Por cima do guarda-fatos na cobertura não tem qualquer isolamento, uma vez que se trata de um avançado. Na restante cobertura tem pousado por cima da lage roofmate de 4cm, será suficiente ou será melhor aumentar para 8 ou 10cm?
anonimato estive a ler o tópico e deve ser muito complicado ter esses problemas em casa, não o consigo ajudar, só lhe posso desejar muita paciência e não desmoralize ;)
Sim, tendo em conta de que se trata da minha primeira casa, a suposta casa dos nossos "sonhos", toda esta situação entristece-me e está a maçar-me.
Confesso que por vezes desmoralizo e penso que dificilmente vou resolver o problema, pois como o ditado diz "o nasce torno jamais se endireita", mas tenho que continuar a acreditar que é possível fazer alguma coisa, embora não seja fácil devido à complexidade do caso.
Sempre pensei que era preferível colocar pelo exterior, pois funcionaria como barreira ao calor e ao frio e protegia a estrutura desde o exterior.
Pelo interior não evitaria a condutividade da temperatura para a alvenaria, simplesmente evitava o contacto dos vapores de água nessa superfície (uma vez coberta por XPS).
para mim cheira-me a uma deficiente execução da parede exterior dupla. uma caixa de ar com 8 cm e isolamento de 4 cm também não ajuda muito pois parece-me que 4 cm de "ar" nessa caixa de ar a par com a deficiente execução nas ligações ( nós construtivos) poderão originar grandes pontes térmicas.
Eo morei na Maia num apartamento recente no rés do chão e garanto que no inverno o adredão ficava húmido por cima quando se passava a mão. Só para dizer que considero a Maia uma zona com muita humidade