Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho uma dúvida para os arquitectos aqui da casa.

Tenho uma moradia debaixo de olho. Uma moradia antiga com as típicas paredes de pedra, que foi ampliada à uns anos e recuperada. Neste momento tem uma placa em toda a moradia e um telhado em perfeitas condições. Na parte exterior seria apenas mudar os alumínios e pintar. No entanto tem uma distribuição das divisões interiores bastante estranha, talvez devido ao facto de estar encaixada no meio de outras moradias o que dificulta a localização de janelas.

no croqui quem envio, a parte preta é a estrada, a casa esta a vermelho, e os vizinhos a verde, a casa tb tem acesso por carro pelas traseiras.

a questão é, se algum arquitecto conseguir encaixar naquele espaço um T3, de forma que não tenha de mandar abaixo muita coisa, o preço da casa torna-se atractivo, caso contrário lá perco o interesso na casa. Tambem existe depois uns barracões que não estão no desenho que servem para garagens e anexos.

Em quanto pode ficar-me os serviços de um arquitecto para fazer este estudo?

A casa localiza-se na parte norte do distrito de santarém.
      casa.png
  2.  # 2

a casa é para si?? ou seja é para ser a sua habitação permanente?
    Concordam com este comentário: mimac
  3.  # 3

Colocado por: marco1a casa é para si?? ou seja é para ser a sua habitação permanente?
    Concordam com este comentário:mimac

sim é.

já agora as medidas que coloquei são medidas interiores, isto é, a casa não tem uma frente de 5m com a estrada, a frente é maior, só que descontando já o tamanho das paredes exteriores fico com 5 m uteis.
  4.  # 4

Penso que com 600€ consegue um arquitecto que lhe faça o levantamento métrico da casa e uns rabiscos.
    Concordam com este comentário: marco1
  5.  # 5

quem está a vender também lhe pode fornecer algum material, pelo menos uma planta com os limites reais da propriedade.
    com essa planta já poderia um arquitecto através também de uma visita ao local e consulta de documentação e condicionantes camarárias, desenvolver um estudo prévio que poderia andar na ordem de valores que o Pedro Barradas falou.
  6.  # 6

bem já tenho dois a falar dos mesmos valores, se depois der para abater este valor no projecto, já não se perde tudo, agora gastar 600€ para depois chegar à conclusão que para fazer alguma coisa de jeito iremos para valores que não consigo suportar fica dificel fazer este gasto.
  7.  # 7

E muito importante... É o resultado da conversa que irá decorrer sobre o as
    sunto... Entre si e o arquitecto.
  8.  # 8

Colocado por: Pedro BarradasPenso que com 600€ consegue um arquitecto que lhe faça o levantamento métrico da casa e uns rabiscos.
    Concordam com este comentário:marco1

???
    ?? Levantamento métrico - topografia 200E
    ? Rabiscos, estudo prévio ( 90% de um projecto- a ideia/solução) 400E
    . Passar a limpo 2, 3, 4000E ...
    ???????????????????????????????????????????????????????????????????!

Q rabiscos?
  9.  # 9

Deixe-se de coisas, por aqui que os preços são se saldo, pouco mais barato se faz. Até me admira ser só 600 euros.
  10.  # 10

Colocado por: callinasDeixe-se de coisas, por aqui que os preços são se saldo, pouco mais barato se faz. Até me admira ser só 600 euros.

Bom rabisco callinas.
    600E
    Cmps!
  11.  # 11

Colocado por: pauloagsantosbem já tenho dois a falar dos mesmos valores, se depois der para abater este valor no projecto, já não se perde tudo, agora gastar 600€ para depois chegar à conclusão que para fazer alguma coisa de jeito iremos para valores que não consigo suportar fica dificel fazer este gasto.

Pode pedir ao arquiteto que lhe apresente um valor global do projeto antes de fazer o estudo prévio e aí já ficará a saber se o valor é suportável.
    Quanto à possibilidade do valor do estudo prévio ser abatido ao valor total, isso varia conforme os métodos de trabalho de cada arquiteto. Poderá perguntar ao arquiteto sobre este facto para ficar informado desde o início.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, m.arq
  12.  # 12

Colocado por: m.arq

???
    ?? Levantamento métrico - topografia 200E
    ? Rabiscos, estudo prévio ( 90% de um projecto- a ideia/solução) 400E
    . Passar a limpo 2, 3, 4000E ...
    ???????????????????????????????????????????????????????????????????!

Q rabiscos?

bolas, eu que ja estava a achar os 600€ caros :-D

eu compreendo que ninguém trabalha de graça, mas tem que haver uma forma de vocês, os arquitectos, ajudarem as pessoas nestas situações.

a casa em questão, talvez a consiga comprar por 50.000€. Se mantiver as paredes exteriores e o telhado, mexendo apenas na disposição interior talvez consiga fazer a festa com outros 50.000, se algum arquitecto me dizer que é possivel fazer um T3 naquele espaço então posso ponderar fazer a compra, mas se colocar muitos mas, que provavelmente para fazer alguma coisa de jeito seria melhor alterar as paredes exteriores, o que obriga a mexer no telhado, etc, etc, então talvez avanço para outra.

Obviamente que um desenho (nem que fosse num guardanapo) seria melhor, compreendo que tenha que pagar pelo desenho, mas um valor que não me custe deitar fora se resolver não avançar com a compra.

fazendo um paralelismo com a minha área, vou a um cliente e ele diz-me, quero colocar aqui o software X, eu vou ver o servidor, os pc e digo, ok, pode avançar com a compra ou digo, atenção, será preciso mudar o servidor. seria chato ele comprar-me o software e depois não ter dinheiro para comprar o servidor.
    Concordam com este comentário: marianapx
  13.  # 13

Esse paralelismo saiu um bocadinho ao lado.
  14.  # 14

Pelo RGEU um T3 em uma área mínima de 91 m2. Esta casa pelos valores apresentados tem 95 m2, sobrando 4 m2 para as paredes interiores.
    No entanto a disposição da casa em "S" permite uma grande versatilidade do espaço interior.
  15.  # 15

bem está a comparar o incomparável
    mas digo-lhe que isto dos riscos não é de todo algo que se possa quantificar muito bem e varia SEMPRE de caso para caso.
    outra coisa ainda muito importante: para olhar para isso e dizer-lhe que dá para fazer um T3 ou um T2 ISSO é de borla.
    pois tudo o mais é TÃO SIMPLES como a sua carteira mandar. ou compra fiat ou compra Renault ou compra ferrari, tudo é possível e tudo anda sobre rodas.
    tal como o m.arq já referiu um estudo prévio pode já ser tudo ou quase dai que 600 paus até pode ser uma pechincha.
    portanto tudo é relativo.
    há areas em que os serviços e produtos são coisas objectivas e há outras que metem muitas variáveis de ordem subjectiva e de difícil quantificação.
    tudo depende também da paixão com que cada um encara um projecto.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, mmgreg
    •  
      GMCQ
    • 8 setembro 2015

# 16

Colocado por: pauloagsantos

bolas, eu que ja estava a achar os 600€ caros :-D

eu compreendo que ninguém trabalha de graça, mas tem que haver uma forma de vocês, os arquitectos, ajudarem as pessoas nestas situações.

a casa em questão, talvez a consiga comprar por 50.000€. Se mantiver as paredes exteriores e o telhado, mexendo apenas na disposição interior talvez consiga fazer a festa com outros 50.000, se algum arquitecto me dizer que é possivel fazer um T3 naquele espaço então posso ponderar fazer a compra, mas se colocar muitos mas, que provavelmente para fazer alguma coisa de jeito seria melhor alterar as paredes exteriores, o que obriga a mexer no telhado, etc, etc, então talvez avanço para outra.

Obviamente que um desenho (nem que fosse num guardanapo) seria melhor, compreendo que tenha que pagar pelo desenho, mas um valor que não me custe deitar fora se resolver não avançar com a compra.

Só cá entre a gente, a mim num outro sitio cobraram-me 700€ e esta tudo isto incluído:

Olá novamente
    Para esse efeito o estudo a apresentar por nós englobará o seguinte:
    - esquissos/estudos à mão livre do conjunto de intenções e ideias;
    - projeção em planta, alçados e cortes da ideia selecionada;
    - memória descritiva do estudo prévio;
    - estudo financeiro do estudo prévio.
    Para esta atividade a nossa proposta é de 700,00€.

Caso pretenda uma projeção em 3D, com 4 vistas trabalhadas em realidade virtual, deverá acrescentar à proposta 450,00€.
    •  
      GMCQ
    • 8 setembro 2015

# 17

Não sei o que os colegas em cima dirão mas axo que será uma opção.
  16.  # 18

Colocado por: m.arq

Bom rabisco callinas.
    600E
    Cmps!

O meu comentário é de que o valor de 600 é super barato, mas depende do que o cliente quer.
  17.  # 19

Colocado por: GMCQ

Só cá entre a gente, a mim num outro sitio cobraram-me 700€ e esta tudo isto incluído:

Olá novamente
    Para esse efeito o estudo a apresentar por nós englobará o seguinte:
    - esquissos/estudos à mão livre do conjunto de intenções e ideias;
    - projeção em planta, alçados e cortes da ideia selecionada;
    - memória descritiva do estudo prévio;
    - estudo financeiro do estudo prévio.
    Para esta atividade a nossa proposta é de 700,00€.

Caso pretenda uma projeção em 3D, com 4 vistas trabalhadas em realidade virtual, deverá acrescentar à proposta 450,00€.

450 euros por um 3D já é um valor porreiro, cá oferecem-me 120 euros. Desisti de 3D, a não ser num projecto grande.
    •  
      GMCQ
    • 13 setembro 2015

# 20

Pois, pelos vistos os preços variam de zona para zona.

0.0237 seg. NEW