentemente a classe de resistência de betão mínima a usar.
    É frequente o erro na definição da classe de betão dos projectos de estruturas, muitos ainda aparecem especificados com betão C20/25 (B25) ao nível das fundações, quando pela norma supracitada o betão a aplicar em fundações (sapatas e vigas ou lintéis de travamento) na generalidade das situações é o betão C25/30 (B30), não apresentando o betão C20/25 (B25) as garantias fiabilidade e de durabilidade no longo prazo (50anos - tempo útil de dimensionamento geral de estruturas correntes).

Outro erro muito frequente é a especificação incorrecta da classe de resistência em zonas marítimas, em que a regulamentação obriga à aplicação de um betão da classe mínima C30/37 (B35), devido ao ambiente agressivo causado pelos iões de cloreto, presentes na água do mar.

Abaixo se ilustra a tabela retirada da norma EN206-1, com as classes mínimas, para a generalidade das situações (isto é com cimento 32,5N e tempo de vida útil da estrutura de 50 anos)

v

Um outro lapso bastante comum, mas menos gravoso que os anteriores é a omissão das características relacionadas do betão a aplicar, e cuja definição passaram a ser obrigatórias, designadamente:

Classe de resistência à compressão
    Classe de exposição
    Máxima dimensão do agregado mais grosso
    Classe de consistência
    Classe de teor de cloretos

Exemplo de descrição correcta e completa do betão:

C25/30; XC2(P); Dmax 25; S3; Cl 0.4

Leiam esta borchura:
    http://www.apeb.pt/fp/GUIA_APEB.pdf

PS: Já mandei para trás projectos de estruturas por causa disto mesmo.... continuam a utilizar designações desadequadas.... como é possível Sr. Engenheiros ;)
    Concordam com este comentário: MNeo, A&J, callinas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FFF, A&J
    • A&J
    • 7 setembro 2015

# 530

Então deve estar explicado o porquê de o Eng. ter escolhido assim... ;) Obrigado pelo esclarecimento Sr. Arq. Pedro. :)
    • FFF
    • 7 setembro 2015

# 531

Hum... muito bem então.

Agora já percebo porque paguei mais pelo betão das fundações do que para o resto da estrutura.
    O projeto de estabilidade apontava para B20 para tudo. O empreiteiro disse-me que devíamos alterar para B25. Mas as primeiras faturas da central de betonagem tinham um valor mais alto, pelo que deve ser a tal aplicação do betão B30.
    Concordam com este comentário: A&J
  3.  # 532

Colocado por: Pedro BarradasPara esclarecer..
    ERROS FREQUENTES DE PROJECTO
    NORMA EN 206-1

A norma EN 206-1, em vigor desde 2007 com a aplicação do DL 301/2007, no seguimento da ENV206 veio alterar as Classes de Exposição Ambiental e consequentemente a classe de resistência de betão mínima a usar.
    É frequente o erro na definição da classe de betão dos projectos de estruturas, muitos ainda aparecem especificados com betão C20/25 (B25) ao nível das fundações, quando pela norma supracitada o betão a aplicar em fundações (sapatas e vigas ou lintéis de travamento) na generalidade das situações é o betão C25/30 (B30), não apresentando o betão C20/25 (B25) as garantias fiabilidade e de durabilidade no longo prazo (50anos - tempo útil de dimensionamento geral de estruturas correntes).

Outro erro muito frequente é a especificação incorrecta da classe de resistência em zonas marítimas, em que a regulamentação obriga à aplicação de um betão da classe mínima C30/37 (B35), devido ao ambiente agressivo causado pelos iões de cloreto, presentes na água do mar.

Abaixo se ilustra a tabela retirada da norma EN206-1, com as classes mínimas, para a generalidade das situações (isto é com cimento 32,5N e tempo de vida útil da estrutura de 50 anos)

v

Um outro lapso bastante comum, mas menos gravoso que os anteriores é a omissão das características relacionadas do betão a aplicar, e cuja definição passaram a ser obrigatórias, designadamente:

Classe de resistência à compressão
    Classe de exposição
    Máxima dimensão do agregado mais grosso
    Classe de consistência
    Classe de teor de cloretos

Exemplo de descrição correcta e completa do betão:

C25/30; XC2(P); Dmax 25; S3; Cl 0.4

Leiam esta borchura:
    http://www.apeb.pt/fp/GUIA_APEB.pdf

PS: Já mandei para trás projectos de estruturas por causa disto mesmo.... continuam a utilizar designações desadequadas.... como é possível Sr. Engenheiros ;)
    Concordam com este comentário:A&J,callinas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FFF,A&J

Todos os engenheiros concordam contigo, mas diz-me lá se escolheres um empreiteiro que faça betão em obra, que é o caso de 90% das obras particulares, como controlas essa "designação ". Não deixa de ser verdade que em projecto as especialidades vão bem feitas, mas em obra....
    Ps, é verdade, esqueci-me há obras perto do mar com ambientes mais agressivos.
  4.  # 533

Por aqui, já ninguem faz betão em obra... excepto para pequenas coisas... As estruturas de edificios vem tudo da Central de betão.

Essa realidade do betão feito obra, já quase desapareceu ( pelo menos aqui, desde cerca de 2008)...
    Concordam com este comentário: Joao Dias, A&J
  5.  # 534

Colocado por: Pedro BarradasPor aqui, já ninguem faz betão em obra...

Por aqui também não.
    Concordam com este comentário: A&J
    • A&J
    • 7 setembro 2015

# 535

Os seis orçamentos que recebi, todos diziam "betão pronto de central com bombagem", por isso acho que nenhum deles estava a contar em fazer o betão na obra.
  6.  # 536

Colocado por: PicaretaPor aqui

Onde?
  7.  # 537

Colocado por: sousa tavaresOnde?

Zona de Coimbra - Leiria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares
  8.  # 538

Fico feliz por vocês. Não é finaceiramente viável fazer uma casa em que a central mais próxima faz 56 euros o m3 de betão mais 300 euros de deslocações por camião e aluguer de bomba. É um rombo no orçamento.
    Nos meus projetos exijo betão de central e aviso na fase de execução dessa exigência.
    Fica depois ao critério do DO e fiscal.
  9.  # 539

Aqui o betão estava a, mais coisa menos coisa a 75€/m3+ IVA, incluindo a deslocação e bombagem.
    ( A central de betão mais próxima está a cerca de 20km)
  10.  # 540

Parece caro. Não costuma alterar muito o preço do m3 de zona para zona
    Aqui o B20 é 56+iva
    O B25 65+iva
    Sem aditivos.
    O problema da nossa central é estar a 100 km com maus acessos.

0.1194 seg. NEW