Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 821

não foi feito á sorte mais uma vez... usamos os 20cm pois era o comprimento máximo que conseguíamos, pois não sei precisar se estava a 30º certos, mas andava muito perto disso, como a nossa viga só tem 20 cm de largura, não podíamos admitir um comprimento maior que 20 cm, pois com a inclinação que fizemos o aço não podia encostar a cofragem, se fosse com 25 cm por exemplo tínhamos que ter uma inclinação muito superior. entendeu porque usamos 20 cm?
  2.  # 822

Não tenho por pratica tirar fotos as obras, pois não necessito disso. mas a partir de agora vou tornar com habito essa pratica, para poder partilhar com vocês.
    Concordam com este comentário: Picareta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C. Lobo
  3.  # 823

Colocado por: David_Santosnão foi feito á sorte mais uma vez...

Se não existe pormenor no projecto, ... foi feito à sorte.
    Eu também já vejo fazer isso à muitos anos e nunca vi nenhuma cair, mas isso não é nenhuma garantia de que está bem feito.
  4.  # 824

A culpa é do DM, So vou dizer uma coisa......Que caca de projeto de estabilidade, que caca de pormenores. varao de 20 numa moradia, vigas razas????por amor de deus!!!
    Concordam com este comentário: David_Santos
  5.  # 825

Como referi em comentários anteriores a solução foi encontrada com o projetista de estabilidade e o fiscal de obra. porque insiste que foi inventado homem de deus.
  6.  # 826

Colocado por: riscosvarao de 20

aos montes !!!!
  7.  # 827

Colocado por: riscosA culpa é do DM, So vou dizer uma coisa......Que caca de projeto de estabilidade, que caca de pormenores. varao de 20 numa moradia, vigas razas????por amor de deus!!!
    Concordam com este comentário:David_Santos

Já agora só para ficar a perceber, qual o problema das vigas razas e dos varões de 20?
  8.  # 828

Colocado por: PicaretaBom, mas parece que vai ser agora que vamos ver um pormenor de apoio das vigotas em vigas embebidas na laje feito como deve ser. Nelson, aperte lá com o seu engenheiro :-))

agora falta-me saber se tem conhecimento para tal como tenho visto aqui não é facil fazer.
    gostava de ter um pormenor bem feito para poder argumentar.
  9.  # 829

ou varões é o ferro?
    o projeto foi feito para tijolo de 20 e foi mudado para bloco termico de 25 as vigas eram 30X20 e passaram a 30X25 as que eram 50X20 passaram a 45X25
  10.  # 830

Colocado por: santosvieira
    Já agora só para ficar a perceber, qual o problema das vigas razas e dos varões de 20?

Não existem vigas rasas para um projetista se consultar o EC2 ou o REBAP ou qualquer outro regulamento verifica que não se existem vigas rasas. Uma viga para ser considerado viga tem de ter 1,5altura da laje para poder trabalhar como viga. Varao de 20 numa moradia...é um exagero. mas não vou referir mais nada porque o mesmo engenheiro que fez o projeto foi o mesmo que foi a obra dizer que estava tudo a correr bem....
  11.  # 831

Penso que pode usar o pormenor que enviei...juntando a informação que o DM acrescentou. Para obter o comprimento dos varões de aço a embeber.
  12.  # 832

Próxima pergunta....o nelson teve projetos de execução ou so de licenciamento?
  13.  # 833

o que é projectos de execução?
    • riscos
    • 27 fevereiro 2016 editado

# 834

lol, os projetos de licenciamento são feitos para entrar na camara, o de execução é feito para a obra contempla medições detalhadas, estimativas de custo da obra, caderno de encargos, e peças desenhadas com pormenores importantes para a obra. Normalmente nas propostas de honorários vem discriminado valores para proj de licenciamento e de execução que costumam rodar 50% do custo dos de licenciamento.
  14.  # 835

tive varias reuniões com vários gabinetes e ninguem me falou desse tipo de projecto
    tenho caderno de encargos e pormenores de varias peças estruturais.
    para quem nunca fez uma casa e nunca esteve ligado a arquitectura nao percebo nada disso.
    estou a tentar aprender um pouco aqui para ver se consigo melhorar algum ponto caso seja necessário.
    isso é o mesmo que um cidadão comum ir à worte comprar um portátil e tem 2 iguais visualmente e 1 com 1 disco de um tera e 6gb de ram muito mais parato que o outro que tem 6gb de ram e 500gb de disco.
    quem não perceber do assunto vai para o mais barato porque a ram é igual e o disco ate é maior, mas esquece-se do processador e do tipo de disco
    como se costuma dizer cada macaco no seu galho
    Concordam com este comentário: riscos, monicaa
  15.  # 836

visto as vigas rasa não serem muito aconselhadas que dizem manter a viga vir abaixo os 15cm como tinha no projeto(erro)
    ficaria pé direito limpo 2,70 à lage depois 20cm teto falso esconder a viga depois 30cm da caixa de estore e envidraçados de 2,20 em vez dos 2,40 projectados
    acho que esteticamente ficaria melhor como está os 2,40 de envidraçado
    o que aconselham?
  16.  # 837

eu nao gosto de pe direito muito alto , na minha vou por 2.50 e nalguns sitios 2.40 .
    quanto mais altos mais m3 para aquecer , os envidraçados vou ter 2,20 .
  17.  # 838

Nelson mas deixe-me perguntar-lhe..o que diz o seu engenheiro que lhe fez o projeto disso?
  18.  # 839

Colocado por: jorgandeu nao gosto de pe direito muito alto , na minha vou por 2.50 e nalguns sitios 2.40 .
    quanto mais altos mais m3 para aquecer , os envidraçados vou ter 2,20 .

o pé difeito interior será 2,50 e sitio com 2,40 mas do teto falso ate ao chão acabado
    os 2,70 que falo é sem teto falso
  19.  # 840

Colocado por: riscosNelson mas deixe-me perguntar-lhe..o que diz o seu engenheiro que lhe fez o projeto disso?

não felei com ele sobre isso
    eles colocaram envidraçados de 2,40 e esqueceram-se que era para levar estores depois em obra é que disseram que a viga vinha para baixo e eu disse que não podia ser por causa da caixa de estores e do pé direito que estipulou os 2,70 em grosso
    depois quando fui falar com a engenheira que fez isso ela disse que não sabia que era para levar estores pois essa conversa tinha tido com na parte de arquitectura e que iria ter de fazer os cálculos para as vigas rasas.
    depois como aqui estão a dizer que essas vigas não são aconselhadas por isso é que perguntei uma opinião

0.2556 seg. NEW