Colocado por: pcspinheiroBoas a todos os amigos experientes nestas andanças!
A situação é a seguinte: como poderão saber por outros tópicos que abri recentemente estou em processo de compra de um apartamento T4 duplex. Já assinamos contrato promessa, pagamos o sinal e pedimos o crédito (que ainda está em fase inicial, nem avaliação foi feita). Este apartamento, por muito bom que seja, precisa de umas obritas, nomeadamente a substituição do soalho flutuante (que, ou por má aplicação ou por mau uso, estala ao andar por cima) e uma das casas de banho é francamente feia e, portanto, não nos safavamos de pelo mínimo dos mínimos de 3.000€ de obras, para ficar algo decente. No entretanto, surgiu outro apartamento na mesma zona que, como foi "dado" à permuta por uma moradia, o construtor que ficou com ele estaria aberto a vendê-lo por cerca de 10.000€ menos do que iriamos dar pelo outro. Como demos 5.000€ de sinal ainda teríamos um saldo positivo de 5000€, para além de que este não parece precisar de intervenções (mais 3.000 de poupança), de já ter o sótão mais bem dividido (com uma das salas transformada em closet que a esposa adora ;-), ar condicionado em toda a casa (por oposição a apenas em 3 quartos), a cozinha com bancadas dos dois lados, em vez de só um (como gosto muito de cozinhar e passo muito tempo na cozinha gosto de ter espaço para por "tralhas") e fica também numa zona com mais jardins (para os pequenos), se bem que dentro da mesma urbanização.
Enfim, resumindo para quem ainda não adormeceu, este outro parece melhor negócio em muitos aspectos e só peca por não ter vistas tão boas. Se desistir de comprar o apartamento actual a única coisa que perco é o sinal? Ou o proprietário pode processar-me por mais dinheiro ou qualquer coisa assim? Tenho que lhe enviar carta registada a avisar da desistência? Tenho que lhe apontar o motivo real da desistência ou posso simplesmente dizer que mudei de ideias?
Agradecido desde já pelos comentários!
Cumprimentos,
Paulo.
Colocado por: Rui A. B.
O que diz o CPCV relativamente a essa questão?
Colocado por: Rodri12hhhmmmm no seu caso, acho que está tramado, no entanto deixo a leitura e interpretação do artigo a quem percebe da coisa...
Sendo invocado o artigo 830.º:
ARTIGO 830.º
(Contrato-promessa)
1 - Se alguém se tiver obrigado a celebrar certo contrato e não cumprir a promessa, pode a outra parte, em qualquer caso e desde que a isso não se oponha a natureza da obrigação assumida, obter sentença que produza os efeitos da declaração negocial do faltoso; a requerimento deste, a mesma sentença poderá ordenar a modificação do contrato nos termos do artigo 437.º
2 - Tratando-se de contrato-promessa de compra e venda respeitante a prédio urbano ou a uma sua fracção autónoma sobre que recaia hipoteca para garantia de um débito do promitente-vendedor a terceiro, e pelo qual o promitente-comprador não seja co-responsável, este, no caso de a extinção desse ónus não preceder a transmissão ou não coincidir com ela, poderá, para o efeito de expurgar a hipoteca, requerer que a sentença a que se refere o número anterior condene também o promitente-vendedor a entregar-lhe o montante desse débito, ou o valor nele correspondente à fracção objecto do contrato, e dos respectivos juros vencidos e vincendos até integral pagamento.
3 - No caso de contrato em que ao obrigado seja lícito invocar a excepção do não cumprimento, a acção improcede se o requerente não consignar em depósito a sua prestação no prazo que lhe for fixado pelo tribunal.
Colocado por: pcspinheiroSe desistir de comprar o apartamento actual a única coisa que perco é o sinal? Ou o proprietário pode processar-me por mais dinheiro ou qualquer coisa assim? Tenho que lhe enviar carta registada a avisar da desistência? Tenho que lhe apontar o motivo real da desistência ou posso simplesmente dizer que mudei de ideias?
Colocado por: pcspinheiroDevo avisá-los por carta registada para ser oficial?
Colocado por: Picareta
Primeiro tente (com jeitinho) que ele lhe devolva o sinal. Invente uma história qualquer, ....não tenho que lhe explicar tudo :-))
Eu já devolvi 30.000€ de sinal, porque o comprador quis desistir do negócio.
Colocado por: pcspinheiroPois, a sugestão de tentar reaver o sinal é boa! Mas não sei é que desculpa plausível lhe dar, para depois o tipo me ver lá a morar duas ruas acima...
Colocado por: Rodri12
Pode sempre dizer que o banco não emprestou o € e que esses 5000€ vão fazer muita falta à sua familia e que por isso pede a compreensão dele (vendedor) ;)
Colocado por: sergyio
ehhh, e imaginem que esse vendedor também anda por cá... havia de ser giro!!! tente mandar o barro à parede... se colar, tudo bem! se não... siga em frente!
Colocado por: euEu discordo dessa tentativa de recuperar o sinal. Não é ético.
Pensem também no vendedor, que tem expectativas de venda do imóvel e que agora vão por água abaixo.
Colocado por: euDiscordo. Foi feito um contrato e uma das partes não o vai cumprir, o que neste caso tem consequências negativas para o vendedor.
O simples facto de ir pedir o sinal de volta demonstra falta de ética.
Colocado por: Rodri12
Ok, respeito a opinião, no entanto essa não é a minha.
Uma das partes não cumpre o contrato e é penalizado conforme previsto. Se o vendedor e o comprador se entenderem (até num meio a meio) não vejo onde está o problema... eles é que têm que se entender...