Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: VXMC1400eur, dependendo das visitas que fosse, mas no geral eram 4 a 5 para ver o ferro antes de betonar

Dá 280€ cada visita, e depois o zédasilva é que é um comedor que acha que os DO é que lhe tem que lhe pagar a formação.
    • FFF
    • 2 março 2016 editado

# 2

Colocado por: zedasilvaMas existem serviços de fiscalização que não contemplem isto?

Você sabe bem que sim.

No meu caso, procurei alguém que garantisse o acompanhamento e que fosse da minha confiança, sendo naturalmente independente do empreiteiro.
    Acabei por falar nisso a uma pessoa amiga, Eng.ª Civil, que habitualmente é Diretora Técnica nas obras da empresa onde trabalha.

Claro que não tem a mesma dedicação que você tem.
    Na fase de estrutura andou mais em cima. Em alguns dias, passava de manhã cedo e à hora de almoço também, para acompanhar betonagens.

Nesta fase (impermeabilização, estuque, tapamento de roços, massames) o acompanhamento é menor. Vai uma vez por semana, geralmente ao sábado, quando eu também estou. Eu tenho todos os sábados reunião de obra com o empreiteiro, para vermos pontos pendentes e próximos trabalhos. No final, escrevo um mail com o que discutimos e com a lista de pontos pendentes para revisão na reunião seguinte.

Ou seja, eu acabo por fazer parte deste trabalho de fiscalização. Ela acompanha e chama a atenção para outras coisas que naturalmente eu não estou a ver.

Como escrevi, na próxima obra acho que vou procurar alguém mais dedicado a este acompanhamento. Se houver próxima.
    • VXMC
    • 2 março 2016 editado

# 3

Sim o zedasilva é que é o "comedor", sendo os outros que o levam, no entanto não vejo muitos zedasilva, chatos como o cacete, virem para aqui darem dicas, ajudas e chamadas de atenção à BOURLIUX!
  2.  # 4

O que é engraçado é que os DO's têm de pagar fiscais para fiscalizar pessoas que supostamente são profissionais no que fazem..

Daqui a pouco temos de contratar um fiscal para fiscalizar o fiscal que já anda para lá, para ver se o fiscal n~1 não anda a facilitar com o empreiteiro.
    Concordam com este comentário: sousa tavares, A&J
    • VXMC
    • 2 março 2016

# 5

O que a Tyrande não deve saber é que é obrigada a contratar um! Então porque não contratar um responsável? Já que vai ter de gastar dinheiro, porque não o faz conscientemente?
  3.  # 6

Colocado por: FFFEu tenho todos os sábados reunião de obra com o empreiteiro

Ai ai, tem autorização para trabalhar aos sábados?
    Ai se os srs da ACT descobrem.
    Concordam com este comentário: FFF
  4.  # 7

Colocado por: zedasilva
    Ai ai, tem autorização para trabalhar aos sábados?
    Ai se os srs da ACT descobrem.

Querem ver que os gajos do ACT são Testemunhas Jeovás?
  5.  # 8

Se escolherem uma boa empresa de construção, podem dispensar o fiscal, é menos um a chatear, e sempre se poupam uns trocos ;-))
  6.  # 9

Colocado por: PicaretaSe escolherem uma boa empresa de construção, podem dispensar o fiscal, é menos um a chatear, e sempre se poupam uns trocos ;-))

Dispensar não podem, mas pagam 500 euritos, o gajo vai lá ver o ferro e no fim levam-lhe o Livro de obra a casa e ele assina.
    Só mais um truque.
    Quando contratarem um fiscal reparem quantas canetas ele costuma trazer e quantos calendários de anos diferentes tem na carteira.
  7.  # 10

Colocado por: LuisPereiraQuerem ver que os gajos do ACT são Testemunhas Jeovás?

Pior!
    A esses ainda os podemos mandar à ...
    Aos srs da ACT muito embora apeteça ...
    •  
      Mk Pt
    • 2 março 2016 editado

# 11

Colocado por: Tyrande

Fair enough...point taken

E é com faturazinha simxefazfavor...que eu quero ver se ganho um Audi este ano...

Vai tarde, porque o governo vai deixar de oferecer Audi's e o prémio vai ser em Certificados do Tesouro.

Colocado por: LuisPereiraEu não tive porque nem estava consciente na altura da minha obra da necessidade mas por esse valor entendo porque a maioria não tem.
    Caro zedasilva e riscos não estou a querer desvalorizar o vosso trabalho, até porque com esses valores nota-se o valor que o vosso trabalho tem, mas no custo de uma obra, quando a maioria dos DO têm de pedir empréstimos, é uma parcela grande.

No final de um ano de obra estamos a falar de mais de 10 000 euros...

O que é barato muitas vezes sai muito caro. E o que é caro muitas vezes sai bem barato.

Só a falta de noção, ignorância e o chico-espertismo é que faz ignorar a importância não só de uma boa fiscalização, como também de um projecto como deve ser.

10.000€ para fiscalização não será, como já foi referido [a não ser que se fale de construção de 800/1000m2 ou mais e/ou com complexidade adicional], mas 3500/4000/4500/5000€ para fiscalização para uma habitação [consoante a dimensão/área] não é nada de mais.

Tal como não nada de mais 7.000/8.000/10.000€ para projecto minimamente decente e completo.

É a ignorância e a chico-espertice de poupar no que é essencial para depois derreter com extrema facilidade mais que esses valores em obra devido a omissões, atrasos e outros.
    E, claro, no final não se tem algo tão bom como se fosse tudo resolvido e pensado de inicio, porque remendos, ajustes e adaptações seriam poucos ou nenhuns.

Mas claro, para muitos o principal é poupar a montante. Depois logo se vê como a coisa vai correr.

Sobre a fiscalização em particular, se algum dos donos de obra de muitas [ou todas] que se vê por aqui tem o azar de um trolha morrer ou ficar inválido por falta de barreira de segurança ou um simples e mero 'cogumelo' sobre a ponta de um ferro...
    Garantidamente que este dono de obra iria preferia ter pago os 4.000/5.000€ ou mesmo 10.000 ao ZedaSilva para ele dar as marteladas nas mãos do empreiteiro do que assumir os encargos onde se meteu.

Pela lei o dono de obra é tão ou mais responsável que todos os outros intervenientes.

Pela lei, a ignorância das responsabilidades não o isenta das mesmas.
    Concordam com este comentário: zedasilva, dryfus, VXMC
  8.  # 12

Eu não queria poluir mais o tópico mas um DO pagar a um empreiteiro e ter de ser babysitter dele através dum fiscal de segurança para garantir que não tem um acidente até me faltam as palavras para descrever isto....parece mais coisa de 3ºmundo
  9.  # 13

Isso é muito bonito mas por exemplo
    1º casa DO não percebe nada de projectos e casas e contrata esse gabinete
    2º não tem recomendações de nenhum empreiteiro e ele a mostrar as obras vai mostrar as que não tem problemas
    3º contrata um fiscal para fiscalizar e só está ali para levar o seu.
    Não é facil chegar e escolher os melhores gabinetes de arquitectura depois os melhor empreiteiro, e o melhor fiscal o mais certo é errar neles todos porque nos dias de hoje é tudo muito católico(venha a nós o vosso reino) e o dono da obra é que fica sem o dinheiro e com as coisas mal feitas.~
    ou tem outra opção, não vem para o forum e está sempre tudo bem :)
    Concordam com este comentário: scorpionlabel, VXMC
    • VXMC
    • 2 março 2016 editado

# 14

É que anda por aí muito DO "burro" mesmo! Se bem que desconhecimento não é burrice.

Eu próprio me incluo nessa lista, até porque não sou obrigado a conhecer de tudo. Ainda para mais não faz parte da minha vida profissional.
    Á medida que nos vamos pondo as coisas é que vamos tomando conhecimento e aprendendo algumas coisas. Algumas delas tardiamente para o avanço que a obra leva.
  10.  # 15

Tenham lá calma que construir uma casa não é nenhum bicho de sete cabeças. Nem todos os empreiteiros são aldrabões, nem todos os fiscais ciganos, ok estes últimos …
    Quantas obras já ouviram falar que caíram por serem mal construídas?
    Humidades? Rachadelas? Isso é normal, se a vossa obra fosse imaculada depois iam falar de quê com os amigos?
    Essa coisa de segurança é tudo treta, quantos fiscais da ACT já viram?
    Mortes nas obras? Isso é só nas obras grandes, nas obras pequenas um gajo quando cai de uma varanda abaixo cai sempre em cima do monte da areia.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  11.  # 16

Colocado por: zedasilva
    Mortes nas obras? Isso é só nas obras grandes, nas obras pequenas um gajo quando cai de uma varanda abaixo cai sempre em cima do monte da areia.

lolol
  12.  # 17

mas isto não é só na construção é em todas as profissões que as pessoas precisem são quase sempre enganados
    outra profissão muito facil de enganar as pessoas é a área da reparação informática conheço tanta e tanta gente que foram literalmente roubados por certas reparações e muitas das vezes com reparações simples e toca a impingir um portátil novo.
    a vida é mesmo assim.
    uma pequena historia~
    saiu um euromilhões a uma pessoa e fez uma casa enorme na qual tinha lá uma parede enorme na qual queria fazer uma grande pintura e contratou o melhor pintor para a fazer.
    o pintor chegou lá a casa e perguntou ao sr. o que ele queria que pintasse lá, ao que ele respondeu
    -Quero que me pinte o significado da vida e quando vier de ferias quero isso feito.
    o sr. foi de ferias e quando voltou viu na parede pintada 30 homens a ir ao CÚ uns dos outro e o sr. ficou chocado com aquilo e perguntou ao pintor.
    -Então isto é que é o significado da vida?
    ao que o pintor respondeu:
    -Sim, a vida é ****.. uns aos outros.
    ao que o sr. respondeu:
    -Mas eu não ****.. ninguém.
    ao que o pintor responde:
    -Pois o sr. é o da frente.
    Concordam com este comentário: riscos, benignolopes
  13.  # 18

LOL
    • VXMC
    • 2 março 2016 editado

# 19

Mega LOOOOOLLLL!!!!!!

Era o maquinista portanto...
  14.  # 20

Colocado por: nelson__ricardoprofissão muito facil de enganar as pessoas é a área da reparação informática

E as oficinas de automóveis?
    e os médicos?
    e os advogados?
    Concordam com este comentário: nelson__ricardo, Ricardo Al

0.3820 seg. NEW