Iniciar sessão ou registar-se
    • M32
    • 17 setembro 2015 editado

# 1

Boa noite a todos...
    Recebi hoje este 1º estudo da minha futura moradia...
    Na vossa opinião o que mudariam nesta planta?
    Obrigado a todos pelas vossas opiniões
  1.  # 2

Não gosto da parte:
    Sala/cozinha/hall (inexistente)/dispensa

Preferia tirar ao alpendre e crescer "essa" área da casa
  2.  # 3

M32

terei todo o gosto em dar a minha opinião e sugestões apenas lhe peço um favor, diga com sinceridade quem fez essa planta, arquitecto? engenheiro? ou outro.
    • M32
    • 18 setembro 2015

# 4

marco1, foi uma arquitecta... com toda a sinceridade :-)
    Há várias coisas que eu não gosto nesta planta e irei reunir-me com a arquitecta para as resolvermos... Mas antes decidi vir aqui pedir a vossa opinião, pois já sigo este forum à algum tempo e sei que existe por aqui muitos foristas que me poderão ajudar a encontrar melhores alternativas para esta planta...
    Agradeço, então, toda a ajuda que possam dar...
  3.  # 5

A área de construção está no limite do valor permitido?
    • foc
    • 18 setembro 2015

# 6

Gostei, parece um apartamento, tudo arrumadinho
  4.  # 7

Colocado por: PicaretaA área de construção está no limite do valor permitido?

ou então existem restrições financeiras que obrigam a certos compromissos.

para mim a cozinha tem poucas bancadas

e falta um pouco de espaço na sala, existe ali zonas de passagem um pouco apertadas.
  5.  # 8

Não tem pinta de planta de arquitecto, mas seguindo, a cozinha é muito pequena sem arrumações, passagens apertadas.

De resto, se a planta corresponde ao poligono de implantação, está lá tudo arrumadinho, bom trabalho.
  6.  # 9

bem então temos uma arquitecta...
    acho que tem de lhe pedir algo mais, ainda está muito casa de bonecas. a parte social sala/ cozinha /lavandaria( despensa??) no dia a dia vai dar engarrafamento
    o facto de estar no sofá e estar a ver a porta da suite também não abona muito
    o quarto duplo é do seculo passado, poderia era ter uma cama de cada lado libertando mais espaço dentro do mesmo e proporcionando outra vivência
    a orientação solar á partida( não sei qual a região) mas parece-me que nem foi tida em conta.
    outra coisa ainda é ter entregue um estudo de uma vivenda sem qualquer intenção da sua relação com o espaço exterior: viver numa vivenda não pode ser apenas um exercício de vivência das divisões interiores, tem de haver um dialogo com o espaço exterior.
    não me agrada muito na suite o facto de se estar na cama a olhar em frente para um armário/roupeiro
    a lareira embora tenha de positivo estar no miolo da casa, está muito em cima do espaço de circulação o que pode não ser muito prático e seguro.
    o esquema funcional do fogão/ lava loiça não me parece bem, estão muito em cima um do outro
    .....
    enfim muito mais se poderia dizer ponto a ponto mas no geral penso que o problema é mesmo o facto de ter ai uma planta muito básica e constrangida e com muitos recortes de paredes o que encarece a construção.
    Concordam com este comentário: Rodri12
  7.  # 10

Colocado por: marco1o facto de estar no sofá e estar a ver a porta da suite também não abona muito

Se estiver ligeiramente aberta dá para ver a cama do casal :-))
  8.  # 11

Depende do ponto de vista, para suite compacta, sem closet.
    A suite da minha casa, aos pés da cama é roupeiro de ponta à ponta. É do mais prático que pode haver. O homem levanta vai ao roupeiro à mulher também. O fundo da cama é geralmente mais espaçoso que a lateral, Se fosse do lado era pior . A não ser que a vista em frente seja boa, e se acorda a maravilhar a vista, no entanto cá por casa, quando ficamos mais tempo na cama fechamos às cortinas, para ver a paisagem vamos para cozinha e sala.
  9.  # 12

Colocado por: Picareta
    Se estiver ligeiramente aberta dá para ver a cama do casal :-))

Marecia uma porta de correr entre a sala e a zona dos quartos, e desaparecia a porta no corredor dos quartos.

Tirava a dispensa e fazia cozinha maior, mais espaços de arrumação. Não me choca ter máquina lavar roupa na cozinha. O alpendre exterior, reduzia-o para aumentar a sala e cozinha.
    • M32
    • 18 setembro 2015

# 13

Obrigado a todos pelas respostas.
    Sim concordo que a parte sala/cozinha/despensa/Hall está muito confuso... E não sei porque o desenhou desta forma, pois eu referi que não queria open space. A minha ideia era ter Hall de entrada com uma passagem para a cozinha e outra para a sala e depois na sala uma porta grande de correr para a cozinha.
    A disposição dos roupeiros dos quartos em geral também não me agrada, mas terei que estudar outras alternativas.
    A cozinha é minúscula e área de refeições enorme...
    E sim, existem restrições financeiras, a minha ideia inicial, e que falei com a arquitecta era não ultrapassar os 80000€ só para a construção da casa, mas cada vez mais me convenço que será pouco provável que o consiga...
    Mais uma vez agradeço a todos que continuem a dar sugestões/alternativas a esta planta sem que seja necessário ultrapassar muito a área de construção..
  10.  # 14

Colocado por: M32E sim, existem restrições financeiras, a minha ideia inicial, e que falei com a arquitecta era não ultrapassar os 80000€ só para a construção da casa, mas cada vez mais me convenço que será pouco provável que o consiga...

uma vez que se trata de uma casa rectangular, provavelmente leva um telhado de 2 águas, se for muito comedido nos materiais e se o terreno for plano, pode ser que ultrapasse pouco o valor. Mas uma casa é o interior e o exterior, fica a faltar uma garagem, um pavimento exterior, uns muros, etc.

dada as restrições muito provavelmente eu juntava o alpendre à sala para dar mais area util a essa zona. De verão come-se bem na rua, debaixo de uma sombra, se a casa não fizer essa sombra, uma pergola faz o mesmo efeito.
  11.  # 15

não consegue encaixar o wc comum mais junto à area comum?
  12.  # 16

O alpendre.. em vez de 3.5m de profundidade, talvez fosse melhor ter 2.5m, Esse metro faz muita falta à sala. e 2.5m já é uma boa area para se estar.
    e Resolver os constrangimentos referidos pelo marco1.
    Concordam com este comentário: marco1
    • M32
    • 18 setembro 2015

# 17

Garagem já está feita, e o terreno é quase plano e já está todo vedado...

Quanto ao alpendre também acho que é um grande desperdício de área...

Marco1
    Podia explicar melhor esta sua afirmação "outra coisa ainda é ter entregue um estudo de uma vivenda sem qualquer intenção da sua relação com o espaço exterior: viver numa vivenda não pode ser apenas um exercício de vivência das divisões interiores, tem de haver um dialogo com o espaço exterior."
    Quanto às outras opiniões que deu, concordo com tudo o que disse, muito obrigado
  13.  # 18

O que ele quer dizer com isso é que tem de ver o que vai fazer no jardim e enquadrar a casa com o seu exterior.

Imagine que tem uma piscina no jardim. Ou coloca umas àrvores orientais, ou coloca um deck com uma pérgola, etc.

Como acede do interior da casa para a piscina/deck/jardim/whatever ? Pela porta principal? Ou cria uma janela de cima abaixo na sala que dá acesso directo? E vai colocar que zonas da casa com exposição directa para estes elementos exteriores? A janela do quarto pode não faz sentido por questões de privacidade, mas ter uma janela na cozinha virada para um jardim zen e dessa forma possibilitar quem está a cozinha ou a lavar a loiça, fazê-lo enquanto contempla uma vista tranquila e harmoniosa seria interessante.

Penso que é a isto que o Marco1 se refere.
  14.  # 19

M32

geralmente desenha-se uma casa para determinado terreno e isso pressupõe que se veja a sua relação com o terreno através de uma planta em que se veja as distancias ( afastamentos) o que existe no terreno, á sua volta, enfim pontos que por sua vez tem peso na definição das divisões interiores e da sua localização.
    ora aqui parece que se pegou num rectangulo e apenas se arrumou umas divisões lá para dentro.
    em termos de orientação solar por exemplo a sala e cozinha no inverno nunca irão ter sol.
    o alpendre da entrada tem aquela dimensão para quê?
    a despensa/ tratamento de roupa/ cozinha não tem acesso ao exterior directo, numa moradia acho que é uma limitação.
    enfim a área não é muita mas penso que se poderia fazer algo mais interessante.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 20

O alpendre faz sentido se for colocado virado para Sul/Poente com uma pala de sombreamento em toda a extensão. Assim consegue ter a sala sempre fresca no verão.
    Você tem aí precisamente o contrário (tem nascente/norte)

0.0242 seg. NEW