Iniciar sessão ou registar-se
  1. É por essas e por outras que nas filas fico sempre atrás! xD
  2. se fica sempre atras tambem nunca é atendido :) ou se chega alguém diz para passar para a frente :)
    mas a vida é mesmo assim não ha ninguem que não tenha ... alguém e que não tenho sido ... por alguém
  3. e às ultimas fotos que coloquei do muro ninguém comentou é porque os distanciadores de ferro funcionaram :))
  4. Tava toda a gente ocupada demais a dar na cabeça ao Zézinho... :/
    Concordam com este comentário: zedasilva, nelson__ricardo
    •  
      Mk Pt
    • 2 março 2016 editado
    Colocado por: jorgferrEu não queria poluir mais o tópico mas um DO pagar a um empreiteiro e ter de ser babysitter dele através dum fiscal de segurança para garantir que não tem um acidente até me faltam as palavras para descrever isto....parece mais coisa de 3ºmundo

Não é coisa de 3º mundo, pelo contrário, é de primeiro mundo e é o que consta na legislação.
    Nisto o que é de lamentar é ser algo relativamente recente e pouco ou nada implementado.

É suposto o empreiteiro cumprir, mas se não cumprir é necessário ter um técnico que saiba se está a cumprir ou não. Porque, lá está, um cidadão normal não faz ideia do que é necessário para cumprir e muito menos as soluções a implementar caso não seja cumpridas.

Também há que ter consciência que fiscalização é muito mais do que a mera fiscalização de segurança.

-É a fiscalização que assegura que o trabalho está a ser executado devidamente.
    -A fiscalização deve reportar ao DO omissões e eventuais erros/incongruências de forma antecipada.
    -É a fiscalização que deve dar parecer positivo ao DO para as soluções propostas para as falhas das alíneas acima [mesmo que tenham que ser apresentadas pelos técnicos que fizeram projecto].

etc e tal.

Só num mundo cor de rosa onde tudo é perfeito, onde todos empreiteiros são 100% competentes e cumpridores, onde 100% dos técnicos são competentes e não cometem nenhum erro ou omissão, e onde os donos de obra estivessem dispostos a pagar a competência e, óbvia, formação e actualização de conhecimentos dos intervenientes anteriores é que seria 3º mundo pensar em ter fiscal para andar a ver se o empreiteiro [e obra] cumprem com o necessário.

Colocado por: nelson__ricardoIsso é muito bonito mas por exemplo
    1º casa DO não percebe nada de projectos e casas e contrata esse gabinete
    2º não tem recomendações de nenhum empreiteiro e ele a mostrar as obras vai mostrar as que não tem problemas
    3º contrata um fiscal para fiscalizar e só está ali para levar o seu.
    Não é facil chegar e escolher os melhores gabinetes de arquitectura depois os melhor empreiteiro, e o melhor fiscal o mais certo é errar neles todos porque nos dias de hoje é tudo muito católico(venha a nós o vosso reino) e o dono da obra é que fica sem o dinheiro e com as coisas mal feitas.~
    ou tem outra opção, não vem para o forum e está sempre tudo bem :)
    Concordam com este comentário:VXMC

Quer seja alguém que 'só tem a 4ª classe' ou um cientista prestes a descobrir a cura para todas as doenças do mundo, não sendo da área é normal que de construção perceba zero.
    O que tem que fazer é informar-se minimamente e contratar quem seja sério e competente para o ajudar.
    Claro que, como refere, por vezes é difícil conseguir isso.

Mas felizmente nos dias de hoje, na 'era da informação', há sempre mais e mais informação que se pode encontrar, sendo necessário apenas saber filtrar algumas coisas.

O facto de ter aqui o tópico mostra que, apesar das dificuldades, está aqui para aprender mais de modo a saber o que possa estar mal e ter algumas noções de práticas que o possam ajudar a ter uma habitação com melhor qualidade para o mesmo, ou se possível, até menor orçamento.
    ...

Essa vontade de mais conhecimentos é de louvar.
    Eu não a contestei e nem referi que os donos de obra deviam ter conhecimentos aprofundados relacionados com a construção civil.

Apenas referi que a generalidade das pessoas não atribui a importância devida aos projectos, à fiscalização e aos técnicos respectivos.
    E isso constata-se na vontade de 'poupar' nestas áreas.

Porque uma construção envolve um montante de dinheiro muito avultado, demora tempo [e tempo é dinheiro], e erros, omissões e/ou atrasos fazem-se pagar bem caro.

Não entenda isto como critica a si.
    Estou apenas a constatar a realidade do que é a opinião da maioria dos donos de obra.
    Concordam com este comentário: dryfus, nelson__ricardo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nelson__ricardo
  5. O que vocês queriam era fiscais assim...
    Concordam com este comentário: Dj_C, nelson__ricardo
      mandarem-piropos-2[1].jpg
  6. Colocado por: jfsmoreiraO que vocês queriam era fiscais assim...

Isso é coisa para custar mais de 100€ cada visita não?
    Concordam com este comentário: Victor Ribeiro
  7. Quem deveria fiscalizar o empreiteiro não deveria ser a ACT? se este não estiver a cumprir levava multa. Qualquer dia andamos todos a fiscalizar o trabalho uns dos outros.
  8. Colocado por: jorgferrQuem deveria fiscalizar o empreiteiro não deveria ser a ACT?

Sim é!
    O problema é que no meio disto tudo, existem muitas coisas que são da responsabilidade do DO e com as quais a ACT tb implica.
    • VXMC
    • 2 março 2016
    Isso é que era belo!

Andava eu a pagar ao fiscal para o empreiteiro e o trolha estarem parados 2h de cada vez que lá fosse! =P
    •  
      Mk Pt
    • 2 março 2016 editado
    Colocado por: zedasilvaTenham lá calma que construir uma casa não é nenhum bicho de sete cabeças. Nem todos os empreiteiros são aldrabões, nem todos os fiscais ciganos, ok estes últimos …
    Quantas obras já ouviram falar que caíram por serem mal construídas?
    Humidades? Rachadelas? Isso é normal, se a vossa obra fosse imaculada depois iam falar de quê com os amigos?
    Essa coisa de segurança é tudo treta, quantos fiscais da ACT já viram?
    Mortes nas obras? Isso é só nas obras grandes, nas obras pequenas um gajo quando cai de uma varanda abaixo cai sempre em cima do monte da areia.
    Concordam com este comentário:Mk Pt

É isso.
    Mais ou menos.

Numa obra ao lado da minha casa cheguei a ver os pedreiros/trolhas com botas a sério, colete, capacete e, imagine-se alguns com óculos. E andaimes 'como deve ser'. Durante alguns dias.
    Não cheguei a ver a ACT lá, mas do alto da minha ignorância na área, diria que esses fiscais da ACT que se diz que existem mas nunca ninguém vê, devem lá ter dado um salto.
    :)

À uns meses a ACT andou bastante activa aqui na zona, incluindo com uns meros andaimes para simples pintura de uma casa implicaram e obrigaram a montar algo como deve ser. Que chatos pá.

Mas recentemente parecem andar mais pacíficos.
  9. Colocado por: jfsmoreiraO que vocês queriam era fiscais assim...
    Concordam com este comentário:nelson__ricardo

Com fiscais assim, eu poderei fiscalizar a fiscalização.

Tenho as competências necessárias para tal trabalho.
  10. e as fotos da pagina 48 as do muro ninguém dia nada?
  11. uma participação de acidente para act
      A-melhor-participacao-de-acidente-de-trabalho-de-sempre-img.jpg
  12. Colocado por: nelson__ricardouma participação de acidente para act

Esta participação de acidente deu já origem a um filme de banda desenhada.
    Um dos realizadores, só por mero acaso é meu irmão.
    :)
    • VXMC
    • 2 março 2016
    Está a brincar, não?
  13. Colocado por: VXMCEstá a brincar, não?

Não!
    Eu sou a única ovelha ranhosa da família :)

http://ccavanca.blogspot.pt/2009/08/filme-o-acidente-em-italia.html
  14. Se o zedasilva em fotos ve os erros.... para que se deslocar ha obra......lol ha que modernizar ficar na secretaria a vijiar as obras

Exemplo colega que ta na Suíça .... ta comstruir casa ca instalou 6 camara que apanham casa quase toda vigia toda hora e o sogro todos dias faz filme dos trabalhos decorrer no interior
    Concordam com este comentário: arquitecturagaia
  15. Aa fotos da página 48 parecem estar em conformidade. Se assim estiver em todo perímetro está bom. E como ficou a situação das vigas? Rasas ou normais?
    • FFF
    • 3 março 2016
    Isto não tem botão "Like"? Aquela comunicação de acidente e o irmão do zedasilva mereciam um para cada.
    O que eu já me ri...
    :-)
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira

0.3074 seg. NEW